Listas

As 15 maiores organizações criminosas do mundo: conheça a história por trás delas

Quer conhecer a história por trás das 15 maiores organizações criminosas do mundo? Então leia o nosso texto e se surpreenda

Anúncios

por Priscila de Cassia

Publicado em 24/08/2020

Na mente das maiores organizações criminosas do mundo, não importa quem estiver na frente, pois o importante é garantir a si mesmo acima de tudo.

Seja família, amigos e companheiros amorosos, os membros destas gangues são extremamente capazes de agir em prol do ambiente em que vivemos ou em prol próprio, custe o que custar.

Na mente das maiores organizações criminosas do mundo, não importa quem estiver na frente, pois o importante é garantir a si mesmo acima de tudo.

Este grupo que, felizmente, é a exceção sabe muito bem o que tem que fazer para manipular os demais, usar as fraquezas alheias a seu favor e, em detrimento dos terceiros, obter um poder inestimável.

Tão inestimável a ponto de criar enormes facções criminosas.

Se este assunto é do seu interesse, então não deixe de ler o nosso texto.

Abaixo, listamos as 15 maiores organizações criminosas do mundo porque, pelo bem ou pelo mal, nós gostamos mesmo é dos vilões.

Anúncios

15. Nuestra Familia

Nascida em 1968 dentro de uma prisão no norte da Califórnia, nos EUA, a Nuestra Familia é uma organização criminosa meio americana meio mexicana.

Dentro da prisão, esta gangue controla o comércio de drogas e sexo, enquanto cultiva a fama de não perdoar ninguém, nem mesmo os próprios integrantes.

Nascida em 1968 dentro de uma prisão no norte da Califórnia, nos EUA, a Nuestra Familia é uma organização criminosa meio americana meio mexicana.

Considerada uma das maiores organizações criminosas do mundo, a Nuestra Familia é tão forte dentro de si que os membros da gangue fazem um pacto de que a organização deve ficar acima de tudo, inclusive da esposa e dos filhos.

Dentro da sua lógica, você deve sua fidelidade ao grupo até a morte, portanto, entregar um parceiro está completamente fora de cogitação.

As principais fontes de renda da Nuestra Familia estão relacionadas à distribuição de drogas tanto nos sistemas penitenciários, como nas comunidades locais.

Além disso, parte de sua receita provém de extorsão de distribuidores de drogas nas ruas.

14. Mara Salvatrucha

Também conhecida por MS-13, Mara Salvatrucha é uma gangue criada em Los Angeles, nos EUA, em 1980, cujo objetivo é proteger imigrantes da América Latina que entram no território americano.

Formada principalmente por salvadorenhos, este grupo atua não só no território estadunidense, como também na América Central, Espanha, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Alemanha e Canadá.

Também conhecida por MS-13, Mara Salvatrucha é uma gangue criada em 1980, cujo objetivo é proteger imigrantes da América Latina que entram no território americano.

Com mais de 50 mil membros, eles são particularmente conhecidos pela grande quantidade de tatuagens no peito e no rosto. Dentre elas, o símbolo “MS-13”, que pode estar tatuado inclusive na testa.

A lista das atividades ilícitas do Mara Salvatrucha é longa: vai desde contrabando de armas e venda de drogas até a assassinatos, intimidação de testemunhas e extorsão.

Para executá-las, não é incomum ver membros rondando escolas em busca de crianças para o crime.

Anúncios

13. Mungiki

Se as dimensões da MS-13 impressionam, então as de Mungiki vão deixar você de queixo caído.

Esta gangue que surgiu nas favelas do Quênia tem cerca de 100 mil membros, os quais são conhecidos por sua brutalidade e frieza.

Não à toa, Mungiki é considerada uma das maiores organizações criminosas do mundo.

Com cerca de 100 mil membros, os quais são conhecidos por sua brutalidade e frieza, Mungiki é considerada uma das maiores organizações criminosas do mundo.

Proibida em 2002 em razão da sua extrema violência, a seita dos Mungiki é acusada de ter decapitado dezenas de pessoas e pendurado suas cabeças em postes nas eleições presidenciais de 2007.

Isto porque esta gangue é uma forte opositora do governo queniano desde 1990 e, por meio da sua brutalidade, tentou amedrontar os eleitores e pressioná-los a votar em seus líderes.

Se isto já é cruel demais, saiba que a seita não para por aí.

Ela também é acusada a fazer seus integrantes praticarem a mutilação genital e, uma vez parte do grupo, só há uma forma de deixar a máfia: morrendo.

12. Cosa Nostra

Se você já assistiu ao filme “O Poderoso Chefão”, vai compreender perfeitamente sobre o que se trata a Cosa Nostra, uma das maiores organizações criminosas do mundo.

Com cerca de 250 mil membros, ela é uma máfia italiana, sendo uma representante fiel da mais tradicional sociedade secreta dedicada ao crime.

Se você já assistiu ao filme “O Poderoso Chefão”, vai compreender perfeitamente sobre o que se trata a Cosa Nostra, uma das maiores organizações criminosas do mundo.

A Cosa Nostra foi fundada na primeira metade do século XIX na Sicília, Itália, e o seu principal “código de honra” é a lei do silêncio – caso o quebre, isto significaria a sua execução.

Embora seja um grupo de crime organizado, esta máfia está ativa não apenas em vários campos ilegais, como também nos setores públicos.

Tamanho é o seu poder que, quando o governo decidiu acabar com a máfia, a Itália viu várias figuras importantes serem assassinadas.

Foram mais de 200 pessoas, entre elas promotores, chefes de polícia, juízes e políticos.

O atentado que mais causou comoção, principalmente da mídia, foi contra o juiz Giovanni Falcone. 

11. The Crips and The Bloods

Neste caso, não se trata de uma das maiores organizações criminosas do mundo, mas sim de duas: os Crips e os Bloods.

Apesar de terem sido originadas no mesmo lugar na mesma época (Califórnia, década de 1960), estas duas gangues são grupos rivais que estão envolvidos em mais de 5 mil assassinatos nos últimos 20 anos, além de infinitas ameaças, roubos e tráfico de drogas.

Neste caso, não se trata de uma das maiores organizações criminosas do mundo, mas sim de duas: os Crips e os Bloods.

No que diz respeito aos Crips, esta gangue foi fundada em Los Angeles, na Califórnia, em 1969 por Raymond Washington e Stanley Williams, dois afro-americanos de quinze anos de idade.

O que era inicialmente um grupo de jovens da vizinhança passou a ser uma das maiores e mais poderosas gangues de rua dos Estados Unidos, ultrapassando a marca 18.000 membros.

Já em relação à organização criminosa Bloods, ela também surgiu em Los Angeles, porém um ano antes, e hoje conta de 25.000 a 30.000 membros.

Enquanto os Crips são identificados por vestirem azul, os Bloods, por sua vez, vermelho. Além da cor, esta gangue também é reconhecida pelo seu símbolo com os dedos que forma a palavra “blood”.

10. Hell Angels

Se fosse aqui no Brasil, a Califórnia poderia pedir música no Fantástico.

Isto porque, além das duas maiores organizações criminosas do mundo que falamos acima, a região também foi berço do Hell Angels, o maior – e o mais polêmico – clube de motociclistas do planeta.

Além dos Crips e dos Bloods, a Califórnia também foi berço do Hell Angels, o maior – e o mais polêmico – clube de motociclistas do planeta.

E aí você deve estar se perguntando: por que este clube está nesta lista?!

Pois bem, o que você não sabe é que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos e o FBI os descrevem como um legítimo grupo do crime organizado.

O Hell Angels está fortemente associado a crimes como tráfico de drogas, roubo de mercadorias e extorsão.

No entanto, os seus mais de 250 mil membros alegam que eles são apenas uma equipe de motoqueiros entusiastas que se reúnem para organizar eventos sociais, captar de recursos, organizar festas e comitivas de motocicletas. Será mesmo?

09. Irmandade Ariana

A Irmandade Ariana é mais uma da série de organizações criminosas originadas de gangues de motoqueiros.

Fundada em 1964 na Penitenciária Estadual de San Quentin, na Califórnia, trata-se de uma quadrilha de supremacia branca e crime organizado dos Estados Unidos com cerca de 20 mil membros dentro e fora dos presídios

A Irmandade Ariana é mais uma da série de organizações criminosas originadas de gangues de motoqueiros.

De acordo com o FBI, estima-se que a Irmandade Ariana representa menos de 0,1% da população carcerária, mas é responsável por até 20% dos assassinatos no sistema penitenciário federal.

Isso se deve em grande parte pela política da organização que exige que cada novo membro mate um outro prisioneiro a pedido da máfia.

Hoje em dia, suas principais atividades ilícitas são roubo de veículos, assalto à mão armada, aluguel de matadores profissionais, tráfico de drogas e prostituição.

A sua atuação chegou a ficar tão grande que uma outra facção, chamada de Texas Syndicate, chegou a ser criada para proteger os presidiários hispânicos.

08. Cartel de Medellín

Quem assistiu à série Narcos da Netflix, cujo elenco contava com o ator brasileiro Wagner Moura interpretando o narcotraficante Pablo Escobar, entende muito bem a dimensão do Cartel de Medellín.

Inclusive, muito provavelmente, esta organização criminosa seja a que mais se tem notícias.

Quem assistiu à série Narcos da Netflix, entende muito bem a dimensão do Cartel de Medellín, uma das maiores organizações criminosas do mundo e a mais famosa dentre elas.

O Cartel de Medellín era uma rede de traficantes de drogas muito bem organizada, originária da cidade de Medellín, na Colômbia.

Criado por Pablo Escobar em 1972, esta organização chegou ao fim em 1993 quando o seu fundador foi encurralado e executado no dia 2 de dezembro do mesmo ano.

No auge, o Cartel de Medellín enviava cerca de 15 toneladas de cocaína por dia para fora das fronteiras colombianas, o que representava mais de US$ 60 milhões.

O volume era tanto que, na década de 1980, a exportação da droga chegou a superar a do café.

07. Los Zetas

O Los Zetas é outro cartel de drogas, só que dessa vez mexicano, sendo apontado como uma das maiores organizações criminosas do mundo.

O grupo, que foi formado em 1999, é conhecido principalmente por cometer crimes violentos na América Latina e por ter transformado o México num campo de guerra.

O Los Zetas é outro cartel de drogas, só que dessa vez mexicano, sendo apontado como uma das maiores organizações criminosas do mundo.

Diferentemente do Cartel de Medellín, o Los Zetas continua na ativa até o dias atuais e atua com tráfico de drogas, transporte ilegal de petróleo a partir de gasodutos e sequestros.

Para isto, a organização recruta ex-militares para empregar em suas operações as estratégias utilizadas no antigo emprego destes seus novos membros.

Além do envolvimento com ex-militares, o cartel é reconhecido como o mais violento de todos por cometer atrocidades como mutilação, decapitação, tortura, esquartejamento e exposição de suas vítimas em vias públicas.

Toda esta brutalidade tem um único fim: intimidar seus adversários e opositores.

06. Cartel de Sinaloa

Embora o Los Zetas seja uma das maiores organizações criminosas no território mexicano, há um ainda maior que ela no país: o Cartel de Sinaloa.

Considerado o maior cartel de drogas do México, o grupo é peça chave no negócio formado por produtores de drogas ilegais na América do Sul e no mercado norte-americano.

Embora o Los Zetas seja uma das maiores organizações criminosas no território mexicano, há um ainda maior que ela no país: o Cartel de Sinaloa.

Baseado em Culiacán, no México, o Cartel de Sinaloa foi fundado no final da década de 1980 por Joaquín Guzmán Loera, El Chapo, que começou sua carreira criminosa no Cartel de Guadalajara.

Hoje, é a maior organização das Américas e ocupa a quinta posição dentre as maiores do mundo.

Pelas contas estimadas das autoridades, estima-se que o Cartel de Sinaloa movimente cerca de US$ 3 bilhões por ano graças ao contrabando de cocaína, maconha, metanfetamina e heroína por via terrestre ou por túneis para os EUA – muitos pelo deserto do Arizona.

05. Ndrangheta

No nosso top 5 das maiores organizações criminosas do mundo, não podia faltar mais uma legítima máfia italiana.

Originada na região da Calábria, a Ndrangheta é a segunda maior máfia da Itália em movimentações financeiras, mas construiu sua fama ao estabelecer laços internacionais com cartéis de cocaína na América do Sul.

No nosso top 5 das maiores organizações criminosas do mundo, não podia faltar mais uma legítima máfia italiana: a Ndrangheta.

Considerada a máfia italiana mais poderosa por estar dentro das articulações do estado, a Ndrangheta controla a maior parte do mercado clandestino de drogas transatlântico que abastecem os europeus.

Estima-se que sua receita proveniente de atividades ilícitas seja mais de US$ 4,5 bilhões por ano.

Ao contrário das outras organizações mafiosas que possuem sistema piramidal de chefia, os grupos ‘Ndrangheta são baseados em famílias de sangue (chamam ‘Ndrine). Há em torno de 50 a 200 dessas famílias, totalizando aproximadamente 6.000 integrantes.

04. Camorra

Se Ndrangheta é considerada a máfia italiana mais poderosa da atualidade, Camorra está logo após ela.

Fundada possivelmente em meados do século XVII dentro de uma prisão na cidade de Nápoles, esta a organização criminosa é aliada à Máfia Siciliana e está presente também em países como França, Holanda, Romênia, Reino Unido, Suiça e Marrocos.

Se Ndrangheta é considerada a máfia italiana mais poderosa da atualidade, Camorra está logo após ela.

Ao longo do século, Camorra expandiu suas atividades e abarcou a política do país, firmando eleitorado entre a população mais pobre. Com o passar do tempo, a máfia foi se enfraquecendo, mas ela segue operando com base em antigos vínculos com governos locais.

No que diz respeito ao movimento financeiro, a Camorra é a mais lucrativa dentre todas as máfias italianas.

Só esta organização tem uma receita bruta anual de mais de 4,9 bilhões de dólares, a qual é fruto de atividades como extorsão, exploração sexual, tráfico de drogas e de armas de fogo.

03. Yamaguchi Gumi (Yakuza)

Eleita uma das gangues mais famosas mundo afora, a Yamaguchi Gumi é uma organização criminosa transnacional originária do Japão.

Apesar da incerteza sobre a sua origem, os yakuza derivam de duas classificações: dokai circle, aqueles que vendiam bens ilícitos, roubados ou de má qualidade; e os okada, aqueles que se envolviam ou participavam de jogos de azar.

Eleita uma das gangues mais famosas mundo afora, a Yamaguchi Gumi, mais conhecida como Yakuza, é uma organização criminosa transnacional originária do Japão.

As atividades da Yakuza referem-se a crimes como extorsão, jogos de azar e prostituição, mas sua principal fonte de renda é o tráfico de drogas.

Estima-se que ela seja a segunda organização que mais ganha dinheiro com esse tipo de atividade no mundo, ganhando cerca de US$ 6,6 bilhões por ano.

Os seus 500 mil membros são notórios por seus códigos de conduta estritos e natureza muito organizada, tendo uma grande presença na mídia japonesa.

Inclusive, parte de sua fama veio pelo fato da organização estar associada à violência e ao terror, praticando atos como a eliminação de laços familiares em favor da máfia, a amputação de dedos da mão e tatuagens talhadas pelo método mais doloroso possível.

02. Solntsevskaya Bratva

Obviamente, uma lista das maiores organizações criminosas do mundo não poderia deixar de citar uma gangue russa, não é mesmo?

No nosso caso, a escolhida foi a Solntsevskaya Bratva.

Obviamente, uma lista das maiores organizações criminosas do mundo não poderia deixar de citar uma gangue russa, não é mesmo?

Diferentemente da Yakuza, a Solntsevskaya Bratva possui uma estrutura descentralizada, o que torna difícil o grupo de ser desmantelado.

Com isto, suas operações vão ampliando ano após ano, assim como sua receita que chega na casa dos 8,5 bilhões de dólares só com o comércio de drogas.

Em termos gerais, a Solntsevskaya é composta por 10 brigadas semiautônomas que operam minimamente independentes umas das outras.

No entanto, o limite desta independência esbarra no conselho formado por 12 membros, os quais são responsáveis por reunir todos os recursos obtidos com atividades ilícitas e supervisioná-los para o melhor proveito da instituição.

01. Primeiro Comando da Capital

Por fim, não poderíamos finalizar o nosso texto sem citar uma típica organização criminosa brasileira, não é mesmo?

O Primeiro Comando da Capital (PCC) é uma facção que comanda rebeliões, assaltos, sequestros, assassinatos e narcotráfico.

Embora atue principalmente no estado de São Paulo, ela está presente em 22 dos 27 estados brasileiros, além de países próximos, como Bolívia, Paraguai e Colômbia.

Por fim, não poderíamos finalizar o nosso texto sem citar uma típica organização criminosa brasileira, não é mesmo?

Com cerca de 30 mil membros, sendo que só no estado de São Paulo são mais de 8 mil membros, o PCC é considerado uma das maiores organizações criminosas do país.

Inclusive, em julho de 2020, o grupo arquitetou um ataque ao banco, bem ao estilo da série La Casa de Papel, na cidade de Botucatu, interior de São Paulo, para recuperar a sua receita perdida após as apreensões de suas cargas com drogas.

Deste modo, o texto sobre as 15 maiores organizações criminosas do mundo chega ao fim com uma lição: na dúvida, não cruze com estes caras.

Sobre o autor

Priscila de Cassia

Formada em administração de empresas e auditora fiscal, é redatora freelancer desde 2016 para cultivar o seu hobby pela escrita e para fazer renda extra. Atualmente, escreve sobre vida financeira, cartões de crédito, milhas aéreas e viagens, além de curiosidades em geral.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Recomendador Senhor Panda – Conheça a conta Ame Digital

Já ouviu falar na conta Ame Digital? Totalmente gratuita e com cartão de crédito. Veja agora porque essa é a conta que você está procurando.

Continue lendo
content

Empréstimo + Fôlego ou Empréstimo Consignado Caixa: qual o melhor?

O empréstimo + Fôlego ou empréstimo consignado Caixa são opções de crédito com ótimas condições que podem ajudar você a sair do aperto financeiro. Confira!

Continue lendo
content

Empréstimo Caixa Consignado ou Empréstimo C6 Consig: qual o melhor?

Escolha entre empréstimo Caixa Consignado ou empréstimo C6 Consig. Os dois oferecem ótimas condições, vamos te mostrar neste artigo. Confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça a conta à ordem Novo Banco Serviços Mínimos

Aproveite para fazer transferências, levantamentos, pagamentos de bens e serviços, débitos diretos e depósitos com custos anuais muito baixos por meio da conta à ordem Novo Banco Serviços Mínimos. Confira, em seguida, como aproveitar essas e outras vantagens.

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Eskala

As lojas Eskala criaram o cartão de crédito Eskala para oferecer condições de pagamento melhores para os seus clientes. Dentre as suas vantagens podemos destacar o parcelamento sem juros e o desconto na primeira compra. Quer saber mais sobre ele? Então, leia este post e confira!

Continue lendo
content

Desempregados podem resgatar os R$1 mil do saque emergencial do FGTS?

O novo saque emergencial do FGTS foi liberado pelo governo e proporcionará o valor de R$1 mil para quem tem saldo nas contas ativas e inativas do Fundo. Mas, quem está desempregado também pode sacar? Confira!

Continue lendo