Educação Financeira

O que é Serasa Score 2.0?

Com o Serasa Score 2.0, é possível consultar os pontos do seu score, verificar pendências financeiras e negociar. Entenda aqui como funciona e como usar o Serasa Score 2.0!

Anúncios

Descubra os benefícios que uma boa pontuação score traz

Entenda como funciona o Serasa Score 2.0. Fonte: Adobe Stock.
Entenda como funciona o Serasa Score 2.0. Fonte: Adobe Stock.

Antes de falar o que é Serasa Score 2.0, devemos mencionar que não é novidade que a grande maioria dos cidadãos brasileiros costumam usar o crédito com frequência em suas operações financeiras. Essa modalidade é muito útil para realizar aquela compra de emergência ou até de um produto com o valor mais alto. 

No entanto, o fato é que se você não tem um bom Serasa Score 2.0 é bem capaz de não conseguir o tão sonhado cartão de crédito. Isso porque essa é uma das pontuações mais relevantes na hora da empresa realizar a análise de crédito. 

Sendo assim, preparamos todo esse conteúdo pensando em você que precisa conhecer o Serasa Score 2.0 e usar essa pontuação a seu favor na hora das compras e análises de crédito. Para isso, não perca nenhuma informação a seguir. 

Nos acompanhe até o fim e tenha uma ótima leitura!

O que é Serasa Score 2.0?

Em primeiro plano você precisa entender o que o Serasa em si e logo após entender como funciona a pontuação do score em sua nova versão 2.0. 

Resumindo, a Serasa é uma empresa que atua como birô de crédito. Ela reúne diversos dados que surgem de instituições financeiras, como os bancos, para fornecer um certo tipo de ajuda a outras empresas. 

Mas afinal, que ajuda é essa? Bom, o Serasa reúne alguns dados sobre dívidas em aberto, renegociações, cheques sem fundos e outras operações que são ruins para o perfil do consumidor. 

O grande objetivo disso é criar uma forma de avaliar a capacidade financeira de uma pessoa olhando para apenas uma pontuação, que é o Score 2.0. 

O sistema de pontos é basicamente o que vai indicar se você é um bom ou mau pagador. Ou seja, ele mede quanto uma empresa operadora de crédito pode confiar em você.

Quando falamos do Serasa Score 2.0 essa é uma nova pontuação mais aprimorada que vai te classificar de acordo com seus comportamentos financeiros. A maior novidade da versão 2.0 é os métodos de cálculo da pontuação.

De resto, os pontos continuam em uma escala de 0 a 1000, na qual quanto mais alto seu patamar as empresas vão perceber que você paga suas contas no tempo correto. Ou seja, mais chance de ser aprovado no crédito.

Como aumentar o score rápido

Confira em nosso conteúdo como aumentar o score rápido e conseguir oportunidades de crédito.

Como funciona o Serasa Score 2.0?

Afinal, como funciona o Serasa Score 2.0? Fonte: Serasa.
Afinal, como funciona o Serasa Score 2.0? Fonte: Serasa.

Com a reformulação nos métodos de cálculo, o Serasa Score 2.0 passou a se importar mais ainda com as contas que os clientes pagam em dia. Sendo assim, essas operações têm mais peso para um bom score.

Somado a isso, a empresa também informa que a nova ferramenta de cálculo permite análises mais coerentes e realistas do perfil dos consumidores. Fique atento, pois isso não significa que o score vai ser bonzinho e te deixar com valores altos.

No novo sistema de pontuação, você pode consultar todo cronograma de pendências e um único ambiente digital: o site da Serasa.

O novo sistema do Serasa Score 2.0 usa as seguintes informações para gerar sua pontuação:

  • Comportamento e histórico de consultas para serviço e crédito: 19,3% de relevância;
  • Histórico das contratações de crédito: 7,9%;
  • Histórico de inadimplências: 13,7%;
  • Pagamento de parcelas de crédito: 43,6%;
  • Pagamento de dívidas: 5,5;
  • Tempo de relacionamento com operadoras de crédito: 10,1%.

Note que cada um desses tópicos tem uma influência diferente para construir a sua pontuação final.

Como usar o Serasa Score 2.0?

Entenda como funciona a pontuação score. Fonte: Adobe Stock.
Entenda como funciona a pontuação score. Fonte: Adobe Stock.

Já vimos que no geral, o principal objetivo do Serasa Score 2.0 é mostrar para as empresas se você tem um bom comportamento financeiro ou não. 

Sendo assim, você usará o score principalmente na hora de contratar algum serviço de crédito, como empréstimos, financiamentos, solicitação de cartão, entre outros. 

Mas, o que te garante que seu score é bom o suficiente para conseguir realizar esse tipo de operação acima? Em geral, a própria Serasa oferece uma classificação geral das pontuações boas e ruins. 

Logo abaixo, vamos explicar como funciona essa classificação e qual é o seu impacto no uso do score. Veja só:

Baixo risco de inadimplência

Pessoas que têm a pontuação na faixa entre 701 e 1000 dificilmente serão excluídas de alguma oportunidade de crédito, pois apresentam um bom comportamento financeiro. Ou seja, a empresa fornecedora de crédito pode confiar mais nesse consumidor.

Médio risco de inadimplência

Já na faixa entre 301 e 700 também não é tão ruim e costuma liberar uma boa quantidade de serviços relacionados ao crédito. Contudo, a análise desse consumidor costuma ser um pouco mais rigorosa visto a sua pontuação.

Alto risco de inadimplência

Por fim, na faixa entre 0 e 300, independente do que aconteceu para o score está nessa zona vermelha, as oportunidades para o consumidor com essa faixa de pontuação costumam ser bem escassas. Não preciso nem explicar o porquê, não é? Nesse caso você deve adquirir novos hábitos financeiros para aumentar esse score.

Como consultar seu Serasa 2.0?

Se você está decidido a melhorar a sua imagem e limpar o nome na praça, o primeiro passo é consultar o score. Essa também é uma dica para quem está planejando contratar alguma operação de crédito, confira antes para ter certeza de que está tudo ok.

Siga o passo a passo abaixo para consultar o Serasa Score 2.0:

  • Passo 1: Entre no site do Serasa para realizar a primeira consulta;
  • Passo 2: Realize o seu login com as informações pessoais. Se for o primeiro acesso será necessário realizar o cadastro. Para isso, basta inserir todas as suas informações pessoais que o sistema solicitar;
  • Passo 3: Tudo ok! A sua pontuação no Serasa Score 2.0 vai aparecer na tela.

Sempre tente manter um bom comportamento financeiro e entender o que é necessário fazer para melhorá-lo, pois isso vai facilitar demais a sua vida financeira.

Sendo assim, toda vez que você for buscar um financiamento ou empréstimo para qualquer finalidade que seja, o Serasa Score 2.0 será seu ponto forte e não de preocupação.

Gostou? Acesse nosso conteúdo recomendado e veja como aumento seu score usando o Serasa Turbo.

Como aumentar o score com o Serasa Turbo

Deixe seu score ideal com o Serasa Turbo. Saiba mais acessando nosso conteúdo!

Sobre o autor

Marina Poncio

Formada em Gestão Financeira pela UNOPAR. Atuou como gestora de grandes empresas multinacionais. Atualmente, dedica-se à edição, planejamento e produção de conteúdo para web especializado em economia e finanças.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o empréstimo pessoal Zema

Conheça o empréstimo Zema e veja se este empréstimo é o que você precisa no momento! Ah, ele tem liberação rápida e juros baixos! Confira!

Continue lendo
content

Cartão Porto Seguro ou Cartão Bradesco: qual o melhor?

Descubra qual a melhor opção entre cartão Porto Seguro ou cartão Bradesco! Para isso, neste post vamos te mostrar todos os detalhes dos dois.

Continue lendo
content

Como fazer inscrição em curso gratuito Senac 2022?

Descubra aqui como se inscrever no curso gratuito Senac em 2022 e aproveite essa oportunidade de melhorar o seu currículo.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Mini créditos rápidos em Portugal 2022

As contas apertaram e você precisa contratar mini créditos rápidos? Não se preocupe, nós vamos te ajudar. Então, confira aqui nossa lista de opções de mini créditos rápidos em Portugal 2022.

Continue lendo
content

Cofidis crédito rápido: análise completa

Precisa de um crédito a mais para conseguir tirar seus sonhos do papel? Se sim, aproveite para conhecer, na sequência, tudo sobre a opção de crédito rápido da Cofidis que lhe empresta até 50.000€ com reembolso a 84 meses.

Continue lendo
content

O melhor cartão para você é o Superdigital

Já conhece o cartão de crédito do Superdigital? Se ainda não, esta é a oportunidade perfeita para conhecê-lo e saber como funciona.

Continue lendo