Carros

Empréstimo com garantia de veículo vale a pena?

Empréstimo com garantia de veículo pode ser uma boa opção para conseguir melhores condições e taxas de juros. Saiba mais em nosso artigo!

por

Aline Saes

Publicado em

ANÚNCIOS

Conheça melhor esse produto financeiro

Conheça!

Você sabia que cada vez mais linhas de crédito com garantia surgem e se fortalecem no mercado financeiro brasileiro? Pois é, e atraem diferentes perfis de clientes! Mas você está entre as pessoas que procuram um empréstimo com garantia de veículo? 

Pois então esse artigo é para você! Já que reunimos aqui as principais informações que você precisa saber para conseguir um empréstimo dessa maneira. Além disso, você vai entender o que é e como funciona esse tipo de linha de crédito pessoal, e quais as melhores condições que ele pode oferecer.

Então, continue com a gente e confira a seguir!

O que é um empréstimo com garantia?

O que é?

De maneira geral, um empréstimo com garantia é uma linha de crédito pessoal em que as instituições financeiras aceitam um bem como forma de garantia. Ou seja, em vez de passar por uma análise de crédito mais minuciosa, o cliente coloca o seu bem como garantia de que o empréstimo será pago de uma forma ou de outra.

Dessa forma, o cliente estará alienando o seu bem, no caso um veículo, à instituição financeira credora. Dessa forma, quem faz esse tipo de contrato de empréstimo com garantia pode conseguir o dinheiro de forma mais rápida e com menores taxas de juros. 

Mas é importante lembrar que há sempre mais riscos em colocar um bem como garantia. Pois o seu bem pode ser tomado pela instituição financeira em caso de inadimplência, e ficará à venda em leilão para abater sobre o valor em aberto da sua dívida. Mas como funciona exatamente um empréstimo como garantia de veículo?

Como funciona o empréstimo com garantia de veículo?

Como funciona?

Para quem quer obter um empréstimo com garantia de veículo, é preciso que possua um bem desse tipo em seu nome, seja ele um carro, moto, caminhão ou outro tipo de automóvel. E o seu veículo passará para a posse da instituição financeira credora.

Assim, é preciso que você cumpra alguns pré-requisitos e realize todo um processo burocrático para solicitar o seu empréstimo com garantia de veículo. Então, que tal entendermos melhor como funciona na prática esse tipo de crédito pessoal?

Basicamente, será preciso que o solicitante do crédito apresente os seguintes documentos pessoais e do veículo em questão:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de renda e de endereço;
  • Documento do veículo (CRV).

E após reunir toda essa documentação tanto da pessoa quanto do veículo, é essencial que você faça a avaliação das diferentes instituições financeiras que possuem a linha de empréstimo com garantia de veículo. Pois cada uma oferece diferentes condições para conceder o crédito. 

Então, não deixe de pesquisar bem e simular seu empréstimo para ver as diferentes taxas de juros, prazos, parcelamento e porcentagem do valor de garantia que a instituição pode lhe oferecer.

E quando finalmente encontrar aquela instituição financeira que oferece as melhores condições para o que você busca, é hora de dar início ao processo de solicitação do empréstimo com garantia de veículo.

Mas para facilitar toda a parte de burocracias que terá de passar quando decidir fazer a sua solicitação de um crédito desse tipo, confira o passo a passo que criamos para você a seguir!

Informações essenciais para solicitação de empréstimo com garantia de veículo

Informações essenciais
  1. O bem de garantia: cheque sempre se o veículo em questão está em boas condições de conservação e funcionamento.Pois jamais você poderá solicitar empréstimo utilizando como garantia um veículo quebrado ou muito velho.
  2. Passar pela vistoria: A instituição financeira exige que ocorra uma vistoria para avaliar o veículo. Assim,você poderá oferecer o valor real do veículo para saber o crédito que ele cobrirá no seu empréstimo;
  3. Veículo em seu nome: pois você jamais poderá solicitar um crédito com garantia de veículos que não estejam registrados em seu nome;
  4. Bem quitado: ou seja, você não pode utilizar um veículo pelo qual ainda está pagando, ou que já esteja usando como garantia para outro empréstimo.

Então, tenha em mente todos esses pré-requisitos e condições para que uma instituição financeira aceite analisar a sua solicitação de empréstimo com garantia de veículo. E após o pedido ser enviado, ele entrará na fase de análise para que a instituição credora chegue a um valor total de empréstimo e taxas de juros. 

Então, você poderá receber um parecer favorável ou negativo. Em positivo, a instituição credora vai declarar o quanto o seu veículo cobrirá do seu empréstimo total. E essa porcentagem pode variar de acordo com as características do veículo.

Mas, afinal, vale a pena solicitar uma linha de crédito com garantia de veículo? Então, para que isso também fique claro a você, continue com a gente. Pois reunimos as principais vantagens deste tipo de empréstimo, a seguir!

Quais as vantagens do empréstimo com garantia de veículo?

Vantagens

Uma das principais vantagens que um empréstimo desse tipo pode acabar oferecendo é uma oferta com melhores condições de taxas de juros e prazos para pagamento. Pois com o veículo como garantia, o valor real desse bem pode cobrir alguns riscos para a instituição financeira em relação ao calote, inadimplência, etc.

Assim, pode ser possível que alguém em dificuldades para pagar  um empréstimo em condições normais, consiga arcar com a dívida  do empréstimo com garantia de veículo. 

Por exemplo, pode ser uma boa oportunidade para os negativados conseguirem um empréstimo, embora não seja garantido.

Como dissemos, utilizar a opção de garantia de veículo pode fazer com que as condições do seu empréstimo sejam muito mais favoráveis a você. Porém, sempre lembre-se de pesquisar bem antes de assinar qualquer contrato, certo?

E então, as condições de um empréstimo com garantia de veículo são mais vantajosas por conta das seguintes condições:

  • O crédito que receber será de 50% a 90% do valor total do veículo que você ofereceu como garantia para seu empréstimo;
  • Também tudo dependerá da instituição financeira que você escolheu, e também do ano de fabricação do veículo que colocar como garantia;
  • E lembre-se: quanto mais novo o veículo, melhores poderão ser as taxas de juros e o prazo que você poderá conseguir com a instituição financeira;
  • Além disso, se você for pedir empréstimo com garantia de veículo em um banco do qual já é correntista, o pagamento do empréstimo pode ser mais fácil e feito com débito direto em sua conta.

Viu só quantas boas vantagens? Mas sabemos que nem só de vantagens se faz um acordo de empréstimo. Portanto, entenda melhor quais as possíveis desvantagens dessa modalidade de crédito, a seguir.

Quais as desvantagens do empréstimo com garantia de veículo?

Desvantagens

Como mostramos anteriormente, o empréstimo com garantia de veículo exige que o bem esteja quitado e com registro em seu nome. Ou seja, mesmo se o veículo em questão estiver em nome do seu cônjuge não será possível utilizar esse bem como garantia no seu crédito pessoal.

Além disso, lembre-se que o seu veículo vai ficar alienado para a instituição financeira credora. Ou seja, você poderá usar o veículo, mas para todos os fins ele pertence à instituição financeira que forneceu o crédito, até que você finalize o pagamento do seu empréstimo.

 E você não poderá vender esse carro até quitar totalmente a sua dívida, apesar de poder fazer o uso pessoal dele normalmente. 

Também lembre-se que há toda a burocracia do processo de pedir empréstimo com garantia de veículo, como:

  • Análise de toda a documentação do veículo e do solicitante;
  • Vistoria obrigatória para avaliação do valor real do bem antes de liberar o empréstimo. 
  • Além disso, pode ser que carros com mais de 10 anos de idade não sejam aceitos por aquela instituição financeira para um empréstimo.
Conteúdo Recomendado

Como negociar dívida com o banco

Quer negociar dívida com o banco nesse ano de 2021? Saiba como fazer de forma fácil e rápida e se livrar das dívidas de uma vez por todas

Quais veículos são aceitos?

Veículos aceitos

Pois, como dissemos, quando você coloca o seu veículo como bem de garantia para um empréstimo, pode ser que a instituição financeira não aceite o seu veículo. Por exemplo, algumas condições precisam passar pela avaliação da instituição credora, como:

  • O veículo precisa ter registro em nome de quem vai solicitar o empréstimo com garantia de veículo;
  • Algumas instituições credoras não aceitam automóveis com mais de 10 anos de fabricação;
  • As condições de funcionamento do veículo devem estar em perfeita ordem. Ou seja, o veículo precisa estar com a manutenção em dia e funcionando;
  • O veículo precisa estar quitado, ou seja, você não pode estar financiando ou ainda pagando por aquele veículo;
  • Além disso, o veículo não pode ser garantia em nenhum outro tipo de empréstimo ao mesmo tempo que o atual.

Assim, preenchendo esses requisitos básico, os veículos que em geral podem entrar como garantia para um empréstimo desse tipo são:

  • Carros;
  • Motocicletas;
  • Caminhões;
  • Caminhonetes;
  • Ônibus;
  • Outros veículos que entrem na categoria “veículo” legalmente.

Portanto, tenha tudo isso em mente quando for pensar em solicitar um empréstimo com garantia de veículo. Pois é essencial que o bem que será a garantia respeito todos os pré-requisitos da instituição financeira, do contrário seu pedido não vai passar na análise.

Qual banco faz empréstimo com garantia de veículo?

Quem oferece?

A garantia de veículo é ótima para quem precisa de um valor menor e melhores condições de taxas de juros. Além disso, esse tipo de empréstimo parece oferecer menos riscos do que uma linha de crédito que coloque um imóvel como garantia, certo?

Mas de qualquer forma é preciso ter atenção, pesquisar bem as instituições financeiras que oferecem esse produto financeiro. Dessa forma, você terá a certeza de fazer um bom contrato com condições de acordo com o que precisa.

Então, fique de olho em nossa lista das principais instituições financeiras que fazem empréstimo com garantia de veículo. Confira, a seguir!

  • Creditas: essa fintech oferece uma das menores taxas do mercado, de 1,69% ao mês. É possível um crédito de até 90% do valor do veículo, com solicitação totalmente online.
  • Just: taxa de juros é de 1,06% ao mês, podendo cobrir até 80% do valor do veículo. E o prazo vai até 60 meses, com todo o processo de solicitação online.
  • Banco Votorantim: oferece até 90% do valor do veículo como crédito, com boas ofertas de taxas de juros e prazo. Faça uma simulação online e confira;
  • BV Financeria: com taxas de juros que variam de 1,49% e 3,47% ao mês;
  • Banco do Brasil: oferece até 80% do valor do veículo como crédito pessoal, com prazos estendidos e taxas de juros personalizadas;
  • Santander: cobre até 70% do valor do veículo para seu empréstimo;
  • Bradesco: taxas de juros que variam entre 4,22% e 4,62% ao mês, com condições gerais específicas após a avaliação do veículo;
  • Itaú: o banco entrega até 90% do valor do veículo como empréstimo, com taxas de 1,49% ao mês.

Viu quantas opções? Então avalie bem.

Agora é só pesquisar bem e se decidir

Pesquise bem e escolha

É preciso sempre pesquisar bem as condições do empréstimo antes mesmo de fazer uma proposta para a instituição financeira credora. Pois lembre-se que caso fique inadimplente, terá seu veículo em leilão pela instituição fornecedora do crédito, além de ficar com o nome sujo.

Portanto, tenha certeza de que as parcelas do financiamento cabem no seu orçamento mensal. Ou seja, é muito importante que tenha uma boa noção das suas finanças pessoais antes de propor um crédito com garantia de veículos, não deixando que o empréstimo comprometa mais de 30% da sua renda mensal.

Então, pesquise bem antes de se decidir. E tenha sempre um bom planejamento de suas finanças antes de solicitar qualquer tipo de empréstimo, evitando assim adquirir dívidas de risco, superendividado ou se tornar negativado nos órgãos de proteção ao crédito como Serasa e SPC.

Para facilitar existem muitos simuladores online, então aproveite e faça sua pesquisa e anote todas as condições, compare tudo. 

Assim chegamos ao final de nosso artigo sobre empréstimo com garantia de veículo. E esperamos ter tirado todas as suas dúvidas a respeito, tornando mais fácil a sua decisão de solicitar ou não esse tipo de empréstimo com garantia.

Conteúdo Recomendado

Quais as vantagens do empréstimo com garantia?

Sabia que o empréstimo com garantia é uma excelente opção para quem está negativado? Saiba como funciona e se compensa para você

Mestre em História Social pela USP. É escritora autônoma para variados assuntos. Sempre apaixonada pela escrita, tem como missão levar informação para as pessoas de forma simples e atrativa.

Cartões

Descubra tudo sobre o Cartão Saraiva

Descubra tudo o que você precisa saber sobre o cartão de crédito Saraiva. Confira os principais benefícios desse cartão e saiba como solicitar o seu.

por

Gustavo Cezar

Publicado em

| Atualizado em

Cartão de crédito Saraiva - Tudo o que você precisa saber para pedir o seu

Nesse artigo, você saberá exatamente todas as informações que vão te ajudar e decidir se o cartão Saraiva é ou não uma boa opção para você.

Sobre a loja Saraiva

Um dos principais pontos desta loja é sua versatilidade. Entre os artigos que ela vende, estão: livros, para todos os tipos de leitores; games, para todos os consoles; eletrônicos; filmes; presentes etc.

Antes de tudo, a loja, além de dar muitos benefícios ao consumidor, oferece um cartão de crédito totalmente gratuito e que você pode pedir sem precisar de comprovação de renda.

Então, se você tiver interesse em comprar os artigos da loja e em adquirir um cartão internacional sem anuidade, o cartão Saraiva pode ser uma das suas melhores escolhas. Confira todas as informações abaixo.

Características do Cartão Saraiva.

Por mais que o cartão te forneça diversos benefícios e vantagens, é muito importante que você conheça, antes de tudo, as principais características gerais dele.

ANUIDADEISENTO
BANDEIRAVISA
RENDA MÍNIMANÃO É PRECISO
COBERTURAINTERNACIONAL
DESCONTOS E OFERTASEXCLUSIVO
VANTAGENSSARAIVA PLUS, MILHAS AÉREAS E ETC.
Tabela de benefícios

Tudo o que você precisa saber sobre o cartão Saraiva.

Uma das principais vantagens do cartão Saraiva é que você consegue estar isento de anuidade e, ao mesmo tempo, solicitar cartões gratuitamente. 

Outro ponto positivo do cartão é que não é preciso que você tenha uma renda mínima, facilitando o acesso ao cartão.

Além disso, você pode, com o Cartão Saraiva, gerenciar todo o seu dinheiro e cuidar de todas suas despesas a partir de um celular, pois o cartão possui uma parceria com o Banco do Brasil.

Portanto, todo o monitoramento do cartão Saraiva pode ser feito através do aplicativo do banco, que é chamado Ourocard. Você consegue achar esse aplicativo tanto na Play Store, para celulares Android, quanto na App Store, para celulares IOS.

Se você possuir uma conta corrente, será possível realizar compras no mundo inteiro, pois o cartão tem o selo Visa, que é internacional e te dá a possibilidade de adquirir produtos em vários lugares do mundo.

(biblioteca Saraiva - cartão Saraiva)

Aplicativo do Cartão Saraiva.

Como dito, ele se chama Ourocard, e é administrado pelo Banco do Brasil, devido à parceria com a loja Saraiva.

Essas são as principais vantagens do aplicativo: possibilita a caracterização da sua foto no cartão; disponibiliza uma versão virtual do cartão, para uma maior facilidade nas compras online; fornece uma segunda via; gera boletos bancários; etc.

O aplicativo está disponível para ser baixado na Play Store e na App Store.

Benefícios do Cartão Saraiva.

O Cartão Saraiva fornece, por conta de suas parcerias e recursos, muitos benefícios aos seus usuários.

Um dos principais é possuir a bandeira Visa, porque, atualmente, quase todas as lojas possuem a rede Visa, o que ajuda muito na hora da compra no Brasil e no mundo.

Também, devido à parceria com o Banco do Brasil, os recursos online do cartão são muito completos e fáceis de se utilizar.

Como adquirir o cartão Saraiva?

É muito fácil pedir o cartão, pois ele é totalmente sem burocracia e de fácil acesso.

Você não precisa apresentar documentos pessoais nem comprovante de renda. A partir disso, a loja analisará seu pedido e você receberá, assim que possível, seu cartão.

Anuidade zero

Diferentemente de outros cartões, que cobram até R$100,00 por ano, o Cartão Saraiva não cobra nada de você. Portanto, você não gastará nem um centavo do seu bolso.

Essa, juntamente com outras, é uma das vantagens desse cartão sobre os demais. Quem é que não gostaria de ter todas essas vantagens e ainda não ter que pagar nada por elas?

Comprovação de renda

Para você receber o cartão, não será necessário que você apresente seu comprovante de renda.

Porém, por mais que ele não seja necessário, a loja irá pedir que você apresente seu CPF. Então, lembre-se de que seu cartão só será aprovado caso você tiver um bom histórico e caso você for um bom pagador.

Sobre o limite do cartão

Por causa da parceria com o Banco do Brasil, será o banco quem definirá o limite do cartão de crédito.

Isso quer dizer que, de acordo com seus dados e históricos financeiros, o banco irá escolher a melhor opção para o limite do seu cartão.

Porém, caso você não estiver contente com o limite do seu cartão, será possível, após 6 meses, realizar o pedido de aumento do cartão.

O aumento do limite do seu cartão é outro ponto positivo para o Cartão Saraiva, porque, em muitas lojas, não é possível fazer esse pedido de aumento.

Recompensas ao consumidor

Uma das principais vantagens é o método de recompensas com dupla pontuação, que é fornecido, exclusivamente, pelo Cartão Saraiva aos seus usuários.

Este recurso fornece pontos, que são acumulados e, depois, guardados em dois programas: Milhas Aéreas e o Saraiva Plus.

Portanto, você acumula esses pontos a partir do momento em que você realiza compras na própria loja da Saraiva (na loja física ou digital) ou em estabelecimentos que aceitam a bandeira Visa.

Com esses pontos, você consegue ter acesso a recursos que só a Saraiva oferece.

Recompensas: Saraiva Plus

Esse programa possui o seguinte esquema: a cada R$1,00 gasto tanto na loja física da Saraiva, quanto na loja online, você recebe 1 ponto. Então, se você gastar R$30,00 na loja, você terá 30 pontos.

No entanto, só será possível fazer o resgate dos seus ponto caso tiver, no mínimo, 500 pontos acumulados, ou seja, R$500,00 investidos na loja.

Esses são as vantagens de compras feitas na loja da Saraiva, agora vamos às vantagens de compras feitas através da bandeira Visa: a cada R$10,00 gastos em compras, você ganha 1 ponto de vantagem. O resgate é, também, a partir de 500 pontos acumulados.

Recompensas: Milhas aéreas

Esse programa só poderá ser feito através da bandeira Visa.

A pontuação é contada de forma diferente: a cada U$2,00 dólares, você recebe 1 ponto de vantagem.

O resgate de pontos pode ser realizado a partir de seus 5.000 pontos. Porém, os outros resgates poderão ser feitos a partir de 1.000 pontos acumulados.

Cartões adicionais

Você também poderá pedir até 4 cartões adicionais. Lembrando: tudo isso de forma gratuita, você não paga nada pelos cartões adicionais.

Também, o cartão não irá cobrar taxa de manutenção, tarifas e anuidade.

Vale a pena solicitar o cartão Saraiva?

Se você for um consumidor de livros, games, aparelhos eletrônicos e outros produtos da rede Saraiva, esse cartão é uma excelente opção. Além disso, o cartão pode ser utilizado em praticamente qualquer lugar do mundo.

O diferencial do cartão Saraiva é que você não terá que pagar nenhuma taxa de anuidade e, muito menos, será preciso que você apresente sua renda mínima.

Por fim, o app do cartão funciona bem e existem boas vantagens no Cartão Saraiva para quem frequenta a loja com frequência.

Se você ainda está na dúvida se o cartão Saraiva é ou não sobre você, clique no botão abaixo que você será redirecionado para outro artigo do nosso blog onde falaremos exclusivamente sobre cada uma das vantagens do cartão para te ajudar na decisão!

Ou se você já deseja solicitar o cartão, toque abaixo e seja redirecionado para o site da Saraiva:

Continuar Lendo

Em Alta