Auxílio Governo

Como fazer consulta situação de benefício

No site ou aplicativo do Meu Inss, você consegue consultar todas as informações referentes ao seu benefício previdenciário mesmo sem o número do cartão, apenas com o CPF. Ainda, dá para consultar pela Central! Confira como fazer consulta só com o CPF!

Anúncios

por Joyce Viana

Publicado em 28/04/2022

Saiba como fazer a consulta do benefício apenas com o número do CPF

Mas, afinal, como fazer consulta situação do benefício? Fonte: Pexels.
Mas, afinal, como fazer consulta situação do benefício? Fonte: Pexels.

Para fazer a consulta da situação do benefício previdenciário, você precisa informar dados cadastrais e número do cartão do benefício. Mas, e se você não tiver esse número ainda ou estiver sem acesso ao cartão será que dá para fazer a consulta?

Neste artigo, você vai aprender a fazer a consulta do seu benefício do INSS apenas com o número do CPF de três maneiras diferentes além de outras informações úteis. Confira!

Anúncios

Como consultar benefício pelo CPF?

Inicialmente, você deve fazer a consulta do benefício pelo CPF quando não possuir o número do NIS ou ainda não tiver um benefício previdenciário emitido ou não ter acesso a essa informação além de precisar de retorno mais rápido.

Para consultar o benefício pelo CPF, você pode fazer isso pelo site ou aplicativo Meu INSS. Assim, os passos são:

  1. Acesse o site ou app Meu INSS;
  2. Em seguida, na tela inicial clique em “Entrar”;
  3. Depois disso, insira o CPF e clique em “Avançar”;
  4. Insira a senha e clique em “Entrar”;
  5. Clique em um dos serviços disponíveis que irão aparecer na tela do Meu INSS.

Dessa forma, você vai poder consultar seu benefício apenas com o CPF e também dá para fazer a consulta com o CPF através da Central Telefônica do INSS através do número 135. 

Neste caso, você deverá informar o número do CPF e informar informações de cadastro.

Dessa forma, a Central está disponível de segunda a sábado, no horário de 7h as 22h. Ainda, você poderá consultar várias informações relacionadas a aposentadoria, pensão por morte, auxílio-acidente, auxílio-doença, salário-maternidade entre outras informações.

Como consultar situação de benefício?

Existem maneiras para se consultar a situação do benefício como dito anteriormente. 

Nesse sentido, todo benefício do INSS é identificado através de um código de 10 dígitos, chamado de número de benefício que vem descrito na carta de concessão do INSS, e serve para consultar todas as informações, data de pagamento e outros.

Isso porque, todo segurado do INSS que recebe benefício de aposentadoria ou pensão por meio do INSS é identificado através deste número que, na maioria das vezes, é informado através do cartão de benefício que chega no endereço do segurado informado logo após a aprovação do benefício.

Para consultar as informações referentes ao seu benefício ou conferir qual será sua próxima data de pagamento através do calendário de pagamentos do INSS, é necessário identificar o número de identificação.

Assim, você pode consultar o número do seu benefício pela carta de concessão, pelo CPF nos canais digitais, no autoatendimento do INSS e pela central do 135.

Entre outras informações, você pode: Acessar a carta de concessão do benefício; solicitar o pagamento de benefício não recebido; acessar a certidão de tempo de contribuição do INSS; acessar o extrato do imposto de renda; alterar local ou forma de pagamento.

E além disso, você também pode mudar o pagamento para conta corrente ou poupança; atualizar os dados pessoais; simular a aposentadoria; entrar com recurso e pedir revisão do benefício entre outros.

Anúncios

Como saber se meu benefício foi liberado?

Como entrar no site Meu INSS? Fonte: Pexels.
Como entrar no site Meu INSS? Fonte: Pexels.

Para saber se o seu benefício foi liberado, não se preocupe, pois, por ser uma informação oficial, o próprio INSS vai informar você sobre a liberação do benefício e informações constantes na carta de concessão.

Ademais, para saber mais informações, você pode entrar em contato com o INSS através do número 135 ou entrar no site Meu INSS e solicitar a informação desejada.

Isso porque, você pode solicitar informações pessoais e também cadastrar para validar o usuário, conforme as normas de segurança. Assim, a Central funciona de segunda a sábado das 07 às 22h (horário de Brasilia).

E além disso, você pode entrar no Meu INSS também através do próprio aplicativo e consultar todas as suas informações de cadastro além de saber se o seu benefício já foi liberado!

Como saber a data de pagamento do meu benefício do INSS 2022?

Para saber a data de pagamento do benefício do INSS, é preciso se ater que a ordem leva em consideração o último número do benefício sem consultar o dígito, para separar os grupos de segurados.

Por exemplo: 000.000.007-9.

Neste exemplo, o número antes do dígito é o número 7. Isso significa que você deve seguir o calendário do final 7.

Dessa maneira, toda sequência do benefício é formada por 10 números e a informação do número final é muito importante para se informar sobre as datas de pagamento de aposentadoria ou pensão.

Como saber o número final do meu benefício?

Como saber informações sobre o meu benefício? Fonte: Pexels.
Como saber informações sobre o meu benefício? Fonte: Pexels.

Para saber o número final do benefício, você pode fazer de algumas maneiras. Assim, você pode consultar o PIS/PASEP.

E além disso, também dá para consultar o número acessando o Meu INSS, além de consultar a carta de concessão ou liberação do benefício.

Também dá para fazer a consulta entrando em contato pelo telefone 135 do INSS ou indo pessoalmente até uma das agências do INSS.

Dessa maneira, é só você escolher uma das opções mencionadas e seguir para a consulta. Para outras informações sobre o assunto, clique no conteúdo recomendado abaixo!

Fraude empréstimo consignado INSS 2021

Você sabe o que é a fraude do empréstimo consignado INSS? Já caiu nela? Hoje vamos te contar como ela funciona e o que fazer caso você caia neste golpe! Confira!

Sobre o autor

Joyce Viana

Graduada em Direito pela PUC Minas. Pós Graduada em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Legale. É produtora de conteúdo para diversos nichos, desde receitas e finanças, até beleza e saúde. Desde criança, fez da escrita sua melhor amiga, e nunca mais parou!

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cartão Carrefour para negativado: é possível?

Quer saber como solicitar o cartão Carrefour para negativado? Então, confira o nosso post e saiba como conseguir aprovação na análise de crédito.

Continue lendo
content

Review cartão de crédito Neon 2022

Procurando por um grande cartão de crédito? Dê uma olhada no nosso review do cartão de crédito Neon 2022 e veja se ele é adequado para você.

Continue lendo
content

Conheça o crédito imobiliário Bari

Com o crédito imobiliário Bari você tem até 240 meses para pagar. E, ainda, financia 70% do valor do seu imóvel. Confira os detalhes aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

11 vantagens do cartão Meu Pag Mastercard

Descubra agora 11 vantagens do cartão de crédito Meu Pag Mastercard. Leia até o final e comente se você já solicitou o seu!

Continue lendo
content

Conheça o empréstimo pessoal Credisfera

Um empréstimo pessoal online tem menos burocracia e cai na sua conta mais rápido do que um empréstimo convencional. Quer saber mais sobre o Credisfera? Leia abaixo!

Continue lendo
content

Conheça o Cartão Santander Unique Visa

Se você gosta de cartões mais exclusivos, com cobertura internacional e os benefícios da bandeira Visa, então precisa conhecer o Santander Unique. Saiba mais abaixo!

Continue lendo