Empréstimos

Quais as vantagens do empréstimo com garantia?

Sabia que o empréstimo com garantia é uma excelente opção para quem está negativado? Saiba como funciona e se compensa para você.

Anúncios

por Heloisa Trindade

Publicado em 09/03/2021

Descubra se empréstimo com garantia é para você

Descubra se empréstimo com garantia é para você
Descubra se empréstimo com garantia é para você

Já se perguntou se um empréstimo com garantia seria o ideal para você? Hoje em dia, organizar a vida financeira, adquirir novos bens, alcançar estabilidade é o sonho de muitos, contudo não basta querer, é preciso batalhar.

Sendo assim, em alguns momentos será necessário ações que garantam o percurso até o resultado final. Nesse momento, quem precisa organizar suas finanças, precisa contar com um empréstimo adequado para quitar dívidas ou fazer investimentos.

Então, mesmo estando negativado, uma opção interessante é aquela que permite a garantia de bens para obter o empréstimo. Abaixo você entenderá como funciona e se compensa em seu caso.

Anúncios

O que é empréstimo com garantia?

O que é empréstimo com garantia? (Imagem: Konta Azul)
O que é empréstimo com garantia? (Imagem: Konta Azul)

Uma modalidade bastante comum em países financeiramente prósperos como Estados Unidos e também na Europa, tem se tornado popular no Brasil por demonstrar resultados financeiros efetivos a quem o solicita.

O empréstimo com garantia se trata portanto de uma modalidade de crédito que permite obter valores consideravelmente altos, com longo prazo para pagamento e taxas baixas de juros, ao contrário do que acontece com a maioria dos tipos de empréstimos.

Se trata de uma troca entre o solicitante e a empresa de crédito fornecedora que garante vantagens e benefícios para ambos os lados. Isso porque, a empresa receberá boas quantias em juros a longo prazo e ainda terá a garantia de receber o valor do montante devido.

Já para o solicitante, existem benefícios maiores que citaremos mais abaixo, mas de antemão é possível ressaltar que os juros são os menores do mercado, os prazos para pagamento se tornam maiores e é possível solicitar quantidades bem maiores do que conseguiria normalmente.

Sendo assim, de forma prática podemos dizer que esse tipo de empréstimo se trata de uma forma de o banco usar algo você tenha como forma de garantir que você pague toda a dívida ao final do prazo.

Como funciona o empréstimo com garantia?

Como funciona o empréstimo com garantia? (Imagem: Cash Me)
Como funciona o empréstimo com garantia? (Imagem: Cash Me)

Você já deve ter se perguntado como é que funciona esse tipo de crédito, não é mesmo? Afinal, ele não é tão popular quanto outros que já citamos aqui no site.

Então, funciona da seguinte forma: Como o nome diz, é emprestado um valor com algo em garantia ao banco ou fintech que empresta o dinheiro. Sendo assim, imóveis, automóveis, jóias e outros itens de valor podem ser usados.

Então, o cliente solicita um certo valor e indica para a instituição financeira que bem ele tem para garantir aquela quantia. É feita a avaliação para entender se para a instituição compensa a “troca” e caso seja, estabelecem o contrato.

Assim, o cliente afirma para a empresa que ela não terá riscos de inadimplência com ele. Afinal, caso o pagamento não seja feito, em um tempo pré-definido no contrato, o bem garantido pode ser vendido ou leiloado para quitar o valor devido.

Portanto, com essa linha de crédito, um importante pré-requisito é ter um bem registrado em seu nome e que tenha valor de mercado. Depois, basta assinar o contrato do empréstimo. 

Durante o tempo em que o valor ficar emprestado, o que foi usado como garantia na negociação fica registrada em cartório em nome do banco. Porém, ainda assim o proprietário e solicitando do crédito pode continuar usufruindo dele.

Usando termos técnicos, afirma-se que o bem fica alienado ao banco, ou seja, caso seja necessário pode ser solicitado de forma legal para a venda. Ele só volta a ser totalmente do cliente após a quitação do contrato.

Anúncios

Quem pode solicitar empréstimo com garantia?

Quem pode solicitar empréstimo com garantia? (Imagem: Freepik)
Quem pode solicitar empréstimo com garantia? (Imagem: Freepik)

Qualquer pessoa que possua um bem para oferecer ao banco como garantia pode solicitar esse tipo de empréstimo, seja pessoa física ou jurídica. Sendo assim, a facilidade de aprovação é muito maior do que outros formatos de crédito.

Contudo, cada modalidade exige pequenos requisitos. Veja abaixo!

Empréstimo com garantia de imóvel

Empréstimo com garantia de imóvel (Imagem: Pixabay)
Empréstimo com garantia de imóvel (Imagem: Pixabay)
  1. É feito análise de crédito para conferir as condições de pagamento do cliente;
  2. Análise física e jurídica do imóvel oferecido como garantia para entender se a documentação está regular;
  3. É possível solicitar com imóvel de terceiro, desde que o proprietário participe e autorize a operação;
  4. Só é possível alienar o imóvel a um banco ou agência de crédito.

Garantia com Veículo

Garantia com Veículo (Imagem: Azulis)
Garantia com Veículo (Imagem: Azulis)
  1. Ser quitado o veículo em processo de garantia;
  2. Proprietário do veículo somente pode realizar o processo;
  3. Em grande maioria de casos, somente veículos com menos de 10 anos são aceitos;
  4. Nada consta de dívidas, IPVA ou multas;
  5. Boas condições para venda caso seja necessário.

Consignado Privado

Consignado Privado (Imagem: Cantarino Brasileiro)
Consignado Privado (Imagem: Cantarino Brasileiro)
  1. Solicitação de empréstimo com garantia somente de funcionários atuantes em empresas parceiras que permitam o desconto;
  2. Até 35% de sua renda líquida mensal para comprometimento da consignação ;
  3. Não é possível escolher o banco caso seja colaborador privado;
  4. Exigível ao menos 3 meses de carteira assinada para garantir o contrato.

Como solicitar o empréstimo consignado

Quer saber como solicitar o seu empréstimo consignado do banco Inter? Então descubra agora mesmo!

Vantagens desse tipo de empréstimo

Vantagens desse tipo de empréstimo (Imagem: Azulis)
Vantagens desse tipo de empréstimo (Imagem: Azulis)

Com certeza você quer saber então as vantagens do empréstimo com garantia. Afinal, toda ação dentro do mercado financeiro precisa ter vantagens concretas para que aceitemos realizar, principalmente quando se trata de alienar um bem a outras pessoas.

Claro que, cada caso precisa analisar de forma individual as características do crédito para entender até onde vale a pena. As vantagens para a pessoa A, podem não ser tão atrativas a uma pessoa B. Por isso, confira algumas para entender se faz sentido para você solicitar.

  • Juros mais baixos: Ao contrário dos moldes comuns, essa modalidade oferece juros mais baixos, já que não oferece tantos riscos à empresa. Sendo assim, as taxas são a partir de 1,15% ao mês, enquanto um crédito comum é a partir de 6%;
  • Possibilidade para negativado: Quem está com o nome sujo não precisa se lamentar. Isso porque o empréstimo com garantia também atende quem está com restrição em seu CPF;
  • Liberdade de gasto: É possível usar o dinheiro da forma que quiser sem prestar contas, ao contrário de financiamentos por exemplo, que é preciso usar o dinheiro para uma finalidade específica;
  • Prazo estendido para pagamento: Uma grande vantagem é o prazo estendido. Então, enquanto os empréstimos convencionais possibilitam até 24 meses de prazo, aqui é possível conseguir até 180 meses para pagar a dívida;
  • Maior valor de crédito: Uma grande vantagem é o valor concedido como empréstimo. Isso porque a possibilidade é de até 60% do valor de mercado do bem de garantia;
  • Não há necessidade de entregar o bem: Uma grande vantagem é que você pode continuar usando o imóvel ou automóvel que decidiu colocar como garantia. Ele fica alienado ao banco, mas só é solicitado caso você deixe de realizar o pagamento;

Quais cuidados tomar ao contratar um empréstimo?

Quais cuidados tomar ao contratar um empréstimo? (Imagem: Crédito Folha)
Quais cuidados tomar ao contratar um empréstimo? (Imagem: Crédito Folha)

Ao mesmo tempo que temos muitas vantagens em solicitar um empréstimo, temos também algumas possibilidades de cair em ciladas. Sendo assim, é preciso tomar alguns cuidados na solicitação.

Às vezes nos desesperamos na busca de um crédito que não enxergamos quando estamos caindo em um golpe. Sendo assim, esperamos que as dicas abaixo te ajudem a diferenciar oportunidades de golpe.

Mesmo que seus motivos sejam urgentes e você precise encarar as primeiras oportunidades, um mínimo de calma e reflexão te ajudará futuramente. Então, veja as dicas e siga para evitar problemas.

  • Faça um bom planejamento financeiro: Entre as dicas para seguir na hora de solicitar um empréstimo, faça um bom planejamento. Assim então, você garante boa finalidade para o dinheiro emprestado e evita obstáculos com suas contas futuramente;
  • Procure empresas de confiança: Antes de tudo, busque a reputação da empresa e entenda sua posição no mercado. Com isso, saiba se é seguro alienar seu bem a ela para não sofrer golpes;
  • Tenha uma reserva financeira: Outra grande importância para não gerar problemas futuros é ter uma reserva financeira. Assim, caso algum mês as coisas apertem você terá um recurso a recorrer;
  • Leia o contrato com atenção: Muitas pessoas, na ansiedade de ter o dinheiro na conta, não lê o contrato. Isso pode te fazer entrar em uma grande fria. Saiba o que está assinando e o que está aceitando naquele momento. Afinal, uma vez assinado, não há como voltar atrás sem consequências;
  • Pague as parcelas em dia: Parece clichê dizer, mas é importante pagar em dia as parcelas. Assim, você evita problemas com o banco;
  • Compare as taxas de juros entre empresas: Existem inúmeras empresas que fornecem esse serviço. Então, compare as taxas e cláusulas do contrato para escolher.

Cuidado com golpes de empréstimo para negativado

A internet está cheia de sites mal intencionados e golpes de empréstimos. Por isso, é preciso ter cuidado ao solicitar empréstimo para negativado online. Confira!

Modalidades do empréstimo

Modalidades do empréstimo (Imagem: Pixabay)
Modalidades do empréstimo (Imagem: Pixabay)

Como citado acima, existe mais de uma modalidade de empréstimo com garantia, com várias possibilidades. Então, veja quais as modalidades permitidas para realizar o empréstimo com garantia.

  • Garantia de imóvel: A primeira opção é a de garantia de imóvel. Sendo assim, quem possui casa, apartamento, terreno, área comercial em seu nome e quitado pode usar. Essa modalidade garante uma quantia bem significativa de crédito, porque permite até 60% do valor do bem para empréstimo. Sendo assim, um imóvel avaliado em R$ 200 mil, poderá render um empréstimo de até R$ 120 mil.
  • Garantia de automóvel: Usar o carro como garantia em um empréstimo é a modalidade mais comum entre os brasileiros. Além de ser rápida e fácil, oferece um juros mínimo de cerca de 20,80% ao ano. Para isso o veículo precisa ser quitado para ser alienado a empresa de crédito. É possível solicitar de R$ 5 a R$ 150 mil a depender do valor da tabela Fipe do veículo.
  • Consignado: Uma outra opção que atende quem trabalha e tem registro fixo é o empréstimo consignado. Nesse caso, a garantia para o banco é o seu salário, já que as parcelas serão debitadas diretamente no banco quando o seu pagamento for realizado. Esse formato é destinado a funcionários públicos, aposentados, pensionistas ou funcionários de empresas privadas que tenham convênio com empresas de crédito.

Então, avalie agora qual das três modalidades é a mais adequada em seu caso e qual tipo de garantia você pode fornecer ao banco para depois pensar no valor a solicitar.

Empréstimo com garantia vale a pena?

Empréstimo com garantia vale a pena? (Imagem: Cantarino Brasileiro)
Empréstimo com garantia vale a pena? (Imagem: Cantarino Brasileiro)

Bom, com os tópicos acima mostrando como funciona e as vantagens do empréstimo com garantia, fica claro que vale a pena para um grande número de brasileiros.

Sobretudo, as condições que fazem valer a pena são a taxa de juros, os prazos para pagamento e a facilidade de solicitação. Comparado a qualquer outro empréstimo do mercado, não há como negar que é muito interessante.

Além disso, esse empréstimo vale a pena porque não te obriga a abrir mão do seu bem. Você o coloca como garantia, mas é assegurado de que poderá usá-lo até que realize os pagamentos regulares, quite o montante e cancele então a alienação.

São muitas vantagens em um processo só não é mesmo? Sendo assim, sem dúvida vale a pena!

Conclusão

Conclusão (Imagem: Economia Cultura mix)
Conclusão (Imagem: Economia Cultura mix)

Seja para limpar o nome, estudar uma nova profissão, regularizar as finanças, arcar com uma situação de saúde, fazer a viagem dos sonhos ou realizar investimento, um empréstimo é portanto uma opção bastante interessante.

Contudo, muitas pessoas não conseguem créditos por inúmeros motivos: nome sujo, baixo score, falta de comprovação de renda, número mínimo de parcelas para pagamento. Então, o empréstimo com garantia tem se tornado uma das melhores opções para essas pessoas.

Aqui você viu o que é esse tipo de crédito, como ele funciona, suas vantagens, cuidados ao solicitar e outras informações sobre as modalidades. Agora, é hora então de solicitar o seu e realizar seus objetivos.

Lembre-se de ter um bom planejamento para que o dinheiro não seja usado em vão e você veja a médio e longo prazo um resultado positivo dessa ação e dos pagamentos mensais. Continue conosco e acompanhe outros conteúdos que te ajudarão com as suas finanças!

10 empréstimos com as menores taxas de juros

Precisa de dinheiro urgente para limpar nome? Conheça os empréstimos com as menores taxas de juros para retomar as rédeas da sua vida financeira

Sobre o autor

Heloisa Trindade

Sou Heloisa Trindade, jornalista pelo DRT 1424/MS de Campo Grande, formanda em publicidade e propaganda pela Estácio de Campo Grande, redatora e produtora de conteúdo há 4 anos. Minha paixão por ler e escrever veio desde criança, por influência da minha mãe. Em meio a uma crise financeira, descobri que poderia usar a minha paixão para produzir renda e foi então que iniciei com meus primeiros blogs. Meu objetivo é entregar sempre conteúdos verídicos, de qualidade e informação aos nossos leitores.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Empréstimo Acordo Certo ou Empréstimo Empréstimo Itaú: qual o melhor?

Aprovação e liberação imediata, chances para negativados e muito mais. Decida entre o empréstimo Acordo Certo ou empréstimo Empréstimo Itaú!

Continue lendo
content

Como fazer a inscrição no Cadê Minha Casa 2022?

Confira o passo a passo completo da inscrição Cadê Minha Casa e saiba como é possível fazer parte do programa sem sair de casa!

Continue lendo
content

Conheça a conta Uber digital

Com a conta digital Uber, você tem repasses instantâneos das suas corridas e entregas e pode fazer transferências e saques. Confira aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar cartão Home Depot

Quer ter um cartão que te oferece descontos e condições especiais para sua reforma? Então, veja aqui o que é necessário e como solicitar o cartão de crédito Home Depot em poucos passos.

Continue lendo
content

STF vota em sua maioria pela ampliação de benefícios da Previdência Social

A revisão da vida toda foi aprovada no plenário físico por 6 votos a 5, e agora aguarda conclusão no plenário virtual, que deve ocorrer na noite do dia 08/03. Se finalizada, os segurados do INSS serão beneficiados com a ampliação de seus incentivos. Confira!

Continue lendo
content

Alta de juros e endividamento recorde fecha o ano de 2021

Ainda que 2021 tenha iniciado com taxa Selic em históricos 2%, ela encerrou a 9,25% no último encontro do Comitê de Política Monetária. Entretanto, crédito continuou crescendo, e comprometimento da renda da família brasileira atingiu percentuais recordes.

Continue lendo