Auxílio Governo

Previdência Social: tire suas principais dúvidas!

Você está com dúvidas de como a Previdência Social realmente funciona? Então confira este post e consiga sanar todas as suas dúvidas de uma única vez!

Anúncios

por Leticia Jordão

18/06/2022 | Atualizado em 19/06/2022

Conheça tudo sobre a Previdência Social hoje mesmo!

Tire suas dúvidas e saiba como a Previdência Social funcional! Fonte: Adobe Stock.
Tire suas dúvidas e saiba como a Previdência Social funcional! Fonte: Adobe Stock.

Quando o assunto é aposentadoria, muitos brasileiros resolveram investir na Previdência Social. A partir dela é possível realizar uma contribuição mensal que permite que a pessoa se aposente quando chegar a idade certa.

Porém, este programa do governo acaba gerando muitas dúvidas nas pessoas devido a falta de acesso a informação sobre ele.

Conheça o auxílio Gás!

Veja como é possível comprar seu gás de cozinha pela metade do preço!

Devido a isso, poucas pessoas sabem como o programa funciona e se precisam ou não contribuir. Além disso, nem todos sabem que o programa oferece mais benefícios além da aposentadoria.

Se você tem dúvida sobre como a previdência social funciona, confira neste post as principais respostas sobre ele para entendê-lo melhor!

Auxílio permanente para mães!

Saiba como as mulheres conseguem sustentar suas famílias a partir desse auxílio!

Anúncios

O que significa a Previdência Social?

Saiba o que é e como esse programa funciona. Fonte: Pexels.
Saiba o que é e como esse programa funciona. Fonte: Pexels.

A previdência social basicamente é um seguro que garante ao usuário uma renda mensal quando ele não puder trabalhar. 

Seja por conta de um acidente no trabalho, o nascimento de um filho e até a idade de se aposentar. Se a situação impedir a pessoa de trabalhar e for garantida pela previdência social, o beneficiário pode garantir seu sustento durante esse período.

Os benefícios que a Previdência Social consegue oferecer ao usuário são muitos. No decorrer do texto, você poderá conferir uma lista de todos eles.

Conheça o benefício Aposentadoria por Invalidez

Descubra como ele funciona e se você tem direito a ele!

Qual a diferença entre a Previdência Social e o INSS?

Muitas pessoas acabam confundindo o INSS com a Previdência Social. Mas, é importante lembrar que os dois programas são diferentes, porém trabalham juntos.

Como já vimos, a previdência social é um seguro social que dá acesso a diversos benefícios. Já o INSS, é um órgão do Ministério da Economia que é responsável por gerenciar e realizar o pagamento dos benefícios da previdência.

Sendo assim, os dois trabalham juntos, onde um oferece os benefícios e o outro os administra e realiza o pagamento aos contribuintes.

Anúncios

Quem tem direito à Previdência Social?

Saiba quem pode acessar os benefícios do programa. Fonte: Adobe Stock.
Saiba quem pode acessar os benefícios do programa. Fonte: Adobe Stock.

Para ter direito à previdência social, existe uma classificação criada pelo programa para facilitar o entendimento dele. Sendo assim, as pessoas que têm direito ao programa são aquelas que são:

  • Empregados: pessoas que trabalham de carteira assinada;
  • Empregado doméstico: pessoa que presta serviços em uma residência;
  • Trabalhador avulso: pessoas que são contratadas por sindicatos ou outra organização para trabalhar para uma empresa;
  • Contribuinte individual: pessoas que trabalham como autônomos e que podem atuar para outras empresas sem vínculo empregatício;
  • Segurado especial: trabalhadores rurais que produzem ao lado de suas famílias;
  • Segurado facultativo: são as pessoas maiores de 16 anos que não trabalham, como estudantes, desempregados e donas de casa.

Lembrando que para ter direito à Previdência Social e seus benefícios, é necessário além de estar inscrito no programa, contribuir mensalmente para ele.

Quem pode fazer empréstimo PDC?

Leia este post e saiba se você pode realizar esse tipo de empréstimo!

Quem paga a Previdência Social?

Essa é uma questão que gera muitas dúvidas nas pessoas. Quem trabalha de carteira assinada, por exemplo, sabe que o pagamento da Previdência Social vem de seu empregador. Mas, e quanto às outras classificações?

Cada categoria listada acima possui uma pessoa responsável pelo pagamento. Essa pessoa pode ser a empresa, um sindicato e até mesmo o próprio contribuinte. Abaixo você conhece melhor essa relação.

CategoriaQuem paga
EmpregadosA empresa que o contrata paga o benefício.
Empregado domésticoA pessoa que o contrata paga o benefício.
Trabalhador avulsoO seu sindicato ou órgão que realiza o pagamento do benefício.
Contribuinte individualA própria pessoa paga seu benefício.
Segurado especialO próprio trabalhador rural paga pelo seu benefício.
Segurado facultativoA própria pessoa paga seu benefício a partir da Guia da Previdência Social (GPS).
Tabela de responsáveis pelo pagamento

Como saber se eu tenho direito à Previdência Social?

Descubra se você tem direito à previdência social! Fonte: Pexels.
Descubra se você tem direito à previdência social! Fonte: Pexels.

Para saber se você tem direito à Previdência Social e seus benefícios, você deve analisar a sua situação e verificar se você se encaixa em alguma das categorias de segurados pela Previdência Social.

Além disso, para ter direito ao benefício é necessário estar inscrito no INSS e realizar o pagamento mensal das contribuições.

Consultar situação de benefício

Saiba como saber o estado do seu benefício previdenciário!

Quanto contribuir para a Previdência Social?

Os valores da contribuição podem ser diferentes para cada categoria de segurados da previdência.

Para quem faz parte das categorias de empregados, empregados domésticos e trabalhadores avulsos, o valor da contribuição pode ser de 7.9%, 8.5%, 9% ou 11%. Cada valor é aplicado sob uma faixa salarial diferente que essas pessoas recebem por mês.

Já os contribuintes individuais, são separados em duas categorias para definir o valor da previdência. Aqueles que trabalham por conta própria, devem contribuir com 20% do valor da sua renda. E os que prestam serviços a empresas contribuem com 11%.

O que vale mais a pena INSS ou previdência privada?

Saiba qual programa é o melhor para você. Fonte: Adobe Stock.
Saiba qual programa é o melhor para você. Fonte: Adobe Stock.

Além da Previdência Social, também existe a previdência privada. Ela é uma aposentadoria que não tem ligação com o INSS. A partir dela, o próprio contribuinte pode definir os valores de contribuição mensal e retirar esse valor da sua renda para ajudar na sua aposentadoria.

A previdência privada oferece mais autonomia ao contribuinte. Devido a isso, ela é mais bem utilizada por quem possui um bom controle das suas finanças pessoais. Só assim é possível conseguir acumular um montante suficiente para se aposentar.

E, diferente da Previdência Social, quem faz uso da privada não tem acesso aos mesmos benefícios. Na privada, a pessoa consegue se aposentar e ter alguns descontos no seu imposto de renda.

Para saber qual dos dois vale mais a pena, é necessário refletir sobre o que você gostaria de receber e qual forma conseguiria se aposentar.

Quais são os tipos de Previdência Social?

Conheça os principais benefícios do programa! Fonte: Adobe Stock.
Conheça os principais benefícios do programa! Fonte: Adobe Stock.

O principal benefício oferecido pela previdência social é a aposentadoria. Mas além dela, o programa também consegue pagar alguns auxílios, pensões e salários para os seus contribuintes.

A seguir, você conhece melhor os tipos de Previdência Social que existem e quem pode acessá-las.

Aposentadorias

A previdência social possui ao todo quatro tipos de aposentadorias. Cada uma delas funciona de formas diferentes e foram feitas para grupos específicos terem o direito de se aposentar. Elas são a aposentadoria por:

  • Idade: concedida aos beneficiários que completaram 60 anos e realizaram todos os pagamentos mensais da contribuição necessários;
  • Tempo de contribuição: destinada aos beneficiários homens que contribuíram por 35 anos e as mulheres que contribuíram durante 30 anos;
  • Especial: este tipo é concedido aos trabalhadores que realizam atividades prejudiciais à sua vida, onde tiveram que se expor a agentes químicos ou físicos pelo período de 15, 20 ou 25 anos. O tempo é determinado a partir do risco envolvido no trabalho;
  • Por invalidez: destinado às pessoas que não possuem mais condições de trabalhar, seja devido a um acidente ou doença.

Auxílios

Já na categoria de auxílios, existem os seguros que os beneficiários têm direito caso contraiam alguma doença ou sofram um acidente que não os permitam trabalhar por um período. Nesta categoria estão incluídos os auxílios por:

  • Doença: destinado ao trabalhador que teve um problema físico ou mental que não possibilita o seu trabalho por mais de 15 dias seguidos;
  • Acidente: feito para o trabalhador que sofreu um acidente que impede a realização do seu trabalho;
  • Reclusão: este benefício é destinado a família do contribuinte que acabou sendo preso.

Salários

Já a categoria dos salários, é onde a Previdência Social pode garantir o sustento de um contribuinte por um período de tempo. Nesta categoria, existem dois tipos de salários, sendo eles o:

  • Salário-maternidade: destinado às mulheres que contribuem com a previdência e tiveram um filho. A partir deles, elas podem ter uma renda pelo período de 120 dias;
  • Salário-família: concedido às famílias com filhos, enteados ou tutelados de até 14 anos que não consigam se manter.

Pensão por morte

Por fim, existe este benefício que a Previdência Social possui. A partir dele, a família do contribuinte recebe uma pensão para manter seu sustento após o mesmo ter morrido.

Ao ter esse benefício, o familiar que terá acesso a ele é, por ordem:

  • O parceiro ou parceira do contribuinte;
  • O filho menor de 21 anos que não é emancipado;
  • O pai ou a mãe;
  • Um irmão ou irmã menor de 21 anos que não consiga se sustentar.

Lembrando que para conseguir tê-los, é necessário pagar uma contribuição mensal que garanta o acesso a ele no futuro.

Gostou de conhecer mais sobre a Previdência Social? Então, siga conosco e conheça abaixo outro programa que o Governo Federal consegue oferecer a você!

Conheça o Auxilio Brasil

Saiba como esse programa funciona e descubra se você tem direito a ele!

Sobre o autor

Leticia Jordão

Olá! Sou formada em Marketing e acabei descobrindo minha paixão na área de produção de conteúdo! Hoje eu possuo experiência escrevendo sobre marketing digital e finanças pessoais onde sempre foco em entregar a informação que o público mais precisa.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça as 15 tradições mais estranhas do mundo e que você nunca ouviu falar!

Você conhece as tradições mais estranhas do mundo? Se ainda não, então leia no nosso texto e se surpreenda com os rituais mais esquisitos que existem.

Continue lendo
content

Empréstimo Agibank ou empréstimo SIM: qual o melhor?

Quer empréstimos com as menores taxas de juros do mercado, além de prazo flexível para pagamento? Então, conheça o empréstimo Agibank ou empréstimo SIM.

Continue lendo
content

Cartão Atacadão ou Cartão Pernambucanas: qual escolher?

Cartão Atacadão ou Cartão Pernambucanas: você sabe qual deles é a melhor opção de cartão de compras? Confira as condições!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o empréstimo consignado Santander

O empréstimo consignado Santander é uma ótima opção para beneficiários do INSS, funcionários de empresas privadas e servidores públicos. Quer saber mais sobre ele? Então, continue a leitura e confira!

Continue lendo
content

Crédito Pessoal Santander ou Crédito Pessoal Cetelem: qual o melhor?

Viajar, estudar, pagar dívidas, trocar de automóvel: estes são sonhos muito comuns. Mas, qual é o crédito pessoal que pode te ajudar a conquistá-los? Para encontrar essa resposta comparamos o Crédito Pessoal do Santander e do Cetelem para que escolha um ou outro para te ajudar a colocar os sonhos em prática. Confira!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito VestCasa

Conheça o cartão Vestcasa, com diversos benefícios em termos de descontos e com um ótimo programa de fidelidade. Troque seus pontos por produtos de cama, mesa, banho e decoração!

Continue lendo