Auxílio Governo

Conheça o Programa CadÚnico

O CadÚnico é o programa que reúne todos os auxílios do governo. Ou seja, para receber qualquer auxílio social é preciso ter cadastro no CadÚnico. Continue a leitura e conheça mais!

Anúncios

por Leticia Maia

07/02/2022 | Atualizado em 09/06/2022

Conheça o CadÚnico: programa que integra os auxílios sociais

O Cadúnico é essencial para as famílias de baixa renda. Fonte: Governo Federal.
O Cadúnico é essencial para as famílias de baixa renda. Fonte: Governo Federal.

Se você conhece os programas sociais do governo, provavelmente já ouviu falar no CadÚnico. O Cadastro Único é basicamente o programa que reúne todos os auxílios do governo.

Como se inscrever no Programa CadÚnico

Saiba como se cadastrar no CadÚnico, programa do governo para reunir informações sobre as famílias de baixa renda.

Dessa forma, para receber qualquer um dos auxílios é preciso ter cadastro regularizado no programa CadÚnico. Além disso, o programa também é utilizado nos municípios para distribuir os benefícios sociais.

Sendo assim, no artigo de hoje vamos te mostrar como funciona o CadÚnico e também como se cadastrar. Leia e descubra!

Como se inscrever no Auxílio Gás

Se você quer receber o Auxílio Gás, leia este post e veja como se inscrever no benefício.

Anúncios

O que é o Programa CadÚnico?

Em primeiro lugar, o Cadastro Único é um banco de dados sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Sendo assim, o governo federal, dos estados e dos municípios utilizam essas informações na hora de implementar novas políticas públicas. Por exemplo, para participar dos programas de auxílio é preciso ter o cadastro no CadÚnico.

Nesse sentido, é recomendado que famílias de baixa renda que ganhem até 3 salários mínimos de renda mensal total, estejam inscritos no programa. Isso porque com esse cadastro o governo fica ciente da situação. Dessa maneira, pode incluir a família em diversos programas de auxílio social.

Para que serve o CadÚnico?

Em resumo, o CadÚnico funciona como uma base de dados para as famílias de baixa renda. Ou seja, é onde o governo tem acesso a cada grupo familiar em situação de pobreza ou extrema pobreza. Dessa forma, diversos programas do governo como o Auxílio Brasil pedem o cadastro no CadÚnico.

Como se inscrever no Auxílio Brasil

Agora que você já sabe o que é CadÚnico, fica mais fácil se inscrever no Auxílio Brasil. Leia este post e saiba como fazer isso.

Anúncios

Quem pode participar?

Saiba quem pode participar do CadÚnico. Fonte: Governo Federal.
Saiba quem pode participar do CadÚnico. Fonte: Governo Federal.

Para se cadastrar no CadÚnico é preciso estar dentro de uma faixa de renda. No entanto, existem alguns serviços que exigem o cadastro no programa. Sendo assim, também é possível se cadastrar mesmo não se enquadrando nos requisitos. Veja agora quais famílias podem participar do CadÚnico:

  • Possuem renda mensal por pessoal de até meio salário mínimo;
  • Ter renda mensal total de até três salários mínimos;
  • Estar vinculado a algum benefício que utilize o CadÚnico mesmo que tenha renda acima dessas.

Sendo assim, para participar do programa é necessário que o salário de todas as pessoas da família some três salários mínimos. Ou, então, metade de um salário mínimo por pessoa. Além disso, pessoas em situação de rua também podem se cadastrar. Seja uma pessoa ou um grupo familiar em situação de rua.

Quais os direitos que você tem no CadÚnico?

Basicamente, com o CadÚnico e atendendo aos requisitos sociais do governo, você pode ter acesso a diversos programas. Mas lembre-se que cada programa tem suas requisições específicas. Sendo assim, é preciso ver se sua família se enquadra em cada um. No mais, veja a lista de alguns dos benefícios que precisam do Cadastro Único:

  • ​​Programa Auxílio Brasil;
  •  Programa Minha Casa, Minha Vida;
  •  Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental;
  •  Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI​;
  •  Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais;
  • Carteira do Idoso;
  • Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
  • Programa Brasil Carinhoso;
  • Programa de Cisternas;
  • Telefone Popular;
  • Carta Social;
  • Pro Jovem Adolescente;
  • Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Passe Livre para pessoas com deficiência;
  • Isenção de Taxas em Concursos Públicos.

Por fim, o Cadastro Único é de uma grande relevância para o governo e a sua família. Isso porque é por meio desse banco de dados que você pode receber qualquer tipo de ajuda. Além disso, as informações ajudam os estados e municípios a entenderem qual a atual situação da sua população. Dessa forma, podendo abrir mais benefícios e programas de auxílios sociais.

Agora que você já conhece o programa CadÚnico saiba também como se inscrever no programa. Neste outro artigo, te mostramos o passo a passo. Confira!

Como se inscrever no Programa CadÚnico

Saiba como se cadastrar no CadÚnico, programa do governo para reunir informações sobre as famílias de baixa renda.

Sobre o autor

Leticia Maia

Estudante de jornalismo na UFSC, sempre foi apaixonada pela escrita. No meio da faculdade conheceu o marketing digital e se encantou. É produtora de conteúdo para blogs e redes sociais.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Auxílio Brasil Bloqueado: o que fazer para recuperar o benefício?

Você sabe o que fazer caso o seu Auxílio Brasil seja bloqueado? E por que isso acontece? Leia o artigo para entender melhor sobre!

Continue lendo
content

Auxílio Brasil pagamento extra de R$2.200

Veja como funciona o pagamento extra do Auxílio Brasil e se você está enquadrado entre os beneficíarios das parcelas extras. Confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o crédito pessoal da CGD

Precisando de um crédito para saúde, formação, viajar ou qualquer outra finalidade? Então, aproveite para descobrir o crédito pessoal multifinalidades CGD e veja como solicitar o seu.

Continue lendo
content

Como solicitar o empréstimo Credistar

Você conhece o empréstimo Credistar? Te contamos aqui como é possível conseguir dinheiro de forma fácil, sem burocracia e com os menores juros do mercado. Continue a leitura para conferir.

Continue lendo
content

Conheça o empréstimo com garantia de carro BMG

Conte com o empréstimo BMG com garantia de carro para colocar suas finanças em dia, realizar sonhos e diversas outras situações. Para saber mais, é só continuar a leitura!

Continue lendo