Educação Financeira

Você conhece o seu perfil financeiro?

Perfil financeiro é um fator essencial para entender como você se relaciona com o dinheiro e define metas e objetivos. Clique e saiba mais!

Anúncios

por Aline Saes

Publicado em 23/03/2021

Descubra qual o seu perfil financeiro

Descubra
Descubra

Muitas vezes você já deve ter ouvido falar em quão importante é ter um bom planejamento das suas finanças pessoais, certo? E com certeza você já deve ter lido antes que é essencial entender qual é o seu perfil financeiro. Mas você realmente sabe o que é um perfil financeiro e como descobrir o seu?

Pois se você respondeu não, esse artigo é ideal para você! Pois aqui reunimos todas as informações necessárias para que você saiba tudo sobre o perfil financeiro e como ele pode fazer toda a diferença na sua organização financeira.

Assim, quem descobre o próprio perfil financeiro consegue criar estratégias de controle de gastos, investimentos, consegue planejar melhor viagens ou poupar dinheiro. E aí, viu só como é importante que você descubra o seu perfil financeiro?

Então, não deixe de ler tudo o que reunimos sobre isso neste artigo. Confira, a seguir!

Anúncios

O que é perfil financeiro?

O que é?
O que é?

Basicamente, o seu perfil financeiro se baseia na forma como você se relaciona com o dinheiro. E certamente você já deve ter até feito uma análise do perfil de pessoas próximas como amigos e familiares, identificando quem é mais gastão ou mais mão fechada, certo?

Então, isso é o que chamamos de perfil financeiro. Mas, claro, de uma maneira menos simplificada para poder entender de maneira específica quais são as suas relações com o que entra e sai da sua conta todos os meses e anos. 

Ou seja, para traçar o seu perfil financeiro, você precisará refletir para entender algumas características pessoais suas em relação ao dinheiro. Por exemplo:

  • De que forma você utiliza o seu dinheiro assim que o recebe?
  • Gasta mais em coisas essenciais ou não essenciais?
  • Você costuma utilizar muitas linhas de crédito pessoal diferentes, como cartão de crédito, cheque especial, empréstimos, etc?
  • Ao final do mês você costuma ter dinheiro sobrando?
  • Você poupa uma parte da sua renda todos os meses?
  • Faz investimentos de algum tipo?
  • Possui dívidas e/ou está negativado?
  • Quais são os principais tipos de gastos que você tem todos os meses?
  • Você tem mais de um cartão de crédito? Ou usa apenas débito?

E por aí vai. Portanto, já deu pra ter uma idéia de que tipos de atitudes e decisões financeiras formam o seu perfil financeiro, certo? Mas para lhe ajudar, você pode contar com vários tipos de testes online para definir qual é o seu.

Por exemplo, o próprio Serasa disponibiliza no site oficial um teste online gratuito para que você saiba qual é o seu perfil financeiro. Muito interessante. não é? E saiba que existem diversos tipos de perfis. Conheça quais são eles a seguir!

Tipos de perfil financeiro

Tipos
Tipos

De maneira geral, o perfil financeiro de uma pessoa pode se encaixar dentro de cinco tipos diferentes. Assim, quando você for fazer um teste de perfil, você vai se encaixar em algum dos seguintes tipos:

  • Devedor;
  • Gastador;
  • Desligado;
  • Poupador;
  • Investidor.

Mas para que fique ainda mais claro o que são esses tipos de perfil financeiro, vamos explicar cada um. Portanto, continue lendo e confira!

Anúncios

Devedor

Devedor
Devedor

Esse perfil financeiro, como o nome mesmo já entrega, é aquele de pessoas que perdem o equilíbrio de seus gastos de uma maneira tão caótica que acabam sempre cheios de dívidas. Assim, este tipo de perfil tem mais propensão a cair em dívidas de risco e se tornar superendividado.

E isso ocorre porque os gastos dessa pessoa sempre superam a sua renda, fazendo com que ela precise solicitar empréstimos ou fique devendo para o cartão de crédito e cheque especial. Dessa forma, suas dívidas também acabam sendo maiores do que o valor total que essa pessoa tem em patrimônio próprio.

Ou seja, quem tem esse perfil financeiro acaba pensando mais no agora e menos no depois, se esquecendo que podem ocorrer emergências na vida que exijam uma reserva de dinheiro imediata. Mas como esse perfil é incapaz de planejar o futuro, acaba devendo sempre e sofrendo muito com stress pela falta de dinheiro em momentos de necessidade.

Gastador

Gastador
Gastador

Pode ser um perfil bastante parecido com o Devedor, já que também pensa mais no agora do que no planejamento futuro. Porém, a diferença essencial entre esses 2 perfis está no fato do Gastador não ultrapassar o valor do que ganha.

Ou seja, esse perfil financeiro basicamente gasta tudo o que recebe todos os meses. Assim, não chega a criar dívidas, mas também não consegue poupar dinheiro para situações de emergência em que venha a precisar.

Portanto, quando chega a uma situação em que precisa de dinheiro imediato, o perfil Gastador pode facilmente acabar se tornando um perfil financeiro Devedor. 

Mas enquanto isso não ocorre, o Gastador não acumula dívidas porém também não consegue criar um patrimônio próprio. Pois em geral gasta muito com bens supérfluos que não agregam valor patrimonial.

Desligado

Desligado
Desligado

Esse perfil financeiro é aquele mais moderado, não gastando tudo o que ganha e nem acumulando dívidas. Porém, é uma pessoa que não se atenta à necessidade de poupar dinheiro e nem investir uma parte de sua renda.

Assim, muitas vezes o que sobra de dinheiro no fim do mês fica ali esquecido na conta-corrente, sem nenhum planejamento de como economizar ou investir aquela renda. E também pode ocorrer de faltar dinheiro no fim do mês, aí o perfil Desligado pode parcelar faturas e contas, mas com a sobra do próximo mês equilibrar suas contas novamente.

Porém, a pessoa com esse perfil financeiro acaba não pensando na necessidade de entender e planejar suas finanças pessoais. Dessa forma, apesar de mais moderados e sem dívidas, quem tem esse perfil não consegue acumular capital e fazer o seu patrimônio crescer no longo prazo.

Poupador

Poupador
Poupador

Já esse perfil financeiro é aquele que mais pensa no futuro, pensando em poupar dinheiro para imprevistos. Além disso, sabem que precisam investir, mas preferem ter a segurança de uma renda fixa, com investimentos que tenham rentabilidade assegurada.

Assim, são pessoas que planejam o futuro e não gostam de arriscar o seu dinheiro. Mas acabam não estudando mais sobre o mundo dos investimentos, se resignando com ativos financeiros mais seguros como poupança, CDB e Tesouro Direto.

Investidor

Investidor
Investidor

E o último perfil financeiro é o do Investidor. Pois como o nome já entrega, quem tem esse perfil gosta de estudar como funciona o mercado financeiro e a forma como ocorre o seu fluxo de capital. Além disso, sabem fazer o dinheiro render bem e se esforçam para isso.

Assim, buscam crescer cada vez mais em suas aplicações, sem medo de investimentos de maior risco. Portanto, são pessoas que se planejam e se preparam para poder arriscar perder alguma parte do seu dinheiro, sem que sejam muito prejudicados.

E então quem tem esse perfil financeiro consegue ter mais patrimônio, estabilidade e até se aposentar mais cedo. Além disso, vive sem o stress das dívidas e de não ter dinheiro para situações emergenciais ou grandes gastos.

Viu só quantas diferenças entre os perfis financeiros? E então, que tal descobrir qual é o seu? 

Como descobrir o seu perfil financeiro?

Como descobrir o seu?
Como descobrir o seu?

Sabemos que o perfil financeiro é um fator essencial para que você entenda qual deve ser sua estratégia de planejamento financeiro, certo? Mas como você pode descobrir o seu?

Basicamente, é preciso se entender e analisar bem quais são suas atitudes e decisões em relação ao seu dinheiro. Ou seja, realizar um registro de gastos, renda, dívidas, etc. Dessa forma, você consegue perceber com qual perfil financeiro você mais se parece, e entender como chegar ao perfil que deseja.

Dessa forma, vai conseguir ter um melhor planejamento financeiro e aumentar seus conhecimentos em educação financeira. E para lhe ajudar existem muitos testes de perfil financeiro que são totalmente online e gratuitos, como na plataforma do Serasa.

Portanto, não deixe de descobrir qual é o seu perfil financeiro. Pois esse é o primeiro passo rumo a identificar onde você deve mudar hábitos e melhorar estratégias, para ter uma relação diferente com o dinheiro.

Então, agora é ir atrás e descobrir qual o seu perfil!

O que afeta o seu perfil financeiro?

O que afeta seu perfil?
O que afeta seu perfil?

Agora que você já sabe que existem diferentes tipos de perfil financeiro, e porque é importante saber qual é o seu, que tal entender que fatores moldam esse perfil? 

Portanto, tenha em mente que os principais fatores que afetam o seu perfil financeiro são as suas crenças e valores em relação ao dinheiro. E para entender melhor do que estamos falando, se faça as seguintes questões:

  • Você consegue identificar o que pensa sobre o assunto? 
  • Qual é a sua ideia de sucesso financeiro?
  • O que o dinheiro representa para você?
  • Quais são os seus desejos de consumo? 
  • E o que você espera da sua vida financeira no futuro?

Pois essas perguntas geralmente são coisas que não passam em nossa cabeça, mas que refletem a forma como nos relacionamos com o dinheiro. E assim formam o nosso perfil financeiro.

Além disso, a forma como sua família lhe criou foi seu primeiro exemplo de relação com o dinheiro. Então, pensar sobre como você cresceu vendo sua família lidar com gastos, dívidas, etc, faz toda a diferença. 

E até amigos e famosos que idolatramos fazem influência sobre nossa forma de se relacionar com o dinheiro. Além disso, pense em seus hábitos de gastos, seu padrão de consumo e o que você considera prioridade na hora de gastar seu dinheiro.

Psicologia financeira: entenda como te afeta

Sabia que a psicologia financeira pode afetar no seu bolso? Então saiba como usá-la de forma positiva para melhorar suas finanças.

Por que você deve saber o seu perfil financeiro?

Por que saber o seu perfil?
Por que saber o seu perfil?

Como já dissemos, o perfil financeiro representa tudo aquilo que você pensa e faz em relação ao seu dinheiro. Desde seu padrão de gastos até como você vive sua vida e pensa no futuro. Portanto, entender qual é o seu perfil pode facilitar o processo de reflexão e mudança.

Ou seja, uma pessoa que se perceba no perfil endividado pode notar atitudes em relação ao dinheiro que são altamente perigosas para ela mesma. E assim pode se comprometer a melhorar seus hábitos, conseguindo quitar suas dívidas e/ou deixando de ser negativada.

Portanto, ao saber seu perfil financeiro você consegue fazer coisas essenciais como:

  • Organizar melhor as finanças e obter resultados mais eficientes;
  • Também conquistar mais qualidade de vida;
  • E fazer mais com o dinheiro que você ganha.

Viu só quantos benefícios você pode ter em sua vida simplesmente entendendo melhor qual é o seu perfil financeiro?

Agora descubra o seu e mude sua atitude com o dinheiro!

Agora descubra o seu e mude sua atitude com o dinheiro!
Agora descubra o seu e mude sua atitude com o dinheiro!

Portanto, agora que você já sabe qual é a importância de saber o seu perfil financeiro e todas as melhorias que isso pode trazer para sua vida, é hora de descobrir o seu.

E para isso basta procurar por um teste de perfil financeiro que seja confiável, como o teste online disponível na plataforma do Serasa. Após isso, sente e faça uma análise de suas finanças, procurando identificar os hábitos ali que confirmem o resultado do seu perfil financeiro.

Dessa forma, ficará mais fácil entender onde você precisa melhorar, quais hábitos mudar e quais manter. Além de tomar melhores decisões estratégicas para fazer o seu dinheiro render mais, ter um valor de reserva para emergências, etc. Assim, vai conseguir viver melhor com menos estresse relacionado ao dinheiro, não é?

Portanto, descubra seu perfil financeiro e comece já a mudar a sua atitude em relação ao seu dinheiro. Pois agora você já sabe que isso só pode lhe trazer benefícios e paz de espírito!

E assim chegamos ao final de nosso artigo exclusivo com tudo o que você precisa saber sobre o perfil. Então esperamos que agora seja mais fácil identificar seu perfil e fazer as modificações necessárias para melhorar sua saúde financeira de maneira geral.

Portanto, não subestime a importância de um bom planejamento financeiro, e de estudar mais sobre educação financeira. Pois, no final, o maior beneficiado sempre será você mesmo, não é?

Então desejamos que descubra seu perfil e faça boas mudanças para um futuro financeiro mais estável e tranquilo. E quem não quer segurança financeira e ver seu dinheiro rendendo, não é mesmo! Então, coloque nossas dicas em prática.

Como melhorar sua relação com o dinheiro?

Melhorar sua relação com o dinheiro pode parecer algo complicado e difícil. Mas não é! Então confira nossas dicas para facilitar a sua vida

Sobre o autor

Aline Saes

Mestre em História Social pela USP. É escritora autônoma para variados assuntos. Sempre apaixonada pela escrita, tem como missão levar informação para as pessoas de forma simples e atrativa.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cartão de crédito Nubank Ultravioleta: o que é o Nubank Ultravioleta?

O cartão Nubank Ultravioleta tem cobertura internacional e conta com um programa de cashback exclusivo. Confira aqui todas as suas vantagens!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Vooz

Confira tudo sobre o cartão de crédito Vooz e veja como este produto financeiro internacional cheio de benefícios pode ser um bom aliado para você.

Continue lendo
content

Como solicitar cartão Pan Mastercard Platinum

Aprenda como solicitar cartão Pan Mastercard Platinum. Ele é internacional com acesso ao programa Mastercard Surpreenda e ao Clube de Ofertas.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o crédito consolidado Deudai

Está com o nome na lista do Banco de Portugal e quer reestruturar seu crédito? Então, conheça o crédito consolidado Deudai que lhe ajuda a negociar com os credores e não cobra nada por isso. Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

Profissões que não existem mais: descubra 5 profissões do passado

Com o avanço da tecnologia e as mudanças no sistema de trabalho, muitos empregos ficaram no passado. Então, confira aqui as profissões que não existem mais.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão BV Único

Ter o seu cartão BV Único, para usufruir de todos os seus benefícios, é mais fácil do que você imagina! Basta realizar a solicitação através do site ou app. Veja como aqui!

Continue lendo