Auxílio Governo

O que é abono salarial PIS/Pasep?

O abono salarial PIS/Pasep é um benefício anual pago aos trabalhadores brasileiros de carteira assinada. Veja neste artigo a diferença entre o abono e o PIS e entenda como receber o seu!

Anúncios

por Leticia Maia

Publicado em 07/02/2022

Saiba se você pode receber o abono salarial

Entenda como funciona o Abono Salarial. Fonte: CUT.
Entenda como funciona o Abono Salarial. Fonte: CUT.

Se você já viu abono salarial e PIS juntos, provavelmente achou que era a mesma coisa. Ou, então, não entendeu a diferença. Essa é uma dúvida muito comum, pois realmente os dois sempre aparecem juntos. Isso porque, atualmente, o abono salarial é chamado de PIS. Entretanto, eles são benefícios completamente diferentes. Por isso, no artigo de hoje, vamos te explicar o que é o abono salarial e o que ele tem a ver com o PIS. Continue a leitura e confira!

Anúncios

O que é o abono salarial PIS/Pasep?

Em primeiro lugar, vale explicar o que é o PIS. Basicamente, o PIS, ou Programa de Integração Social, é um benefício para quem trabalhou registrado entre 1971 e 1988. Ou seja, naquela época, as empresas realizavam depósitos anuais proporcionais ao tempo de serviço dos empregados. Bem como ao que chamamos de FGTS atualmente. Aliás, hoje em dia o PIS já não é pago mais e foi transferido integralmente para o FGTS.

Dessa forma, o governo liberou o dinheiro diversas vezes nos últimos anos. Sendo assim, em 2019 foi a última chance dos trabalhadores checarem se ainda havia valor disponível. Mas só podia realizar o saque quem tinha mais de 60 anos, era aposentado ou apresentava doença grave.

Sendo assim, já o abono salarial é um benefício anual pago a alguns trabalhadores registrados. Nesse sentido, veja as condições para receber esse benefício:

  • Ser cadastrado no PIS;
  • Ter carteira assinada há pelo menos 5 anos;
  • Não ter recebido remuneração maior que 2 salários mínimos no último ano;
  • Trabalhar no mínimo 30 dias com carteira assinada no último ano;
  • O empregador deve atualizar os dados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais ou E-social).

Aliás, o abono salarial estava suspenso desde 2020. Agora, em 2022 o calendário de pagamentos já foi divulgado. Além disso, os valores também foram atualizados. Veja o calendário disponível:

Mês de nascimentoData do pagamento
Janeiro8 de fevereiro
Fevereiro10 de fevereiro
Março15 de fevereiro
Abril17 de fevereiro
Maio22 de fevereiro
Junho24 de fevereiro
Julho15 de março
Agosto17 de março
Setembro22 de março
Outubro24 de março
Novembro29 de março
Dezembro31 de março
Calendário de pagamento do abono salarial

Quais os benefícios do abono?

Em resumo, os principais benefícios do abono são o recebimento de um valor proporcional aos meses trabalhados. Ou seja, o tempo que você trabalhou em um ano influencia no valor do benefício. Sendo assim, o cálculo é baseado no valor do salário mínimo e também no número de meses trabalhados.

Em 2022, o salário mínimo está em R$1212,00. Sendo assim, o valor do abono salarial será de R$101,00. Nesse sentido, vale lembrar que o benefício vai ser pago com os registros trabalhistas de 2020. Isso porque, por conta da pandemia, o benefício foi suspenso e transferido para o auxílio emergencial.

Anúncios

Quem tem direito ao abono salarial?

Saiba quem pode receber o benefício. Fonte: Pexels.
Saiba quem pode receber o benefício. Fonte: Pexels.

Em suma, o abono salarial é pago tanto para trabalhadores de empresas privadas quanto públicas. Ou seja, no caso das privadas o benefício é ligado ao PIS, já em públicas ao PASEP. Sendo assim, veja os pré-requisitos para receber o abono salarial em 2022:

  • Ser cadastrado no PIS;
  • Ter carteira assinada há pelo menos 5 anos;
  • Não ter recebido remuneração maior que 2 salários mínimos no último ano;
  • Trabalhar no mínimo 30 dias com carteira assinada no último ano;
  • O empregador deve atualizar os dados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais ou E-social).

Como saber se você pode receber o abono?

Por fim, é possível consultar se você pode ou não receber o abono. Para isso, é preciso ter um cartão cidadão e, ainda, possuir uma senha. Além disso, o governo liberou uma nova forma de consulta: pelo aplicativo da carteira de trabalho digital. Aliás, os trabalhador público podem ligar diretamente para o Banco do Brasil. Pois, este é o banco responsável pelo pagamento do benefício.

Portanto, agora você já conhece o abono salarial e entendeu como ele funciona. Neste outro artigo, vamos te explicar em detalhes como receber o abono salarial. Leia agora e descubra! 

Como receber o abono salarial PIS/Pasep

Saiba como receber o abono salarial neste artigo!

Sobre o autor

Leticia Maia

Estudante de jornalismo na UFSC, sempre foi apaixonada pela escrita. No meio da faculdade conheceu o marketing digital e se encantou. É produtora de conteúdo para blogs e redes sociais.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Golpe FGTS 2021: como funciona

Você sabe o que é o golpe FGTS 2021? Hoje vamos te mostrar como esse golpe funciona e o que pode ser feito para se proteger! Confira!

Continue lendo
content

Como solicitar o crédito imobiliário Bari

O crédito imobiliário Bari oferece taxas de juros reduzidas e até 240 meses para pagar. Aqui vamos te ensinar como fazer a contratação. Confira!

Continue lendo
content

Conheça o consórcio automóvel Caixa

Conheça o consórcio automóvel Caixa e adquira seu veículo com juros zero, parcelas flexíveis e, ainda, pode usar o FGTS. Entenda aqui como funciona.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o cartão Superdigital Internacional

Você conhece o cartão Superdigital Internacional? Ele oferece muitos benefícios. Quer saber quais? Então, continue a leitura e confira!

Continue lendo
content

Como solicitar a maquininha Ton

A maquininha Ton é perfeita para quem quer vender mais sem se preocupar com bateria, afinal, pode durar até 12h. Além disso, as taxas são baixas, o que gera mais lucro para o vendedor. Quer saber como ter a sua? Então, confira o post abaixo e descubra!

Continue lendo
content

C6 lança o Gestor de limite PIX

Confira tudo o que precisa sobre a função de gestão do limite PIX que o C6 Bank criou para te ajudar a controlar os gastos ao longo do dia.

Continue lendo