Empréstimos

Financiamento vale a pena?

Um financiamento vale a pena para você adqurir um imóvel ou bem de alto valor, podendo começar a morar agora. Saiba mais em nosso artigo a seguir!

Anúncios

por Aline Saes

25/05/2021 | Atualizado em 27/05/2021

Saiba quando financiar um imóvel

Saiba quando financiar um imóvel
Saiba quando financiar um imóvel

Para quem está em busca de adquirir um bem de alto valor, existem algumas opções de crédito que podem ser boas formas de chegar lá mais rapidamente. Então, entre as formas mais comuns entre os brasileiros está o financiamento. Mas você sabe dizer se o financiamento vale a pena?

Pois é justamente disso que vamos falar nesse post! Então, não se preocupe mais se ainda não entende muito bem como funciona um financiamento. Em suma, nós reunimos neste artigo tudo o que você vai precisar sobre ele, suas principais características, pontos positivos e negativos. 

Então, se você é uma das pessoas no Brasil em busca de um imóvel próprio e não tem condições de pagar à vista, o financiamento vale a pena para você. Mas, se tem dúvidas e receio, nós vamos lhe ajudar a superar!

Basta acompanhar com a gente todas as informações de que precisa sobre um financiamento, com algumas boas dicas em nosso artigo.

Assim, ao final de sua leitura você já terá uma maior ideia se um financiamento vale a pena. Então, basta continuar com a gente e conferir tudo o que preparamos para você.

Vamos lá?

Anúncios

O que é um financiamento?

Pois o financiamento é basicamente um tipo de empréstimo a longo prazo que o banco ou a instituição financeira de sua escolha pode te fornecer. Mas esse contrato de empréstimo terá o objetivo específico de adquirir um imóvel próprio.

Portanto, você pode adquirir o bem que necessita agora e começar a usufruir dele. Mas o pagamento ocorrerá para o banco ou instituição financeira que você escolheu, de forma gradual e ao longo de bastante tempo.

Porém existem apenas alguns tipos de bens que são passíveis de financiamento, e são eles:

  • Imóveis;
  • Máquinas;
  • Automóveis.

Entretanto, existem vários tipos de financiamento. Então, essa regra pode variar, e o seu financiamento pode ser para adquirir outros tipos de coisas, como alguns serviços.

Existe Financiamento para negativado?

Já pensou em fazer um financiamento, mas está com nome sujo? Saiba que é possível e como solicitar financiamento para negativado.

Qual a vantagem de financiar um imóvel?

Sabemos que é muito importante saber quais são as vantagens de financiar um imóvel antes de qualquer outra coisa. Então, vamos lá!

Anúncios

Usufruir do imóvel antes de quitar a dívida

Uma das grandes vantagens do financiamento é que ele possibilita que você retire o bem imediatamente. Então, se você está se decidindo entre Consórcio ou Financiamento este é um ponto principal a se considerar.

Assim, se você precisa de um imóvel para morar imediatamente, ou um carro para uso no momento, o financiamento lhe garante isso. Ou seja, você pode usufruir do bem de alto valor que a credora já quitou, enquanto vai pagando as parcelas do seu financiamento. 

Mas lembre-se de que, apesar de poder usufruir do bem imediatamente, ele ainda está em nome da instituição financeira credora. Então, somente ao final do pagamento do seu financiamento você poderá passar o imóvel ou automóvel para o seu nome oficialmente.

Entretanto, além de todas essas informações, nós sabemos que  é muito importante conhecer as taxas.

Então, continue lendo e confira o que reunimos de informações para você, a seguir!

Taxas e tarifas personalizadas

Para saber se um financiamento vale a pena, não adianta apenas pensar na taxa de juros. Pois a taxa pode se apresentar de diferentes formas a depender do tipo de contrato de financiamento que você fizer com a instituição financeira em questão.

Então, a sua taxa poderá ter o seu cálculo a partir de duas metodologias. Mas para que se pense bem antes de solicitar um consórcio ou financiamento, é essencial que você entenda bem quais metodologias são essas: a Tabela SAC e a Tabela Price. Confira abaixo:

  • SAC: a amortização do valor das parcelas ocorre de maneira constante. Então,  o seu saldo devedor tem o cálculo refeito todos os meses, com divisão do valor total entre os meses que restam para quitar a dívida. Assim, o valor da parcela cai com o passar do tempo;
  • Price: o valor das parcelas é fixo desde o contrato inicial. Mas as mensalidades têm seu cálculo a partir da taxa de juros e do saldo devedor restante. Assim, no início do pagamento você irá cobrir mais as taxas de juros do que o saldo devedor, e no decorrer do tempo isso se inverte. Então, o valor da parcela se mantém igual por todo o período do contrato.

Mas, preste atenção! Pois as taxas para financiamento podem incluir outras tarifas e encargos, como:

  • tarifas; 
  • tributos;
  • seguros;
  • Custo Efetivo Total (CET).

É um investimento em você

Um financiamento vale a pena quando você pensa no fato de esse empréstimo ter um objetivo que é para seu uso pessoal e imediato. Ou seja, ao financiar seu imóvel você garante que terá a sua casa própria agora, mesmo sem as condições de comprá-la à vista no momento.

Então, um financiamento se encaixa numa categoria de espécie de investimento em você mesmo, em seus objetivos e no seu futuro, não é mesmo?

Segurança

Pois o financiamento vale a pena por ser um dos meios mais seguros de comprar um imóvel. Assim, você consegue boas condições junto às instituições financeiras, e ainda conta uma série de garantias e seguros para o seu bem de alto valor.

Pode liquidar antecipadamente

Outra boa vantagem é a possibilidade de liquidar antecipadamente o valor do seu financiamento. Assim, se você conseguir uma boa reserva ou novas fontes de renda, pode antecipar parcelas ou até o valor total do empréstimo.

Pois dessa forma você recebe desconto no pagamento, tornando o valor total pago muito menor do que o do contrato original. Então, um bom planejamento financeiro e uma reserva de dinheiro podem fazer toda a diferença no seu financiamento.

Qual a desvantagem de financiar um imóvel?

Qual a desvantagem de financiar um imóvel?
Qual a desvantagem de financiar um imóvel?

Então, que tal entender se o financiamento vale a pena, antes mesmo de simular ou solicitar qualquer empréstimo à instituições financeiras ou bancos? 

Pois para conseguir firmar um contrato de financiamento, será preciso cumprir as seguintes exigências, que podem ser desvantajosas para algumas pessoas. Então, confira:

  • Para solicitar você não pode ter restrições no seu CPF no momento da contratação, ou seja, não aceita negativados;
  • Além disso, é preciso ter um bom histórico de relacionamento com o banco em que vai solicitar o financiamento;
  • Também haverá uma série de impostos, taxas e tarifas bancárias incluídas no processo e que você precisará pagar.

Pois todos os tipos de financiamento representam uma dívida que você deve pagar à uma instituição financeira em um determinado prazo. E todas essas parcelas a pagar envolvem taxas de juros e outras condições que estarão no contrato.

Além disso, por ser uma dívida de longo prazo, você precisa estar ciente de que é algo que vai demorar para acabar. E as parcelas devem ser pagas ao longo de diferentes fases da sua vida, em que você pode acabar perdendo o seu emprego ou ocorrendo outros imprevistos que alterem a sua estabilidade financeira.

E lembre-se, ao atrasar parcelas do financiamento, as taxas de juros aumentam. Também observe que, quanto maior o prazo para quitar a sua dívida, e quanto mais parcelas você tiver que pagar, maior será o valor final da sua dívida com a instituição financeira.

E esse valor final pode ser bem maior do que o valor original para a aquisição do bem, chegando até mesmo a ser o dobro! Portanto, fique atento a todas essas questões antes de solicitar um financiamento com um banco ou instituição financeira.

Quando o financiamento vale a pena?

De maneira geral, o financiamento vale a pena quando você tem o objetivo de adquirir um imóvel ou terreno próprio, mas você não tem condições de comprar sozinho e à vista. E você pode usar um financiamento para comprar um imóvel tanto novo quanto usado, além de lotes ou mesmo para finalizar uma reforma.

Ademais, o financiamento imobiliário está entre os tipos de financiamento mais populares no Brasil! Ainda mais por possuir um prazo bastante extenso para o cliente quitar a sua dívida. Assim, em geral é através da Caixa Econômica Federal que ocorrem a maioria dos financiamentos imobiliários brasileiros.

Pois a Caixa conta com uma série de programas de incentivo com foco na população de renda mais baixa, pensando em facilitar a aquisição de um imóvel próprio para todos. Dessa forma, o financiamento vale a pena para quem não conseguiria comprar à vista,

Entretanto, um financiamento imobiliário também pode ocorrer de forma direta com as construtoras dos imóveis. Pois essa é uma opção em que o financiamento vale a pena, especialmente para quem quer utilizar o dinheiro do FGTS para quitar o financiamento. 

Ah! E não esqueça de checar também qual é o valor máximo do imóvel. Pois para dizer se um financiamento vale a pena, esse valor pode fazer toda a diferença. Assim, é preciso que as suas parcelas não ultrapassem 30% da sua renda mensal, e o valor do imóvel é que irá influenciar nisso.

Pesquise, simule e descubra se aquele financiamento vale a pena!

Pesquise, simule e descubra se aquele financiamento vale a pena!
Pesquise, simule e descubra se aquele financiamento vale a pena!

E assim estamos chegando ao fim de nosso artigo exclusivo sobre financiamento. Mas, afinal, o financiamento vale a pena? Bem, tudo irá depender de qual é o seu objetivo final e sua situação financeira atual.

Pois um financiamento em geral é uma opção melhor para quem precisa de um bem de alto valor para uso imediato, como um imóvel para morar, mas não pode arcar com o valor à vista.

Ou seja, um financiamento vale a pena quando você tem o objetivo da casa própria, por exemplo. Assim, consegue se mudar imediatamente, mesmo sem quitar toda a sua dívida. Portanto, vai usufruir do imóvel enquanto vai quitando as parcelas do empréstimo com a instituição financeira.

Então, faça uma boa pesquisa entre todas as opções de diferentes instituições financeiras. Ou seja, simule online e preste atenção em todas as condições e taxas presentes no contrato, antes de assinar qualquer coisa.

Pois, lembre-se, um financiamento é em geral uma dívida muito alta e que vai demorar um bom tempo para quitá-la. Pode chegar até 30 anos! Então, não é uma decisão que você deva tomar por impulso, ok?

Assim, lembre-se de checar qual é o Custo Efetivo Total do seu contrato de financiamento, além das taxas de juros e qual é a metodologia do pagamento das parcelas – Tabela SAC ou Price. Pois tudo isso irá fazer toda a diferença na hora de saber se um financiamento vale a pena.

Até mais!

Tudo sobre o financiamento Imobiliário da Caixa

Quer comprar um imóvel e não sabe qual banco escolher? Conheça agora mesmo o financiamento imobiliário da Caixa, o crédito número 1 do mercado.

Sobre o autor

Aline Saes

Mestre em História Social pela USP. É escritora autônoma para variados assuntos. Sempre apaixonada pela escrita, tem como missão levar informação para as pessoas de forma simples e atrativa.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o empréstimo pessoal Decolar

O empréstimo pessoal Decolar pode financiar sua viagem dos sonhos e você ainda pode parcelar via boleto. Portanto, leia este post e confira!

Continue lendo
content

Como se inscrever no Auxílio Cesta Básica

Por conta da pandemia, as prefeituras e governos do estado passaram a oferecer o Auxílio Cesta Básica. Veja como se inscrever!

Continue lendo
content

Cartão de crédito Losango: o que é e como funciona

O cartão Losango tem cobertura internacional, bandeira Visa e você ainda pode participar do programa Vai de Visa. Confira mais vantagens!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o cartão de crédito Unibanco Life

O cartão de crédito Unibanco Life oferece muitos benefícios, dentre eles programa de cashback, pagamento por aproximação e isenção da anuidade. Leia este post e saiba mais!

Continue lendo
content

6 cartões Visa em Portugal em 2022

Se você está procurando cartões de crédito aceitos em todo o mundo e com programa de vantagens, a sua busca chegou ao fim. Com os cartões Visa em Portugal, você tem todos esses benefícios e muito mais. Confira aqui as melhores opções.

Continue lendo
content

Conheça o empréstimo Noverde

Está com o nome sujo e precisa de um empréstimo? Conheça o empréstimo Noverde com um processo 100% online e para negativados.

Continue lendo