Curiosidades

Frio na barriga que fala? Veja quais são os aeroportos mais assustadores do mundo

Há pessoas que possuem um medo inexplicável de andar de avião. Quaisquer que sejam os motivos, quem somos nós para julgar, não é mesmo? Agora, imagine só estas pessoas encarando os aeroportos mais assustadores do mundo... Dá dó só de pensar!

Anúncios

por Priscila de Cassia

Publicado em 30/10/2020
Há pessoas que possuem um medo inexplicável de andar de avião. Quaisquer que sejam os motivos, quem somos nós para julgar, não é mesmo? Agora, imagine só estas pessoas encarando os aeroportos mais assustadores do mundo… Dá dó só de pensar!

Uma coisa é fato: até mesmo as pessoas que julgam não ter medo de andar de avião ficariam apavoradas ao ter que decolar ou pousar em um dos aeroportos mais assustadores do mundo. Afinal, estes locais são tão aterrorizantes que não há quem fique tranquilo diante deles.

Até quem não tem medo de andar de avião ficariam apavorado ao ter que encarar um dos aeroportos mais assustadores do mundo, como é o caso do Aeroporto Juancho E. Iraskin.

Existe de tudo o que você imaginar: desde pistas que estão em locais onde o avião passa a 10 metros acima da cabeça as pessoas a aquelas que são tão curtas que chegam a medir um décimo do comprimento do padrão. Sim, isto mesmo que você leu!

Agora você entende como é impossível não sentir frio na barriga ao estar diante dos aeroportos mais assustadores do mundo, não é mesmo? Mas calma que você os enfrentará só se quiser, pois agora chegou o seu momento de conhecer quem são eles. Assim, já sabe quais aeroportos irá passa bem longe!

Anúncios

10. Aeroporto Juancho E. Iraskin (SAB)

O primeiro da nossa lista dos aeroportos mais assustadores do mundo é o Aeroporto Juancho E. Iraskin (SAB), localizado na ilha holandesa do Caribe de Saba. Mas por que ele está aqui no nosso texto? Dentre diversas razões, a principal dela é o fato de possuir uma das pistas comerciais mais curtas do mundo – com apenas 400 metros de extensão.

O primeiro da nossa lista dos aeroportos mais assustadores do mundo é o Aeroporto Juancho E. Iraskin (SAB), localizado na ilha holandesa do Caribe de Saba.

Falando em comprimento, ele é um problema, mas o conjunto em que está inserido é que o torna gigantesco. Isto porque perigo surge devido à posição física do aeroporto, já que a pista está cercada por colinas de um lado e o oceano do outro. Inclusive, alguns aviadores experientes são de opinião geral que o Juancho E. Iraskin (SAB) é um dos aeroportos mais perigosos do mundo, apesar de nunca terem acontecido tragédias no local.

09. Aeroporto de Svalbard (LYR)

Construído durante a Segunda Guerra Mundial, o Longyear causa um misto de sensações em seus passageiros. No principal aeroporto de Svalbard, na Noruega, que é considerado um dos aeroportos mais assustadores do mundo, você não sabe se fica apavorado ou de queixo caído com tamanha beleza do local. Não há quem não se impressione!

Construído durante a Segunda Guerra Mundial, o Longyear causa um misto de sensações em seus passageiros, que não sabem se fica apavorados ou impressionados com a beleza do local.

Mas qual a razão de ser considerado perigoso? Bom, o principal fato é que ele possui pistas que foram construídas diretamente sobre uma camada de gelo permanente e espessa. No entanto, o que era seguro há um tempo, hoje já não é mais devido ao aquecimento global, que já está impactando negativamente o Aeroporto de Longyear. Tanto é que estudos mostram que em breve levará a uma séria distorção do caminho e, no futuro, o aeroporto terá que fechar.

Anúncios

08. Aeroporto de Barra (BRR)

Já pensou em ter que pousar em um aeroporto cuja pista desparece duas vezes por dia? Estranho, não é mesmo? Mas saiba que isto existe! Estamos falando do Aeroporto Internacional da Barra, também conhecido como Aeroporto Barra Eollgari, que está localizado na Escócia, no extremo norte da ilha de Barra, na baía de Trey Mkhor.

Já pensou em ter que pousar em um aeroporto cuja pista desparece duas vezes por dia? Estranho, não é mesmo? Mas saiba que isto existe!

O fenômeno acontece porque este, que é um dos aeroportos mais assustadores do mundo, usa a praia como pista, sendo o único a fazer isto nos quatro cantos do planeta. Por consequência, os horários de voo variam de acordo com a maré, já que, quando ela está alta, as pistas podem acabar no fundo do mar.

07. Aeroporto de Courchevel (CVF)

Localizado em Courchevel, uma estação de esqui nos Alpes franceses, o aeroporto que leva o seu nome é conhecido pelo mundo da aeronáutica por possuir uma das pistas mais curtas do mundo. Com apenas 537 metros de cumprimento, este aeroporto ainda tem o agravante de estar situado entre as montanhas, forçando os pilotos a pousarem o avião em um ângulo agudo para diminuir a velocidade.

Localizado em Courchevel, uma estação de esqui nos Alpes franceses, o aeroporto da cidade é conhecido pelo mundo da aeronáutica por possuir uma das pistas mais curtas do mundo.

Para completar, o Aeroporto de Courchevel não tem procedimentos de aproximação, o que torna os pousos impossíveis quando existe nevoeiro ou nuvens baixas. Somando isto ao fato de que está próximo a uma estação de esqui, ou seja, entre montanhas, o que pode atrapalhar e muito a visibilidade, não tem como negar que este é um dos aeroportos mais assustadores do mundo.

06. Aeroporto de Funchal (FCN)

Mais um aeroporto com pista curta para a conta! Cercado pelo oceano de um lado e por altas montanhas de outro, o Aeroporto de Funchal, na pequena ilha da Madeira, em Portugal, está localizado em um local onde as fortes rajadas de vento são constantes, aumentando o risco e turbulência e tornando os voos instáveis.

Cercado pelo oceano de um lado e por altas montanhas de outro, o Aeroporto de Funchal está localizado em um local onde as fortes rajadas de vento são constantes, o que o torna perigoso.

Um fato curioso sobre o Aeroporto de Funchal é que, além de ser um dos mais perigosos do mundo, ele foi renomeado para o Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo em 29 de março de 2017. Esta homenagem ao lendário jogador de futebol deveu-se ao fato de que o atleta nasceu na ilha. Interessante, não?

05. Aeroporto Internacional de Gibraltar (GIB)

Também conhecido como Aeroporto da Frente Norte, o Aeroporto Internacional de Gibraltar é um aeroporto civil, que serve o Território Britânico Ultramarino de Gibraltar. Considerado um dos mais perigosos do mundo, o motivo para isto é que a sua pista passa pela Winston Churchill Avenue – a estrada mais movimentada da ilha.

Também conhecido como Aeroporto da Frente Norte, o Aeroporto Internacional de Gibraltar é um aeroporto civil, que serve o Território Britânico Ultramarino de Gibraltar.

Pois é, é exatamente isto que leu! O que parece ser improvável você estar no seu carro dirigindo pela cidade e, de repente, um avião aparecer é plenamente possível em Gibraltar. Para se ter ideia, existem barreiras e sinais para controlar o movimento dos carros e eles têm que parar para esperar as aeronaves decolarem ou aterrissarem. Já pensou?

04. Aeroporto Internacional Princess Juliana (SXM)

Dentre todos os aeroportos mais assustadores do mundo, o Aeroporto Internacional Princess Juliana é, provavelmente, o mais conhecido por todos porque se tornou praticamente uma parada turística em Saint Martin. Isto porque os aviões chegam a passar de 10 até 20 metros acima da cabeça das pessoas que estão por ali, tomando um sol “tranquilas” na praia. Sim, tranquilas entre aspas porque é praticamente impossível ficar sossegado quando se tem um aeronave gigante passando por cima de você, não concorda?

Dentre todos os aeroportos mais assustadores do mundo, o Aeroporto Internacional Princess Juliana é o mais conhecido por todos porque se tornou uma parada turística em Saint Martin.

Considerado o aeroporto principal da ilha caribenha de Saint Martin, o Aeroporto Internacional Princess Juliana é extremamente próximo da beira da Maho Beach. Por isto, mesmo com a sua estrutura moderna, ele é tipo como um dos mais perigosos do mundo, pois, caso ocorra algum acidente por ali, a tragédia seria incalculável.

03. Aeroporto Internacional Toncontin (TGU)

Localizado a 6 km do centro de Tegucigalpa, Honduras, o Aeroporto Internacional Toncontin (também conhecido como Aeroporto Teniente Coronel Hernán Acosta Mejía) é considerado o segundo aeroporto mais perigoso do mundo. Mas motivos não faltam!

Localizado a 6 km do centro de Tegucigalpa, o Aeroporto Internacional Toncontin é considerado o segundo aeroporto mais perigoso do mundo.

Este aeroporto civil e militar fica situado em um vale cercado por montanhas, de modo que o piloto precisa fazer algumas curvas para evitar uma colisão. Além disso, a pista é bastante curta, sendo necessário parar o avião abruptamente, e é a mesma tanto para entrada como saída das aeronaves. E aí, encararia?

02. Aeroporto de Lukla (LUA)

Se o Aeroporto Internacional Toncontin (TGU) é considerado o mais perigoso do mundo, o Aeroporto de Lukla, que recebe os corajosos que desejam conhecer o Monte Everest de perto, é o número 01 neste quesito. Situado no ponto mais alto de uma montanha de 2,8 mil metros, sua pista tem 527 metros de comprimento, 20 metros de largura e inclinação de 11 graus.

O número 1 dos aeroportos mais assustadores do mundo é, sem dúvidas, o Aeroporto de Lukla, que recebe os corajosos que desejam conhecer o Monte Everest de perto.

Além disso, este aeroporto está entre uma enorme montanha que se eleva a 900 metros em uma de suas cabeceiras. Com isto, a aterrissagem torna-se difícil porque o piloto precisa navegar em terrenos montanhosos com ventos fortes que reduzem a visibilidade. Para complicar ainda mais, dispositivos de radar ou de navegação não funcionam no Aeroporto de Lukla, o que significa que não há controles modernos de tráfego aéreo. Ou seja, é um verdadeiro show de horror para os pilotos, sendo só os muito experientes aptos a fazer este voo.

01. Aeroporto de Santos Dumont (SDU)

Por fim, para finalizar o nosso texto sobre os aeroportos mais assustadores do mundo, não poderia faltar um brasileiro, não é mesmo? E o escolhido é o Aeroporto de Santos Dumont, localizado na cidade do Rio de Janeiro. Embora a vista seja espetacular, já que tem uma visão privilegiada do Corcovado, é inegável que dá um medo só de olhar para a foto do aeroporto. Veja só!

Para finalizar o nosso texto sobre os aeroportos mais assustadores do mundo, não poderia faltar um brasileiro e o escolhido foi o Aeroporto de Santos Dumont.

A aeroporto Santos Dumont, na Baía da Guanabara, tem uma das pistas mais curtas do Brasil, com apenas 1.323 metros de extensão. Se o avião não brecar, a parada será inevitavelmente no mar. Ou seja, na dúvida, é bom aprender a nadar!

Com este recado (quem avisa, amigo é!), chegamos ao fim de mais uma lista nossa. Espero que tenha gostado e fique atento no nosso blog porque há muitos mais textos interessantes para você! Até uma próxima.

Sobre o autor

Priscila de Cassia

Formada em administração de empresas e auditora fiscal, é redatora freelancer desde 2016 para cultivar o seu hobby pela escrita e para fazer renda extra. Atualmente, escreve sobre vida financeira, cartões de crédito, milhas aéreas e viagens, além de curiosidades em geral.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como aumentar o score com o Serasa Turbo

Aumentar o score com o Serasa Turbo é uma forma de elevar a sua pontuação e melhorar sua visibilidade no mercado. Leia este post e saiba mais.

Continue lendo
content

Conheça o empréstimo pessoal Inter Cash Pessoal

Com o empréstimo pessoal Inter Cash Pessoal, você consegue crédito para lidar com imprevistos do dia a dia de forma rápida. Leia mais aqui!

Continue lendo
content

Empréstimo Zema ou Empréstimo BV Financeira: qual escolher

Se você está na dúvida entre o Empréstimo Zema ou Empréstimo BV Financeira, veja aqui as comparações e tire suas dúvidas entre eles!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conta Santander Universitário + Cartão SX: o que precisa

Quer uma conta universitária que oferece diversos benefícios e um cartão de crédito internacional com possibilidade de isenção da anuidade? Então, leia este post e veja o que você precisa para abrir sua conta Santander Universitário.

Continue lendo
content

Profissões que não existem mais: descubra 5 profissões do passado

Com o avanço da tecnologia e as mudanças no sistema de trabalho, muitos empregos ficaram no passado. Então, confira aqui as profissões que não existem mais.

Continue lendo
content

Vale a pena investir em CDB com liquidez diária?

Você já conhece o CDB com liquidez diária? Esse pode ser um ótimo ativo da renda fixa para investir. Saiba mais em nosso artigo!

Continue lendo