Curiosidades

Se puder, evite: saiba quais são as 15 cidades mais perigosas do mundo

Quem é brasileiro, já sabe o quão difícil é viver na insegurança. O medo da violência invade o dia a dia e andamos sempre atentos ao que nos acontece ao redor. Usar o celular nas ruas? Só se tiver muita coragem ou for muito urgente para assumir o risco! Agora imagine como é o cotidiano nas cidades mais perigosas do mundo...

Anúncios

por Priscila de Cassia

30/10/2020 | Atualizado em 14/03/2021
Quem é brasileiro, já sabe o quão difícil é viver na insegurança. O medo da violência invade o dia a dia e andamos sempre atentos ao que nos acontece ao redor. Usar o celular nas ruas? Só se tiver muita coragem ou for muito urgente para assumir o risco! Agora imagine como é o cotidiano nas cidades mais perigosas do mundo…

No Brasil, é de conhecimento mundial a questão da insegurança que assola a nossa vida. Temos algumas das cidades mais perigosas do mundo, então sabemos o que é viver no medo e de estar sempre alerta. Tanto é que, quando alguém nos avisa sobre os furtos da Europa, por exemplo, brincamos que somos brasileiros. Ou seja, estamos calejados…

No Brasil, temos algumas das cidades mais perigosas do mundo, então sabemos o que é viver no medo e de estar sempre alerta.

Infelizmente, esta não é uma realidade única e exclusivamente brasileira. Outros países também se encontram nesta situação de insegurança, mas é inegável que é uma questão quase que característica da América Latina.

Para se ter ideia, dentre as 15 cidades mais perigosas do mundo, conforme o ranking disponibilizado pela revista Exame, só há duas fora deste continente: Estados Unidos, que fica na América do Norte, e a África do Sul. De resto, são todos latinos. Para saber mais a respeito, então leia o nosso texto!

Anúncios

15. Saint Louis (Estados Unidos)

Se lhe pedíssemos para chutar algum país que estivesse na lista das cidades mais perigosas do mundo, muito provavelmente você arriscaria diversos nomes antes dos Estados Unidos. Afinal, o país norte-americano é conhecido por todos por ser uma potência mundial e um dos lugares mais desenvolvidos do mundo, senão o mais.

Se lhe pedíssemos para chutar algum país que estivesse na lista das cidades mais perigosas do mundo, muito provavelmente você arriscaria diversos nomes antes dos Estados Unidos.

No entanto, nem tudo é o que parece e os Estados Unidos têm uma das 15 cidades mais perigosas do mundo: Saint Louis. Considerada a mais violenta do país, tendo uma altíssima taxa de homicídios (em 2014, foram 50 assassinatos para cada 100.000 habitantes), a cidade de St. Louis chama a atenção por este aspecto bastante negativo. Uma pena, já que o local é tão bonito e tem bastante potencial turístico!

14. Feira de Santana (Brasil)

Caso você seja um leitor assíduo do nosso blog, deve ter percebido que quase sempre há um local do nosso país nas listas aqui divulgadas, como foi o caso dos aeroportos mais assustadores ao redor do planeta. Dessa vez, não seria diferente, mas fato é que melhor seria se não fizéssemos parte deste texto. Isto porque o motivo não é nada bom para nós!

O Brasil possui algumas das cidades mais perigosas do mundo. Sim, isto mesmo que leu: algumas, a começar por Feira de Santana, município do estado da Bahia.

O Brasil possui algumas das cidades mais perigosas do mundo. Sim, isto mesmo que leu: algumas, a começar por Feira de Santana, município do estado da Bahia. Considerada a 14ª cidade mais violenta do mundo, conforme aponta a ONG Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal do México, Feira de Santana obteve tal classificação por ter registrado 63,29 homicídios para cada 100 mil habitantes. Para se ter ideia, há um acréscimo de mais de 25% de assassinatos se comparado com St. Louis.

Anúncios

13. Cancún (México)

Pois é, Cancún! Com certeza, você jamais iria imaginar que este destino mexicano tão querido pelos turistas brasileiros iria estar na lista das cidades mais perigosas do mundo, mas está. É de surpreender qualquer um mesmo, ainda mais porque pouco se fala a respeito do assunto.

Com certeza, você jamais iria imaginar que este destino mexicano tão querido pelos turistas brasileiros iria estar na lista das cidades mais perigosas do mundo, mas está.

Com uma taxa de homicídios de 64,47, Cancún entra, então, na lista dos lugares mais violentos do mundo. A maioria destes assassinatos foi realizada por organizações criminosas, em que batalhas entre grupos criminosos resultaram em crimes violentos em áreas frequentadas por cidadãos americanos. Inclusive, é frequente ocorrer incidentes com disparos que tem ferido ou matado pessoas. Ou seja, é bom ficar esperto quando visitar Cancún!

12. Belém (Brasil)

Quem nunca ouviu falar da comida paraense, não é mesmo? Esta gastronomia, que é uma das mais apreciadas pelo Brasil e mundo afora, colocou Belém na mira dos turistas ávidos por experimentar sabores tão únicos. No entanto, há um lado obscuro da capital do Pará que só quem coloca os pés nela consegue, de fato, dimensionar o tamanho do problema.

Há um lado obscuro da capital do Pará que só quem coloca os pés nela consegue, de fato, dimensionar o tamanho do problema.

Basta chegar em Belém que as recomendações são: “não ande a pé”, “não leve nada consigo” ou “não use seu celular na rua”. Os avisos são constantes, mas há uma justificativa: a capital está entre as cidades mais perigosas do mundo. A violência por lá virou cotidiano e seus moradores sobrevivem perante este caos. Infelizmente, é esta a realidade de um dos lugares mais incríveis para se conhecer no Brasil.

11. Cidade do Cabo (África do Sul)

Dentre todas as cidades do continente africano, você arriscaria dizer que a Cidade do Cabo, um dos destinos mais populares da África do Sul graças ao Table Mountain, é considerada a mais insegura de todas? É bem provável que não, mas ela está aí fazendo coro aos lugares inesperados desta lista.

A Cidade do Cabo, na África do Sul, está aí fazendo coro aos lugares inesperados desta lista das cidades mais perigosas do mundo.

Considerada um dos melhores lugares para viajar barato pelo mundo, a Cidade do Cabo possui essa triste realidade que, assim como Cancún, não fica escancarada para seus turistas. Todavia, mesmo diante deste cenário de insegurança, é válido visitar esta metrópole, pois ela lhe oferece ótimas experiências. Por exemplo, comer por lá em um restaurante de altíssima qualidade não te quebraria, como seria o caso de alguns por aqui.

10. Ciudad Bolívar (Venezuela)

Em décimo lugar das cidades mais perigosas do mundo, temos a primeira da Venezuela: a Ciudad Bolívar. Considerado o berço do país, este município é um daqueles que você quer passar longe só de ouvir falar, embora tenha muitos atrativos turísticos, como é o caso do seu centro histórico muitíssimo bem preservado.

Considerada o berço do país, a Ciudad Bolívar é um daqueles lugares que você quer passar longe só de ouvir falar, embora tenha muitos atrativos turísticos.

Hoje, a capital do estado de Bolívar conta com uma população de cerca de 350.000 habitantes, os quais vivem à mercê do medo. Isto porque, em 2017, por exemplo, a Ciudad Bolívar registrou um total de 209 homicídios. No ano seguinte, até o mês de fevereiro, já tinham 44 assassinatos para conta. Ou seja, é uma população inteira vivendo no caos e na insegurança.

09. Fortaleza (Brasil)

Já em nono lugar, temos a capital do Ceará na lista das cidades mais perigosas do mundo. Fortaleza, que é um destino turístico bastante procurado tanto pelos brasileiros como pelos estrangeiros, possui uma taxa de homicídios altíssima para os níveis mundiais e, por isto, está aqui. É de se assustar, não concorda?

Fortaleza, que é um destino turístico bastante procurado tanto pelos brasileiros como pelos estrangeiros, possui uma taxa de homicídios altíssima para os níveis mundiais.

Hoje em dia, não mais importa nem a hora nem a região, pois o sentimento de medo domina a população de Fortaleza, que vê crescer os casos de violência em toda a cidade. A insegurança é tanta que a cidade criou refugiados urbanos, isto é, famílias que se mudam do local onde vivem em busca de paz. Motivadas pelas ameaças de morte, estas pessoas deixam o local onde vivem, abandonando tudo o que haviam construído.

08. Natal (Brasil)

Mais uma cidade brasileira para a conta: Natal! Esta, que é considerada a cidade mais violenta do Brasil em termos de homicídios, é tão problemática que um estudo concluiu que 97% da população da Grande Natal não se sente seguro ao sair de casa. Uma lástima, tendo em vista que a capital do Rio Grande do Norte poderia ser um polo turístico bastante procurado devido às suas belezas naturais.

Natal, que é a cidade mais violenta do Brasil em termos de homicídios, é tão problemática que um estudo concluiu que 97% de sua população não se sente seguro ao sair de casa.

Quem realizou o estudo foi a Associação dos Delegados de Polícia Civil do RN (Adepol/RN) e IN-Pacta, incubadora da UFRN. Por meio da campanha “Eu Decido a Segurança do RN”, que coletou junto à população a impressão e o sentimento que se tem diante da violência, estas duas associações propuseram melhorias para a Segurança Pública. Esperamos que o governo as escute e que melhore a segurança da região de Natal, pois o local merece.

07. Guayana (Venezula)

Embora a Ciudad Bolívar seja a capital do estado, é a cidade de Guayana a mais povoada desta região da Venezuela. Com uma população de aproximadamente 1.100.000 habitantes na sua área metropolitana, ela é uma cidade planificada, sendo atualmente considerada a mais bem planificada da Venezuela e a segunda mais bem planificada da América.

Embora a Ciudad Bolívar seja a capital do estado, é a cidade de Guayana a mais povoada desta região da Venezuela.

Todavia, nem tudo são flores para a cidade de Guayana. Na sexta maior cidade da Venezuela, não há praticamente nada aberto após às 20h00 e há poucos carros circulando durante a noite. O motivo: as pessoas se recolhem cedo por conta da violência que assola a cidade. Nessa região, todo mundo teme as caminhonetes brancas, em geral usadas por membros de algum corpo armado do governo de Nicolás Maduro. São muitos os relatos de detenções arbitrárias, extorsões e execuções cometidas por essas forças de segurança.

06. Irapuato (México)

Localizada no centro do México, está Irapuato, uma das cidades mais perigosas do mundo. Conhecida internacionalmente pela produção de plantas e frutas, como morango, que é um produto de qualidade de exportação e amplamente distribuído por todo o mundo, poucos conhecem esta sua má reputação no que diz respeito à segurança do local.

Conhecida internacionalmente pela produção de plantas e frutas, como morango, Irapuato é considerada uma das cidades mais perigosas do mundo.

Com Irapuato, chegamos ao top 5 da nossa lista das cidades mais perigosas do mundo. E aí, você se arriscaria dizer quais outros municípios estão por vir? E será que vamos encontrar algum lugar brasileiro entre eles? A conferir!

05. Juarez (México)

Na fronteira do México com os Estados Unidos, está a quinta cidade mais perigosa do mundo: Juarez, no estado de Chihuahua. É uma das maiores cidades do país, contando com cerca de 2.6 milhões de habitantes na região metropolitana, incluindo a vizinha cidade de El Paso, no estado do Texas, Estados Unidos.

Na fronteira do México com os Estados Unidos, está a quinta cidade mais perigosa do mundo: Juarez, no estado de Chihuahua.

Classificada em 2009 como a mais violenta do mundo, desbancando até mesmo a cidade de Gaza na Palestina, muitos consideravam Juárez como sendo a “Faixa de Gaza mexicana”. No entanto, de lá para cá, muita coisa mudou e, felizmente, a situação de insegurança já não é a mesma nos dias de hoje. Embora ainda seja um lugar perigoso, Juárez conseguir reduzir o número de homicídios nos últimos anos e, por isto, ocupou o quinto lugar da nossa lista.

04. Victória (México)

Localizada ao noroeste do México, ficando a 246 km de Monterrey8 e 319 km da fronteira com os Estados Unidos, Ciudad Victoria é a capital do estado de Tamaulipas. Foi fundada como Villa de Santa María de Aguayo por José de Escandón em 1750, mas hoje possui este nome em homenagem ao primeiro presidente do México, Guadalupe Victoria.

Localizada ao noroeste do México, ficando a 246 km de Monterrey8 e 319 km da fronteira com os Estados Unidos, Ciudad Victoria é a capital do estado de Tamaulipas.

Curiosidades à parte, fato é que a capital do estado de Tamaulipas faz parte da lista das cidades mais perigosas do mundo, ficando em quarto lugar. Em 2010, por exemplo, a região ficou internacionalmente conhecida após o massacre de 72 imigrantes por supostos membros do grupo de narcotraficantes “Los Zetas“, além do desaparecimento de dois policiais. Na época, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) condenou o crime e pediu que o México adotasse medidas urgentes para investigar e fazer justiça, assim como para proteger os imigrantes.

03. Caracas (Venezuela)

Em terceiro lugar do nosso texto, está Caracas, a capital federal da República Bolivariana de Venezuela. Sede dos poderes que formam o Estado venezuelano, a cidade já foi considerada a mais violenta do mundo há dois anos, mas hoje sua situação é um pouco melhor perante os dois próximos lugares.

Capital da Venezuela, Caracas já foi considerada a mais violenta do mundo há dois anos, mas hoje sua situação é um pouco melhor perante os dois próximos lugares.

Com uma taxa de homicídios de 99,90 por cada 100.000 habitante, é inegável a magnitude da criminalidade em Caracas e, principalmente na Venezuela como um todo. Inclusive, é perceptível a insegurança que toma a cidade, uma vez que, depois das sete horas da noite, as ruas viram fantasmas porque as pessoas se protegem nos lares, uma vez que o governo venezuelano é ineficiente para proteger a vida e a segurança dos cidadãos.

02. Acapulco (México)

Se você já assistiu ao seriado Chaves, deve se recordar da cidade de Acapulco, no México. Isto porque, em um dos melhores episódios da série, a vila toda passa as férias no local, criando diversas cenas icônicas e hilárias. Pois bem, não à toa este destino mexicano ganhou uma imensa popularidade na rota turística mexicana.

Em Acapulco, não há um conflito armado tradicional, mas a cidade é atualmente afetada pela dinâmica brutal dos confrontos entre diferentes grupos do crime organizado.

No entanto, o que não mostra na televisão é a realidade violenta em que vive o balneário. Em Acapulco, não há um conflito armado tradicional, mas a cidade é atualmente afetada pela dinâmica brutal dos confrontos entre diferentes grupos do crime organizado que duelam pelo seu controle. Infelizmente, a violenta trouxe consequências humanitárias devastadoras para a população, dentre elas assassinatos, pessoas desaparecidas, sequestros, extorsão e recrutamento forçado de menores.

01. Tijuana (México)

No topo do ranking da ONG Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal do México, a cidade mexicana de Tijuana foi considerada a mais violenta dos quatro cantos do planeta, com taxa de 138,26 homicídios para cada 100 mil habitantes. Com isto, ela liderou nossa lista sobre as cidades mais perigosas do mundo e, sendo assim, encerramos o nosso texto.

No topo do ranking da ONG Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal do México, a cidade mexicana de Tijuana foi considerada a mais violenta de todas.

Agora que chegamos ao fim, fica o recado: se puder evitar estas cidades, evite! Não há dúvidas de que há muitos destinos turísticos entre elas, mas, com o mundo tão imenso que nem o nosso, precisa mesmo se arriscar a conhecer estes locais antes dos outros? Como diriam os mais velhos: “o seguro morreu de velho!”.

Sobre o autor

Priscila de Cassia

Formada em administração de empresas e auditora fiscal, é redatora freelancer desde 2016 para cultivar o seu hobby pela escrita e para fazer renda extra. Atualmente, escreve sobre vida financeira, cartões de crédito, milhas aéreas e viagens, além de curiosidades em geral.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como não pagar mais contas em atraso

Você acaba pagando suas contas em atraso e bagunçano todo o seu financeiro? Então, veja agora as melhores dicas para evitar esse problema

Continue lendo
content

Como solicitar cartão Eu quero grana

Quer aprender a solicitar o cartão eu quero grana com liberação rápida e segura? Então continue a leitura para aprender o passo a passo!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça a conta à ordem Atlantico Europa Plus

Para quem procura por uma conta que ofereça um serviço de banco online à distância completo e com mais vantagens, a conta à ordem Atlantico Europa Plus pode atender às expectativas. Veja aqui como ela funciona.

Continue lendo
content

É possível receber o Abono Salarial diretamente pelo Caixa Tem?

Todos os anos a Caixa Econômica busca maneiras de facilitar o acesso do trabalhador ao valor do Abono Salarial. Este ano, quem tem conta na poupança social digital Caixa TEM pode receber o benefício diretamente por lá! Entenda.

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito TudoAzul

Quer viajar e contar com descontos incríveis? Então você precisa conhecer o cartão TudoAzul, além do Programa de pontos TudoAzul, você também conta com 50% de desconto em cinemas e teatros.

Continue lendo