Dicas

Quais são os riscos do empréstimo consignado?

Os riscos do empréstimo consignado vão desde golpes até o desequilíbrio na renda mensal. Confira mais em nosso post e saiba evitá-los!

Anúncios

por Aline Saes

Publicado em 14/06/2021

Saiba mais sobre os riscos do empréstimo consignado

Saiba mais sobre o empréstimo consignado
Saiba mais sobre o empréstimo consignado

O crédito consignado é uma modalidade de crédito pessoal que pode facilitar, e muito, o acesso a empréstimos. Pois ele se baseia na possibilidade de pedir um empréstimo com menor risco de inadimplência, com pagamento de parcelas diretamente de sua folha de pagamento. Mas você sabia que existem alguns riscos do empréstimo consignado?

Assim, basta uma boa pesquisa, comparação e um planejamento financeiro bem completinho de suas finanças pessoais. Pois não queremos que o novo empréstimo possa gerar dor de cabeça, não é mesmo?

O crédito consignado, como dissemos, é uma modalidade de empréstimo pessoal que oferece menores taxas de juros e melhores condições de prazo para quitar sua dívida. 

Mas isso só é possível para quem é funcionário público federal, estadual ou municipal, aposentado e beneficiário do INSS, ou trabalha em uma empresa particular que possua convênio desse tipo com algum banco ou financeira.

Então, se você ficou com interesse, não se preocupe! Basta continuar com a gente e conferir em nosso artigo exclusivo tudo o que você precisa saber sobre os riscos de fazer um empréstimo consignado, além de entender maneiras de evitá-los.

Então, vamos lá?

Anúncios

5 riscos do empréstimo consignado

5 riscos do empréstimo consignado
5 riscos do empréstimo consignado

Ao realizar um crédito consignado, o cliente terá o valor da parcela do empréstimo descontado diretamente de sua folha de pagamento, ou do benefício recebido pelo INSS. Dessa forma, o banco tem uma garantia muito maior de pagamento e enfrenta riscos bem menores de inadimplência por parte do cliente.

Portanto, ao contar com menores riscos, o banco ou a financeira poderá oferecer ao cliente um contrato com condições de empréstimo muito mais vantajosas! Por exemplo, as taxas de juros caem e o prazo para pagamento da dívida total será muito maior do que em outras modalidades de empréstimo pessoal.

Porém, pode ocorrer de um cliente estar com dificuldades de continuar quitando seu crédito consignado com aquele banco ou financeira específico. Assim, existem alguns riscos do empréstimo consignado que devemos levar em consideração.

Então, que tal conferir quais são 5 desses riscos a seguir? 

Quais as vantagens do empréstimo consignado?

Quando se fala em empréstimo consignado você sabe o que é? Como funciona? Como conseguir? Quais as vantagens? Confira!

Comprometer renda mensal

Há uma porcentagem máxima ideal para que você consiga solicitar um empréstimo consignado em relação ao valor total da sua renda mensal. Assim, só é possível receber um empréstimo que não comprometa mais de 35% da sua renda mensal líquida.

Então, mesmo que exista esse limite é importante não arriscar comprometer tanto a sua renda mensal. Pois você cai no risco de receber um valor muito menor para seu orçamento doméstico, o que pode te prejudicar bastante.

Em suma, avalie bem a sua renda antes de realizar qualquer contratação. Ademais, tenha sempre em mente os riscos do empréstimo consignado ao comprometer tanto a sua renda mensal, ok?

Anúncios

Pagamento vinculado à folha de pagamento

Ao realizar um crédito consignado, o cliente terá o valor da parcela do empréstimo descontado diretamente de sua folha de pagamento, ou do benefício recebido pelo INSS. 

Dessa forma, o banco tem uma garantia muito maior de pagamento e enfrenta riscos bem menores de inadimplência por parte do cliente.

Portanto, ao contar com menores riscos, o banco ou a financeira poderá oferecer ao cliente um contrato com condições de empréstimo muito mais vantajosas! Por exemplo, as taxas de juros caem e o prazo para pagamento da dívida total será muito maior do que em outras modalidades de empréstimo pessoal.

Porém, esse pode ser mais um dos riscos do empréstimo consignado. Pois pode ocorrer de um cliente estar com dificuldades de continuar quitando seu crédito consignado com aquele banco ou financeira específico.

Taxas de juros fixas

Pois, ao contrário de um financiamento, o empréstimo consignado conta com taxas de juros fixas. Ou seja, o valor total da dívida não aumenta com o passar do tempo. 

Então, preste atenção a contratos de empréstimo consignado que coloquem valores de saldo devedor aumentando ao longo do tempo, e um valor final mais alto do que o crédito que solicitou. Pois esse é mais um dos riscos do empréstimo consignado.

Assim, leia bem todas as condições de um contrato antes de assinar qualquer coisa, e se proteja desse tipo de enganação!

Limite para gastos

Pois existe a “margem consignável”. Ou seja, quem solicita um empréstimo consignável possui um limite máximo mensal que todas as parcelas dos seus créditos podem ter. Atualmente, essa margem é de 35%. 

Assim, um dos riscos do empréstimo consignado é você ficar sem essa margem e assim não conseguir realizar mais nenhuma nova operação de crédito. 

Golpes de empréstimo consignado

Pois existem muitas pessoas mal intencionadas por aí, esperando qualquer oportunidade para aplicar golpes em quem está vulnerável necessitando de um empréstimo. Ou seja, os golpes são mais um entre os riscos do empréstimo consignado.

Assim, para se precaver desse tipo de situação, tenha as seguintes dicas em mente:

  • Desconfie sempre de quem pede pagamentos antecipados de alguma taxa;
  • Jamais aceite a intermediação de pessoas que se dizem garantidoras da conclusão do empréstimo, apenas autorizados pelo Banco Central do Brasil;
  • Nunca assine nada antes de ler todos os termos do contrato e tirar todas as suas dúvidas sobre as condições que encontrar ali;
  • Não forneça senhas de cartões e nem da sua conta bancária a ninguém. Pois empresas sérias jamais irão precisar dessas informações!

Então, viu só quantos são os riscos do empréstimo consignado? Assim, que tal aprender agora como evitar essas situações e assim fugir de muita dor de cabeça ao solicitar um empréstimo?

Pois continue sua leitura e confira nossas dicas a seguir!

Como minimizar os riscos do empréstimo consignado?

Como minimizar os riscos do empréstimo consignado?
Como minimizar os riscos do empréstimo consignado?

Existem muitas formas de evitar todos esses riscos do empréstimo consignado. Ademais, elas são surpreendentemente simples! Assim, basta alguns cuidados a mais e algumas mudanças de atitude antes, durante e após a solicitação do empréstimo consignado.

Então, que tal continuar com a gente e conferir nossas dicas para evitar maiores problemas com o seu empréstimo consignado? Vamos lá, é bem simples!

Verificar a credibilidade da instituição

Pois pode parecer óbvio, mas muitas pessoas não conferem da maneira correta a credibilidade da instituição financeira credora antes de solicitar um empréstimo consignado. Assim, acabam caindo em golpes!

Então, antes de qualquer coisa tome as seguintes atitudes:

  • Nunca confie em financeiras que ligam e oferecem condições de empréstimo muito abaixo do mercado;
  • Sempre solicite as credenciais da credora e o registo da mesma no Banco Central do Brasil para atuar no mercado financeiro;
  • Não realize empréstimos com empresas de reputação duvidosa e difíceis de encontrar, com muitas reclamações ou pouco conhecidas pelas pessoas.

Assim, ficará mais difícil de você cometer um erro e acabar caindo em golpes, ou contratando um empréstimo consignado com péssimas condições. Ademais, não corre o risco de levar um calote e não receber o crédito que solicitou, apenas tendo os seus dados pessoais roubados.

Fazer simulação e comparação antes de contratar

Muito importante quando o assunto é qualquer produto ou serviço financeiro: sempre pesquise muito e realize simulações antes de contratar! Ou seja, entre nas plataformas digitais das diferentes instituições financeiras e simule online o empréstimo consignado que deseja.

Ademais, existem plataformas especializadas em comparar os diferentes empréstimos e condições. Assim fica muito mais fácil entender qual é o melhor crédito e condições de taxas para você.

Então, a probabilidade de cair em um dos riscos de golpe do empréstimo consignado ficarão muito menores! Em suma, somente através de simulações e comparações você terá certeza de estar levando as melhores condições no contrato de empréstimo.

Portanto, nunca deixe de pesquisar e simular muito antes de contratar!

Elaborar um planejamento financeiro para pagamentos

Os riscos do empréstimo consignado podem até ser menores do que em outras modalidades de crédito pessoal. Entretanto, é preciso fazer um bom planejamento financeiro da mesma forma.

Assim, se organize antes de solicitar qualquer tipo de consignado em seu nome. Pois é preciso considerar o seu orçamento familiar, o quanto será descontado da sua renda mensal, e se os seus gastos essenciais não vão acabar sem fundos para pagamento.

Então, realize um bom planejamento financeiro e peça empréstimo consignado consciente dos riscos, com maior controle da sua capacidade de pagamento.

Agora, tenha os riscos do empréstimo consignado em mente antes de solicitar o seu!

Assim, lembre-se sempre de que o consignado pode ser um dos empréstimos mais seguros entre as diferentes modalidades de crédito pessoal. Entretanto, ele não está livre de riscos. E como mostramos, existem alguns riscos e formas bastante simples de evitar essas dores de cabeça!

Então, tenha bastante cuidado antes, durante e depois de solicitar o seu crédito, e fique livre de todos os riscos do empréstimo consignado!

Assim chegamos ao final de nosso artigo exclusivo sobre o consignado e seus possíveis riscos. Ademais, agora você já sabe quais são as pequenas atitudes que podem fazer toda a diferença durante a pesquisa e o processo de solicitação do seu empréstimo consignado.

Agora é hora de anotar tudo e pedir o seu crédito com segurança! Então, esperamos que agora seja mais fácil e simples conseguir crédito consignado de maneira prática e segura. Até mais!

Cuidado com golpes de empréstimo para negativados

A internet está cheia de sites mal intencionados e golpes de empréstimos. Por isso, é preciso ter cuidado ao solicitar empréstimo para negativado online. Confira aqui!

Sobre o autor

Aline Saes

Mestre em História Social pela USP. É escritora autônoma para variados assuntos. Sempre apaixonada pela escrita, tem como missão levar informação para as pessoas de forma simples e atrativa.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como se inscrever e receber Auxílio Gás

O Auxílio Gás pode ser uma grande ajuda para as famílias brasileiras. Saiba neste artigo como se inscrever para receber o benefício!

Continue lendo
content

Cartão Ponto Frio ou Cartão Casas Bahia: qual o melhor?

Você quer produtos com descontos, mas está em dúvidas sobre a melhor escolha? Decida entre Cartão Ponto Frio ou Cartão Casas Bahia aqui!

Continue lendo
content

Empréstimo Bom pra Crédito ou empréstimo SIM: qual o melhor?

O empréstimo Bom pra Crédito ou empréstimo SIM têm as menores taxas de juros do mercado e podem te ajudar a realizar seus sonhos. Conheça aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o cartão de crédito Decathlon

O cartão de crédito Decathlon oferece ótimas condições de pagamento para os clientes da marca. Além disso, você pode usufruir de um bom Programa de Cashback. Quer saber mais? Então, leia este post e confira!

Continue lendo
content

Clientes da Conta Global C6 Bank agora podem efetuar retiradas gratuitas nos caixas eletrônicos da Chase

Com o objetivo de oferecer cada dia mais vantagens aos seus clientes, o C6 disponibilizou a isenção das tarifas de saque para os seus clientes da Conta Global que efetuarem retiradas nos caixas eletrônicos da Chase. Confira mais aqui!

Continue lendo