Crédito para Construção

Financiamento para construção: saiba como fazer!

Você quer construir um imóvel, mas não possui a quantia total para investir agora? Veja como você consegue alcançar isso a partir de um financiamento para construção!

Anúncios

por Leticia Jordão

20/06/2022 | Atualizado em 21/06/2022

Saiba como financiar a sua obra e ter o seu imóvel pronto!

Saiba como o financiamento para construção funciona! Fonte: Adobe Stock.
Saiba como o financiamento para construção funciona! Fonte: Adobe Stock.

Hoje em dia, muitos brasileiros querem investir na construção, porém esse empreendimento pode se mostrar muito caro. Para transformá-lo em realidade, é possível realizar um financiamento para construção.

Esse tipo de financiamento é diferente do imobiliário, que muitos fazem para adquirir um imóvel pronto. A partir do financiamento para construção, é possível financiar até 80% da construção e realizar o pagamento em até 35 anos.

Existe financiamento para negativado?

Veja se é possível conseguir financiar mesmo com o CPF negativado!

Ele é oferecido pelos bancos e instituições financeiras, sendo que cada uma possui suas próprias regras quanto ao tempo de pagamento e valor do financiamento. Mas, ele mostra uma opção melhor para quem busca construir um imóvel.

No post a seguir, você conhecerá melhor sobre esse tipo de financiamento, como ele funciona e de que forma você consegue realizar o seu pela Caixa!

Melhor banco para financiamento

Conheça a melhor opção no mercado para financiamento imobiliário!

Anúncios

É possível financiar construção?

A maioria dos brasileiros já está bem acostumado com o financiamento imobiliário. A partir dele, é possível financiar o valor para adquirir um imóvel pronto ou então fazer reformas.

Mas, quando o assunto é a construção de um imóvel, esse tipo de financiamento pode não cobrir o empreendimento. Dessa forma, quem deseja construir precisa buscar outras formas de conseguir crédito.

Uma delas é realizando o financiamento para construção. Por mais que ele não seja tão conhecido quanto o financiamento imobiliário, ele é a melhor opção para quem deseja construir do zero.

O que é e como funciona o financiamento para construção?

Confira como esse financiamento funciona para você! Fonte: Pexels.
Confira como esse financiamento funciona para você! Fonte: Pexels.

O financiamento para construção de imóveis é uma linha de crédito que diversos bancos oferecem. A partir dela, é possível financiar até 80% do valor da construção, sem contar com a mão de obra.

O pagamento pode se estender pelo período de 35 anos, que é um tempo maior que o financiamento imobiliário permite.

Para conseguir financiar uma construção, é necessário pesquisar os bancos e instituições financeiras que oferecem essa linha de crédito. 

A Caixa Econômica Federal, por exemplo, oferece esse tipo de financiamento. A partir dela, é possível utilizar até os recursos do seu FGTS para o pagamento.

Mas, independente da instituição, é necessário cumprir alguns requisitos básicos para conseguir acesso a linha de crédito, como:

  • Estar com o nome limpo;
  • Ser maior de idade ou possuir emancipação;
  • Ser brasileiro nato ou ter visto permanente;
  • Possuir capacidade de realizar o pagamento.

Além disso, também é preciso que o valor das parcelas não ultrapassem 30% das suas receitas mensais. Para conseguir o financiamento, também é necessário que o seu terreno tenha estrutura necessária para realizar a construção.

Anúncios

Como funciona o financiamento de construção em terreno próprio?

Se você atende aos requisitos listados acima, pode seguir solicitando o seu financiamento! Caso você já possua o terreno próprio e só precise de recursos para a construção, você pode seguir o passo a passo abaixo para realizar a solicitação.

Escolha a instituição e simule o crédito

O primeiro passo é realizar a simulação de crédito para fazer o financiamento. A partir dela, você terá uma noção melhor de quais serão as taxas de juros e os valores da parcela.

Antes de realizar a simulação, o banco ou instituição financeira fará uma análise de crédito. 

Essa etapa é necessária porque é a partir da análise que eles conseguem verificar se você pode usar seu FGTS ou participar de um programa do governo para realizar o financiamento.

Separe os documentos

Com a simulação feita, você poderá separar toda a documentação necessária para solicitar o valor do crédito. Para isso, será necessário ter os seguintes documentos em mãos:

  • Documento de identificação (RG ou CNH);
  • Comprovante de estado civil;
  • Documento de seus dependentes;
  • Comprovante de endereço;
  • Declaração do imposto de renda;
  • Comprovante de renda.

Além desses, pode ser que a instituição solicite outros documentos a mais para poder analisar. Esses documentos podem ser o alvará da construção, a planta baixa ou o cronograma de construção.

Na hora de realizar a solicitação, a instituição comunicará a você todos os documentos necessários. Até receber a sua aprovação e assinar o contrato, é fundamental manter a sua renda, estado civil entre as outras informações intactas.

Assinatura do contrato

Com a sua análise de crédito aprovada, a instituição enviará a você um documento mostrando todos os detalhes do financiamento. Lá você encontrará o valor de entrada, o total do financiamento, as parcelas a pagar, entre outros dados.

A partir disso, já será possível realizar a assinatura do contrato. Nesse momento, o banco ou instituição financeira irá confirmar se toda a sua documentação está certa antes de liberar o crédito.

Com tudo estando certo, você poderá realizar a assinatura do contrato online ou de forma física. Nesse momento, é importante ler o contrato e verificar se todas as informações estão conforme foram acordadas.

Qual banco faz financiamento de terreno e construção?

Confira os principais bancos que fazem financiamento para construção. Fonte: Pexels.
Confira os principais bancos que fazem financiamento para construção. Fonte: Pexels.

Para realizar o financiamento de construção, é importante realizar todo o processo em um banco confiável. Atualmente, existem 3 bancos conhecidos no mercado e que oferecem essa linha de crédito ao público.

Caixa Econômica Federal

Na Caixa, você consegue fazer o financiamento para construção por meio de uma carta de crédito. Neste banco, é possível financiar até R$100 mil que podem ser pagos em até 18 anos. 

Aqui, é possível utilizar seu FGTS para o pagamento, além de poder participar de programas do governo, como a Casa Verde e Amarela.

Banco Bradesco

O Bradesco também consegue oferecer financiamento para a construção. Com ele, é possível financiar até 70% do valor que você precisa, sendo que ele pode ser pago em até 10 anos. Nesse banco, o valor das parcelas não podem ultrapassar 20% da sua renda.

Banco Itaú

Por fim, é possível realizar o financiamento a partir do banco Itaú. Com ele, você consegue financiar até 82% da construção, sendo que o valor mínimo para o financiamento é de R$133.334,00.

No entanto, para realizar o financiamento para construção a partir dele, é necessário que o valor das parcelas não ultrapasse 35% da sua renda.

Como funciona o empréstimo para construção da Caixa?

Descubra como o financiamento de construção funciona na Caixa! Fonte: Adobe Stock.
Descubra como o financiamento de construção funciona na Caixa! Fonte: Adobe Stock.

Quando o assunto é financiamento, a instituição que mais vem à mente dos consumidores é a Caixa. Afinal de contas, é a partir dela que é possível acessar facilmente seu saldo do FGTS para realizar o pagamento, além de ser possível usar os programas do governo.

Ao fazer o financiamento pela Caixa, o valor emprestado tem como garantia de pagamento o próprio imóvel a ser construído. Dessa forma, você não corre o risco de perder seus outros bens.

Para fazer o empréstimo para construção, você precisará passar pelos mesmos passos de qualquer financiamento. Primeiro você faz uma simulação e envia a documentação para a análise de crédito.

Com o crédito aprovado, a Caixa vai analisar a engenharia do imóvel a ser construído. Se tudo estiver certo, o financiamento para construção será aprovado e você pode seguir assinando o contrato e depois realizando o pagamento das prestações.

Além disso, a Caixa também trabalha com um financiamento específico somente para a compra do material de construção. A partir dele, você pode usar o Cartão Construcard Caixa.

Com ele, você pode comprar o material nas lojas parceiras da Caixa e realizar o pagamento do mesmo em até 240 meses. Se quiser conhecer mais sobre esse cartão, confira o post abaixo!

Como solicitar Construcard

Veja como você consegue solicitar este cartão da Caixa para financiar o material de construção!

Sobre o autor

Leticia Jordão

Olá! Sou formada em Marketing e acabei descobrindo minha paixão na área de produção de conteúdo! Hoje eu possuo experiência escrevendo sobre marketing digital e finanças pessoais onde sempre foco em entregar a informação que o público mais precisa.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Famosos e cantores: 10 celebridades aleatórias que já gravaram um CD

A fórmula dos álbuns musicais era tão certeira nos anos 90 que hoje temos uma lista de celebridades aleatórias que já gravaram um CD.

Continue lendo
content

5 opções de Crédito imobiliário baixa renda

Precisa de um crédito imobiliário para baixa renda? Vamos te mostrar 5 opções para você contratar. Continue a leitura e descubra!

Continue lendo
content

Como solicitar cartão Passaí

O cartão Passaí pode ser solicitado de várias formas. Peça hoje mesmo e aproveite todos os benefícios do cartão! Veja como solicitar!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Empréstimo consignado Alfa Financeira: 100% online

O empréstimo consignado Alfa Financeira é uma ótima opção para quem precisa de dinheiro rápido. Quer saber mais? Então, continue a leitura e confira!

Continue lendo
content

Como solicitar empréstimo com nome sujo Banco Inter

O empréstimo Banco Inter consignado é uma ótima opção para quem está com o nome sujo. Ademais, ele tem uma das menores taxas de juros do mercado. Continue a leitura e confira!

Continue lendo
content

Banco Agibank oferece serviços gratuitos

Confira quais são os serviços gratuitos disponibilizados pelo Banco Agibank. Saiba também como solicitar seu cartão

Continue lendo