Educação Financeira

O que é Serasa Score 2.0?

Com o Serasa Score 2.0, é possível consultar os pontos do seu score, verificar pendências financeiras e negociar. Entenda aqui como funciona e como usar o Serasa Score 2.0!

Anúncios

por Marina Poncio

Publicado em 13/05/2022

Descubra os benefícios que uma boa pontuação score traz

Entenda como funciona o Serasa Score 2.0. Fonte: Adobe Stock.
Entenda como funciona o Serasa Score 2.0. Fonte: Adobe Stock.

Antes de falar o que é Serasa Score 2.0, devemos mencionar que não é novidade que a grande maioria dos cidadãos brasileiros costumam usar o crédito com frequência em suas operações financeiras. Essa modalidade é muito útil para realizar aquela compra de emergência ou até de um produto com o valor mais alto. 

No entanto, o fato é que se você não tem um bom Serasa Score 2.0 é bem capaz de não conseguir o tão sonhado cartão de crédito. Isso porque essa é uma das pontuações mais relevantes na hora da empresa realizar a análise de crédito. 

Sendo assim, preparamos todo esse conteúdo pensando em você que precisa conhecer o Serasa Score 2.0 e usar essa pontuação a seu favor na hora das compras e análises de crédito. Para isso, não perca nenhuma informação a seguir. 

Nos acompanhe até o fim e tenha uma ótima leitura!

Anúncios

O que é Serasa Score 2.0?

Em primeiro plano você precisa entender o que o Serasa em si e logo após entender como funciona a pontuação do score em sua nova versão 2.0. 

Resumindo, a Serasa é uma empresa que atua como birô de crédito. Ela reúne diversos dados que surgem de instituições financeiras, como os bancos, para fornecer um certo tipo de ajuda a outras empresas. 

Mas afinal, que ajuda é essa? Bom, o Serasa reúne alguns dados sobre dívidas em aberto, renegociações, cheques sem fundos e outras operações que são ruins para o perfil do consumidor. 

O grande objetivo disso é criar uma forma de avaliar a capacidade financeira de uma pessoa olhando para apenas uma pontuação, que é o Score 2.0. 

O sistema de pontos é basicamente o que vai indicar se você é um bom ou mau pagador. Ou seja, ele mede quanto uma empresa operadora de crédito pode confiar em você.

Quando falamos do Serasa Score 2.0 essa é uma nova pontuação mais aprimorada que vai te classificar de acordo com seus comportamentos financeiros. A maior novidade da versão 2.0 é os métodos de cálculo da pontuação.

De resto, os pontos continuam em uma escala de 0 a 1000, na qual quanto mais alto seu patamar as empresas vão perceber que você paga suas contas no tempo correto. Ou seja, mais chance de ser aprovado no crédito.

Como aumentar o score rápido

Confira em nosso conteúdo como aumentar o score rápido e conseguir oportunidades de crédito.

Como funciona o Serasa Score 2.0?

Afinal, como funciona o Serasa Score 2.0? Fonte: Serasa.
Afinal, como funciona o Serasa Score 2.0? Fonte: Serasa.

Com a reformulação nos métodos de cálculo, o Serasa Score 2.0 passou a se importar mais ainda com as contas que os clientes pagam em dia. Sendo assim, essas operações têm mais peso para um bom score.

Somado a isso, a empresa também informa que a nova ferramenta de cálculo permite análises mais coerentes e realistas do perfil dos consumidores. Fique atento, pois isso não significa que o score vai ser bonzinho e te deixar com valores altos.

No novo sistema de pontuação, você pode consultar todo cronograma de pendências e um único ambiente digital: o site da Serasa.

O novo sistema do Serasa Score 2.0 usa as seguintes informações para gerar sua pontuação:

  • Comportamento e histórico de consultas para serviço e crédito: 19,3% de relevância;
  • Histórico das contratações de crédito: 7,9%;
  • Histórico de inadimplências: 13,7%;
  • Pagamento de parcelas de crédito: 43,6%;
  • Pagamento de dívidas: 5,5;
  • Tempo de relacionamento com operadoras de crédito: 10,1%.

Note que cada um desses tópicos tem uma influência diferente para construir a sua pontuação final.

Anúncios

Como usar o Serasa Score 2.0?

Entenda como funciona a pontuação score. Fonte: Adobe Stock.
Entenda como funciona a pontuação score. Fonte: Adobe Stock.

Já vimos que no geral, o principal objetivo do Serasa Score 2.0 é mostrar para as empresas se você tem um bom comportamento financeiro ou não. 

Sendo assim, você usará o score principalmente na hora de contratar algum serviço de crédito, como empréstimos, financiamentos, solicitação de cartão, entre outros. 

Mas, o que te garante que seu score é bom o suficiente para conseguir realizar esse tipo de operação acima? Em geral, a própria Serasa oferece uma classificação geral das pontuações boas e ruins. 

Logo abaixo, vamos explicar como funciona essa classificação e qual é o seu impacto no uso do score. Veja só:

Baixo risco de inadimplência

Pessoas que têm a pontuação na faixa entre 701 e 1000 dificilmente serão excluídas de alguma oportunidade de crédito, pois apresentam um bom comportamento financeiro. Ou seja, a empresa fornecedora de crédito pode confiar mais nesse consumidor.

Médio risco de inadimplência

Já na faixa entre 301 e 700 também não é tão ruim e costuma liberar uma boa quantidade de serviços relacionados ao crédito. Contudo, a análise desse consumidor costuma ser um pouco mais rigorosa visto a sua pontuação.

Alto risco de inadimplência

Por fim, na faixa entre 0 e 300, independente do que aconteceu para o score está nessa zona vermelha, as oportunidades para o consumidor com essa faixa de pontuação costumam ser bem escassas. Não preciso nem explicar o porquê, não é? Nesse caso você deve adquirir novos hábitos financeiros para aumentar esse score.

Como consultar seu Serasa 2.0?

Se você está decidido a melhorar a sua imagem e limpar o nome na praça, o primeiro passo é consultar o score. Essa também é uma dica para quem está planejando contratar alguma operação de crédito, confira antes para ter certeza de que está tudo ok.

Siga o passo a passo abaixo para consultar o Serasa Score 2.0:

  • Passo 1: Entre no site do Serasa para realizar a primeira consulta;
  • Passo 2: Realize o seu login com as informações pessoais. Se for o primeiro acesso será necessário realizar o cadastro. Para isso, basta inserir todas as suas informações pessoais que o sistema solicitar;
  • Passo 3: Tudo ok! A sua pontuação no Serasa Score 2.0 vai aparecer na tela.

Sempre tente manter um bom comportamento financeiro e entender o que é necessário fazer para melhorá-lo, pois isso vai facilitar demais a sua vida financeira.

Sendo assim, toda vez que você for buscar um financiamento ou empréstimo para qualquer finalidade que seja, o Serasa Score 2.0 será seu ponto forte e não de preocupação.

Gostou? Acesse nosso conteúdo recomendado e veja como aumento seu score usando o Serasa Turbo.

Como aumentar o score com o Serasa Turbo

Deixe seu score ideal com o Serasa Turbo. Saiba mais acessando nosso conteúdo!

Sobre o autor

Marina Poncio

Formada em Gestão Financeira pela UNOPAR. Atuou como gestora de grandes empresas multinacionais. Atualmente, dedica-se à edição, planejamento e produção de conteúdo para web especializado em economia e finanças.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Review cartão Ponto Frio 2021

Conheça o nosso review cartão Ponto Frio e descubra o que esse produto de crédito internacional pode fazer pela sua vida financeira!

Continue lendo
content

8 opções de cartão sem anuidade 2022

Com tantas opções ficou cada vez mais fácil conseguir um cartão sem anuidade em 2022. Leia este post e descubra qual a melhor opção!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Minha Casa Melhor

O cartão Minha Casa Melhor é para as pessoas que adquiriram seu imóvel no programa Minha Casa Minha Vida. Entenda como solicitar o seu.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Os salários mais altos do cinema: saiba quem são os artistas mais bem pagos de Hollywood

Segundo a lista da Forbes alguns dos artistas mais bem pagos de Hollywood são os que participaram de franquias Marvel. Conheça os outros aqui!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Boost

Confira tudo sobre o cartão de crédito Boost, do ActivoBank que tem comissão de disponibilização isenta e dá descontos na rede de cinema NOS. Saiba mais em seguida.

Continue lendo
content

Cartão de crédito Casas Bahia: 10% de desconto na primeira compra

E ainda parcele suas compras em até 24x com o cartão. Descubra agora tudo o que você precisa saber sobre esse cartão!

Continue lendo