Curiosidades

Inesquecíveis: saiba quais são os 15 programas de televisão que marcaram os anos 90

Ah, os anos 90... Eles, com certeza, foram o divisor de águas para a televisão, popularizando de vez este aparelho que faz parte do nosso dia a dia. No entanto, nesta época, a relação com o telespectador era muito diferente da de hoje em dia.

Anúncios

por Priscila de Cassia

28/10/2020 | Atualizado em 02/07/2022

Relembre os principais programas que marcaram sua vida

Conheça os programas de televisão que marcaram os anos 90. Fonte: Pexels.
Conheça os programas de televisão que marcaram os anos 90. Fonte: Pexels.

Uma coisa é fato: se encontrar alguém com mais de 20 anos de idade, dificilmente encontrará alguém que não fale com saudosismo dos programas de televisão que marcaram os anos 90. Isto porque, nesta década, assistir à TV fazia parte do nosso cotidiano.

Há 30 anos, não havia o mainstream de hoje em dia, que se tornou tão popular graças à Netflix. Ficávamos praticamente restritos aos canais abertos, pois pagar pelos canais a cabo era proibitivo para a maioria das famílias dos brasileiros.

Assim, criou-se uma geração que passou parte de sua infância e juventude com o rosto colado na televisão. Não à toa, os programas que passaram nesses tempos ficaram para sempre na nossa memória. Então, que tal relembrar um pouco deles? Se sim, vamos nessa!

Anúncios

15 programas de televisão que marcaram os anos 90

Relembre os programas que marcaram os anos 90. Fonte: Pexels.
Relembre os programas que marcaram os anos 90. Fonte: Pexels.

1. Rá-Tim-Bum

Para começar o nosso texto sobre os programas de televisão que marcaram os anos 90, não poderia ser de outra forma que não fosse citando algo da TV Cultura. Afinal, se teve uma emissora que esteve presente em nosso cotidiano neste período, foi, sem dúvida, ela.

Dentre todos os programas da TV Cultura, um dos que mais marcaram a geração dos anos 90, senão o mais, foi o Rá-Tim-Bum, o programa infantil de conteúdo educacional. Exibido originalmente entre 1990 e 1994 e reprisado por vários anos, sendo a sua última vez no início de 2015, o Rá-Tim-Bum, sem dúvidas, inovou a programação infantil da época, ainda presa de fórmulas estereotipadas. Não à toa, ganhou vários prêmios, entre os quais a Medalha de Ouro no Festival de Nova Iorque.

Anúncios

2. Castelo Rá-tim-bum

Já que estamos falando do Rá-Tim-Bum, que tal relembrarmos de outro programa infantil consagrado, que foi fruto dele? Se sim, então bora falar do Castelo Rá-Tim-Bum, a telessérie infantojuvenil e educativa brasileira, produzida e exibida pela TV Cultura entre 9 de maio de 1994 e 24 de dezembro de 1997.

Considerado um dos melhores produtos audiovisuais da história da televisão brasileira, o Castelo Rá-Tim-Bum fazia um estrondoso sucesso com as crianças dos anos 90, que não tiravam os olhos da televisão para acompanhar as histórias e travessias do Nino, Pedro, Biba e Zequinha. Tanto é que esta geração cresceu e, em 2014, viu-se diante de imensas filas para ver de perto a exposição em comemoração aos 20 anos de estreia do seriado no Museu da Imagem e do Som (MIS), da cidade de São Paulo. Para se ter ideia, a exposição do Castelo Rá-Tim-Bum terminou somando a 410 mil visitas! Um número bastante impressionante, não é mesmo?

3. Mundo da Lua

O Mundo da Lua é mais um programa infantil da TV Cultura que, definitivamente, marcou os anos 90. Estreado em 1991, tendo quase 30 anos de história, este seriado foi um sucesso de audiência na época e até hoje faz parte das memórias afetivas da geração que acompanhou a vida de Lucas Silva e Silva, um garoto que ganha um gravador de seu avô paterno Orlando ao completar dez anos.

Com 52 episódios, “Mundo da Lua” mostrava o dia a dia de uma típica família de classe média paulistana da época, caracterizada por ter descendência europeia e possuir uma empregada doméstica nordestina, que trabalhava diariamente na casa.

Se analisarmos este cenário, é notável que, hoje em dia, a realidade seria outra: a casa seria um apartamento, a família contaria com uma faxineira que iria, ao máximo, duas vezes por semana e os avôs não morariam junto com os netos.

4. Bom Dia & Cia

Quem era criança ou tinha filhos nos anos 90, deve se recordar do programa Bom dia & Cia com a Eliana, o Computador Flitz e o boneco mega esquisito Melocoton, não é mesmo? Mas não é à toa! Este programa infantil fez a cabeça da garotada nesta época.

Impossível não ter uma memória afetiva ao lembrar da Eliana entrando no ar cantando uma de suas músicas. Por exemplo, não há quem tenha se esquecido do trecho “Põe a mãozinha pra frente, põe a mãozinha pro lado, põe a mãozinha pra frente, balanço ele agora, eu danço pop pop, eu danço pop pop, eu danço pop pop, assim é bem melhor”. Bons tempos que não voltam mais!

5. Chaves

Antes de começar o top 10 dos programas de televisão que marcaram os anos 90, vamos falar de um clássico: Chaves. Infelizmente, em 2020, o seriado mexicano deixou de ser exibido no SBT depois de 36 anos de exibição, deixando um legado de fãs entristecidos e desolados com a notícia.

Quem viveu esta época, vai responder com veemência que Chaves fez parte de sua história. Afinal, não havia quem não se encantasse com o humor bobinho e com muita inocência de seus personagens.

Não à toa, antes de sair do ar definitivamente, Chaves era um coringa do SBT: se era necessário ter algum “tapa-buracos” para a emissora garantir a audiência, o programa mexicano era a salvação dos problemas.

6. Disk MTV

Ah, a MTV…. Com certeza, a emissora de música, que era a descolada da época, ganhou diversos fãs e foi um divisor de águas para a popularização de diversas bandas. Sem ela, provavelmente muitos artistas não teriam alçando a fama como alcançou.

Dentre os programas da MTV, um dos que mais marcaram a emissora foi, sem dúvidas, o Disk MTV. Vários apresentadores estiveram à frente do programa, mas o rosto que o marcou foi o da VJ Sarah.

Para quem não se recorda, trata-se da seleção de 10 clipes de sucesso, os quais eram os mais votados pelos telespectadores para serem transmitidos no programa.

7. Xuxa Park

Falar dos programas de televisão que marcaram os anos 90 sem citar o nome da Xuxa, a eterna rainha dos baixinhos, é deixar uma parte importante do entretenimento da época de lado.

Por isto mesmo, o seu programa Xuxa Park está na nossa lista – e com muito mérito, diga-se de passagem.

Televisionado pela Rede Globo de 1994 até 2001, o Xuxa Park foi um programa infantil que reunia brincadeiras, números musicais e desenhos animados.

Em sua história, há um momento bastante inesquecível, porém preocupante: o dia em que o cenário ficou em chamas.

Em 11 de janeiro de 2001, nas gravações do programa, faltavam apenas cinco minutos para que Xuxa entrasse na nave, mas um curto-circuito provocou fogo, que se alastrou rapidamente pelo ambiente.

Felizmente, ninguém faleceu, mas, ainda assim, o trauma foi tanto que o Xuxa Park nunca mais voltou ao ar.

8. Em Nome do Amor

Em uma época que mal havia internet e, muito menos, o Tinder para fazer o meio de campo nos encontros amorosos, a solução era tentar a sorte no programa “Em Nome do Amor” do SBT.

Comandado pelo dono a emissora, tratava-se de um dos quadros do Programa Silvio Santos, sendo constituído de duas atrações principais.

A primeira delas era sobre um admirador secreto se declarava para seu afeto em rede nacional. Sim, bem ao estilo “carro de som”, que era uma demonstração de amor que fazia sucesso na época.

A outra era o quadro do Bailinho, em que um grupo de rapazes e moças ficavam se olhando através de binóculos azuis para depois dançarem com o pretendente.

No final, o casal era entrevistado pelo Sílvio Santos que sempre fazia a famosa pergunta “É namoro ou amizade?”. Nostálgico, não?

9. Porta da Esperança

Mais um programa do SBT, o que é bastante justo, pois não houve nenhum canal tão representativo para os anos 90 como a emissora do Sílvio Santos. Mas vamos ao que interessa:

Relembrar o Porta da Esperança, o líder de audiência exibido aos domingos entre 1984 e 1996.

Assim como “Em Nome do Amor”, o Porta da Esperança era um dos principais quadros do Programa Sílvio Santos.

Nele, o apresentador atendia grande parte dos pedidos dos seus telespectadores, que eram desde uma necessidade real ou desejos a até mesmo reencontrar alguém desaparecido.

Considerado o primeiro programa assistencialista da televisão brasileira, o quadro serviu e continua servindo como modelo para outros da televisão.

10. Você Decide

Já falamos do Você Decide no nosso texto sobre as 15 coisas que já têm 20 anos, mas não nos custa falar de novo deste programa que, com certeza, marcou os anos 90 e revolucionou a interação dos telespectadores com os canais de televisão.

Isto porque, para que não se lembra, tratava-se de um programa interativo, em que episódio contava uma história fictícia e cujo final era escolhido pelos telespectadores através de votações via telefone.

No Você Decide, uma das coisas que mais ficaram marcadas era, na verdade, os apresentadores, pois eram quase todos nomes de peso da Rede Globo.

Por exemplo, passaram pelo programas os os atores Antônio Fagundes, Lima Duarte e Tony Ramos, o qual apresentou o programa por maior período de tempo (de 1993 a 1998).

Com certeza, este é um dos programas mais saudosos dos anos 90!

Em quinto lugar da nossa lista de programas de televisão que marcaram os anos 90, temos o inesquecível Domingo Legal, apresentado por Gugu Liberato, que faleceu em 2019 de maneira trágica.

Concorrente direto do Faustão, que segue até hoje firme e forte na Rede Globo, este programa nos proporcionou diversos momentos inesquecíveis, boa parte em razão de seus quadros, como a lendária banheira do Gugu e Gugu na Minha Casa.

O sucesso do Domingo Legal era tanto que o Gugu se tornou o rosto de diversos brinquedos infantis. Por exemplo, quem aí não teve a Toca do Gugu, não é mesmo?

Enfim, com a morte precoce do apresentador, estes momentos, com certeza, farão parte para sempre da nossa memória.

12. Programa Livre

Atualmente no comando do programa Altas Horas, da Rede Globo, Serginho Groisman, na verdade, começou na emissora concorrente: o SBT.

De 1991 a 2001, completando 10 anos de história, o apresentador era o rosto do Programa Livre, um dos nossos programas de televisão que marcaram os anos 90.

Com formato bastante similar ao que é hoje no Altar Horas, o Programa Livre também contava com uma plateia composta por jovens, quase sempre estudantes.

No seu palco, eram realizadas entrevistas, shows, quadros humorísticos e gincanas de braço de ferro, imitações e piadas feitas com voluntários da plateia.

Ou seja, bem parecido mesmo com o programa atual do Serginho Groisman.

13. Topa tudo por dinheiro

Quem viveu os anos 90, sabe o quão impossível não ficar nostálgico com a vinheta “Silvio Santos vem aí, olê, olê, olá!”.

Afinal, dentre todos os programas de televisão que marcaram este período, não há, nesta lista, um que represente tanto como o Topa Tudo por dinheiro, comandado pelo Sílvio Santos.

Hoje em dia, o dono do SBT está envolto por várias polêmicas, muito por conta de suas piadas politicamente incorretas, mas, na década de 90, ele era um ídolo nacional.

Por mais tarde que o programa passasse, era difícil encontrar uma família brasileira que não se reunia aos domingos à frente da televisão para dar boas risadas com os quadros do programa, como, por exemplo, as câmeras escondidas e o “Vamos topar tudo por dinheiro no palco, vamos!”. Ah, quantas boas memórias!

14. Jô Soares Onze e Meia

Assim como o Sílvio Santos, outra personalidade dos programas de televisão que marcaram os anos 90 era o Jô Soares.

Aposentado desde 2016, quando encerrou o seu talk show Programa do Jô da Rede Globo, o apresentador começou sua carreira profissional como humorista para, somente anos mais tarde, ter um programa para chamar de seu.

No caso, o programa era o Jô Soares Onze e Meia, que ficou no ar de 1988 até 1999! Pois é, foram praticamente 11 anos de história e, neste período, diversas entrevistas que marcaram a carreira do apresentador, como, por exemplo, a do cantor Raul Seixas.

Esta, em especial, possui um dado curioso: foi a última entrevista dada pelo músico a uma emissora de tevê aberta, pois ele veio a falecer no mês seguinte.

15. Programa H

Por fim, para encerrar o nosso texto sobre os programas de televisão que marcaram os anos 90, vamos de Luciano Huck!

Quem aí não se lembra do início de sua carreira na emissora Band ao comandar o Programa H, exibido de 1996 a 1999, não é mesmo?

O programa do Luciano Huck começou inicialmente com uma proposta mais musical, porém, com o tempo, passou a apostar em jogos e maior interação com a plateia.

Com isto, surgiram a Tiazinha e Feiticeira, as duas assistentes de palco que revolucionaram este mundo.

O sucesso foi tanto que Huck assinou contrato com a Rede Globo para apresentar o programa Caldeirão do Huck, cujo primeiro episódio foi no dia 08 de abril de 2020. Como você sabe, ele segue firme e forte até os dias de hoje!

E assim, finalizamos o texto sobre os 15 programas de televisão que marcaram os anos 90. Quanta nostalgia, não?

20 brasileiros mais seguidos do Instagram

Que as redes sociais mudaram a nossa relação com as celebridades, isto ninguém pode negar. Então, conheça os digital influencers do Instagram.

Sobre o autor

Priscila de Cassia

Formada em administração de empresas e auditora fiscal, é redatora freelancer desde 2016 para cultivar o seu hobby pela escrita e para fazer renda extra. Atualmente, escreve sobre vida financeira, cartões de crédito, milhas aéreas e viagens, além de curiosidades em geral.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cartão PagBank ou Cartão Magalu: qual escolher?

Saiba tudo sobre o cartão Pagbank ou cartão Magalu que oferecem descontos, programa de recompensa e são internacionais. Confira!

Continue lendo
content

7 melhores opções de cartão internacional para negativados

Existem muitas boas opções de cartão de crédito internacional para negativados, desde Nubank até Inter, com benefícios. Confira nossa lista!

Continue lendo
content

Cartão Submarino ou Cartão Zencard: qual o melhor?

Está em dúvida de qual cartão de crédito é ideal para você? Conheça nosso comparativo entre o cartão Submarino ou Zencard e decida!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar a máquina de cartão C6 Bank

A máquina de cartão C6 Bank é uma ótima alternativa para quem quer mais mobilidade e facilidade em seus pagamentos. Além disso, quer saber como solicitar agora mesmo a sua máquina C6 Bank? É só continuar a leitura!

Continue lendo
content

Conheça o método de pagamento Samsung Pay

Com o Samsung Pay você tem uma carteira digital e pode pagar sem precisar de um cartão físico! Confira mais sobre esse método de pagamentos em nosso post.

Continue lendo
content

Cartão Méliuz ou Cartão Santander SX Universitário: qual escolher?

Afinal, cartão Méliuz ou cartão Santander SX Universitário? Qual é o melhor produto financeiro? Para saber essa resposta, leia o nosso post e confira!

Continue lendo