Educação Financeira

Empréstimo para pagar dívida vale a pena?

Empréstimo para pagar dívida: será que vale a pena? É sobre isso que vamos falar hoje e te dar dicas para que você cuide das suas finanças! Confira!

Anúncios

por Joyce Viana

Publicado em 21/05/2021

É vantagem pegar empréstimo para quitar dívidas?

Empréstimo para pagar dívida vale a pena? Imagem: O presente
Empréstimo para pagar dívida vale a pena? Imagem: O presente

De início, estar endividado é um problema para centenas de pessoas no Brasil inteiro. Nos últimos anos, esse número tem crescido cada vez mais em decorrência de vários fatores. Mas, como pagar todas as dívidas e viver uma vida tranquila? Será que conseguir empréstimo para pagar dívida é uma boa saída?

Hoje, é sobre isso que falaremos e vamos te mostrar se essa é uma alternativa para o seu caso, isso porque, em alguns momentos os empréstimos podem ajudar no orçamento doméstico, mas, em outros podem acabar prejudicando ainda mais as finanças!

Então, vamos ver se vale a pena pegar empréstimo para quitar as dívidas! Confira!

Anúncios

Quando vale a pena pegar empréstimo para pagar dívidas?

Empréstimo para pagar dívida vale a pena? Imagem: Migalhas
Empréstimo para pagar dívida vale a pena? Imagem: Migalhas

Pois bem, não é de hoje que a grande maioria dos endividados optam pelos empréstimos para quitar dívidas e solucionar problemas de um jeito mais rápido e simples, pensando assim estarem se livrando de uma grande dor cabeça não é mesmo?

Contudo, a maioria deles também já se arrependeu de ter pego empréstimo em algum momento em que os juros eram muito maiores do que o valor total da própria dívida!

Então, antes de se decidir se vale ou não pegar um empréstimo para pagar dívida, continue a leitura que vamos te dar algumas dicas para você saber quando vale a pena pegar um empréstimo! Confira!

Dicas para economizar na hora de quitar dívida

Quer saber como economizar para quitar dívida? Veja agora as melhores dicas e cuidados para melhorar suas finanças.

Taxa de juros do empréstimo é menor

De início, pegar um empréstimo para pagar dívida vale a pena quanto a taxa de juros do empréstimo é menor do que a dívida que precisa ser quitada. Isso porque, se as taxas forem maiores, não fará sentido e você estará apenas trocando uma dívida por outra.

Então, se os juros do empréstimo é menor do que o da própria dívida, aí sim vale a pena a pena, já que você gastaria menos e teria um prazo maior para quitar o débito!

Anúncios

Bom desconto para pagar antecipado

Outra dica é quando o empréstimo tem um bom desconto se você pagar antecipado. Ou seja, quando o credor opta por reduzir o os valores para não deixar de receber. Nesses casos, é uma excelente oportunidade em pegar o empréstimo e assim fazer essa troca.

E além disso, se a instituição responsável pelo empréstimo não dizer nada a respeito, você mesmo pode negociar o desconto por pagamento antecipado. Isso porque, há várias instituições que oferecem essa possibilidade buscando negociações rápidas!

Para evitar juros do crédito rotativo

Empréstimo para pagar dívida vale a pena? Imagem: Conexão Fintech
Empréstimo para pagar dívida vale a pena? Imagem: Conexão Fintech

Pois bem, o crédito rotativo é um tipo de crédito que funciona como um empréstimo de emergência, sendo oferecido aos clientes de cartões de crédito que não conseguem pagar a fatura inteira do cartão, ou seja, o valor total da fatura. Nisso, para não deixar de pagar, os clientes costumam aceitar o crédito rotativo!

O fato é que os juros deste crédito são bastante altos, então, pedir outro empréstimo para pagar a fatura do cartão de crédito e, assim, evitar os juros do crédito rotativo também é uma excelente alternativa! Na verdade, optar sempre por pagar a fatura total do cartão é a melhor hipótese!

Limpar o nome

Na hora de pedir um empréstimo, limpar o nome também é um dos fatores importantes a se pensar. Se você está com o nome sujo e pendências junto aos birôs de crédito como SPC e SERASA, é uma alternativa optar por um empréstimo e assim quitar os débitos.

Isso porque, o nome sujo atrapalha em várias áreas da vida, inclusive, para solicitar cartões de crédito, abrir conta em banco, comprar um carro ou uma casa. Então, esse é com certeza um dos principais motivos a se pensar na hipótese de um empréstimo!

Cuidado: empréstimo para quitar dívida não pode comprometer sua vida financeira

Para fechar, nossa última dica e a mais importante é que o empréstimo financeiro não pode comprometer sua vida financeira. Isso porque, os empréstimos funcionam para trazer mais conforto e praticidade na hora de quitar os débitos financeiros.

Então, se for buscar um empréstimo que traga mais problemas do que soluções, não fará nenhum sentido! Sendo mais interessante, optar por permanecer com as mesmas contas! Portanto, na hora de escolher um empréstimo, preste atenção em todos os prós e os contras que ele oferece!

07 dicas para quitar as dívidas em 2021

Quer dicas para quitar as dívidas em 2021? Então saiba que está no lugar certo! Leia o nosso texto e entenda como pode começar o próximo ano sem pendências financeiras.

Sobre o autor

Joyce Viana

Graduada em Direito pela PUC Minas. Pós Graduada em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Legale. É produtora de conteúdo para diversos nichos, desde receitas e finanças, até beleza e saúde. Desde criança, fez da escrita sua melhor amiga, e nunca mais parou!

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o empréstimo consignado Decolar

O empréstimo consignado decolar é ideal para quem está buscando rápida aprovação, boa taxa de juros e um programa diferenciado! Saiba mais.

Continue lendo
content

Como Juntar Dinheiro reduzindo gastos pequenos

Quer economizar, mas não sabe como juntar dinheiro? Confira nossas dicas a seguir e descubra como melhorar sua vida financeira!

Continue lendo
content

Turismo de guerra: os 20 lugares para ver de perto as guerras mais cruéis da história

Todo mundo gosta de viajar, mas há tipos e tipos de viagem, havendo quem queira o turismo de guerra. Se você é um deles, então não leia o nosso texto.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Com as novas regras da Caixa FGTS, você poderá investir seu Fundo de Garantia

De acordo com as novas regras publicadas no Diário Oficial no último dia 10, agora os trabalhadores podem escolher investir até 50% do saldo do seu FGTS. Para isso, devem autorizar as administradoras FMP para utilizar o valor. Entenda como o processo funciona.

Continue lendo
content

Ranking Senhor Finanças: melhores bancos digitais 2021

Quer saber quais são os melhores bancos digitais disponíveis no mercado financeiro? Então, vamos te ajudar! Confira aqui a nossa lista, escolha o seu e descubra um novo jeito de lidar com o seu dinheiro!

Continue lendo
content

Empréstimo BMG ou Empréstimo Agibank: qual o melhor?

Precisa de um dinheiro a mais para sair do vermelho? Está negativado e quer sair das dívidas? Então, aprenda como escolher o empréstimo BMG ou empréstimo Agibank e tenha crédito consignado mesmo com restrição de crédito. Saiba mais em seguida!

Continue lendo