Auxílio Governo

Como se inscrever no Programa CadÚnico

O CadÚnico é o programa que integra todos os auxílios sociais do governo. Ou seja, para receber qualquer benefício é preciso estar cadastrado. No artigo de hoje, veja como se inscrever!

Anúncios

por Leticia Maia

07/02/2022 | Atualizado em 12/06/2022

Inscreva-se no CadÚnico para receber os auxílios do governo

Saiba como se inscrever no CadÚnico. Fonte: Governo Federal.
Saiba como se inscrever no CadÚnico. Fonte: Governo Federal.

O CadÚnico é o programa de governo que reúne todos os dados das famílias brasileiras em situação de pobreza. Ou seja, é por meio desse programa que o governo consegue ajudar as famílias. Isso porque tem acesso aos dados e consegue oferecer os melhores benefícios para cada grupo familiar.

Conheça o Programa CadÚnico

Saiba tudo sobre o CadÚnico, programa do governo para reunir informações sobre as famílias de baixa renda.

Além disso, muitos auxílios sociais dependem do cadastro no CadÚnico no momento da inscrição. Por isso, no artigo de hoje vamos te explicar como se inscrever no programa. Continue a leitura e descubra!

Como se inscrever no Auxílio Gás

Se você quer receber o Auxílio Gás, leia este post e veja como se inscrever no benefício.

Anúncios

Como se inscrever no Programa CadÚnico?

Em primeiro lugar, se inscrever no CadÚnico é muito simples. Inclusive, o município costuma promover visitas docimiciliares. Ou seja, não é preciso nem sair de cada para realizar o cadastro. Entretanto, caso você deseje já realizar ou regularizar o seu cadastro, também é fácil. Basta procurar o CRAS, Centro de Referência em Assistência Social, da sua cidade ou bairro. 

Sendo assim, para o cadastro a família deve ter uma pessoa responsável. Essa pessoa deve fazer parte da família, ter pelo menos 16 anos e residir no mesmo lugar de todo o grupo. Aliás, também é necessário levar o CPF ou o Título de Eleitor.

No entanto, para famílias indígenas e quilombolas, qualquer outro documento dos que vamos citar abaixo também podem ser apresentados.

Veja os documentos necessários para os membros da família:

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • CPF;
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
  • Carteira de Trabalho; ou
  • Título de Eleitor.

Além disso, o responsável deve levar um comprovante de endereço. Embora não seja obrigatório, auxilia no momento do cadastro.

Lembre-se que é muito importante manter o cadastro atualizado. Isso porque, caso sua família ainda não tenha conseguido algum benefício, pode conseguir se a situação da família mudar. Por exemplo, mudança de casa, nascimento de um filho ou se alguém deixar de morar na residência. Sendo assim, basta comparecer ao CRAS mais próximo para realizar a atualização dos dados.

Como saber se você está inscrito?

Afinal, como saber se você está inscrito? Fonte: Pexels.
Afinal, como saber se você está inscrito? Fonte: Pexels.

Existem algumas formas de saber se o seu grupo familiar está inscrito no CadÚnico. A principal é diretamente pelo site MeuCadÚnico. Nesse sentido, o Ministério da Cidadania disponibilizou uma forma de consulta online. Basta colocar seus dados como nome completo, data de nascimento e endereço.

Logo o o sistema já indica se está tudo certo com seu cadastro. Além disso, o CadÚnico ainda possui um aplicativo em que é possível consultar a situação da sua família. Por fim, o governo ainda disponibiliza o telefone 0800 707 2003, criado para atendimento e para tirar dúvidas. 

Portanto, você já conhece o programa CadÚnico e, ainda, sabe como se inscrever. Agora, conheça mais o Auxílio Brasil. O novo programa do governo federal que utiliza o Cadastro Único para realizar a seleção. Confira!

Conheça o benefício Auxílio Brasil

Saiba tudo sobre o Auxílio Brasil, o novo benefício do governo.

Sobre o autor

Leticia Maia

Estudante de jornalismo na UFSC, sempre foi apaixonada pela escrita. No meio da faculdade conheceu o marketing digital e se encantou. É produtora de conteúdo para blogs e redes sociais.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Review cartão PicPay 2021

Veja o review cartão PicPay que trouxemos que fala tudo sobre o cartão internacional com cashback, aplicativo e sem anuidade.

Continue lendo
content

Conheça o consórcio automóvel Santander

Conquiste seu sonho do carro zero com o consórcio automóvel Santander. Ele oferece planos de pagamento facilitado, taxa de juros zero e muito mais.

Continue lendo
content

Cartão Alelo ou Cartão Superdigital: qual o melhor?

Cartão Alelo ou cartão Superdigital? Compare aqui as modalidades de crédito, verificando as vantagens e desvantagens de cada um!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão Pernambucanas

Está negativado e precisa de um cartão de crédito? O cartão Pernambucanas pode ser uma ótima alternativa para você. Confira!

Continue lendo
content

Como funciona investir com a corretora XP Investimentos

Conheça as vantagens, as desvantagens e os custos de investir na corretora XP, a corretora com assessoria personalizada. Assim, você estará preparado para fazer o seu primeiro investimento.

Continue lendo
content

Como solicitar o Crédito Pessoal Montepio

Quer solicitar crédito em precisar sair de casa? Então, confira aqui como pedir crédito pessoal de até 10.000€ a 84 meses no Montepio. Saiba tudo em seguida!

Continue lendo