Finanças

Existe Financiamento para negativado?

Já pensou em fazer um financiamento, mas está com nome sujo? Saiba que é possível e como solicitar financiamento para negativado.

Anúncios

por Heloisa Trindade

Publicado em 23/02/2021

Conheça opções de Financiamento para negativado

Conheça opções de Financiamento para negativado (Imagem: Blog da Rede Vetor)
Conheça opções de Financiamento para negativado (Imagem: Blog da Rede Vetor)

Você já se perguntou se é possível solicitar financiamento para negativado? Mesmo que em 2020 tenha havido uma queda na inadimplência, o número ainda passa de 60 milhões e essas pessoas certamente gostariam de continuar suas atividades financeiras.

Mesmo estando negativado, algumas pessoas precisam então solicitar financiamento. Seja pela necessidade de locomoção ou por uma boa oportunidade de aquisição de imóvel. E é ai que se deparam com a dificuldade por estar com o nome nas proteções de crédito.

Mas, será que existe algum tipo de financiamento para negativado? Mesmo que com condições diferentes? Para solucionar essa dúvida que preparamos esse post, onde mostraremos se existe, empresas que fazem e como funciona.

Anúncios

O que é financiamento para negativado?

O que é financiamento para negativado? (Imagem: Helio Leniado)
O que é financiamento para negativado? (Imagem: Helio Leniado)

Antes de falar sobre a opção para negativado, é preciso então ter em mente o que é um financiamento. É uma negociação entre financiadora e financiada que tem como objetivo fornecer uma quantia em dinheiro para um investimento.

Ou seja, as instituições financeiras, fornecem um crédito para a aquisição de um bem. Seja casa, carro, terreno, caminhão, empresa e tantas outras opções.

A financiadora propõe a taxa de juros e a quantidade de parcelas para o pagamento do montante total.

Além disso, o investimento que será feito é previamente acordado. Diferente do empréstimo, o financiamento não fornece o dinheiro para ser usado da forma que o financiado quiser. O dinheiro é enviado diretamente ao vendedor do bem solicitado.

Sendo assim, o bem é comprado e pago pelo valor à vista. Mas, o financiado é cobrado em parcelas mensais com juros, que irá depender de cada financiadora.

Então, o financiamento para pessoas com nome negativado não é diferente. É possível solicitar via empresa que está vendendo o bem desejado e aguardar a análise de crédito com a aprovação. Negativados podem solicitar financiamento de:

  • Imóvel;
  • Automóvel;
  • Empresas;
  • Maquinários e outros.

Como funciona o financiamento para negativado?

Como funciona o financiamento para negativado? (Imagem: A. Lusvaldo)
Como funciona o financiamento para negativado? (Imagem: A. Lusvaldo)

Bom, o formato de financiamento é o mesmo em casos de nome limpo ou nome sujo. Então, o que difere os dois é a análise de crédito e o seu resultado final.

Sendo assim, o financiado vai até a empresa vendedora do bem que ele deseja, munido de seus documentos pessoais e comprovação de renda e solicita uma análise.

O site envia a ficha para as empresas de crédito parceiras. Então, é feita a avaliação da possibilidade de conceder o financiamento a quem o solicita.

Por exemplo, o negativado deseja financiar um carro. Então, ele vai até uma concessionária, entrega a documentação, o vendedor envia ao banco parceiro e aguarda a resposta positiva ou negativa.

Vale lembrar que esse processo de nada depende do vendedor, já que ele com certeza quer vender. Mas, cada instituição bancária possui seus próprios critérios de análise e precisam diminuir ao máximo os riscos de inadimplência.

Anúncios

Fatores de avaliação para esse tipo de financiamento

Fatores de avaliação para esse tipo de financiamento (Imagem: Freepik)
Fatores de avaliação para esse tipo de financiamento (Imagem: Freepik)

Mas se o financiamento é igual para nome sujo ou não, o que difere os dois? A resposta é: A aprovação ou não após análise de crédito. Justamente pela quantidade de inadimplência, as instituições de crédito têm sido um tanto rigorosas na hora de aprovar uma solicitação.

Alguns fatores devem ser considerados então na hora da análise de crédito. Como:

  • Score de crédito: Um dos principais fatores na avaliação para financiamento é o score de crédito de quem está solicitando. A pontuação do score é de 0 a 1000. Quanto mais próximo de 1000, maiores as chances de pagamento e próximo de 0 maiores chances de inadimplência. Mesmo negativado, algumas pessoas tem boa pontuação. Sendo assim, o financiado pode ser aprovado.
  • Renda mensal: Outra avaliação feita pelas instituições de crédito é a renda mensal de quem está solicitando o financiamento. Mesmo tendo restrições, caso o solicitante tenha uma boa que renda, que cubra o valor das parcelas, ele pode sim ser aprovado.
  • Taxa de juros: Outro fator importante no financiamento de alguém que está negativado é a taxa de juros. las se tornam bem mais altas que o comum, já que é um grande risco a empresa o não recebimento do montante fornecido para a aquisição do bem.
  • Valor de entrada: O valor de entrada também interfere na aprovação. Principalmente para quem é negativado ou possui baixo score, oferecer um valor de pelo menos 30% de entrada, para que o financiamento não seja então de 100% pode facilitar a aprovação. Afinal, quanto maior o valor financiado, maior a dificuldade de aprovação estando negativado.

Cada instituição possui regras e exigências na hora de analisar. Alguns casos, mesmo com o nome limpo, o contrato não é aprovado.

Em quais situações é possível solicitar?

Em quais situações é possível solicitar? (Imagem: IDinheiro)
Em quais situações é possível solicitar? (Imagem: IDinheiro)

Agora que você já sabe que é possível solicitar um financiamento mesmo estando com o nome sujo, vamos então elencar algumas situações em que é possível realizar a solicitação e como cada um funciona.

E uma dica importante é: Tenha em vista já os bancos em que vai solicitar, afinal, muitas consultas ao seu CPF podem baixar ainda mais o seu score e tornar o caminho um pouco mais longo.

Sendo assim, analise quais as possíveis razões para a reprovação em seu nome e tente melhorar os seus fatores para que uma próxima oportunidade favoreça a sua aprovação.

Financiamento imobiliário

Financiamento imobiliário (Imóvel Magazine)
Financiamento imobiliário (Imóvel Magazine)

De modo geral o financiamento imobiliário funciona da seguinte forma: O solicitante encontra um imóvel do seu agrado, seja para fim residencial ou comercial, fornece sua documentação ao corretor ou imobiliária para que seja feita a análise.

A empresa por sua vez envia os dados ao banco parceiro e a análise de crédito começa. As taxas de juros, quantidade de parcelas e valor financiado dependem da situação do CPF e dos critérios de cada banco.

O valor aprovado depende muito da renda do financiado, mas em geral, é aprovado até 90% do valor, sendo responsabilidade do solicitante arcar com os outros 10% em forma de entrada.

Em geral, esse tipo de financiamento pode ser parcelado em até 20 anos. Visto que a empresa precisa compensar o tempo em que ficará sem o capital emprestado, ela aplicará uma taxa de juros no montante, levando em consideração o valor total, os meses a serem pagos e os riscos de não receber corretamente.

Sendo assim, o financiamento imobiliário é um dos que possui maior taxa de juros por ser de maior valor.

Financiamento de automóvel

image

O financiamento de automóvel, seja para passeio ou trabalho, também acontece com possibilidade para negativados. Por ter em geral um valor menor que um imóvel, a aprovação acontece de forma mais facilitada.

Esse modelo então pode acontecer para carros novos ou seminovos. Sendo que, na segunda opção, depende dos critérios da financiadora para definir quantos anos o carro pode ter, quilometragem e outros.

É possível sim solicitar esse financiamento com o nome sujo. Contudo, o banco também fará uma análise antes de estabelecer o contrato.

Para solicitar, basta ir a uma concessionária, encontrar o veículo desejado e solicitar o envio de da documentação para que o banco faça a análise.

Financiamento Estudantil. Fonte: Google Imagens.
Financiamento Estudantil. Fonte: Google Imagens.

Financiamento estudantil

Ingressar em uma faculdade e ter uma profissão é o sonho de muitas pessoas, porém alguns esbarram na dificuldade financeira para realizar esse sonho.

Nesse momento, o financiamento estudantil é uma excelente opção, já que financia a graduação do solicitante. Em alguns casos, é necessário um fiador. Ele precisa ter condições de arcar com a dívida caso o estudante não quite os débitos.

Financiamento Agro. Fonte: Mais Oeste
Financiamento Agro. Fonte: Mais Oeste

Financiamento Agro

Quem trabalha com agricultura sabe que a cada início de safra grandes são os investimentos para o plantio. Sendo assim, os produtores rurais contam com bancos ou até mesmo o governo para financiar o início do plantio ou a expansão dos negócios.

Do mesmo formato dos outros financiamentos, o agricultor paga de forma mensal com taxa de juros acordada previamente por contrato. A aprovação também depende da análise de crédito.

Onde encontrar opções de financiamento para negativado?

Onde encontrar opções de financiamento para negativado? (Imagem: FDR)
Onde encontrar opções de financiamento para negativado? (Imagem: FDR)

Existem inúmeras empresas novas e antigas no mercado que fornecem financiamentos, seja para quem tem nome limpo, ou para quem está negativado junto às proteções de crédito.

Sendo assim, um dos melhores lugares para procurar, é no Serasa eCred. O site reúne então os maiores e melhores bancos e financiadoras do Brasil para facilitar o processo de busca.

Sendo assim, algumas empresas parceiras que fornecem esses serviços de crédito são:

  • Lendico;
  • BCredi;
  • Crefaz;
  • Simplic;
  • Geru;
  • Creditas;
  • Finamax;
  • Jeitto;
  • Rebel,
  • BV Financeira;
  • BMS;
  • Sim empréstimos simples;
  • Banco Bari;
  • Super Sim;
  • Meu Tudo;
  • Biorc;
  • Ferratum;
  • Valor Financiamentos.

Todos esses são então parceiros Serasa eCred, que fazem análise online e oferecem valores, taxas, parcelamento e condições diferentes, cada um segundo seus critérios.

Para ter mais informações e solicitar o crédito com qualquer uma das empresas acima, basta acessar o site e fazer uma simulação, depois disso, a empresa selecionada fará sua análise de crédito para aprovar ou não o valor.

Cuidados antes de contratar esse tipo de financiamento para negativado

Cuidados antes de contratar esse tipo de financiamento (Imagem: Vet Healing)
Cuidados antes de contratar esse tipo de financiamento (Imagem: Vet Healing)

Mesmo estando com restrições em seu CPF, não é hora de piorar as coisas, pelo contrário, é hora de manter o pé no freio e tentar recuperar a situação.

Sendo assim, é preciso tomar alguns cuidados antes de solicitar um financiamento para negativado.

Evite acumular dívidas

Evite acumular dívidas (Imagem: Exame)
Evite acumular dívidas (Imagem: Exame)

Algumas pessoas pensam então que por já estar negativado, pode sair fazendo contas sem pesar as consequências, porém não é bem assim que as coisas funcionam.

Nesse caso, acumular dívidas pode te gerar sérios problemas financeiros, estresse e até a apreensão do bem comprado. Por isso, avalie se terá condições de cumprir com o contrato.

Se você já possui grandes dívidas, não é hora de fazer mais uma. Nesse momento, o melhor é fazer uma análise consciente dos impactos e efeitos.

Analise as taxas de juros

Analise as taxas de juros (Imagem: Empréstimo Fácil)
Analise as taxas de juros (Imagem: Empréstimo Fácil)

Com o nome negativado, não é novidade que as condições são mais exigentes do que para alguém com nome limpo em um processo de financiamento.

Então, analisar as opções e colocar na ponta da caneta qual a menor taxa de juros é importante e garante saúde financeira a médio e longo prazo. Isso porque é bem melhor escolher as menores taxas.

Compare opções, some o montante total e veja qual mais compensa antes da assinatura de um contrato de financiamento.

Avalie a necessidade da compra

Avalie a necessidade da compra (Imagem: CRM7)
Avalie a necessidade da compra (Imagem: CRM7)

Não seja precipitado na hora de solicitar um financiamento. Se pergunte então se realmente é o momento de comprar.

Avalie se adquirir esse bem nesse momento realmente é o ideal, visto que deveria solicitar um crédito para limpar o nome. Então, com uma minuciosa avaliação de suas condições e prioridades decida pelo sim ou pelo não.

Avalie a financiadora

Avalie a financiadora (Imagem: Nitronews)
Avalie a financiadora (Imagem: Nitronews)

Não é porque uma empresa aceita ser sua financiadora estando negativado que você deve “abraçar” sem ao menos fazer uma análise da mesma. Com o aumento da procura, muito se aumentam também os golpes de empréstimos e financiamentos.

Então, antes de assinar o contrato, busque a reputação da empresa e opte sempre por aquelas que são vinculadas a empresas sérias e de atuação antiga no mercado.

Conclusão

Conclusão (Imagem: Monetare)
Conclusão (Imagem: Monetare)

Bom, agora sim você sabe exatamente o que é um financiamento, como funciona e principalmente que é possível solicitar estando negativado junto as proteções de crédito.

Contudo, lembre-se dos cuidados na hora de solicitar e não acumule dívidas, pesquise bem sobre a empresa em que vai solicitar, veja seu orçamento se consegue suprir as parcelas e acima de tudo, tenha uma reserva de emergência caso haja problemas ao longo dos meses acordados.

Enfim, analisar as menores taxas de juros também é uma opção importante para não errar e conseguir um bom financiamento. E se o financiamento não for aprovado, você pode tentar um empréstimo para negativados e assim cumprir com o objetivo final desejado.

10 empréstimos com as menores taxas de juros

Precisa de dinheiro urgente para limpar nome? Conheça os empréstimos com as menores taxas de juros para retomar as rédeas da sua vida financeira.

Sobre o autor

Heloisa Trindade

Sou Heloisa Trindade, jornalista pelo DRT 1424/MS de Campo Grande, formanda em publicidade e propaganda pela Estácio de Campo Grande, redatora e produtora de conteúdo há 4 anos. Minha paixão por ler e escrever veio desde criança, por influência da minha mãe. Em meio a uma crise financeira, descobri que poderia usar a minha paixão para produzir renda e foi então que iniciei com meus primeiros blogs. Meu objetivo é entregar sempre conteúdos verídicos, de qualidade e informação aos nossos leitores.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Crédito Imobiliário Banco de Brasília: o que é?

Até 420 meses para pagar e as menores taxas do mercado. Essas são só algumas das vantagens do crédito imobiliário do BRB. Confira!

Continue lendo
content

Como funciona Serasa eCred?

Descubra aqui como funciona Serasa eCred e como podemos encontrar as melhores opções de empréstimos e cartões de crédito dentro do site. Confira!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Vooz

Confira tudo sobre o cartão de crédito Vooz e veja como este produto financeiro internacional cheio de benefícios pode ser um bom aliado para você.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Atrelada à taxa Selic, máquina Ton oferece planos diferenciados

Se você é um pequeno empresário ou profissional autônomo e procura uma maquininha de cartão segura e com taxas acessíveis, precisa conhecer a maquininha Ton. Pertencente a fintech brasileira Stone, a maquina é atrelada à taxa Selic. Confira mais sobre ela!

Continue lendo
content

Quando será liberado o saque emergencial de R$1.000 do FGTS?

Em uma estratégia para minimizar os impactos inflacionários que tomaram conta do país nos últimos meses, o presidente Jair Bolsonaro deve assinar uma Medida Provisória autorizando a nova rodada de saques do FGTS. Entenda mais aqui.

Continue lendo
content

Como solicitar o consórcio imobiliário Itaú

No post de hoje ensinaremos detalhadamente como solicitar o consórcio imobiliário Itaú. Com ele, as chances de ser contemplado são maiores. Ficou interessado? Confira o post.

Continue lendo