Dicas

Você conhece o seu perfil financeiro?

Perfil financeiro é um fator essencial para entender como você se relaciona com o dinheiro e define metas e objetivos. Clique e saiba mais!

por

Aline Saes

Publicado em

ANÚNCIOS

Descubra qual o seu perfil financeiro

Descubra

Muitas vezes você já deve ter ouvido falar em quão importante é ter um bom planejamento das suas finanças pessoais, certo? E com certeza você já deve ter lido antes que é essencial entender qual é o seu perfil financeiro. Mas você realmente sabe o que é um perfil financeiro e como descobrir o seu?

Pois se você respondeu não, esse artigo é ideal para você! Pois aqui reunimos todas as informações necessárias para que você saiba tudo sobre o perfil financeiro e como ele pode fazer toda a diferença na sua organização financeira.

Assim, quem descobre o próprio perfil financeiro consegue criar estratégias de controle de gastos, investimentos, consegue planejar melhor viagens ou poupar dinheiro. E aí, viu só como é importante que você descubra o seu perfil financeiro?

Então, não deixe de ler tudo o que reunimos sobre isso neste artigo. Confira, a seguir!

O que é perfil financeiro?

O que é?

Basicamente, o seu perfil financeiro se baseia na forma como você se relaciona com o dinheiro. E certamente você já deve ter até feito uma análise do perfil de pessoas próximas como amigos e familiares, identificando quem é mais gastão ou mais mão fechada, certo?

Então, isso é o que chamamos de perfil financeiro. Mas, claro, de uma maneira menos simplificada para poder entender de maneira específica quais são as suas relações com o que entra e sai da sua conta todos os meses e anos. 

Ou seja, para traçar o seu perfil financeiro, você precisará refletir para entender algumas características pessoais suas em relação ao dinheiro. Por exemplo:

  • De que forma você utiliza o seu dinheiro assim que o recebe?
  • Gasta mais em coisas essenciais ou não essenciais?
  • Você costuma utilizar muitas linhas de crédito pessoal diferentes, como cartão de crédito, cheque especial, empréstimos, etc?
  • Ao final do mês você costuma ter dinheiro sobrando?
  • Você poupa uma parte da sua renda todos os meses?
  • Faz investimentos de algum tipo?
  • Possui dívidas e/ou está negativado?
  • Quais são os principais tipos de gastos que você tem todos os meses?
  • Você tem mais de um cartão de crédito? Ou usa apenas débito?

E por aí vai. Portanto, já deu pra ter uma idéia de que tipos de atitudes e decisões financeiras formam o seu perfil financeiro, certo? Mas para lhe ajudar, você pode contar com vários tipos de testes online para definir qual é o seu.

Por exemplo, o próprio Serasa disponibiliza no site oficial um teste online gratuito para que você saiba qual é o seu perfil financeiro. Muito interessante. não é? E saiba que existem diversos tipos de perfis. Conheça quais são eles a seguir!

Tipos de perfil financeiro

Tipos

De maneira geral, o perfil financeiro de uma pessoa pode se encaixar dentro de cinco tipos diferentes. Assim, quando você for fazer um teste de perfil, você vai se encaixar em algum dos seguintes tipos:

  • Devedor;
  • Gastador;
  • Desligado;
  • Poupador;
  • Investidor.

Mas para que fique ainda mais claro o que são esses tipos de perfil financeiro, vamos explicar cada um. Portanto, continue lendo e confira!

Devedor

Devedor

Esse perfil financeiro, como o nome mesmo já entrega, é aquele de pessoas que perdem o equilíbrio de seus gastos de uma maneira tão caótica que acabam sempre cheios de dívidas. Assim, este tipo de perfil tem mais propensão a cair em dívidas de risco e se tornar superendividado.

E isso ocorre porque os gastos dessa pessoa sempre superam a sua renda, fazendo com que ela precise solicitar empréstimos ou fique devendo para o cartão de crédito e cheque especial. Dessa forma, suas dívidas também acabam sendo maiores do que o valor total que essa pessoa tem em patrimônio próprio.

Ou seja, quem tem esse perfil financeiro acaba pensando mais no agora e menos no depois, se esquecendo que podem ocorrer emergências na vida que exijam uma reserva de dinheiro imediata. Mas como esse perfil é incapaz de planejar o futuro, acaba devendo sempre e sofrendo muito com stress pela falta de dinheiro em momentos de necessidade.

Gastador

Gastador

Pode ser um perfil bastante parecido com o Devedor, já que também pensa mais no agora do que no planejamento futuro. Porém, a diferença essencial entre esses 2 perfis está no fato do Gastador não ultrapassar o valor do que ganha.

Ou seja, esse perfil financeiro basicamente gasta tudo o que recebe todos os meses. Assim, não chega a criar dívidas, mas também não consegue poupar dinheiro para situações de emergência em que venha a precisar.

Portanto, quando chega a uma situação em que precisa de dinheiro imediato, o perfil Gastador pode facilmente acabar se tornando um perfil financeiro Devedor. 

Mas enquanto isso não ocorre, o Gastador não acumula dívidas porém também não consegue criar um patrimônio próprio. Pois em geral gasta muito com bens supérfluos que não agregam valor patrimonial.

Desligado

Desligado

Esse perfil financeiro é aquele mais moderado, não gastando tudo o que ganha e nem acumulando dívidas. Porém, é uma pessoa que não se atenta à necessidade de poupar dinheiro e nem investir uma parte de sua renda.

Assim, muitas vezes o que sobra de dinheiro no fim do mês fica ali esquecido na conta-corrente, sem nenhum planejamento de como economizar ou investir aquela renda. E também pode ocorrer de faltar dinheiro no fim do mês, aí o perfil Desligado pode parcelar faturas e contas, mas com a sobra do próximo mês equilibrar suas contas novamente.

Porém, a pessoa com esse perfil financeiro acaba não pensando na necessidade de entender e planejar suas finanças pessoais. Dessa forma, apesar de mais moderados e sem dívidas, quem tem esse perfil não consegue acumular capital e fazer o seu patrimônio crescer no longo prazo.

Poupador

Poupador

Já esse perfil financeiro é aquele que mais pensa no futuro, pensando em poupar dinheiro para imprevistos. Além disso, sabem que precisam investir, mas preferem ter a segurança de uma renda fixa, com investimentos que tenham rentabilidade assegurada.

Assim, são pessoas que planejam o futuro e não gostam de arriscar o seu dinheiro. Mas acabam não estudando mais sobre o mundo dos investimentos, se resignando com ativos financeiros mais seguros como poupança, CDB e Tesouro Direto.

Investidor

Investidor

E o último perfil financeiro é o do Investidor. Pois como o nome já entrega, quem tem esse perfil gosta de estudar como funciona o mercado financeiro e a forma como ocorre o seu fluxo de capital. Além disso, sabem fazer o dinheiro render bem e se esforçam para isso.

Assim, buscam crescer cada vez mais em suas aplicações, sem medo de investimentos de maior risco. Portanto, são pessoas que se planejam e se preparam para poder arriscar perder alguma parte do seu dinheiro, sem que sejam muito prejudicados.

E então quem tem esse perfil financeiro consegue ter mais patrimônio, estabilidade e até se aposentar mais cedo. Além disso, vive sem o stress das dívidas e de não ter dinheiro para situações emergenciais ou grandes gastos.

Viu só quantas diferenças entre os perfis financeiros? E então, que tal descobrir qual é o seu? 

Como descobrir o seu perfil financeiro?

Como descobrir o seu?

Sabemos que o perfil financeiro é um fator essencial para que você entenda qual deve ser sua estratégia de planejamento financeiro, certo? Mas como você pode descobrir o seu?

Basicamente, é preciso se entender e analisar bem quais são suas atitudes e decisões em relação ao seu dinheiro. Ou seja, realizar um registro de gastos, renda, dívidas, etc. Dessa forma, você consegue perceber com qual perfil financeiro você mais se parece, e entender como chegar ao perfil que deseja.

Dessa forma, vai conseguir ter um melhor planejamento financeiro e aumentar seus conhecimentos em educação financeira. E para lhe ajudar existem muitos testes de perfil financeiro que são totalmente online e gratuitos, como na plataforma do Serasa.

Portanto, não deixe de descobrir qual é o seu perfil financeiro. Pois esse é o primeiro passo rumo a identificar onde você deve mudar hábitos e melhorar estratégias, para ter uma relação diferente com o dinheiro.

Então, agora é ir atrás e descobrir qual o seu perfil!

O que afeta o seu perfil financeiro?

O que afeta seu perfil?

Agora que você já sabe que existem diferentes tipos de perfil financeiro, e porque é importante saber qual é o seu, que tal entender que fatores moldam esse perfil? 

Portanto, tenha em mente que os principais fatores que afetam o seu perfil financeiro são as suas crenças e valores em relação ao dinheiro. E para entender melhor do que estamos falando, se faça as seguintes questões:

  • Você consegue identificar o que pensa sobre o assunto? 
  • Qual é a sua ideia de sucesso financeiro?
  • O que o dinheiro representa para você?
  • Quais são os seus desejos de consumo? 
  • E o que você espera da sua vida financeira no futuro?

Pois essas perguntas geralmente são coisas que não passam em nossa cabeça, mas que refletem a forma como nos relacionamos com o dinheiro. E assim formam o nosso perfil financeiro.

Além disso, a forma como sua família lhe criou foi seu primeiro exemplo de relação com o dinheiro. Então, pensar sobre como você cresceu vendo sua família lidar com gastos, dívidas, etc, faz toda a diferença. 

E até amigos e famosos que idolatramos fazem influência sobre nossa forma de se relacionar com o dinheiro. Além disso, pense em seus hábitos de gastos, seu padrão de consumo e o que você considera prioridade na hora de gastar seu dinheiro.

Conteúdo Recomendado

Psicologia financeira: entenda como te afeta

Sabia que a psicologia financeira pode afetar no seu bolso? Então saiba como usá-la de forma positiva para melhorar suas finanças

Por que você deve saber o seu perfil financeiro?

Por que saber o seu perfil?

Como já dissemos, o perfil financeiro representa tudo aquilo que você pensa e faz em relação ao seu dinheiro. Desde seu padrão de gastos até como você vive sua vida e pensa no futuro. Portanto, entender qual é o seu perfil pode facilitar o processo de reflexão e mudança.

Ou seja, uma pessoa que se perceba no perfil endividado pode notar atitudes em relação ao dinheiro que são altamente perigosas para ela mesma. E assim pode se comprometer a melhorar seus hábitos, conseguindo quitar suas dívidas e/ou deixando de ser negativada.

Portanto, ao saber seu perfil financeiro você consegue fazer coisas essenciais como:

  • Organizar melhor as finanças e obter resultados mais eficientes;
  • Também conquistar mais qualidade de vida;
  • E fazer mais com o dinheiro que você ganha.

Viu só quantos benefícios você pode ter em sua vida simplesmente entendendo melhor qual é o seu perfil financeiro?

Agora descubra o seu e mude sua atitude com o dinheiro!

Agora descubra o seu e mude sua atitude com o dinheiro!

Portanto, agora que você já sabe qual é a importância de saber o seu perfil financeiro e todas as melhorias que isso pode trazer para sua vida, é hora de descobrir o seu.

E para isso basta procurar por um teste de perfil financeiro que seja confiável, como o teste online disponível na plataforma do Serasa. Após isso, sente e faça uma análise de suas finanças, procurando identificar os hábitos ali que confirmem o resultado do seu perfil financeiro.

Dessa forma, ficará mais fácil entender onde você precisa melhorar, quais hábitos mudar e quais manter. Além de tomar melhores decisões estratégicas para fazer o seu dinheiro render mais, ter um valor de reserva para emergências, etc. Assim, vai conseguir viver melhor com menos estresse relacionado ao dinheiro, não é?

Portanto, descubra seu perfil financeiro e comece já a mudar a sua atitude em relação ao seu dinheiro. Pois agora você já sabe que isso só pode lhe trazer benefícios e paz de espírito!

E assim chegamos ao final de nosso artigo exclusivo com tudo o que você precisa saber sobre o perfil. Então esperamos que agora seja mais fácil identificar seu perfil e fazer as modificações necessárias para melhorar sua saúde financeira de maneira geral.

Portanto, não subestime a importância de um bom planejamento financeiro, e de estudar mais sobre educação financeira. Pois, no final, o maior beneficiado sempre será você mesmo, não é?

Então desejamos que descubra seu perfil e faça boas mudanças para um futuro financeiro mais estável e tranquilo. E quem não quer segurança financeira e ver seu dinheiro rendendo, não é mesmo! Então, coloque nossas dicas em prática.

Conteúdo Recomendado

Como melhorar sua relação com o dinheiro?

Melhorar sua relação com o dinheiro pode parecer algo complicado e difícil. Mas não é! Então confira nossas dicas para facilitar a sua vida

Mestre em História Social pela USP. É escritora autônoma para variados assuntos. Sempre apaixonada pela escrita, tem como missão levar informação para as pessoas de forma simples e atrativa.

Cartões

Mais vantagens do cartão de crédito Itaucard Click

Quer conhecer mais vantagens do cartão de crédito Itaucard Click para pedir o seu? Então saiba que está no lugar certo! Saiba mais s o que ele tem a lhe oferece.

por

Priscila de Cassia

Publicado em

| Atualizado em

Cartão Itaucard Click

Dentre os cartões com mais chances de você ser aprovado, o cartão de crédito Itaucard Click se destaca. Isto porque estamos falando de um produto que lhe oferece diversas vantagens sem cobrar nada a mais por isto! Aliás, nem anuidade lhe cobra se você gastar R$100/mês, o que é plenamente possível de se fazer. Está bom ou quer mais? Se quer mais, então leia o nosso texto e se surpreenda com o Click!

Dentre os cartões com mais chances de você ser aprovado, o cartão de crédito Itaucard Click se destaca porque ele lhe oferece diversas vantagens sem cobrar nada a mais por isto!

Sobre o cartão Itaucard Click

Está curioso para saber quais são as outras vantagens do cartão Itaucard Click, não é mesmo? Mas tenha um pouco de calma porque há ainda detalhes deste produto que é interessante você conhecer antes mesmo de aprofundarmos em seus benefícios. Finalizada esta parte, aí sim partiu saber mais sobre seus segredos que facilitam a vida de seus usuários.

Pois bem, então vamos lá! Como falamos no texto sobre os 3 cartões de crédito com mais chances de aprovação, o Click é considerado quase que um recém-nascido neste mercado, uma vez que ele foi lançado em outubro de 2019, ou seja, é novíssimo. Mas qual a intenção do Itaú em disponibilizar este produto?

O cartão Itaucard Click é considerado quase que um recém-nascido neste mercado, uma vez que ele foi lançado em outubro de 2019, ou seja, é novíssimo.

Fato é que, com a chegada dos bancos digitais, os bancões, assim chamados popularmente, tiveram que se reinventar. Embora o Santander estivesse à frente neste aspecto com o seu cartão Santander Free, que agora se tornou o SX, as instituições financeiras convencionais, como o Itaú, não tinham um cartão de crédito versátil e de fácil aprovação.

Diante deste novo cenário, nasceu, então, o cartão de crédito Itaucard Click com o objetivo de ser um forte competidor no mercado financeiro. Com benefícios exclusivos e uma anuidade diferenciada, ele entrou "de cara" na briga pela preferência do grande público - e, sejamos sinceros, é bem provável que esteja levando a melhor!

Vantagens do cartão de crédito Itaucard Click

Não há como negar: são muitas as vantagens do cartão de crédito Itaucard Click! Enquanto algumas ainda não são conhecidas por nós (respira que até o final do texto você descobrirá tudo!), outras já são, mas não custa nada relembrarmos para refrescar a memória. Então, vamos lá:

  • Política clara de isenção de anuidade por meio de um gasto mínimo de R$100/mês;
  • Disponível na bandeira MasterCard ou Visa, que são de fácil aceitação no mercado nacional e internacional;
  • Cobertura internacional, que lhe possibilita fazer compras no exterior;
Não há como negar: são muitas as vantagens do cartão de crédito Itaucard Click!
  • Sem necessidade de comprovação de renda;
  • Saques ilimitados em Banco24Horas; e
  • Avaliação Emergencial de Crédito (AEC), sendo possível ultrapassar o limite disponível do cartão mediante pagamento de tarifa e aprovação.

Muito bons os benefícios, não concorda? No entanto, como já sabe, há ainda muito mais! Chegou, então, a sua tão aguardada hora de se maravilhar com o que o cartão de crédito Itaucard Click tem para lhe oferecer. E aí, bora descobrir?

Mais vantagens do cartão Click

Além de todas as vantagens já listadas, o cartão de crédito Itaucard Click não poupou esforços para lhe trazer os melhores benefícios disponíveis. Afinal, estamos falando de um produto super novo que precisa ter diversos atrativos para chamar a atenção do mercado, não é mesmo? Nessa briga da concorrência, pode ter certeza de quem sai ganhando somos nós!

01. Benefícios e exclusividades de um cartão Platinum

Que tal se aproveitar de toda a exclusividade e vantagens que um cartão alta renda proporciona a seus portadores? Mas atenção: com o Click, você usufrui de tudo o que um platinum oferece sem sequer comprovar renda - e o melhor: sem nem pagar por isto!

Dentre os benefícios, você tem:

Com o cartão de crédito Itaucard Click, você usufrui de tudo o que um platinum oferece sem sequer comprovar renda - e o melhor: sem nem pagar por isto!
  • Seguro viagem: válido quando você compra a passagem aérea com o cartão de crédito, o seguro viagem oferecido pelos cartões platinum oferece uma cobertura de US$25.000 (Mastercard) a US$50.000 (Visa) referente a Despesas Médicas e Hospitalares que vieram a ocorrer ao longo de sua viagem ao exterior.
  • Concierge: benefício que oferece a ajuda de profissionais especializados para buscar informações de viagens, indicações de serviços, pesquisa e entrega de presentes, localização e recuperação de bagagem extraviada e muito mais.
  • Descontos: dependendo da bandeira que escolher, você terá direito a valets gratuitos, isenção da taxa de rolha para a primeira garrafa em restaurante e descontos em geral em lojas, hotéis, restaurantes, shows, eventos esportivos e aventuras exclusivas.

02. Descontos nos planos da Bike Itaú

Se você gosta de pedalar, vai, então, adorar este benefício do cartão de crédito Itaucard Click: descontos nos planos da Bike Itaú, sistema de bicicletas compartilhadas operado pela Tembici com patrocínio do Itaú Unibanco. Funciona da seguinte maneira: os clientes do cartão têm 50% de desconto no plano mensal, mais de 10% no plano diário e 20% no plano anual. Basta realizar a compra do seu plano com o Click e pronto! O desconto estará aplicado.

Se você gosta de pedalar, vai, então, adorar este benefício do Click: clientes do cartão têm 50% de desconto no plano mensal, mais de 10% no plano diário e 20% no plano anual.

03. Descontos em cinemas e parceiros

Quem não gosta de ir ao cinema, não é mesmo? No entanto, a cada dia que passa, ele se torna um passeio caro e quase que proibitivo para a grande maioria dos brasileiros. A boa notícia é que, com o Click, você não vai ter que gastar muito para ver os lançamentos, pois ele lhe beneficia com 50% de desconto em cinemas como Kinoplex, Itaú Cinemas e Playarte. Bom demais, né?

Além disso, o Itaucard tem diversas empresas parceiras, como Magazine Luiza, Netshoes e Abastece Aí, com descontos imperdíveis para você. Para ter direito a eles, você acessa o aplicativo do seu cartão, escolhe qual benefício deseja ter, leia o regulamento e está feito! Simples assim.

04. Programa iPhone pra Sempre

Já pensou em poder se chamar de dono e proprietário de um iPhone para sempre, sem que isto doa no seu bolso? Pois é, parece até ilusão ou um sonho bom, mas é verdade com o Programa iPhone pra Sempre do Itaucard. Nele, é possível a compra de iPhone nos aplicativos Itaú, Itaucard e Personnalité, via cartão de crédito e sem juros. Até aqui, nada de novo, correto?

O grande diferencial está no ato da compra. Ele será lançado na fatura do cartão de crédito o valor total do aparelho, dividido em 21 vezes que correspondem a 70% do valor do iPhone escolhido + um Pagamento Final. Após finalizar o pagamento, você terá 10 dias para escolher nos aplicativos do Itaú uma das três opções: ficar com o iPhone, fazendo um pagamento final, devolver, ou trocar por um iPhone novo. Nada mal, hein?

Com o Itaucard Click, você também tem acesso ao Programa iPhone pra Sempre, que lhe permite renovar o seu iPhone sem pesar no bolso.

E então, gostou das vantagens do cartão de crédito Itaucard Click? Com certeza, não é mesmo? Sendo assim, não perde tempo e veja como faz para solicitar a sua unidade.

Continuar Lendo

Em Alta