Dicas
Vazamento de dados: tenha cuidado com o seu CPF
Você sabia que alguns cuidados podem evitar o vazamento dos seus dados? Para isso, veja no post o que você precisa fazer para se proteger.
Anúncios
Como saber se o seu CPF foi usado de maneira irregular?
Está cada dia mais difícil confiar nossos dados a qualquer página da internet por causa do vazamento de dados. Principalmente, se pedirem informações suspeitas como CPF ou senha de algum cartão.
Dessa forma, a verdade é que a internet está cheia de golpistas e você deve pensar duas vezes antes de dar qualquer informação pessoal para qualquer um.
Sabemos então que o ano de 2021 já começou com um mega vazamento de dados no mês de janeiro, de modo que mais de 223 milhões de números de CPF foram divulgados nas redes. Desse modo, estimulando a população a verificar possíveis golpes virtuais e até mesmo reavaliar a forma como compartilha os seus dados.
Além disso, foram expostos indevidamente RG, data de nascimento, e-mail, endereço, número de celular e muitas outras informações sensíveis.
Por esse motivo, é importante você verificar constantemente se seus dados foram utilizados para golpes, pois quando se está atento a esses detalhes é provável que o problema seja resolvido cada vez mais rápido.
E hoje queremos te ajudar especificamente a lidar com problemas no seu CPF (Cadastro Pessoa Física). Continue com a gente e tire todas as suas dúvidas.
Como saber se o seu CPF foi usado por terceiros?
Existe então uma alternativa para quem está sofrendo com casos de golpes virtuais. Principalmente em casos mais complicados como os que envolvem bancos. Nesse caso, a vítima pode entrar em contato com o Banco Central através do site Registrato.
O Registro contra vazamento de dados funciona, portanto, como um sistema exclusivo do Banco Central que fornece o histórico de informações da relação de pessoa física ou jurídica com instituições financeiras e bancos.
Desse modo o Registrado permite descobrir, por exemplo, a abertura de contas bancárias (sejam elas ativas ou inativas), dívidas (em aberto ou líquidas) e envios de dinheiro para o exterior.
Ou seja, com essa plataforma você consegue acessar uma gama imensa de movimentações realizadas com o seu CPF. E a partir disso passa a identificar qualquer uso indevido do seu nome para alguma atividade financeira realizada por terceiros, por exemplo.
Para obter todas essas facilidades basta fazer o cadastro pelo aplicativo do banco no celular ou pela internet através do site. Para acessar o Registrato basta um credenciamento simples, e você já começa a tomar controle da sua situação em todas as instituições financeiras.
No próximo tópico vamos te mostrar o passo a passo de como fazer o cadastro no Registro de forma simples e sem complicações. Fique atento a todos os passos que vamos descrever pois só assim você conseguirá acessar o site com tranquilidade.
Como fazer cadastro no Registrato
Confira o passo a passo do cadastro:
1. Acesse o site do Banco Central e comece o credenciamento. Nesta etapa você vai precisar fornecer o seu CPF, data de nascimento e primeiro nome da mãe.
2. Nessa mesma página, informe um banco no qual tenha vínculo para que o cadastro seja validado.
3. Logo quando as informações forem comparadas, nesta etapa o sistema fornecerá uma frase de segurança que precisa ser copiada. Essa parte do processo é um pouco complexa então preste muita atenção para não errar.
4. Logo após copiar a frase, você vai precisar acessar novamente em outra página do seu navegador o site do Banco Central.
5. Após isso, quando estiver na página do banco, busque pela opção “Registrado” e clique em seguida. Nesse ponto você vai precisar colar a frase de segurança e logo após o sistema pedirá a senha de seis dígitos da conta corrente. Mas caso o usuário não realize esse procedimento em até 48 horas, o cliente deve acessar novamente o site do BC e gerar uma nova frase de segurança.
6. Após validar a frase de segurança no site, o usuário deve retornar ao site do Banco Central e concluir o cadastramento clicando no botão “Próximo” para evitar vazamento de dados.
7. No site do BC o cliente deve digitar novamente o CPF, a frase de segurança e selecionar a instituição financeira. Em seguida, a página pedirá para que informe um endereço de e-mail e crie uma senha de oito dígitos.
8. Após todos os procedimentos concluídos, agora basta rolar a página e clicar no botão “Concluir credenciamento”. Se caso o procedimento dê certo, aparecerá uma janela de pop-up com a opção “Acessar Registrato”.
Como fazer a consulta no Registrato
Essa então é a hora que você finalmente vai saber se os seus dados estão ou não sendo usados por terceiros. Confira como fazer a consulta do seu CPF no Registrato aqui e se proteger contra vazamento de dados:
1. Finalmente, então, concluído o cadastro, o cliente poderá entrar no site do Registrato e consultar o histórico de relacionamento com todas as instituições financeiras que têm vínculo. Para isso, basta usar o CPF e a senha que foram criadas anteriormente para fazer o login.
2. Nesta etapa, a página do Registrato irá te oferecer as opções “Meus endividamentos”, “Meus relacionamentos financeiros” e “Minhas operações de câmbio”. E em cada um desses painéis é possível que você gere um relatório detalhado com todas as informações sobre cada tema.
3. Em cada painel que você acessar é preciso que antes você aceite um termo de responsabilidade. Após aceitar os termos a tela exibirá todos os relatórios gerados nos últimos seis meses.
4. Se você preferir, pode baixar o relatório de operações cambiais em arquivo PDF.
Gostou das dicas? Essa plataforma é, portanto, de extrema utilidade para você que possui alguma desconfiança ou está recebendo cobranças indevidas em seu nome.
Não pague débitos que você não fez apenas para não esquentar a cabeça e se livrar o da dívida o quanto antes. Essas cobranças podem se tornar mais altas e cada vez mais recorrentes, por isso não deixe para resolver esse problema depois, priorize sempre a proteção dos seus dados.
Vazamento de dados: como evitar fraudes com seu CPF
Não há nada mais desagradável que receber uma cobrança de uma dívida que você não fez. Em um primeiro momento, você pode pensar que foi um engano, ou até mesmo pagar essa dívida para não entrar em problemas com o seu nome.
Porém, quando as cobranças seguem persistindo e você continua sem entender de onde saíram os valores, significa dizer que as coisas estão se complicando cada vez mais e não há pra onde correr a não ser buscar ajuda de profissionais e autoridades.
É basicamente então esse o pesadelo que vive uma pessoa que teve seu CPF sob posse de estelionatários e consequentemente submetido ao vazamento de dados. Por isso, tome muito cuidado a quem e onde você disponibiliza seus dados pessoais.
Não acredite em qualquer informação compartilhada sem fontes confirmadas e anunciadas no site oficial da empresa. Pois é a partir de uma notícia falsa como uma vaga de emprego, que um site malicioso usa da sua esperança de conseguir um emprego para coletar dados como seu CPF, RG, data de nascimento entre outras informações.
Mas pensando em evitar fraudes no seu CPF, separamos os 7 cuidados importantes que você precisa tomar para evitar esse transtorno em sua vida. Continue com a gente e acompanhe as dicas.
1. Mantenha seus documentos por perto
Muitos oportunistas ficam à espreita esperando que alguém tenha um descuido para roubar os seus documentos. Por isso, sempre que estiver em um caixa de uma loja, lotéricas, banco ou qualquer caixa eletrônico, não permita que levem seus documentos para longe de você de forma alguma.
Apenas em algumas situações, os atendentes podem pedir para conferir os seus documentos, mas mesmo assim não deixe que eles sejam levados para longe de você, para evitar o vazamento de dados.
Pois, nesse descuido algum malicioso pode roubar os seus dados ou até mesmo clonar o seu cartão de crédito. Por isso todo cuidado é pouco, desconfie sempre de atitudes suspeitas e não deixe de exercer os seus direitos.
2. Desconfie dos testes online
Se você ainda não conhece, fique sabendo que esses testes em sua grande maioria são maliciosos. Geralmente são muitos populares e viralizam facilmente na internet por possuírem temas de cunho sensacionalista.
A principal questão é que esses testes, na verdade, são muitas vezes iscas para ter acesso facilmente aos seus dados. Para isso fazem um informe que chame a sua atenção, sendo muitas vezes testes engraçados, exagerados, curiosos, mas que sempre pedem uma informação confidencial sua.
A verdade é que só estão interessados unicamente nas suas informações pessoais. Por isso sempre duvide do que vem fácil na internet. Fique de olho e não ceda às tentações de fazer todo teste que achar engraçado.
3. Cuidado com sites de compra
Antes de fazer qualquer compra online que seja, cheque a confiabilidade do site em que está navegando antes. Além disso, pesquise a reputação da loja, avaliação de outros clientes, atendimento do vendedor ou vendedora e etc.
Outra informação importante é você acessar o site da loja digitando o link no seu navegador e não apenas clicando num link que disponibilizaram pra você. Isso se deve ao fato de que links com redirecionamentos podem te encaminhar para sites corrompidos e que podem roubar os seus dados. Mas se você mesmo digitar o link oficial da loja que deseja acessar as chances de ser enganado por sites maliciosos é muito menor.
4. Atenção ao descartar cartões, documentos e contas
Nunca se sabe onde suas informações vão parar se você não as descartar da maneira correta. Algumas pessoas utilizam trituradores de papel para descartar documentos sem que sejam facilmente lidos por outras pessoas, que também servem para triturar cartões e materiais mais duros.
Mas, lembrando que você pode descartar seus itens confidenciais com a ajuda das próprias mãos e uma tesoura para não ter vazamento de dados. Então picote tudo o que for possível em muitos pedaços: cartões, contas antigas, documentos, essa prática evita que os seus documentos caiam nas mãos erradas.
5. Monitore o seu CPF
O Serasa Consumidor oferece um serviço que te informa através de um alerta a cada vez que houver uma tentativa de fraude com o seu CPF. Esse serviço possui um custo baixo e você tem a tranquilidade de garantir mais segurança ao seu documento.
Porém se você quiser fazer uma consulta rápida e gratuita é possível acessar o status do seu CPF na Serasa, lá você fica sabendo se há pendências no seu nome e tudo sobre a regularidade dos seus pagamentos.
Monitorar CPF: qual a importância disso para você?
Sabia que monitorar seu CPF é importante para proteger seus dados antifraude? Descubra como monitorar.
6. Cuidado com e-mails de alerta
Esse é um truque velho, mas que você precisa ficar atento para não se desesperar e cair nessa. Portanto, desconfie imediatamente após ver um e-mail em tom de alerta sobre uma dívida na sua caixa de entrada.
O ditado é claro “quem não deve, não teme”, portanto, se você não tem nenhuma dívida pendente, descante o e-mail, mas antes marque-o como spam para que não apareça novamente.
7. O golpe do prêmio
Atire a primeira pedra quem nunca recebeu um SMS alertando sobre um prêmio grande em dinheiro, mas que para recebê-lo você precisaria entrar em contato ou responder à mensagem com o número e senha da sua conta para “depositar” o dinheiro. Parece inacreditável, mas muitas pessoas caem nesse golpe.
Essa cilada é muito antiga e comumente usada para roubar dados, se caso você ceder suas informações, pode ter certeza que a fraude está feita. Por isso, tome muito cuidado antes de sair disponibilizando seus dados para qualquer um.
Então, você pode perceber o quanto é importante alguns cuidados para evitar vazamento de dados. Assim, você se protege e evita fraudes envolvendo o seu nome.
Como fazer consulta CPF na Serasa
Você sabe como consultar CPF na Serasa? É bem importante você obter informações sobre seu score de crédito, dívidas ativas e conferir se o seu nome está sujo. Saiba mais
Revisado por / Junior Aguiar
Editor(a) sênior
Em Alta
Como solicitar o cartão MeuPag
O cartão MeuPag não cobra anuidade e é perfeito para quem quer fazer compras nacionais e internacionais. Confira como solicitar o seu!
Continue lendoCartão Ton ou Cartão Acesso: qual o melhor?
Por que não optar por cartões baratos, com compras na modalidade crédito e pedido sem burocracia? Então, decida entre o cartão Ton ou cartão Acesso!
Continue lendoCartão Havan ou Cartão Americanas: qual escolher?
Um cartão oferece descontos, o outro, dá acesso a compras na loja e fora dela. Confira o comparativo entre cartão Havan ou cartão Americanas.
Continue lendoVocê também pode gostar
Conheça o cartão de crédito Travel Card R42
Veja aqui tudo o que precisa saber antes de ter o seu mais novo aliado em viagens dentro e fora da zona do euro: o cartão Travel Card R42.
Continue lendoQual a melhor opção de cartão de crédito banco digital?
Os cartões de bancos digitais podem ser bastante interessantes para quem busca mais autonomia nos processos financeiros. Quer saber quais são as melhores opções? Confira no post a seguir.
Continue lendoFinanciamento Balaroti ou Financiamento Caixa Construcard: qual o melhor?
Veja nosso conteúdo comparativo entre o financiamento Balaroti ou financiamento Caixa Construcard e descubra as principais características de cada um. Assim você poderá analisar prós e contras para decidir qual dos dois serviços é ideal para a reforma da sua casa!
Continue lendo