Empréstimos

Empréstimo com garantia de imóvel vale a pena?

Empréstimo com garantia de imóvel é uma opção com menores taxas para crédito pessoal. Mas ainda é pouco conhecido, então clique e saiba mais!

Anúncios

por Aline Saes

Publicado em 22/03/2021

Conheça melhor esse produto financeiro

Conheça!
Conheça!

Sabemos que cada vez mais tipos de empréstimos com condições especiais surgem no mercado financeiro brasileiro. Mas para quem tem dificuldades de conseguir crédito pessoal pode ser interessante apostar em alternativas como o empréstimo com garantia de imóvel. E você já conhecia esse produto financeiro?

Pois como o nome já diz, esse tipo de empréstimo se diferencia do crédito pessoal convencional pela existência de uma garantia. E no caso, a garantia é um imóvel. Assim, pessoas negativadas ou com baixo score de crédito podem ter acesso a crédito pessoal de maneira mais facilitada.

E então, ficou curioso para saber mais sobre o empréstimo com garantia de imóvel? Pois não se preocupe, basta continuar lendo nosso artigo que preparamos especialmente para lhe ajudar a entender melhor esse produto financeiro.

Portanto, confira a seguir todas as informações que reunimos para você!

Anúncios

O que é um empréstimo com garantia?

O que é?
O que é?

De maneira básica, realizar uma solicitação de crédito com garantia é conseguir um valor de empréstimo colocando um bem pessoal como uma forma de caução pelo valor que a instituição financeira irá lhe conceder. Portanto, o empréstimo com garantia de imóvel faz parte dessa categoria.

E essa modalidade de empréstimo também é conhecida como refinanciamento de imóvel, pois aceita um bem que ainda não foi quitado como forma de garantia. Ou seja, em vez de passar por uma análise de crédito mais minuciosa, o cliente coloca o seu bem como garantia de que o empréstimo será pago de uma forma ou de outra.

Assim, o cliente estará alienando o seu bem, no caso um imóvel, à instituição financeira que irá liberar os valores do empréstimo. Dessa forma, o cliente pode conseguir o dinheiro de forma mais rápida e com menores taxas de juros. Mas há sempre mais riscos em colocar um bem como garantia.

Pois o seu bem pode ser tomado pela instituição financeira em caso de inadimplência, e em seguida vendido em leilão para abater sobre o valor da sua dívida. Mas como funciona exatamente um empréstimo como garantia de imóvel?

O empréstimo com garantia de imóvel não é o tipo de crédito pessoal mais comum no Brasil, mas existe e pode ser utilizado. E isso ocorre por receio das pessoas de que alienar seu imóvel para um empréstimo seria o mesmo que hipotecar. 

Mas não é assim que funciona o empréstimo com garantia de imóvel. Portanto, vamos agora entender melhor o que é e como funciona essa linha de crédito pessoal.

E isso é o que vamos lhe dizer, a seguir. Então, continue com a gente, e confira!

Como solicitar empréstimo pessoal para negativado

Está precisando de dinheiro urgente mas está com o nome sujo? Fique tranquilo! Saiba mais sobre empréstimo para negativado lendo o texto na íntegra.

Como funciona o empréstimo com garantia de imóvel?

Como funciona?
Como funciona?

Basicamente, esse tipo de empréstimo se baseia no desejo da pessoa física de conseguir um empréstimo com melhores condições de taxas de juros e prazos para pagamento. E, para isso, a pessoa coloca um bem imóvel como uma forma de garantir à intituição financeira que a dívida do empréstimo será paga.

Pois, do contrário, a instituição financeira tem todo o direito de tomar o imóvel da pessoa inadimplente, e vendê-lo em leilão para cobrir a dívida. Ou seja, você consegue melhores condições, mas o seu imóvel será alienado para a instituição financeira credora, então envolve maiores riscos para seu patrimônio.

Assim, se você realizar um empréstimo com garantia de imóvel mas não cumprir com sua parte do contrato, a instituição financeira pode simplesmente reivindicar a posse do seu imóvel diretamente no cartório de imóveis. E todo o processo pode ocorrer rapidamente, em menos de um mês.

Ou seja, o empréstimo com garantia de imóvel é muito mais seguro para a instituição financeira. E é por isso que o cliente consegue uma redução significativa nas taxas de juros e no prazo para pagamento do seu empréstimo.

Mas para isso, é preciso passar por uma análise de crédito e registrar o contrato em cartório. E o seu imóvel é alienado para o banco, mas você pode continuar usufruindo como antes, só não poderá vender ou trocar de imóvel com outra pessoa.

Além disso, seu imóvel precisa passar por vistoria para o banco saber o valor real e calcular o crédito que irá ceder. Também é preciso enviar a documentação do imóvel. E você poderá usar um imóvel seu ou de terceiros.

Anúncios

Quais as vantagens do empréstimo com garantia de imóvel?

Vantagens
Vantagens

De maneira geral, um empréstimo com garantia de imóvel pode ser bem vantajoso para quem está em busca de melhores condições na concessão de crédito pessoal. Pois com a garantia as taxas de juros caem significativamente, com prazos máximos de pagamento estendidos a depender do valor total do empréstimo.

Por exemplo, com um empréstimo com garantia de imóvel você pode contar com as seguintes condições:

  • Taxas de juros próximas de 1% ao mês, e 12% ao ano;
  • Empréstimos no valor total de até 60% do valor real do imóvel que você ceder como garantia de crédito;
  • A porcentagem pode ser maior para imóveis residenciais, e em geral será menor para imóveis comerciais;
  • O valor limite para empréstimos com garantia de imóvel vai até 3 milhões de reais. Portanto, não adianta oferecer um imóvel que permitirá um empréstimo maior do que isso.
  • Prazo para pagamento da dívida varia entre 10 a 20 anos;
  • Parcelamentos podem ser do tipo Tabela Price (parcelas fixas) ou parcelas decrescentes (Tabela SAC).

E outra vantagem está no fato de que, após a avaliação e vistoria do seu imóvel, em caso de aprovação o dinheiro do empréstimo cai diretamente na sua conta em alguns dias. Também você poderá usar esses valores como quiser, seja para quitar dívidas, viajar, reformar sua casa, o que desejar.

Quais as desvantagens do empréstimo com garantia de imóvel?

Desvantagens
Desvantagens

Uma das desvantagens do empréstimo com garantia de imóvel é que ele não vale a pena caso o valor do crédito pessoal seja muito baixo. Pois é uma linha de crédito voltada para quem necessita de altos valores e prazos longos para pagar. 

Além disso, o processo de realizar esse tipo de empréstimo pode acabar custando certo dinheiro, e se tornando mais burocrático do que as demais linhas de crédito. Pois há diversas taxas cartorárias, custos de averbação da alienação do bem ao banco, além de pagar pela avaliação do valor real do seu imóvel.

E também há riscos de ter o seu imóvel tomado muito rapidamente pela instituição em caso de inadimplência. Portanto, caso não consiga arcar com as parcelas, é preciso tentar renegociar o mais rápido possível a sua dívida.

Quais imóveis são aceitos?

Imóveis aceitos
Imóveis aceitos

Como dissemos, podem ser aceitos imóveis tanto residenciais quanto comerciais que estejam quitados, podendo você morar nele ou estar alugando para outra pessoa. E eles não precisam estar necessariamente no nome de quem for pedir o empréstimo, podendo utilizar o imóvel de terceiros para solicitar o crédito pessoal.

Porém, o valor do empréstimo não pode exceder 3 milhões de reais. Portanto, imóveis de valor real que ultrapassem esse teto não entram nessa categoria em algumas instituições financeiras. Ou se aceitarem não irão subir o teto do empréstimo com garantia de imóvel.

Além disso, em junho de 2020 o Banco Central anunciou novas regras para os imóveis que podem ser colocados como garantia em empréstimos desse tipo. E com isso pretendem que esse tipo de crédito comece a ser mais utilizado no Brasil.

Assim, confira as novas regras sobre quais imóveis as instituições financeiras podem aceitar para um contrato de empréstimo com garantia de imóvel:

  • Imóveis que estão em financiamento podem são elegíveis para empréstimo com garantia de imóvel;
  • Também poderá utilizar imóveis que você já quitou como garantia para vários empréstimos de uma vez, dividindo o valor total do imóvel entre os contratos;

Ou seja, há muitas possibilidades para quem possui um imóvel, seja ele residencial, comercial, quitado ou financiado. Portanto, pense bem em todo o processo para garantir o seu empréstimo com garantia de imóvel, e então se assegure de encontrar uma instituição financeira confiável para firmar o contrato.

Mas você sabe quais são as instituições financeiras que oferecem esse tipo de crédito pessoal? Então continue lendo e confira nossa lista a seguir.

Qual banco faz empréstimo com garantia de imóvel?

Onde fazer
Onde fazer

Entender qual é o melhor banco para fazer o seu empréstimo com garantia de imóvel é um dos passos mais importantes de todo o processo de solicitação de crédito.

Portanto, para lhe ajudar nessa tarefa, reunimos boas opções que realizam esse tipo de empréstimo. E em nossa lista temos desde os principais bancos tradicionais no Brasil, até fintechs que começaram a apostar nesse tipo de empréstimo recentemente.

Então, se você já está totalmente certo de solicitar um empréstimo com garantia de imóvel, não deixe de checar nossa lista de bancos que oferecem essa linha de crédito. Confira, a seguir. 

Fintechs

Fintechs
Fintechs

Muitas fintechs e startups do mercado financeiro brasileiro começaram a apostar recentemente no empréstimo com garantia de imóvel. Também com o nome de home equity, esse tipo de crédito começou a se tornar o principal produto financeiro de várias empresas do setor, para competir com os bancos tradicionais.

E isso ocorre pois o empréstimo com garantia de imóvel é ainda pouco popular no Brasil, mas já é promissor em termos de crescimento. Então, confira algumas fintechs que oferecem essa linha de crédito com garantia:

  • CashMe;
  • CrediHome;
  • Pontte;
  • Kenlo;
  • Bcredi;
  • Creditas.

E essas startups destinam grande volume de recursos para a modalidade, com foco em garantir uma linha de crédito mais prática e com menos burocracias do que os bancos tradicionais em geral oferecem.

Assim, fintechs como a Kenlo oferecem uma plataforma digital na qual o cliente pode realizar as contratações e acompanhar todo o processo de empréstimo Já a Bcredi, por exemplo, foca em garantir menores taxas de juros mensais em relação aos bancos tradicionais, além de um processo totalmente online e menos burocrático.

E, entre essas opções, a Creditas está cobrando juros de 0,75% ao mês, emprestando entre 30 mil e 3 milhões de reais, com prazos para quitar a dívida em até 240 meses! Já a Pontte, que se especializa em crédito, cobra uma taxa de 0,79% ao mês mais a correção pelo IPCA.

Bancos tradicionais

Bancos tradicionais
Bancos tradicionais

Entre os bancos tradicionais, a Caixa Econômica Federal é quem possui a maior porcentagem de participação no mercado de crédito com garantia de imóvel, com cerca de 32% de participação. E, em 2020, a Caixa anunciou toda uma revitalização desse tipo de empréstimo, com a Renda Fácil Caixa.

A Renda Fácil Caixa permite que o cliente solicite empréstimo com garantia de imóvel e escolha a forma de atualização das parcelas do crédito: pela Taxa Referencial (TR), pelo Índice de Inflação ao Consumidor (IPCA), ou por uma taxa fixa.

Outro banco tradicional que investe nesse tipo de empréstimo é o Santander. E para isso, o banco criou a SIM, sua própria fintech que se especializa em crédito pessoal. Com taxas de 1,79% de juros ao mês e prazo para parcelamento de até 60 meses. Além disso, o limite de crédito vai até 50 mil reais, focando em pessoas físicas, microempreendedores e pequenas empresas.

Bancos e tarifas

Bancos e tarifas
Bancos e tarifas

Mas para que você entenda melhor, fizemos uma lista com os principais bancos tradicionais que oferecem empréstimo com garantia de imóvel, e suas taxas:

  • Caixa: Opção com IPCA + a partir de 0,60% ao mês com prazo de pagamento até 180 meses e até 50% do valor do imóvel. Também há opção com TR + a partir de 0,70% ao mês com prazo de pagamento de até 180 meses e até 60% do valor do imóvel. Ou opção com taxa fixa + a partir de 0,80% ao mês com prazo de pagamento de até 180 meses e até 60% do valor do imóvel
  • Itaú: taxa de 0,94% ao mês + TR e prazo de 10 anos para pagar e até 60% do valor do imóvel. Além disso, o banco lançou também a opção de solicitar crédito utilizando como garantia um imóvel que você financiou, com juros a partir de 0,56% ao mês.
  • Santander: taxa de 1% ao mês + prazo de até 20 anos com limite de 60% do valor do imóvel

Banco do Brasil: taxa de 0,78% ao mês + prazo em até 238 meses e valor mínimo de empréstimo de 35 mil reais.

Quais as vantagens do empréstimo com garantia

Sabia que o empréstimo com garantia é uma excelente opção para quem está negativado? Saiba como funciona e se compensa para você.

Sobre o autor

Aline Saes

Mestre em História Social pela USP. É escritora autônoma para variados assuntos. Sempre apaixonada pela escrita, tem como missão levar informação para as pessoas de forma simples e atrativa.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

O empréstimo pessoal Just é confiável?

Saiba se o Just é confiável e como este empréstimo pode te ajudar a sair do vermelho com juros a partir de 1,70% ao mês e liberação em 2 dias úteis.

Continue lendo
content

Como o banco aprova o cliente?

Saber como o banco aprova o cliente é essencial para utilizar as informações ao seu favor e aumentar as chances de aprovação de crédito. Veja!

Continue lendo
content

Cartão PagBank ou Cartão Bradesco DIN: qual escolher?

Seja o cartão PagBak ou Cartão Bradesco DIN ambos possuem modelos pré-pagos e contam com ofertas e programas de benefícios! Confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Nova lista de aprovados para receber o Abono Salarial 2022 é divulgada pela Dataprev

Em nova lista divulgada pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), cerca de 1,9 milhões de brasileiros podem receber o PIS/PASEP após terem seus cadastros excluídos do programa. Veja mais aqui!

Continue lendo
content

Confira algumas sugestões para aumentar o seu score de crédito rapidamente

Um score de crédito abaixo na média pode ter um grande impacto na sua saúde financeira. Se você está em busca de maneiras para melhorar a sua pontuação, saiba que elas existem, e não são tão desafiadoras como você imagina. Confira!

Continue lendo
content

O melhor cartão de crédito para investir dinheiro

Para que você escolha o melhor cartão de crédito para te ajudar a investir dinheiro em 2022, precisa considerar: anuidade, investimento mínimo para ter isenções, renda mínima, bandeira e benefícios associados. Por isso, vamos te mostrar as melhores opções e, depois, ficará mais fácil escolher. Confira!

Continue lendo