Auxílio Governo

Como recorrer quando saque extraordinário não caiu na conta

O seu saque extraordinário não caiu na conta? Existem diversos motivos para isso acontecer. Leia este post e descubra o que fazer para receber o valor.

Anúncios

por Leticia Jordão

18/06/2022 | Atualizado em 19/06/2022

Saiba o que fazer quando o saque extraordinário não cair na conta

Confira as medidas que devem ser feitas para receber seu saque. Fonte: Pexels.
Confira as medidas que devem ser feitas para receber seu saque. Fonte: Pexels.

Antes de falar sobre o saque extraordinário não caiu na conta, é importante mencionar que neste ano a Caixa liberou uma funcionalidade chamada saque extraordinário do FGTS. A partir dele, os beneficiários conseguem sacar até R$1.000,00 do seu saldo no fundo.

Dessa forma, todas as pessoas que possuem um valor no seu FGTS, conseguem realizar o saque dele agora mesmo. Assim, você pode aproveitar essa parte do fundo para investir em seus projetos.

Como consultar FGTS

Confira neste post o passo a passo para consultar seu saldo no fundo!

No entanto, algumas pessoas vem reclamando que o saque extraordinário não caiu em suas contas. Essa situação pode trazer muita preocupação para quem contava com esse dinheiro.

Sendo assim, se você está passando por essa situação, confira no texto a seguir que medidas você pode aplicar quando o saque extraordinário não cai na sua conta.

Conheça o sistema do Cadúnico!

A partir dele você consegue acessar vários auxílios do governo! Conheça mais sobre neste post!

Anúncios

Saque extraordinário do FGTS não caiu na conta: o que fazer?

Saiba as principais ações a serem tomadas. Fonte: Pexels.
Saiba as principais ações a serem tomadas. Fonte: Pexels.

Por mais desconfortável e preocupante que essa situação seja, você pode revertê-la e receber o valor do fundo na sua conta. Para isso, é fundamental entender os principais motivos que fizeram com que o dinheiro não caísse na sua conta.

Estar com os dados cadastrados de forma errada no aplicativo do FGTS ou então ter o CPF negativado são algumas das principais razões que fazem muitos brasileiros não conseguirem acessar o fundo.

Abaixo, você conhecerá cada uma delas melhor e saberá o que fazer caso alguma delas seja o motivo de você não receber seu saque extraordinário.

Verifique se seu CPF está regular

Um dos primeiros itens que você deve conferir é a situação do seu CPF. Quem possui o documento em estado negativado, pode enfrentar diversos empecilhos para acessar serviços financeiros, como empréstimos, acesso a crédito e até abertura de conta.

E esse último serviço listado pode ser o que impede você de receber seu saque extraordinário. Isso acontece porque ao solicitar o saque do FGTS, o aplicativo cria uma conta automaticamente no Caixa Tem, caso o usuário ainda não o tenha.

Dessa forma, quem possui o CPF em uma situação não regular, pode sofrer problemas na abertura desta conta. Sendo assim, ela pode acabar não sendo aberta corretamente.

E quando isso acontece, o saldo extraordinário do FGTS que você solicitou pode realmente não cair na conta. Portanto, é interessante conferir a situação do seu CPF para assim conseguir realizar a abertura da conta no Caixa Tem sem maiores problemas.

Anúncios

O saldo do fgts pode estar bloqueado

Outro motivo que pode fazer com que seu saque extraordinário do FGTS não caia na conta é o fato do saldo estar bloqueado. Quando isso acontece, você não consegue retirá-los do FGTS e enviar para a sua conta no Caixa Tem.

Existem muitos motivos que fazem com que o saldo do FGTS fiquem bloqueados. Mas entre eles, as principais razões para isso são:

  • o saldo estar sob determinação judicial onde você não pode sacar;
  • o saldo precisar continuar na conta para garantir a antecipação do Saque- Aniversário, caso você o tenha solicitado;
  • o seu empregador pediu a devolução de um valor recolhido do seu saldo;
  • os seus dados estão errados.

Sendo assim, é interessante você saber se algum desses motivos podem estar bloqueando o saldo da sua conta do FGTS. Ou então, você pode tentar conversar com os canais de atendimento da Caixa para entender a sua situação.

Complemente seus dados cadastrais

Por fim, outro motivo que pode fazer com que o seu saque extraordinário do FGTS não caia na sua conta são os seus dados. Caso os dados adicionados no aplicativo do FGTS estejam incorretos, isso pode gerar problemas na abertura da conta no Caixa Tem.

Dessa forma, a sua conta pode não ser aberta, impossibilitando que o saldo do FGTS caia diretamente na sua conta da Caixa.

Para evitar isso, é necessário buscar atualizar ou complementar os dados cadastrados no aplicativo. Para isso, você pode ir até o aplicativo do FGTS, ir em Saque Extraordinário e clicar em confirmar ou complementar dados cadastrais.

Aqui, você poderá conferir todos os seus dados e ver se eles estão corretos. Caso estejam, você pode atualizá-los e até complementar alguns dados que estavam faltando. Após fazer isso, você pode clicar novamente em solicitar saque.

Ao finalizar esse processo, é necessário aguardar alguns dias para que o banco de dados do aplicativo consiga processar as informações passadas e atualizá-las no sistema.

Abrir e ativar conta Caixa TEM

Veja como ativar sua conta para receber o saque extraordinário. Fonte: Adobe Stock.
Veja como ativar sua conta para receber o saque extraordinário. Fonte: Adobe Stock.

Muitas vezes, o fato do saldo extraordinário não cair na conta se deve porque as pessoas não têm acesso a sua própria conta do Caixa Tem. 

Diversos brasileiros não criaram a conta do Caixa Tem. E isso pode causar confusão na hora de receber o saque extraordinário, já que ele é enviado para lá.

Quando as pessoas não possuem conta, mas solicitam o saque extraordinário, a Caixa cria de forma automática uma conta para você receber o dinheiro. Mas, para checar se o dinheiro caiu e até movimentá-lo, você precisa baixar o aplicativo e ativá-lo.

Para fazer isso, você pode seguir o seguinte passo a passo:

  1. Baixe o aplicativo do Caixa Tem que está disponível para Android e iOS;
  2. Abra o aplicativo e escolha a opção de criar conta para ativar a que foi criada automaticamente;
  3. Siga todos os passos e envie os dados solicitados de forma correta;
  4. Crie uma senha numérica de 6 dígitos que será utilizada para acessar a conta;
  5. Após realizar esse processo, volte para a tela inicial e entre na sua conta utilizando seu CPF e a senha numérica;
  6. Como é seu primeiro acesso, a Caixa enviará uma mensagem para o seu celular informando um código para confirmar a sua identificação;
  7. Adicione o código e acesse a sua conta.

Pronto! Agora a sua conta do Caixa Tem estará ativa e pronta para você consultar seu saldo e receber o saque extraordinário!

Caso você queira entender melhor o processo de abertura de conta na Caixa, pode conferir o nosso artigo abaixo!

Como abrir conta Caixa

Veja o passo a passo detalhado para abrir sua conta da Caixa!

Sobre o autor

Leticia Jordão

Olá! Sou formada em Marketing e acabei descobrindo minha paixão na área de produção de conteúdo! Hoje eu possuo experiência escrevendo sobre marketing digital e finanças pessoais onde sempre foco em entregar a informação que o público mais precisa.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Review empréstimo pessoal Agibank 2022

Neste review sobre o empréstimo pessoal Agibank conheça as características do serviço, vantagens, desvantagens e saiba como solicitar o seu.

Continue lendo
content

Como ser motorista da Lady Driver: confira os requisitos

Confira neste post como você pode ser uma motorista da Lady Driver e confira até quanto é possível receber por este aplicativo!

Continue lendo
content

Conheça o consórcio Disal

Com o consórcio Disal, adquira automóveis de vários modelos, com parcelas reduzidas e sem juros. Saiba aqui como funciona e solicite o seu!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Confira alguns aplicativos de receitas fitness grátis

Se você está buscando melhorar sua saúde e alimentação, existem diversos aplicativos com receitas saudáveis que são gratuitos. Assim, tudo o que você precisa fazer é acessar a loja de apps do seu smartphone e fazer o download. Veja algumas sugestões.

Continue lendo
content

Quanto custa transferir dinheiro do exterior para o Brasil?

Você sabe como receber dinheiro do exterior? Te contamos aqui as melhores maneiras de transferir dinheiro do exterior para o Brasil. Veja!

Continue lendo
content

Review cartão Carrefour Mastercard Gold 2021

Com o nosso review cartão Carrefour Mastercard Gold, você vai conhecer as principais características do produto financeiro. Além dos seus benefícios incríveis, como programa Mastercard Surpreenda, possibilidade de isenção da anuidade, cobertura internacional e muito mais. Confira!

Continue lendo