Dicas

07 dicas para quitar as dívidas em 2021: saia já do vermelho!

Quer dicas para quitar as dívidas em 2021? Então saiba que está no lugar certo! Leia o nosso texto e entenda como pode começar o próximo ano sem pendências financeiras.

Anúncios

por Priscila de Cassia

Publicado em 14/03/2021

2021: ano de quitar de uma vez por todas as suas dívidas

Ano após ano, a promessa é sempre a mesma: “dessa vez, eu saio do vermelho”. Todavia, conforme o tempo vai passando, isso vai ficando para trás e a dívida permanece ali, intacta. Pois bem, que tal fazer diferente a partir de agora, hein? Com o nosso texto, você vai conhecer as 07 dicas para quitar as dívidas em 2021. Aí, meu caro, sair ou não sair da dificuldade financeira vai depender exclusivamente de você, uma vez que o caminho das pedras já lhe foi dado!

Anúncios

Por que você deve quitar suas dívidas?

Antes de começarmos a dar as 07 dicas para quitar as dívidas em 2021, vamos relembrar o porquê você deve quitá-las. Afinal, é muito mais cômodo deixar a situação do jeito que está do que se movimentar para resolvê-las. Mas saiba: a consequência vem!

A primeira razão para quitar a sua dívida é que, quando mais precisar do dinheiro, o não lhe será certo. Afinal, qual empresa dará dinheiro a quem não cumpre com suas pendências?

A primeira razão para você quitar a sua dívida é que, quando mais precisar do dinheiro de terceiros, o não lhe será certo. Afinal, qual empresa que vai querer emprestar dinheiro a quem não cumpre com suas pendências? Pois é, ninguém! E se alguém lhe conceder o crédito, pode ter certeza de que os juros cobrados serão exorbitantes. Isso porque, para cobrir o seu risco de inadimplência, o retorno ao credor deve ser alto.

Então, pense naquele momento em que deseja comprar um carro ou até mesmo um imóvel, mas lhe falta dinheiro. Com dívidas pendentes, você não conseguirá empréstimo para cobrir o que falta. A consequência é um sonho frustado, uma vez que a compra não se efetivará.

Com dívidas pendentes, você não conseguirá empréstimo para cobrir o que falta na aquisição de um carro ou imóvel. A consequência é um sonho frustado, pois a compra não se efetivará.

Outra boa razão para quitar as suas dívidas é a respeito sobre o que irá deixar para as suas próximas gerações. Imagine o seguinte cenário: você falece, mas deixa como herança uma dívida gigantesca para seus familiares arcarem. Eles, definitivamente, não são responsáveis pelos seus descuidos financeiros. Então, resolva o quanto antes a sua situação antes que seja tarde demais.

Então vamos às 07 dicas para quitar as dívidas em 2021

Podíamos falar mais outras diversas razões para quitar as suas pendências financeiras, mas o texto não se trata sobre isso. Os dois principais motivos foram dados e agora nos resta lhe ensinar as 07 dicas para quitar as dívidas em 2021. Que seu ano seja diferente a partir de agora!

Anúncios

1. Entenda o porquê está com dívidas

A primeira das nossas dicas para quitar as dívidas em 2021 é entender o porquê está nessa difícil situação financeira. Afinal, de nada adianta fazer contas, planos, ler reportagens e livros sem uma mudança na forma de encarar a relação com o dinheiro. Isso porque, se hoje você quita suas pendências financeiras, a probabilidade de contrair novas é enorme se não entender a raiz do problema.

A primeira das dicas para quitar as dívidas em 2021 é entender o porquê está nessa situação, isto é, a raiz do problema. Sem isso, é grande a probabilidade de contrair novas pendências.

Não será muito eficiente, portanto, cortar todos os gastos e viver na pendura se não houver uma reflexão sobre a forma como você gasta seu dinheiro hoje. Desse modo, vale se questionar se não está gastando mais do que deve para compensar uma frustração ou para mostrar status que não tem devido às pressões da sociedade. Pode ter certeza de, ao atacar diretamente a causa do problema, isso será muito mais efetivo do que atacar a consequência, ou seja, aquele gasto compensatório.

2. Identifique suas dívidas

Entendeu o porquê está com dívidas? Então comece a planilhá-las, analisando a característica desta pendência: se ela está aberta ou em atraso. A primeira refere-se ao financiamento feito de um carro ou imóvel, por exemplo, ou parcelamento de uma compra, os quais devem ser quitados até a data de vencimento. Esse tipo de dívida é uma realidade da maioria da população e não é tão problemática quanto aos que estão em atraso.

O problema maior está no que diz respeito ao último tipo da pendência: as que estão em atraso. Nesse caso, são aquelas dívidas em que você não conseguiu cumprir com o pagamento, acarretando em juros e atrasos pelo seu atraso. A consequência disso você já sabe: uma imensa bola de neve. Não tenha dúvida de priorizá-las na hora de quitar as suas dívidas.

3. Entenda o cenário

Sabendo quais são as suas dívidas e quais delas irá priorizar na hora de quitá-las, é importante entrar em contato com cada empresa que está devendo para entender o cenário da sua pendência. Assim, você consegue analisar o valor total da(s) dívida(as) e quais delas têm melhores condições para renegociação ou para o pagamento à vista.

Sabendo quais são as suas dívidas e quais irá priorizar na hora de quitá-las, é hora de entrar em contato com cada empresa que está devendo para entender o cenário da sua pendência.

4. Coloque a dívida no orçamento

Com as 3 dicas para quitar as dívidas em 2021 dadas acima, você já tem a seguinte situação: entendeu a raiz do problema, levantou quais dívidas que tem e entendeu o cenário de cada uma delas. Chegou a hora de, então, colocá-las no seu orçamento mensal!

Com essa nova soma, é importante analisar se irá conseguir cobrir todas as despesas com as entradas previstas. Se não for possível, há apenas duas alternativas para você: rever os gastos, cortando todos os custos, ou ter mais uma fonte de renda. Nessa hora, o momento é de se sacrificar um pouco de forma a viabilizar esse valor temporário até a quitação da dívida.

5. Crie metas para pagar dívidas

Outra das nossas dicas para quitar as dívidas em 2021 é criar metas para quitá-las. Com isso em mente, você consegue separar suas dívidas por prioridade e criar estratégias. Por exemplo, comece pagando as que estão com os juros mais altos e dê um passo de cada vez. Cuidado para não se afobar e se enfocar de uma única vez! É preciso cautela e sabedoria na hora de resolver sua vida financeira.

6. Obtenha recursos extras

Nesse caso, não estamos falando de novas fontes de renda, mas sim da possibilidade de conseguir empréstimos com taxas de juros inferiores em relação às suas dívidas. Para ilustrar o que estamos querendo dizer, um caso prático é tentar renegociar a dívida do seu cartão de crédito, que tem juros abusivos, e pagá-la contraindo um crédito consignado, cujas taxas podem ser encontradas por até 2% ao mês. Ou seja, você paga menos ao seu credor, sobrando mais dinheiro para quitar as suas dívidas.

Tente renegociar a dívida do seu cartão de crédito, que tem juros abusivos, e a quite contraindo um crédito consignado, cujas taxas podem ser encontradas por até 2% ao mês.

7. Comprometa-se com o propósito

Por fim, a última das nossas dicas para quitar as dívidas em 2021 é comprometa-se com o propósito de quitá-las. Sempre quando envolver suas escolhas financeiras, pense nelas e no seu objetivo de virar um ano livre de pendências financeiras. Pode ter certeza de que é difícil tomar essas decisões, optando sempre pelo corte de custos e gastos, mas só o verdadeiro comprometimento com o seu propósito poderá tornar isso um pouco mais fácil e tranquilo.

Dica extra: tenha uma reserva de emergência

Conseguiu terminar o ano de 2021 sem nenhuma dívida em atraso? Que ótima notícia para você! No entanto, cuidado para não cometer os mesmos equívocos. Para começar, mantenha uma reserva de emergência, cujo valor deve cobrir 6 meses do seu trabalho, pelo menos. Com ela, qualquer imprevisto financeiro que surgir não te fará contrair novas pendências. Você possuirá muito mais segurança dessa forma. Faça diferente e tenha sua vida financeira muito mais saudável a partir de agora!

Sobre o autor

Priscila de Cassia

Formada em administração de empresas e auditora fiscal, é redatora freelancer desde 2016 para cultivar o seu hobby pela escrita e para fazer renda extra. Atualmente, escreve sobre vida financeira, cartões de crédito, milhas aéreas e viagens, além de curiosidades em geral.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o cartão de crédito Porto Seguro

O cartão de crédito Porto Seguro oferece desconto de 20% no app Vá de Táxi e você pode escolher entre as bandeiras Visa ou Master. Confira!

Continue lendo
content

Cartão Ton ou Cartão Inter Consignado: qual o melhor?

Conheça sobre cartões sem anuidade, poucas taxas e compras internacionais. Escolha entre o cartão Ton ou cartão Inter consignado!

Continue lendo
content

Cartão BBB ou Cartão Superdigital: qual escolher?

Quer escolher entre cartão BBB ou Cartão Superdigital? Pois ambos são cartões com segurança, conta 100% digital e várias ofertas! Confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Leilão de imóveis do Banco do Brasil oferece lotes com até 80% de desconto!

O Banco do Brasil, em parceria com a Lance no Leilão, está organizando um leilão de imóveis com ofertas incríveis para quem deseja investir no mercado imobiliário. Com descontos de até 80% e lances iniciais a partir de R$15 mil, o evento vai ocorrer em 30 de março. Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

Empiricus divulga os 150 piores Fundos de Previdência Privada do Brasil

Investir em Fundo de Previdência Privada pode ser uma boa opção para quem quer ter tranquilidade ao se aposentar, por exemplo. Entretanto, é importante ficar atento as instituições financeiras que oferecem esse investimento e escolher a melhor possível, ou você estará perdendo dinheiro.

Continue lendo
content

Crédito Pessoal Abanca: o que é?

Quer um crédito pessoal sem surpresas e com prestações fixas ao longo do tempo? Então, conheça o Crédito Pessoal Abanca e veja se é o ideal para si. Saiba mais em seguida.

Continue lendo