Educação Financeira

5 dicas para limpar nome

Se você está com o nome sujo, chegou a hora de conseguir mudar essa situação. Elencamos 5 dicas para te ajudar a colocar sua vida financeira de volta nos trilhos. Confira!

Anúncios

por Heloisa Trindade

04/02/2021 | Atualizado em 24/12/2021

Descubra como limpar nome em 2021

5 dicas para limpar nome
5 dicas para limpar nome (Imagem: Banco de imagens)

Equilibrar a vida financeira e limpar nome é o sonho da maioria das pessoas e provavelmente é o seu. Mas, na maioria dos casos, a negativação no nome se torna a âncora que impede o barco de ganhar o mundo, não é mesmo? Se você está passando por isso, então saiba que tem solução.

A inadimplência no Brasil chegou a 40% na última pesquisa divulgada pelo SPC. Portanto, se você está nesse percentual, chegou ao lugar certo. Nesse post separamos as 5 melhores dicas para que consiga de uma vez por todas eliminar todas as dívidas e restabelecer sua saúde financeira.

Anúncios

Como saber se você está negativado?

O primeiro passo é saber se está negativado nos órgãos de proteção ao crédito (SPC e Serasa). Para isso, é preciso realizar uma consulta com seus dados pessoais em alguma empresa que tenha acesso ao banco de dados. A consulta pode ser feita diretamente na sede do SPC, Serasa ou na associação comercial da sua cidade.

Alguns lugares também fazem a cobrança de uma taxa a partir de R$ 20 por essa consulta. Mas somente com seus dados em mãos, será possível seguir o plano de tirar o CPF das proteções ao crédito.

Então, alguns sites que permitem a consulta são:

  • SPC Brasil
  • Serasa Experian
  • Consumidor positivo
  • Boa Vista SCPC

Como saber se meu nome está sujo?

Vamos te mostrar como saber se meu nome esta sujo, e outras informações úteis que irão ajudar nesse processo.

O que acontece quando seu nome está sujo?

O que acontece quando seu nome está sujo? (Imagem: Banco de imagens)

Uma pessoa fica com o nome sujo a partir do momento que recebe uma carta avisando da ação e não quita o débito em 10 dias. Assim, seu nome é inserido no banco de dados de inadimplentes. A partir dai, surgem então muitas consequências. Essas, podem atrapalhar em diversos fatores.

A partir do momento em que se tem o nome sujo, uma das opções abaixo ou todas podem acontecer.

  • Restrição ao crédito: O inadimplente fica restrito de solicitar créditos, financiamentos ou cartões de crédito;
  • Dificuldade de compra: Sabe aquela facilidade de abrir um crediário, comprar e pagar em 30, 60 e até 90 dias? Então, essa opção também é tirada de quem está com o nome sujo. Isso porque as lojas consultam o CPF e visualizam a inadimplência;
  • Juros altos: Como o acesso ao crédito é dificultado, se por ventura o cliente conseguir um empréstimo, pagará portanto um juros altíssimo;
  • Desemprego: Algumas empresas, em especial agências bancárias, deixam de contratar funcionários por possuir restrições em seu CPF;
  • Baixa do score: A pontuação de crédito baixa conforme a inadimplência aumenta.

Aqui, vale explicar que todas as ações acima acontecem porque o score está baixo. Trata-se portanto da pontuação que mostra a porcentagem de chance que tem de pagar seus débitos em até 12 meses.

Quanto mais próximo estiver do 100, mais facilidades terá, porque entende-se que tem mais chances de pagar em dia.

Anúncios

Confira a tabela:

  • 0 a 299 — grande possibilidade de ficar inadimplente;
  • de 300 a 699 — chance mediana de deixar as contas atrasarem;
  • de 700 a 1000 — mínima chance de ficar inadimplente.

Essa pontuação é portanto a base nacional de avaliação de crédito. Por isso é importante mantê-la alta. E para manter entre 700 e 1000, não pode ser negativo.

Por que limpar nome?

Por que limpar o nome? (Imagem: Pixabay)

Como mostrado acima, o nome de um bom pagador é a base para diversas ações financeiras futuras. Então, por mais que pareça claro, vamos reforçar aqui alguns motivos para que limpe seu nome:

  • Ter bom score;
  • Acesso facilitado a empréstimos;
  • Possibilidade de compras a prazo;
  • Facilidade de acesso a empregos bancários ou concursos;
  • Juros mais baixo;
  • Boa reputação na praça;
  • Chance de aproveitar boas oportunidades de aquisição;
  • Facilidade em financiamentos.

Não ter nada que impeça seu acesso aos serviços acima seria excelente não é mesmo? Por isso, é importante garantir seu nome limpo. Acompanhe então as dicas para alcançar essa liberdade.

5 dicas para limpar nome

5 dicas para limpar nome (Imagem: BV)

Nunca foi tão necessário ser disciplinado financeiramente como acontece hoje em dia. A sociedade consumista incentiva a compra, mesmo sem pensar se poderá arcar com o pagamento.

Contudo, o primeiro acesso a créditos, crediários e facilidades incentiva o costume de extrapolar, sem pensar no amanhã.

Por isso, o nível de endividamento e nomes com restrição tem aumentado quase 3% ao ano e não para de subir. Sendo assim, é importante aprender a limpar o nome, mas também é essencial aprender a mantê-lo limpo.

Uma vez descontroladas as dívidas, vem o desespero da negativação. Nessa hora então, o que mais interessa é retirar o nome dos órgãos de proteção ao crédito e voltar a ter acesso a serviços financeiros. Lembre-se que não existe fórmula mágica. Contudo, o que existe são dicas reais que te levarão em curto e médio prazo ao objetivo final. 

Então, veja as 5 dicas que além de te ajudar a retirar as restrições do nome, ajudarão a mantê-lo limpo!

Analise sua situação financeira

Então, o primeiro passo, antes de iniciar quaisquer procedimentos, é entender por completo sua situação financeira. Portanto, coloque na ponta do lápis todas as contas em atraso, as contas fixas, seu rendimento, a reserva de emergência e até o valor destinado à diversão. 

Você só será capaz de resolver uma situação se entender todas as vertentes. Então, lista todas as contas em atraso, com juros e correções. Depois liste os seus rendimentos mensais. Porntanto, elenque as suas contas fixas e a vencer, para entender o quão comprometida está sua renda. Por fim, detalhe sua reserva de emergência se possuir uma.

A partir desse ponto, com a ciência de toda a situação financeira, é hora de iniciar a ação para resolver de vez o problema da inadimplência!

Negocie suas dívidas para limpar nome

Tendo em mãos a listagem das contas em atraso, é hora de negociar as dívidas para enfim limpar o nome. Para isso, existem algumas possibilidades. Você precisa analisar a sua situação e então definir qual a melhor estratégia de negociação para você!

Renegociação

Esse processo acontece em contato direto com a empresa devedora. É possível solicitar então uma renegociação com parcelamento da dívida, desconto, novo prazo.

Assim, será possível resolver a situação com um passo mais fácil e mais rápido. Sendo assim, depois de pago a primeira parcela da renegociação, a empresa tem até 5 dias úteis para solicitar a retirada da restrição de seu nome.

Portabilidade de crédito

Essa modalidade, criada pelo Banco Central em 2013 é portanto uma excelente opção. Trata-se de uma forma de trocar uma dívida cara e com juros excessivos por uma dívida mais barata e mais fácil de ser paga.  

Com a  portabilidade, é possível então pagar a dívida de um banco que já está com muito juros e impossível de quitar e transferir para um novo banco.

Para isso, basta solicitar na instituição devedora um extrato de dívida com valor para quitação. A instituição é obrigada a fornecer em até 1 dia útil. Caso se negue, é possível então registrar na ouvidoria do Banco Central.

Depois disso, basta procurar uma nova instituição e solicitar o crédito eficiente para quitar a dívida. Assim, a instituição paga o valor e assume a dívida, tendo um juros menor e novas facilidades para pagamento. A medida é uma opção que melhora as condições de pagamento de uma dívida que restringe o nome.

Prescrição de dívida

Uma opção é deixar a dívida prescrever. Por lei, o nome pode ficar sujo por até 5 anos a partir da data de vencimento da conta. Então, caso não haja pagamento o valor é isento do pagamento e o nome é tirado das proteções ao crédito.

A opção é ideal para quem pode esperar ou quem já está próximo a ter a dívida em 5 anos de atraso. Depois disso, a empresa não pode mais cobrar judicialmente os valores devidos. Contudo, não espere todo esse tempo se houver condições de quitar.

Solicite um empréstimo

Uma das opções na hora de ajustar sua situação financeira e tirar o nome do SPC ou Serasa é buscar um empréstimo. Claro que tendo o nome restrito, as possibilidades são de difíceis a nulas. Porém, existem modalidades de crédito negativadas que podem te auxiliar nesse processo.

Aqui, a ideia é parecida com a portabilidade de dívida, já que o objetivo é trocar uma grande dívida por uma mais barata. Um empréstimo terá maior prazo, juros mais baixos e ainda possibilitará que pague todas as contas em atraso para que siga com as contas atuais somente.

Mas lembre-se então que, para investir nessa modalidade é preciso observar alguns quesitos.

Valor do montante

Você conseguirá um valor suficiente para quitar todas as dívidas? Caso a resposta seja não, você dará conta de arcar com o empréstimo e as outras contas? É preciso analisar, para não aumentar as dívidas e consequentemente a inadimplência.

Taxa de juros

Como diz o ditado: “Não adianta trocar 6 por meia dúzia”. Faça o cálculo da taxa de juros do empréstimo e veja se o valor final compensa, relacionado ao valor devido. Caso seja igual ou maior, é interessante evitar o crédito, já que no final das contas pagará o mesmo valor. A ideia é buscar diminuir a dívida.

Formas e prazos para pagamento

Observe também as formas e prazos que o banco fornece para pagamento das parcelas do empréstimo. Volte na lista de seus rendimentos e confira se será capaz de arcar com o compromisso. Caso a resposta seja não, evite fazer para não piorar a sua situação financeira.

Analisando esses fatores e percebendo a viabilidade, assuma o crédito e limpe o nome. Mas, se perceber que será prejuízo, é melhor esperar um pouco mais e ir pagando aos poucos, para não comprometer ainda mais a sua renda. Além disso, uma dica importante é não fazer nada no impulso. Pensar e planejar evita inúmeros imprevistos e complicações financeiras.

Pague as contas à vista para limpar nome

Aqui está então uma das dicas que além de te ajudar a alcançar o nome limpo, te auxiliará a manter a saúde financeira. Pagar as contas em dia garante inúmeros benefícios, mas o principal para quem está com restrições são os descontos na quitação dos débitos. Além disso, os benefícios do pagamento à vista são:

  • Aumento do score;
  • Facilidade de crédito;
  • Saúde financeira;
  • Gastar somente o necessário;
  • Menos juros;
  • Mais facilidades em compras;
  • Zero preocupações com compras ao final do mês;
  • Possibilidade de poupar e fazer render os recebimentos.

Comece uma reserva de emergência

A última dica então, mas talvez a mais importante aqui: Comece urgente a fazer uma reserva de emergência.  Quantas das contas que estão em seu nome negativas chegaram a esse ponto por imprevistos? Seja desemprego, doença, redução de salário, necessidades mais urgentes e outros?

A maioria das pessoas deixa de pagar as contas por algum imprevisto e não por simplesmente não querer pagar. Por isso, uma reserva de emergência serve para garantir os meses em que o “cinto apertar”. 

Faça um cálculo médio de quanto precisa gastar por mês para arcar com suas dívidas, depois faça um planejamento de quanto tempo pretende chegar a esse valor como reserva e comece guardar o valor estabelecido como meta.

Além de garantir que suas finanças não ficarão desreguladas, é possível melhorar a renda. Isso porque, é possível reservar em poupança, o que fará o seu dinheiro render. 

Bônus: Serasa Limpa Nome e Negociar Dívida Online

Serasa Limpa Nome e negociar dívidas online
Serasa Limpa Nome e negociar dívidas online (Imagem: Serasa)

Achou que tinha acabado? Pois temos um bônus para te falar de duas opções que serão aliadas na hora de renegociar suas dívidas em atraso. Confira abaixo sobre ambas.

O que é e como funciona o Serasa Limpar Nome?

Serasa Limpa Nome é um programa que te auxilia a negociar suas dívidas com mais de 100 instituições com descontos e facilidades. Com esse site você paga dívidas em modo turbo e tem o score disparado. Além disso, somente o Serasa Limpa Nome proporciona ofertas exclusivas com até 90% de desconto.

Na plataforma é possível realizar acordos e acompanhá-los, emitindo mensalmente os boletos de segunda via. Os usuários têm testado e aprovado por ser confiável, seguro e facilitado. É uma opção eficaz para quem precisa de auxílio.

O que é e como funciona o Negociar Dívida Online?

Negociar Dívidas Online é bastante próximo do site citado acima, porém é vinculado ao SPC, enquanto o acima é vinculado ao Serasa. Para usar e negociar dívidas em negativação basta seguir os passos:

  • Acesso o site;
  • Faça o cadastro ou login se já tiver acesso;
  • Confira a listagem de empresas que estão te oferecendo uma proposta;
  • Aceite as condições e seleciona a opção de pagamento e data;
  • Então, basta dar aceite no contrato e realizar o pagamento.

Fácil, rápido e eficiente, o site é uma iniciativa que facilitará portanto a regularização das suas finanças e o processo limpa nome.

Quantas dicas valiosas para conseguir limpar nome e manter as finanças em dia não é mesmo? Então, a seguir, conheça o empréstimo Itaú sem consulta ao SPC ou SERASA, uma excelente alternativa para quem busca então limpar nome.

Empréstimo Itaú sem consulta ao Serasa

Se você está precisando do empréstimo Itaú pessoal para arrumar a sua vida financeira, descubra agora mesmo como solicitá-lo. Boa leitura!

Sobre o autor

Heloisa Trindade

Sou Heloisa Trindade, jornalista pelo DRT 1424/MS de Campo Grande, formanda em publicidade e propaganda pela Estácio de Campo Grande, redatora e produtora de conteúdo há 4 anos. Minha paixão por ler e escrever veio desde criança, por influência da minha mãe. Em meio a uma crise financeira, descobri que poderia usar a minha paixão para produzir renda e foi então que iniciei com meus primeiros blogs. Meu objetivo é entregar sempre conteúdos verídicos, de qualidade e informação aos nossos leitores.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o cartão Buscapé

Descubra como funciona o cartão de crédito Buscapé. Ele não tem anuidade e possui cashback de até 2% nas compras. Clique e saiba mais sobre ele.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Ricardo Eletro

Descubra como fazer o pedido de solicitação do cartão de crédito das lojas Ricardo Eletro, uma das maiores empresas do Brasil.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão de crédito Spotify

Para solicitar o cartão spotify, é possível fazer totalmente online. Por isso, veja aqui quais são as formas para garantir o seu!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como ganhar dinheiro na internet de verdade em 2022

Ainda não sabe como ganhar dinheiro na internet de verdade? Leia o post abaixo e confira 7 dicas de trabalhos que tem dado bons resultados em 2022.

Continue lendo
content

Como abrir conta à ordem Atlantico Europa Basic

A conta à ordem Basic, do Atlantico Europa, é o plano de serviços bancários mais simples do banco, mas está longe de ter poucos benefícios. Conheça, no post abaixo, um pouco mais sobre ela e também como fazer a sua.

Continue lendo
content

Confira como ganhar bitcoin pela internet de maneira simples e divertida!

Ganhar bitcoins através de jogos online parece brincadeira, mas é uma realidade possível, e você também pode garantir uma porção da criptomoeda mais famosa do mundo! Veja como aqui.

Continue lendo