Cartões

Como usar cartão virtual

Se você não faz compras online por medo de digitar os dados do seu cartão em sites desconhecidos, vamos te ajudar! Leia este post e aprenda como usar o cartão virtual. Assim, poderá fazer compras online com tranquilidade e segurança.

Anúncios

por Aline Barbosa

Publicado em 28/11/2021

Aprenda a utilizar o cartão virtual que oferece mais segurança para as suas compras online

Então, como usar o cartão virtual? Fonte: Unsplash.
Então, como usar o cartão virtual? Fonte: Unsplash.

Sem dúvida, todos buscamos fazer nossas compras online com tranquilidade. Hoje em dia, alguns bancos disponibilizam uma forma mais segura de adquirir produtos pela internet, e você não precisa pagar nenhuma taxa para ter acesso a ela! Então, trouxemos um conteúdo especial para te ensinar como usar o cartão virtual. Dessa forma, você não precisa se preocupar com possíveis fraudes e pode aproveitar todos os benefícios deste serviço.

Atualmente, é muito comum as pessoas darem preferência para compras online ao invés de se deslocarem até um estabelecimento físico para obterem o mesmo produto. Os motivos são vários, desde falta de tempo até a possibilidade de consultar valores em diversas lojas diferentes com alguns cliques. Tudo isso no conforto do seu lar e em poucos minutos.

Porém, com a popularidade do e-commerce, aumentaram também os casos de fraude e clonagem de cartões de crédito. Por isso, o cartão virtual se tornou uma ferramenta essencial para fugir dessas dores de cabeça, oferecendo mais segurança para o consumidor efetuar suas compras. 

Mas, como funciona esse serviço? Pois bem, continue a leitura que vamos te explicar de forma simples como usar o cartão virtual. 

O que é e como funciona o cartão virtual?

Pois bem, o cartão virtual é uma espécie de espelho do seu cartão físico. Para ter acesso à ele, você precisa se certificar de que seu banco oferece esse tipo de serviço e, então, solicitar o desbloqueio através do internet banking ou do app. 

Então, você gera o cartão dentro do próprio aplicativo e ele é criado com uma sequência numérica, código de verificação e data de validade diferentes do plástico. Esse cartão está vinculado à sua conta bancária e compartilha do mesmo limite que o seu cartão físico, mas a diferença é que ele é descartável e só é válido para uma única compra. 

Mas, não se preocupe! Para usufruir novamente deste benefício em uma compra futura, basta acessar o app do seu banco e gerar outro cartão virtual. A sequência de números apresentadas nunca é a mesma, o que impossibilita os sites maliciosos ou ladrões de dados roubarem as suas informações.

7 opções de cartão de crédito com fácil aprovação

Conheça 7 opções de cartão de crédito com fácil aprovação para você escolher a melhor alternativa. Então, leia este post e escolha o seu!

Quais as vantagens do cartão virtual na hora das compras?

Mas, quais as vantagens do cartão virtual? Fonte: Unsplash.
Mas, quais as vantagens do cartão virtual? Fonte: Unsplash.

A principal vantagem do cartão virtual é a segurança que ele proporciona aos clientes. Isso porque você não precisa digitar as informações do seu cartão físico ao fazer suas compras, e não corre o risco de ter o produto clonado, ou de sofrer alguma fraude em um site suspeito. 

Além disso, você pode gerar quantos cartões quiser através do app de seu banco e ele não tem custo extra ou taxas de manutenção. Sendo assim, ele se torna até mais vantajoso do que o cartão físico para compras online. 

Como ele é vinculado ao seu limite de crédito, você não precisa se preocupar com gastos extras. Isso porque a cobrança vem na mesma fatura que as compras feitas em estabelecimentos com o seu cartão físico.

Então, se você quer assinar serviços de streaming ou pedir um delivery de comida, mas tem receio de digitar os dados do plástico, o cartão virtual é o serviço perfeito para você aproveitar todas essas praticidades sem preocupação.

Ademais, se você é cliente novo de um banco que oferece a opção de cartão virtual, você não precisa esperar o seu cartão físico chegar para começar a fazer suas compras. É só ativar a opção “cartão virtual” no app através do seu celular e começar a usar o seu!

Onde posso usar o cartão virtual?

Antes de mais nada, o cartão virtual é de uso exclusivo para compras online. Nesse sentido, você precisa ter crédito aprovado com o seu banco ou um cartão físico para poder aproveitar os benefícios desse serviço.

Então, você pode usar o seu cartão virtual em qualquer loja de e-commerce que aceite a bandeira na qual ele é emitido. Para verificar se o site em que você deseja fazer suas compras aceita o seu cartão, é só rolar a barra até o fim da página e observar as formas de pagamento disponíveis. 

Além disso, você também pode concentrar as assinaturas dos serviços de streaming, de transporte e de delivery de comida no seu cartão virtual. Como você tem acesso a todos os gastos através do aplicativo do banco, fica mais fácil gerenciar esses gastos.

Por fim, é importante destacar que o seu cartão virtual é apenas uma vertente do seu cartão físico. Então, você pode utilizá-lo em qualquer loja virtual ou serviço em que utilizaria o seu cartão tradicional. 

Como usar cartão virtual?

Mas, afinal, como usar o cartão virtual? Fonte: Unsplash.
Mas, afinal, como usar o cartão virtual? Fonte: Unsplash.

Primeiramente, você precisa se certificar de que o banco em que você possui o cartão físico oferece este tipo de serviço. Isso porque ainda não são todas as instituições financeiras que disponibilizam o cartão virtual para os seus clientes.

Então, é necessário gerar o cartão virtual através do internet banking ou do app. Acesse a sua conta com os seus dados e busque a opção “cartão virtual”. Logo em seguida, toque em “gerar cartão virtual” e aguarde o app finalizar a transação.

O próximo passo é simples e funciona da mesma forma como se você fosse utilizar o seu cartão físico. É só acessar o site em que você deseja fazer sua compra ou contratar algum serviço online, e ao finalizar o pedido, digite as informações que constam no cartão virtual que você gerou através do app. 

Após finalizar a compra, o valor é debitado do seu limite de crédito e o seu cartão virtual perde o uso. Então, para utilizar o serviço novamente você precisa gerar outro cartão virtual no aplicativo. 

Agora que você já conhece a funcionalidade de um cartão virtual, que tal aprender o que fazer em caso de clonagem do cartão físico? Então, leia o conteúdo recomendado abaixo e confira!

Cartão clonado: o que fazer?

Se você teve seu cartão clonado e não sabe o que fazer, veja aqui como resolver para ter seu dinheiro de volta e evitar dores de cabeça.

Sobre o autor

Aline Barbosa

Escritora e produtora de conteúdo para diversos assuntos, é apaixonada pela escrita e pelo novo. Sempre em busca de conhecimento, tem como objetivo transmitir o que aprendeu de forma leve e descomplicada.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Empréstimo pessoal online no carnê: entenda como funciona

Se você busca um empréstimo pessoal online com pagamento no carnê, no artigo de hoje vamos te mostrar como ele funciona. Confira!

Continue lendo
content

Empréstimo pessoal CBSS: o que é o CBSS?

Você já conhece o empréstimo CBSS? Não? Então continue a leitura, pois vamos te contar tudo sobre este empréstmo! Confira!

Continue lendo
content

Inesquecíveis: saiba quais são os 15 programas de televisão que marcaram os anos 90

Quer saber quais são os 15 programas de televisão que marcaram os anos 90? Se sim, então leia o nosso texto e mate a saudade deste tempo!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o Cartão Caixa Consignado

Quer solicitar um cartão consignado, mas não sabe qual escolher? O Cartão Caixa pode ser uma ótima opção, pois tem cobertura internacional e o serviço Check-up Lar. Confira!

Continue lendo
content

Cartão Neon com conta digital e solicitação 100% online

O cartão Neon é um meio de pagamento que não tem anuidade e, ainda, te dá acesso a uma conta digital sem custos de manutenção. Por isso, vale a pena conferir como ter o seu. Para isso, leia o artigo abaixo.

Continue lendo
content

Home Broker Nu Invest: como funciona

O Home Broker da Nu Invest é o espaço online, dentro da corretora, que permite investir em ativos de renda variável. Veja aqui suas vantagens e como comprar e vender ações pela ferramenta.

Continue lendo