Auxílio Governo

Conheça o benefício Aposentadoria por Invalidez

Saiba tudo sobre o benefício da Aposentadoria por Invalidez e como funciona esse benefício além de saber também se você tem direito. Confira tudo no texto!

Anúncios

por Joyce Viana

06/06/2022 | Atualizado em 07/06/2022

Saiba como funciona o benefício

Mas, afinal, como funciona o benefício da Aposentadoria por Invalidez? Fonte: pexels.
Mas, afinal, como funciona o benefício da Aposentadoria por Invalidez? Fonte: pexels.

No Brasil, a Aposentadoria por Invalidez é um dos modelos de aposentadoria oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social, assim, você sabe o que é a Aposentadoria por Invalidez e como ela funciona?

Neste artigo, você vai conhecer como funciona esse benefício além de entender os principais requisitos e se você tem direito a ele. Ao final, um conteúdo para aprender como receber o benefício. Confira!

Como receber Aposentadoria por invalidez

Saiba tudo sobre como receber o benefício da Aposentadoria por Invalidez e os principais requisitos além do que é necessário para você receber. Confira!

Anúncios

O que é Aposentadoria por Invalidez?

É o benefício concedido pelo INSS aos trabalhadores que contribuem para a previdência e estão impossibilitados de exercer suas funções de trabalho.

Assim, estão impedidos em decorrência de doença ou de acidente que gere alguma incapacidade permanente e que não possa ser reabilitado para outras funções dentro da empresa que já possua vínculo empregatício. 

Dessa forma, é um benefício específico para determinada categoria de pessoas. Ainda, é importante mencionar que você precisa estar na qualidade de segurado para receber o benefício, mesmo se estiver desempregado, você pode receber.

Como funciona a aposentadoria por Invalidez?

Quais os resquisitos para solicitar o benefício? Fonte: Pexels.
Quais os resquisitos para solicitar o benefício? Fonte: Pexels.

Neste benefício, os principais requisitos são de carência de, pelo menos, 12 meses de contribuição para a previdência.

E além disso, também a existência da incapacidade de trabalhar em qualquer função por doença ou acidente.

Isso significa que, não é apenas uma função específica, mas, sim qualquer função, assim, o trabalhador deve estar impossibilitado de trabalhar em qualquer atividade.

Dessa forma, a Aposentadoria por Invalidez será constatada mediante perícia médica por meio de exames prévios e condições clínicas do segurado. Além de doenças como cegueira, tuberculose e Parkinson, por exemplo, doenças psíquicas também dão direito ao benefício.

Anúncios

Quem tem direito ao auxílio?

Para receber o auxílio, você precisa ser trabalhador incapacitado de forma permanente por doença ou acidente que tenha cumprido o período de carência das contribuições do INSS, que é de 12 meses imediatamente anteriores – com exceção de algumas situações previstas na Lei 8.213/91.

E além disso, para conseguir esse direito não importa qual seja o seu regime de trabalho.

Assim, você pode ser CLT, autônomo ou até estar desempregado, só não pode perder a qualidade de segurado.

Ainda, a doença ou lesão invalidante também precisa ter acontecido depois da primeira contribuição à Previdência, com exceção de casos em que a incapacidade seja resultado do quadro de saúde.

Como receber Aposentadoria por Invalidez?

Quem tem direito ao benefício? Fonte: Pexels.
Quem tem direito ao benefício? Fonte: Pexels.

Ademais, para receber o benefício, você deve entrar no site do INSS e seguir todas as instruções no site além de fazer os exames médicos para comprovar a invalidez. Agora, clique no conteúdo a seguir para saber o passo a passo para receber o auxílio. Então, confira!

Como receber Aposentadoria por invalidez

Saiba tudo sobre como receber o benefício da Aposentadoria por Invalidez e os principais requisitos além do que é necessário para você receber. Confira!

Sobre o autor

Joyce Viana

Graduada em Direito pela PUC Minas. Pós Graduada em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Legale. É produtora de conteúdo para diversos nichos, desde receitas e finanças, até beleza e saúde. Desde criança, fez da escrita sua melhor amiga, e nunca mais parou!

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como negociar dívida FIES

Você fez FIES e acha que agora a conta está muito alta? Sabia que é possível diminuir? Veja como negociar sua dívida FIES agora mesmo

Continue lendo
content

Como solicitar o empréstimo Banco Paraná

Quer aprender a solicitar o empréstimo banco paraná, ideal para negativados e com prazo de pagamento de 84 meses? Continue a leitura!

Continue lendo
content

Como escolher um cartão de crédito para negativados?

Precisando escolher um cartão de crédito para negativados? Há boas opções como pré-pagos e consignados. Confira aqui como escolher o seu!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Cartão Miles & More Gold ou Cartão Abanca Gold: qual o melhor?

O cartão Miles & More tem um programa de milhas que ajuda na hora de viajar. Enquanto isso, o cartão Abanca Gold tem seguros associados e gestão flexível do limite. Descubra aqui como escolher o seu cartão.

Continue lendo
content

Conheça as corretoras com menor taxa de corretagem

Para quem pensa em investir, conhecer as corretoras com menor taxa de corretagem é essencial. Portanto, não deixe de continuar a leitura para conferir.

Continue lendo