Finanças

Dicas para economizar na hora de quitar dívida

Quer saber como economizar para quitar dívida? Veja agora as melhores dicas e cuidados para melhorar suas finanças.

Anúncios

por Heloisa Trindade

23/02/2021 | Atualizado em 24/02/2021

Quitar dívida

Quitar dívida (Imagem: Positivo Tecnologia)
Quitar dívida (Imagem: Positivo Tecnologia)

Muitas pessoas buscam alternativas para economizar na hora de quitar dívida. Isso porque cada vez mais a autonomia financeira tem sido um objetivo em comum.

Desse modo, é fundamental que esse assunto seja mais discutido. Assim, é possível pensar em estratégias eficientes que visem amenizar os danos de um débito.

Portanto, o intuito deste post é te deixar por dentro de tudo sobre o tema. Veja como quitar dívida requer um bom planejamento. Ao final dessa leitura, você será um verdadeiro expert nessa tarefa e conseguirá limpar seu nome. Então, vamos lá acompanhe.

Anúncios

1- Estude bem sua situação financeira

Estude bem sua situação financeira (Imagem: Blog do Bling)
Estude bem sua situação financeira (Imagem: Blog do Bling)

De nada adianta tentar economizar se você não conhece sua situação financeira. Saber como ela se encontra é o primeiro passo para sequer pensar em guardar dinheiro.

Existem várias formas de analisar esse cenário. Então, você pode optar por uma planilha de gastos e custos. Além disso, o papel também funciona aqui. O importante é mapear esses elementos.

Desse modo, estude todo o seu rendimento. Isso incluindo salário líquido e as possíveis rendas extras. Tudo entra nessa análise. Também, é essencial anotar o valor da dívida que está em aberto.

Sempre considerando os juros e encargos cobrados em cima dela. Caso não saiba essas informações, entre em contato com o credor.

Além disso, esse esquema precisa conter todas as suas despesas fixas e variáveis. Tudo isso vai te ajudar a calcular o saldo devedor e assim, apresentar uma proposta viável para quitar dívida.

2- Quitar dívida: coloque um limite para as parcelas mensais

Quitar dívida: coloque um limite para as parcelas mensais (Imagem: Pixabay)
Quitar dívida: coloque um limite para as parcelas mensais (Imagem: Pixabay)

Feito o passo acima, você consegue entender mais sobre seu rendimento mensal. Assim, dá para estudar quanto dele pode ser deslocado para pagar o débito. Então, esse é o momento de definir o limite da sua parcela.

Só dessa forma, você será capaz de fazer uma boa proposta para o banco. Não esqueça que ela precisa ser interessante para ambas as partes. Caso contrário, será muito difícil de ser aprovada.

Portanto, estabeleça um limite mensal condizente com sua realidade. Não assuma nenhum compromisso que não seja possível de cumprir. Acredite, isso lhe trará ainda mais problemas. Sem falar que não dará para economizar.

Então, invista um tempo fazendo essa esquematização. Assim, você paga tudo com tranquilidade. Isso ao mesmo tempo em que trabalha em conquistar sua saúde financeira.

Além disso, use esse momento para entender onde você pode economizar. Existem alguns pontos que vão te ajudar a chegar nessa conclusão, confira.

  • Liste todas suas dívidas, até mesmo as que não estão atrasadas. Vale conta de cartão, financiamento, empréstimo e por aí vai;
  • Estude onde dá para cortar no orçamento. O interessante é que você só mantenha os gastos essenciais;
  • Analise as possibilidades de conseguir alguma renda extra.

Anúncios

3- Sempre dê prioridade às dívidas mais caras

Sempre dê prioridade às dívidas mais caras (Imagem: Alterdata)
Sempre dê prioridade às dívidas mais caras (Imagem: Alterdata)

As taxas de juros devem ser sempre sua maior preocupação. É por isso que você precisa dar mais atenção as dívidas mais caras. Elas vão te dar prejuízos enormes.

Então, separe todos os seus maiores débitos. Em seguida, entre em contato com os credores. É hora de negociar o pagamento. Não faça nenhum acordo que coloque seus bens em risco.

Assim, converse com as partes envolvidas até encontrar um acordo interessante para todos. É uma tarefa um tanto trabalhosa, mas vale a pena o esforço. Desse modo, você consegue se livrar logo das dívidas mais problemáticas.

4- Lance uma proposta para o credor

Lance uma proposta para o credor (Imagem: Software GEO)
Lance uma proposta para o credor (Imagem: Software GEO)

Não fique apenas esperando que o banco entre em contato com você para falar do débito. O interessante é procurar a instituição o quanto antes. Isso mostra ao credor que há uma grande vontade de quitar dívida.

Além disso, esse primeiro contato já deve vir com uma proposta pensada. Assim, é possível sinalizar a alternativa de pagamento mais viável para você.

Mostrar para o banco o valor da parcela que cabe dentro do seu orçamento. São ações que fazem com que você ganhe mais credibilidade. Isso pode até ajudar a conseguir bons descontos e reduzir as taxas de juros.

Sendo assim, lembre-se que você só será capaz de fazer tudo isso com muito planejamento. Portanto, de forma alguma ignore a primeira dica. Ela é peça chave para obter sucesso.

5- Quitar dívida: negocie com o credor

Quitar dívida: negocie com o credor (imagem: Pixabay)
Quitar dívida: negocie com o credor (imagem: Pixabay)

Digamos que você acabou de lançar uma proposta para o gerente do seu banco. A negociação é a parte onde os envolvidos vão discutir cada ponto do acordo. Afinal, ambos têm interesse em resolver a questão da dívida.

Desse modo, pode ser que você seja surpreendido com uma contraproposta. Isso não necessariamente é algo com que precise se preocupar. Assim, o importante é que não aceite nada que não se encaixe dentro da sua realidade.

Portanto, o impulso não é uma característica valiosa aqui, muito pelo contrário. Você deve ser o mais racional possível. Analise cada ponto colocado pela instituição. Isso é fundamental para que não se assuma algo que não possa cumprir.

Uma dica é nunca decidir nada na hora. Dessa forma, peça um tempo para pensar com calma. Então, volte para casa, peça ajuda das pessoas que moram com você. Elas podem te ajudar a avaliar se o acordo vale a pena ou não.

Teste

6- Busque sempre ofertas e condições em outros locais

Busque sempre ofertas e condições em outros locais (Imagem: Pixabay)
Busque sempre ofertas e condições em outros locais (Imagem: Pixabay)

As simulações de crédito são grandes aliadas nesse tipo de situação. É com elas que você irá visualizar se existem alternativas mais interessantes. A sua condição financeira será o fator determinante.

Muitas pessoas sequer sabem da possibilidade de encontrar opções melhores. Você pode sim se deparar com ofertas de pagamento mais interessantes e com juros menores.

Isso é uma vantagem, principalmente quando você e o credor não conseguem chegar em um acordo. Essa prática é muito famosa no mercado financeiro, sendo chamada de portabilidade de crédito.

É uma estratégia para economizar na hora de quitar dívida. Assim, você transfere seu débito de uma instituição para outra. Nessa última é que se encontram as melhores opções de pagamento.

Desse modo, é possível acabar com a dívida e evitar os juros exorbitantes. No entanto, a portabilidade ainda exige cuidado. Não ache que toda troca será vantajosa. A necessidade do planejamento e estudo de cada elemento se mantém aqui.

7- Leilões de negociação são uma excelente alternativa

Leilões de negociação são uma excelente alternativa (Imagem: patrocinados.estadao)
Leilões de negociação são uma excelente alternativa (Imagem: patrocinados.estadao)

Um evento desconhecido por grande parte das pessoas endividadas. Os Leilões de negociação são muito interessantes para quem quer se livrar de um débito e economizar ao mesmo tempo.

Assim, eles são promovidos por alguns órgãos de proteção ao crédito. Entretanto, instituições financeiras também organizam esses leilões de vez em quando.

O Feirão Serasa Limpa Nome é o melhor exemplo desse tipo de evento. Ele é o maior de todo o Brasil. Então, você pode participar dele, sendo necessário apenas se cadastrar na plataforma da Serasa.

O recomendado é que você não perca uma oportunidade dessas. Em uma negociação individual nem sempre é possível chegar em um acordo vantajoso. A situação muda nos leilões. As taxas são bem menores e as condições mais acessíveis.

8- Quitar dívida: se atente aos cálculos

Quitar dívida: se atente aos cálculos (Imagem: Pixabay)
Quitar dívida: se atente aos cálculos (Imagem: Pixabay)

Lembre-se de não aceitar nada que não conseguirá cumprir. É aí que entra a necessidade de prestar bastante atenção nos cálculos. Por mais que muitos achem essa parte chata, ela precisa ser feita.

Dessa forma, é só assim que você saberá se o acordo está se adequando ao seu orçamento. Caso contrário, pode assinar algo e se arrepender muito depois.

Uma dica é fazer as contas passo a passo com o credor do lado. Isso permite que toda e qualquer dúvida seja tirada na hora. Você precisa se assegura de que está fazendo um bom negócio.

9- Não perca um detalhe e anote tudo

Não perca um detalhe e anote tudo (Imagem: Pixabay)
Não perca um detalhe e anote tudo (Imagem: Pixabay)

Independente de como seja feito o processo de negociação, não perca nenhum detalhe. Portanto, anote todas as informações repassadas. Isso inclui nome do atendente, protocolo e tudo o que foi conversado entre as partes envolvidas.

Fazer isso pode te ajudar de diversas formas. Primeiramente, você não se perde nas condições que foram apresentadas.

Também, dá para comparar as propostas. Isso caso esteja conversando com mais de uma instituição financeira, como é quando se busca uma portabilidade de crédito.

10- Leia o contrato por inteiro

Leia o contrato por inteiro (Imagem: Pixabay)
Leia o contrato por inteiro (Imagem: Pixabay)

Muitas pessoas não levam a sério os pormenores de um contrato. Infelizmente, esse é um grande erro. Afinal, às vezes o detalhe é que acaba trazendo uma série de complicações.

Desse modo, invista um tempo lendo cada parte do acordo. Lembre-se que sua estabilidade financeira está em jogo. Isso deve ser tratado como uma prioridade.

Quitar dívida requer muito cuidado, e sem dúvidas esse ponto é um dos principais. Você não quer ser surpreendido por nenhuma cláusula que passou despercebido.

Com essas 10 dicas, você vai economizar ao mesmo tempo em que se livra do seu débito. Agora, é hora de entender como dar mais um passo para sua autonomia financeira. Confira alguns tópicos que vão te ajudar a conquistar esse sonho.

Pense a longo prazo

Pense a longo prazo (Imagem: Startupi)
Pense a longo prazo (Imagem: Startupi)

Esse tipo de estabilidade não se adquire do dia para noite. São muitos meses se planejando e economia. Portanto, sempre pense mais a frente. Daqui uns 5 anos, onde você quer estar? É esse tipo de lógica que deve ser seguida.

Faça um bom orçamento

Faça um bom orçamento (Imagem: Pixabay)
Faça um bom orçamento (Imagem: Pixabay)

Com um objetivo em mente, é hora de pensar em um orçamento. Para isso, é necessário traçar uma relação entre o que você tem o que precisa juntar. É a partir disso que irá começar a planejar as formas de ganhar uma renda maior.

Como foi dito mais acima, estabelecer seus gastos e ganhos é muito importante. Isso tanto para se livrar dos débitos quanto para conquistar objetivos mais altos.

Consuma de forma inteligente

Consuma de forma inteligente ( Imagem: pxpdigital)
Consuma de forma inteligente ( Imagem: pxpdigital)

Perder o controle pode ser bem fácil a depender do cenário em que você se encontra. No entanto, é necessário muito foco para se manter dentro do orçamento que você planejou.

Agora, não ache que se privar de coisas essenciais é a saída. Estamos falando de coisas supérfluas. Acredite, se gasta muito mais com o que não é tão necessário assim.

Desse modo, o consuma de forma inteligente se aplica a não gastar com qualquer coisa. Uma dica para se manter firme é sempre lembrar do seu objetivo. É por isso que ele precisa ser muito valioso para você.

Invista com um objetivo em mente

Invista com um objetivo em mente (Imagem: Pixabay)
Invista com um objetivo em mente (Imagem: Pixabay)

Hoje, existem diversas formas de investimento. A poupança é a mais conhecida. No entanto, ela é a menos interessante, tendo em vista que seu rendimento é muito baixo.

O Tesouro Direto tem sido escolhido por muitas pessoas como forma de guardar dinheiro. Desse modo, é interessante que você conheça quais são suas possibilidades.

Muitos acreditam que o mundo dos investimentos não é para qualquer um. Essa informação não poderia estar mais equivocada. O único requisito para aplicar seu dinheiro é vontade.

Além disso, é necessário estudar um pouco sobre o assunto. Afinal, cada modalidade funciona de uma maneira diferente. No entanto, não é nada muito complicado. Inclusive, isso pode te ajudar a decidir onde investir.

Independente da sua escolha, precisa haver um objetivo por trás dela. Quando se tem um foco, é mais fácil não cair na tentação de gastar o que deu trabalho para juntar.

Busque formas de ganhar renda extra para quitar dívida

Busque formas de ganhar renda extra (Imagem: Exame)
Busque formas de ganhar renda extra (Imagem: Exame)

Imagine que você não ganha tanto quando gostaria. Isso não é motivo para desistir da sua autonomia financeira. Assim, procure formas de aumentar sua renda. A internet hoje disponibiliza inúmeras maneiras de tornar isso realidade.

Então, uma dica é elencar seus talentos. Digamos que você é bom na língua inglesa. Muitas pessoas procuram aprender idiomas. Desse modo, dar aulas pode ser uma ótima alternativa para ganhar um dinheiro a mais.

São essas ideias, que parecem pequenas, que vão te levar ao sucesso. Portanto, não desista até que seu objetivo tenha sido alcançado.

Outra coisa importante é com relação ao estabelecimento de metas. O seu sonho é autonomia financeira. No entanto, crie pequenas vitórias ao longo do caminho. Acredite, isso vai te motivar bastante a continuar batalhando.

Conclusão

Conclusão (Imagem: Suno Research)
Conclusão (Imagem: Suno Research)

Por fim, isso é tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Agora é sua vez. Use todas as dicas aqui apresentadas para quitar dívida. Ainda, comece a fazer seu dinheiro trabalhar para você e aprenda a sair das dívidas.

Saia das dívidas com esse passo a passo

Conheça agora o artigo mais completo do país sobre como quitar as dívidas de forma definitiva e passo a passo, mesmo que com pouco dinheiro.

Sobre o autor

Heloisa Trindade

Sou Heloisa Trindade, jornalista pelo DRT 1424/MS de Campo Grande, formanda em publicidade e propaganda pela Estácio de Campo Grande, redatora e produtora de conteúdo há 4 anos. Minha paixão por ler e escrever veio desde criança, por influência da minha mãe. Em meio a uma crise financeira, descobri que poderia usar a minha paixão para produzir renda e foi então que iniciei com meus primeiros blogs. Meu objetivo é entregar sempre conteúdos verídicos, de qualidade e informação aos nossos leitores.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cartão Lanistar ou Cartão Superdigital: qual o melhor?

Quer saber qual a melhor opção entre o cartão Lanistar ou Superdigital? Então, veja as vantagens e as desvantagens de cada um, bem como escolha o seu.

Continue lendo
content

Conheça o benefício Aluguel Social

Quer saber como funciona o benefício Aluguel Social? No artigo de hoje, vamos te explicar tudo, desde como funciona até como se cadastrar. Confira!

Continue lendo
content

Empréstimo consignado Santander é seguro?

Confira o texto e saiba se o empréstimo consignado santander é seguro. Ele possui taxas de juros reduzidas e ótimo prazo para pagamento.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Com o aumento de endividados, cresce também o golpe para negativados

Devido ao grande número de negativados atualmente, os criminosos estão se aproveitando para oferecer empréstimos com juros vantajosos, cobrando taxas antecipadas das vítimas. Com a ânsia para pagar as contas e limpar o nome, algumas pessoas ainda se sujeitam a pagamentos absurdos, perdendo ainda mais dinheiro no processo.

Continue lendo
content

Conheça o cartão BRB Flamengo

Já pensou não precisar largar o seu time do coração nem na hora de controlar as suas finanças? Para isso, podemos contar com a conta digital e cartão BRB Flamengo, ambos 100% digitais e sem taxas abusivas! Se interessou? Então, continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

Continue lendo
content

Conheça a corretora IQ Option

Você conhece a IQ Option? Essa é uma excelente opção para quem deseja investir com facilidade e segurança. Confira abaixo!

Continue lendo