Educação Financeira

15 livros sobre educação financeira

Os livros sobre educação financeira ajudam a entender melhor suas finanças e a tomar melhores decisões com o dinheiro. Confira nossa lista!

Anúncios

por Aline Saes

23/05/2021 | Atualizado em 27/05/2021

Aprenda sobre finanças em 2021

Aprenda sobre finanças em 2021
Aprenda sobre finanças em 2021

Dinheiro pode ser um assunto que muitas pessoas evitam, e chegam até a ter medo de falar sobre finanças. Pois tudo isso ocorre por conta da falta de conhecimento em finanças, e aquela ilusão de que o mundo financeiro é complexo demais, e que educação financeira é muito difícil. Mas nós sabemos alguns livros sobre educação financeira que irão mudar essa opinião!

Assim, criamos uma lista com 15 livros sobre educação financeira para lhe ajudar a se identificar mais com o mundo financeiro e começar a entender porque é preciso ter um bom controle, planejamento e entendimento das suas finanças pessoais.

Pois aprender com bons livros torna tudo mais simples e até divertido, não é mesmo? 

Então, que tal continuar sua leitura e entender tudo sobre os livros de finanças e sobre educação financeira? Vamos lá!

Anúncios

Por que investir em livros de educação financeira?

Primeiramente, você deve ter em mente como a falta de conhecimento sobre as suas finanças pessoais afeta diretamente a forma como você vive. Pois o descontrole financeiro leva a decisões ruins e uma má relação com o dinheiro.

Ou seja, quem não investe em educação financeira acaba caindo em dívidas muito mais facilmente do que quem tem mais conhecimento na área. Assim, as dívidas vão levando a um amontoado de estresse e problemas de saúde mental.

Ademais, quem não tem uma boa saúde financeira também tem sua saúde física em risco. Além disso, fica muito mais difícil conseguir estabelecer metas e planejar o seu futuro sem ter um bom entendimento das suas finanças, não é mesmo?

Mas é possível evitar tudo isso com uma boa dose de conhecimento das suas finanças! Assim, que tal contar com a ajuda de excelentes livros sobre educação financeira para isso?

Então, pense nos livros como uma forma de investimento em você, suas metas, objetivos e em prol da sua segurança financeira. Ou seja, é tempo que você investe para ter retornos ainda mais satisfatórios lá na frente!

Entretanto, é preciso saber escolher bem quais serão os livros sobre educação financeira em que você irá investir para aprender. Mas, se isso te preocupa, nós vamos lhe ajudar! Então, basta continuar com a gente e conferir a nossa seleção com os melhores livros que vão lhe ensinar sobre educação financeira de maneira prática e intuitiva.

Confira!

5 dicas para iniciar seu controle financeiro

Há algumas formas de se iniciar o planejamento financeiro, inclusive, aplicativos que poderão te ajudar nesse processo! Confira as dicas imperdíveis que separamos para vo

15 opções de livros sobre educação financeira

15 opções de livros sobre educação financeira
15 opções de livros sobre educação financeira

Que tal ter à sua disposição uma lista com os livros que vão lhe ensinar sobre educação financeira? Pois eles podem trazer grandes mudanças para a sua vida! Ademais, cobrem uma diversidade grande de assuntos e áreas no mundo das finanças.

Então, não deixe para depois. Comece ainda hoje a aprender sobre educação financeira, e os livros da nossa seleção abaixo podem lhe ajudar com certeza.

Assim, você vai criar um hábito de leitura que serve para os intervalos de lazer e relaxamento. Mas ao mesmo tempo estará investindo esse tempo para algo que vai lhe dar retorno nas suas finanças pessoais.

Então, vamos escolher ainda hoje um livro da nossa lista com as 15 melhores opções? Pois basta conferir abaixo e escolher o que se identifica mais!

Anúncios

O poder da educação financeira

Neste livro sobre educação financeira do autor Robert Kiyosaki você irá aprender como o conhecimento sobre as suas finanças tem o poder de mudar a sua vida. Assim, o autor quer incentivar o leitor a buscar informação, transformação e novas perspectivas de vida através da educação financeira.

O investidor inteligente

Esse é um livro sobre educação financeira bem antigo, com publicação em 1949 por Benjamin Graham. Mas este autor foi um dos maiores consultores de investimentos de sua época, e seu livro traz uma série de conceitos e estratégias de longo prazo para quem quer começar a investir.

Então, mesmo depois de tanto tempo, ainda continua uma boa opção de leitura para quem quer começar a entender melhor sobre educação financeira. Mas especialmente quem pretende começar a investir em breve.

Do mil ao milhão

Este livro de Thiago Nigro sobre educação financeira foi um sucesso. Pois ele traz uma estratégia para que você consiga atingir um patrimônio de 1 milhão. Assim, basicamente ele divide os seus conhecimentos no livro em três pilares principais:

  • Gaste bem;
  • Invista melhor;
  • Ganhe mais.

Ademais, o autor conta sua experiência pessoal com essa estratégia para mostrar ao leitor como é possível alcançar suas metas com educação financeira, dedicação e organização.

Me poupe!

Esse livro sobre educação financeira é de Nathalia Arcuri, uma ex-repórter de TV que largou tudo para criar o canal de youtube “Me poupe!”, que se tornou um dos mais populares no Brasil sobre finanças.

Aos 32 anos, Nathalia se tornou uma milionária, e em seu livro explica de forma simples e prática como alcançar a liberdade financeira. Mas tudo depende da sua dedicação e mudança de hábitos, pois muitas vezes somos nós que prejudicamos nossa saúde financeira.

Ademais, no livro você encontra:

  • Dicas e ensinamentos sobre investimentos;
  • Como poupar;
  • Definir metas e objetivos e atingi-los.

Como organizar sua vida financeira

Esse é um livro sobre educação financeira que tem como autor uma personalidade bem popular no mundo das finanças: Gustavo Cerbasi. Pois além de escritor ele também é professor, palestrante e consultor financeiro.

Assim, com esse livro de Cerbasi você irá aprender organização financeira pessoal, com todos os detalhe de um bom e eficiente planejamento financeiro. Ademais, ele trata de assuntos específicos como:

  • Cartão de crédito;
  • Financiamento;
  • Aposentadoria;
  • Impostos;
  • Entre outros.

O jeito Warren Buffett de investir

Neste livro você conhece os ensinamentos sobre educação financeira a partir da vida e experiência de Warren Buffet, um dos maiores investidores do mundo. Assim, confira a trajetória de Buffet, suas técnicas e estratégias, assim como os princípios básicos de como ele compra suas ações.

Aprenda a investir

Como o nome já indica, esse livro sobre educação financeira tem como objetivo principal ensinar ao leitor como começar a investir da melhor forma possível. Assim, tanto iniciantes quanto pessoas mais experientes podem se beneficiar deste livro.

Pois o autor Leandro Martins quer descomplicar o mundo dos investimentos, e apresenta termos técnicos e estratégias de investimento com linguagem acessível a bastante didática. Então, há seções do livro específicas para cada tipo de ativos de investimento, sobre economia no geral e atitudes para colocar seu dinheiro para trabalhar por você.

Os segredos da mente milionária

Um dos livros sobre educação financeira que mais se recomenda para quem quer mudar sua forma de se relacionar com o dinheiro. Pois o livro “Os segredos da mente milionária” é um dos best-sellers no nicho do mundo financeiro.

Assim, com essa leitura você vai receber uma série de dicas sobre:

  • Investimentos;
  • Decisões sobre a composição da sua carteira de aplicações;
  • Como pensam os milionários.

Pois com isso você conseguirá entender como é o conjunto de crenças que afetam nosso futuro financeiro. Assim, você poderá modificar essa mentalidade e adquirir modos de pensar e agir favoráveis à sua vida financeira.

Quem pensa, enriquece

Pois este livro é um dos mais antigos de nossa lista, e serve como uma boa obra para se inspirar e começar a criar suas estratégias com relação às suas finanças. 

O livro sobre educação financeira é de 1937 e é fruto de duas décadas de pesquisa a observação do autor, Napoleon Hill, em relação às atitudes das pessoas mais bem-sucedidas do mundo naquela época.

Assim, o livro traz as conclusões do autor sobre as similaridades entre estas pessoas ricas e bem-sucedidas. Para o autor, a maior semelhança estava na mentalidade e forma de ver o mundo, assim como na forma como agiam e tomavam decisões.

Então, o livro descreve as principais características dos ricos da época, e de que maneira é possível começar a tomar atitudes parecidas em nosso cotidiano. Para o autor, é possível desenvolver a mesma mentalidade destes ricos e bem-sucedidos que ele estudou.

A cabeça do investidor

Esse livro nos fala sobre educação financeira sob o ponto de vista da mentalidade investidora. Ou seja, como funciona o pensamento e as estratégias para tomar decisões dos investidores em geral.

Mas é um livro com foco maior na área de psicologia e psicanálise, e não tanto com relação a dicas e técnicas de investimentos em si. Assim, esse livro é uma boa fonte para quem quer mais conhecimento sobre as atitudes e mentalidades, principalmente quem já investe ou vai começar a investir.

Adeus, aposentadoria

Mais um livro sobre educação financeira de autoria do professor e consultor financeiro Gustavo Cerbasi. Com título chamativo, o autor busca mudar a visão dos leitores sobre a aposentadoria. Assim, ele ensina como podemos conquistar essa independência financeira sem depender do Governo ou de aposentadorias privadas para isso.

Então, através dos seus conselhos, Cerbasi irá fornecer ao leitor um plano de como administrar a sua riqueza, dicas personalizadas por faixa etária e tarefas para mudar seu ponto de vista.

O milionário mora ao lado

Mais um livro que quer te ensinar sobre educação financeira a partir dos resultados de uma análise dos hábitos dos milionários americanos. Assim, os autores Stanley e Danko estudaram os ricos dos EUA em fins da década de 90, e mostram a você quais as estratégias e a rotina dos ricos com o dinheiro.

Assim, você passa longe dos estereótipos e entende como funcionam as decisões de investimentos e como multiplicar o seu dinheiro como os milionários. 

Cartas a um jovem investidor

Mais um livro do professor e consultor financeiro Gustavo Cerbasi. Assim, em seu livro ele fala sobre assuntos como:

  • Planejamento familiar,
  • finanças para negócios;
  • economia doméstica
  • entre outros.

Inclusive, o autor tem uma série de outros best-sellers entre seus livros sobre educação financeira, que até já inspiraram filmes no Brasil. Então, que tal conferir todo o conhecimento sobre finanças que poderá adquirir com esse livro?

Doze meses para enriquecer

Neste livro de Marcus Silvestre sobre educação financeira, você encontra uma série de dicas e estratégias para que mude sua vida financeira em um ano. Ademais, o autor ainda fornece para o leitor uma série de ferramentas para ajudar nessa mudança de vida, como: 

  • planilhas, 
  • calculadora 
  • simuladores.

Trabalhe 4 horas por semana

Este é um livro sobre educação financeira com título chamativo. Mas, apesar de dificilmente o leitor aprender com o livro como trabalhar apenas 4 horas semanais e ficar rico, ele é uma boa fonte de informações sobre empreendedorismo e produtividade.

Assim, o livro pode te fazer pensar sobre sua relação com o dinheiro e com o seu tempo, e traz lições boas sobre como gastamos e trabalhamos. 

Agora, escolha entre os livros sobre educação financeira e entenda melhor o mundo das finanças!

Agora, escolha entre os livros sobre educação financeira e entenda melhor o mundo das finanças!
Agora, escolha entre os livros sobre educação financeira e entenda melhor o mundo das finanças!

Assim, chegamos ao final de nosso artigo exclusivo com as principais indicações de livros sobre educação financeira! Esperamos que seja útil para você dar aquele primeiro passo rumo a uma melhor relação com o dinheiro.

Ademais, esses livros vão fazer das suas horas de descanso momentos mais produtivos para melhorar o gerenciamento das suas finanças. Pois nunca mais a educação financeira vai ser um assunto que parece difícil ou assustador, já que com os conhecimentos dos livros você perceberá que pode ser bastante simples e divertido!

Então, agora é só escolher entre nossas dicas a que te atraiu mais, e começar a colocar as dicas e novos pontos de vista em prática. Assim, logo você vai sentir a diferença em sua vida financeira e no seu orçamento doméstico.

Mas não se esqueça: não adianta apenas ler, você precisa anotar, estudar e colocar em prática tudo o que aprender, certo? Boa leitura, e até mais!

10 melhores conselhos de educação financeira

A educação financeira te ajuda a criar boas metas e a lidar com suas finanças, mantendo ganhos sempre maiores do que os gastos. Entenda mais!

Sobre o autor

Aline Saes

Mestre em História Social pela USP. É escritora autônoma para variados assuntos. Sempre apaixonada pela escrita, tem como missão levar informação para as pessoas de forma simples e atrativa.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como manter o equilíbrio financeiro em 2021

Um bom equilíbrio financeiro é gastar menos do que se ganha. Tudo com educação financeira, planejamento e corte de gastos. Confira mais!

Continue lendo
content

O que é um consórcio de veículo e como funciona?

Se você tem o sonho de comprar um carro novo ou, ainda, de trocar de carro, conheça o consórcio de veículo e veja como ele pode te ajudar!

Continue lendo
content

Previdência Social: tire suas principais dúvidas!

Conheça mais sobre a Previdência Social e tire as suas dúvidas sobre como o programa funciona e que benefícios ele oferece para você.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como abrir conta à ordem Crédito Agrícola Super Jovem

A conta à ordem crédito Agrícola Super Jovem é a opção mais completa para os jovens de 18 a 30 anos cuidarem das suas finanças. Pois ela é gratuita, não tem montante de abertura e oferece cartão de crédito. Para saber mais sobre a conta, é só continuar a leitura com a gente!

Continue lendo
content

Conheça os 5 melhores cartões para acumular milhas aéreas

Você costuma viajar com frequência e gostaria de diminuir os custos? Ou seja, quer viajar gastando pouco? Então, confira aqui quais são os melhores cartões para acumular milhas.

Continue lendo
content

Como abrir conta na corretora de investimentos Ágora

Abra uma conta na corretora de investimentos Ágora e aproveite 3 meses de taxa de corretagem gratuitos, bem como comece a investir com apenas R$ 1. Para isso, basta acessar o site e preencher um formulário. Saiba como fazer isso aqui!

Continue lendo