Dicas

Qual o papel do crédito na sua vida financeira?

Crédito é um produto financeiro que pode fazer diferença em sua vida. Em nosso artigo vai saber os tipos e como utilizar de maneira saudável.

por

Aline Saes

Publicado em

ANÚNCIOS

Entenda como utilizar a função crédito

Como utilizar

Cada vez mais as pessoas estão aderindo a diferentes linhas de crédito disponíveis no mercado, seja para crédito pessoal ou outro tipo. Mas é preciso entender bem quais as características, vantagens e desvantagens de cada opção de crédito para poder utilizar da melhor forma.

E se você é uma das pessoas que ainda não entende bem como utilizar a função crédito e qual o papel que ele pode ter na sua vida financeira, então este artigo é perfeito para você. Pois aqui vamos explicar quais são as principais opções de crédito, suas características, vantagens e desvantagens.

Além, é claro, de quais os cuidados que você deve tomar para não acabar utilizando mal as opções de crédito disponíveis. Pois o crédito pode tanto facilitar a sua vida, quanto colocá-lo em uma situação perigosa de desorganização das finanças pessoais e dívidas.

Então, que tal entender melhor sobre todos os aspectos das linhas de crédito? Pois continue lendo, e confira a seguir tudo o que reunimos de informações para você!

Quais as opções de crédito no mercado?

Quais as opções de crédito no mercado?

Como dissemos, existem diversas opções de linhas de crédito disponíveis no mercado financeiro brasileiro. E elas se expandem cada vez mais, assim como crescem as instituições financeiras com novas fintechs, bancos digitais e renovações de instituições tradicionais.

Assim, o brasileiro pode se deparar com uma enorme gama de opções de empréstimo, que é o mesmo que crédito. E como saber qual escolher no momento? Pois é justamente nisso que queremos lhe ajudar, apresentando todas as opções deste tipo de produto financeiro e suas características.

Dessa forma, ficará mais fácil entender quais são e qual a melhor escolha para você. Portanto, continue lendo e acompanhe com a gente!

Cartão de crédito

cartão

Sabemos que cada vez mais pessoas procuram as facilidades que só uma opção de cartão de crédito pode oferecer. Pois atualmente existem diversas opções no mercado brasileiro para quem quer adquirir um cartão de crédito. 

Então, escolher o seu novo cartão entre todas essas alternativas não é uma tarefa simples. Pois cada instituição financeira oferece um cartão de crédito com benefícios exclusivos e vantagens para atrair os clientes. Assim, você precisa pensar qual tipo de cartão será o mais vantajoso para você.

E o que tem acontecido cada vez mais, é oferecerem a total isenção da taxa de anuidade. Ou seja, você não paga um valor fixo anual ou mensal para ter acesso a um cartão de crédito.

Por isso, cada vez mais pessoas querem ter acesso ao crédito e, com tantas opções, quem cobra uma taxa apenas para que você tenha um cartão acaba perdendo clientes.

Além disso, entre as muitas vantagens que um cartão de crédito pode lhe oferecer, estão:

  • Programa de acúmulo de pontos, que podem ser revertidos para descontos em lojas virtuais, e outros parceiros da instituição financeira;
  • Acúmulo de milhas, que trazem vantagens nas viagens e descontos em passagens;
  • Cashback, em que uma parte do valor da compra é devolvido ao consumidor;
  • Descontos em atrações culturais e opções de lazer, como cinemas, teatros, restaurantes, etc.

Portanto, fique sempre de olho em quais as vantagens e benefícios que uma opção de cartão de crédito está te oferecendo.

Conteúdo Recomendado

Como usar cartão de crédito sem se endividar

Você se tornou um refém do cartão de crédito e já não sabe mais o que fazer para não se endividar? Então continue lendo, pois, vamos te ajudar a usá-lo sem que você faça

Cheque especial

Cheque especial

O cheque especial é uma modalidade de crédito, ou seja, é um empréstimo. E basicamente o cheque especial é um empréstimo com limite pré-aprovado para quando alguém fica devedor em sua conta corrente.

Ou seja, se você gastar mais do que você possui de saldo em sua conta, o valor que ultrapassou entrará na condição de empréstimo com cheque especial. Portanto, quando você fica negativo em sua conta corrente, aquele valor é o que a instituição financeira lhe emprestou para que pudesse cumprir com os pagamentos mesmo sem saldo.

E esse tipo de empréstimo é muito perigoso. Pois essa é a linha de crédito com taxas de juros mais altos do Brasil, chegando às vezes a 14% ao mês! Além disso, quanto mais tempo você fica devendo e por maiores valores, maiores serão consequentemente os juros.

Portanto, essa é uma linha de crédito que deve servir apenas para situações de emergência. E mesmo assim por períodos curtos, pois para longos períodos outros tipos de crédito podem ser mais vantajosos e menos prejudiciais à sua vida financeira.

Empréstimo Pessoal

Empréstimo Pessoal

Essa modalidade de crédito pode ser considerada uma das mais simples. Além disso, é a mais utilizada no Brasil, com contrato de empréstimo feito diretamente entre a instituição financeira e a pessoa que solicitou o empréstimo pessoal.

Assim, a instituição financeira pode avaliar o perfil do solicitante para saber se ele representa alto ou baixo risco de inadimplência. E isso ocorre a partir de uma análise de alguns dados, como CPF, RG, salário mensal, e score de crédito junto aos órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa, além de outros métodos.

Após isso, a instituição está livre para estabelecer suas condições para que aquele crédito caia na conta do solicitante. Por exemplo, a instituição financeira determina:

  • taxas de juros mensais;
  • valor total do empréstimo que ela vai liberar ao cliente;
  • prazo para pagar o empréstimo;

Também é possível conseguir melhores condições de crédito caso você solicite esse empréstimo com a instituição financeira em que você já tem sua conta corrente. Mas fique sempre atento ao Custo Efetivo Total do empréstimo pessoal, que aparecerá no contrato e engloba todos os custos que você terá com esse crédito.

Empréstimo Consignado

Empréstimo Consignado

Já o crédito consignado funciona de maneira um pouco diferente do empréstimo pessoal. Nesse caso, o cliente terá as parcelas do empréstimo descontadas diretamente de sua folha de pagamento ou benefícios do INSS (pensão, aposentadoria, etc) todos os meses.

Dessa forma, você não precisa se preocupar com esquecer de pagar nenhuma parcela. E também a instituição financeira assume um risco bem menor de inadimplência, já que o processo de pagamento será automático. 

Portanto, ao trazer menos riscos, o crédito consignado permite que a instituição financeira empreste dinheiro com menores taxas de juros em relação ao empréstimo pessoal. Porém, você só poderá contratar esse crédito se a sua empresa pagadora tiver convênio com a instituição financeira credora.

Além disso, existem alguns requisitos a serem cumpridos por quem quer solicitar crédito consignado. São eles:

  • Parcela mensal de no máximo 30% do valor total do salário do solicitante;
  • Desconto em folha deve ser autorizado no momento de contratar o empréstimo;
  • Somente funcionários públicos, funcionários com CLT e beneficiários do INSS poderão solicitar. Ou seja, não poderão pedir esse tipo de crédito quem for autônomo, microempreendedor, etc.

Portanto, esse crédito pode ser mais vantajoso para quem se insere nesses requisitos. Porém, sempre faça um bom planejamento para que o empréstimo não desestabilize a sua vida financeira e cause estragos nas suas finanças pessoais, certo?

Empréstimo com Garantia de Imóvel

Empréstimo com Garantia de Imóvel

Basicamente, esse tipo de empréstimo se baseia no desejo da pessoa física de conseguir um empréstimo com melhores condições de taxas de juros e prazos para pagamento. E, para isso, a pessoa coloca um bem imóvel como uma forma de garantir à instituição financeira que a dívida do empréstimo será paga.

Pois, do contrário, a instituição financeira tem todo o direito de tomar o imóvel da pessoa inadimplente, e vendê-lo em leilão para cobrir a dívida. Ou seja, você consegue melhores condições, mas o seu imóvel será alienado para a instituição financeira credora, então envolve maiores riscos para seu patrimônio.

Assim, se você realizar um empréstimo com garantia de imóvel mas não cumprir com sua parte do contrato, a instituição financeira pode simplesmente reivindicar a posse do seu imóvel diretamente no cartório de imóveis. E todo o processo pode ocorrer rapidamente, em menos de um mês.

Ou seja, o empréstimo com garantia de imóvel é muito mais seguro para a instituição financeira. E é por isso que o cliente consegue uma redução significativa nas taxas de juros e no prazo para pagamento do seu empréstimo.

Mas para isso, é preciso passar por uma análise de crédito e registrar o contrato em cartório. E o seu imóvel é alienado para o banco, mas você pode continuar usufruindo como antes, só não poderá vender ou trocar de imóvel com outra pessoa.

Além disso, seu imóvel precisa passar por vistoria para o banco saber o valor real e calcular o crédito que irá ceder. Também é preciso enviar a documentação do imóvel. E você poderá usar um imóvel seu ou de terceiros.

Empréstimo com Garantia de Veículo

Empréstimo com Garantia de Veículo

De maneira básica, realizar uma solicitação de crédito com garantia de veículos é conseguir um valor de empréstimo colocando um carro, moto ou qualquer tipo de veículo como uma forma de caução.

E essa modalidade de empréstimo também é conhecida como refinanciamento de veículo, pois aceita um bem que ainda não foi quitado como forma de garantia. Ou seja, em vez de passar por uma análise de crédito mais minuciosa, o cliente coloca o seu bem como garantia de que o empréstimo será pago de uma forma ou de outra.

Assim, o cliente estará alienando o seu bem, no caso um veículo, à instituição financeira que irá liberar os valores do empréstimo. Dessa forma, o cliente pode conseguir o dinheiro de forma mais rápida e com menores taxas de juros. Mas há sempre mais riscos em colocar um bem como garantia.

Quando você deve utilizar crédito?

Quando usar?

Tudo irá depender do seu contexto e de que tipo de crédito você está pensando em utilizar. Por exemplo, o cartão de crédito é um tipo de empréstimo que pode fazer parte da sua rotina diária, desde que muito bem controlado em seus gastos. E evitando sempre cair no crédito rotativo ao parcelar o pagamento da sua fatura.

Já o cheque especial é uma forma de crédito que deve ser útil apenas em momentos emergenciais e de curtíssimo prazo. Jamais se acostume a pagar juros por conta de uma conta corrente com saldo negativo, já que são os juros mais altos do mercado brasileiro.

Em relação aos empréstimos pessoais, consignado e com garantia, é interessante entender que podem ser bastante úteis, desde que você pesquise bem antes de fechar um contrato. Pois eles são boas opções quando você precisa de valores mais altos, com maiores prazos para pagar. 

Ou seja, o crédito pode ser a solução para uma necessidade de valores de forma emergencial, ou quando você já fez um bom planejamento de como utilizar aquele dinheiro sem prejudicar sua vida financeira. 

Como utilizar o crédito de maneira segura na sua vida financeira?

Como utilizar?

Basicamente, o crédito deve entrar em sua vida de maneira esporádica. Ou seja, não se torne uma pessoa dependente de empréstimos de nenhum tipo, mesmo os que parecem inofensivos como o cartão de crédito.

Portanto, sempre olhe o crédito como uma saída emergencial e temporária, que você deve utilizar somente quando tiver pleno controle de suas finanças. Assim, nunca solicite empréstimos sem ter um bom planejamento e a certeza de que vai conseguir arcar depois com todas as parcelas.

Do contrário, a pessoa pode acabar perdendo o controle das parcelas e do que está devendo, começando assim a acumular dívidas de risco. Portanto, o resultado de um uso não seguro do crédito pode ser o superendividamento e uma saúde financeira destruída.

Então, tenha sempre cuidado ao utilizar o crédito para não desestabilizar a sua vida financeira. E mantenha muito controle sobre todos os tipos de empréstimo que solicita, os que já estão em aberto, etc. Além, é claro, de ter controle sobre o que estará pagando de juros, valores de parcelas e prazos para quitar suas dívidas.

Dessa maneira você conseguirá utilizar o crédito de maneira bem controlada, sem afetar o equilíbrio da sua vida financeira. Pois o crédito pode sim ajudar, e muito, em momentos específicos da nossa vida, mas deve sempre ser bem planejado e controlado, certo?

E assim encerramos nosso artigo especial sobre as diferentes linhas de crédito e de que forma você poderá utilizá-las em sua vida. Esperamos que tenha ficado mais fácil entender quais são os tipos, seus prós e contras.

Conteúdo Recomendado

Empréstimo com cheque: como funciona?

Quer emprestar um valor mas não sabe como fazer? Saiba que é possível fazer empréstimo com cheque. Veja com funciona e suas vantagens

Mestre em História Social pela USP. É escritora autônoma para variados assuntos. Sempre apaixonada pela escrita, tem como missão levar informação para as pessoas de forma simples e atrativa.

Cartões

Conheça o cartão de crédito do Banco Pan

O Banco Pan é uma empresa que, atualmente, oferece diversos serviços, que vão desde produtos a, até mesmo, soluções financeiras.

por

Gustavo Cezar

Publicado em

| Atualizado em

Características cartão banco Pan

Então, se você não sabe nada sobre o cartão banco Pan, continue lendo o artigo e descubra suas principais características e vantagens.

O Banco Pan, assistindo ao aumento da demanda, decidiu fazer um cartão de crédito que conseguisse, mantendo uma boa qualidade, o maior número de pessoas.

O cartão, por ser relativamente novo no mercado, possui diversas características e vantagens que, atualmente, são consideradas como novas e bem desenvolvidas.

Primeiro de tudo, o cartão oferece a possibilidade de participar, caso o cliente queira, em um programa de recompensas, criado pelo próprio banco, chamado PAN Mais.

Com esse programa, será possível receber pontos, que são ganhos a cada compra feita com o cartão, e, em seguida, trocá-los por produtos ou serviços de outras lojas.

Então, esse é um programa que visa motivar seus clientes a fazer compras em lojas com o cartão para receber pontos e, depois disso, trocá-los por coisas do interesse do consumidor.

Além disso, o cartão oferece diversos descontos na hora de fazer compras.

Então, você terá a oportunidade de receber descontos, tanto para lojas físicas quanto onlines, para comprar produtos no melhor preço possível.

Essas são apenas algumas das principais características e vantagens do cartão.

Portanto, se você quiser conhecê-las melhor, continue por aqui e descubra por que o cartão do Banco Pan é um dos melhores do Brasil.

Confira, a seguir, uma tabela mostrando os principais pontos do cartão.

Taxa de anuidadeDepende do tipo do cartão
BandeiraVisa ou Mastercard
CoberturaDepende do tipo do cartão
Renda mínimaDepende do tipo do cartão
BenefíciosPAN Mais; Ofertas; Mastercard Surpreenda; Vai de Visa etc.
Características cartão banco Pan

Vantagens do cartão de crédito do Banco Pan

Como dito, o cartão oferece diversas vantagens aos seus clientes.

Então, veja, em seguida, os principais benefícios do cartão.

Aplicativo

Com o avanço da internet, muitas empresas precisaram se adaptar às novidades que surgiam. E isso não foi diferente com o Banco Pan.

Então, eles criaram este aplicativo com a finalidade de dar aos seus usuários um melhor serviço e, também, uma maior mobilidade.

O aplicativo está disponível na Google Play e na App Store. Portanto, todos os usuários do Android e da IOS terão acesso a ele.

Você pode, com o cartão, monitorar todo o seu dinheiro em tempo real, bem como controlar todas as funções de seu cartão e todas as suas faturas.

Portanto, um dos melhores pontos do cartão é a possibilidade de você baixar o aplicativo da empresa e, com ele, gerir todo o seu dinheiro e todas as suas finanças.

Bandeira Visa e Mastercard

Outro fator muito positivo do cartão são suas bandeiras, a Visa e a Mastercard. 

Atualmente, se você tiver uma dessas duas bandeiras, é muito provável que você tenha acesso a basicamente todas as lojas e estabelecimentos do Brasil e, até mesmo, do mundo.

Então, ambas as bandeiras são uma porta de entrada para você comprar todos os produtos e serviços do seu interesse.

Pensou que as vantagens que você recebe por usar essas bandeiras tinham acabado? Essa ainda não é nem a melhor parte!

Conforme foi dito, tanto a bandeira Visa quanto a Mastercard oferecem aos seus clientes um programa muito vantajoso e benéfico. 

A bandeira Mastercard oferece o programa Mastercard Surpreenda, que tem como finalidade a troca de pontos, que são ganhos a cada compra, por qualquer tipo de produto disponível na loja.

Então, quanto mais dinheiro você gasta utilizando o cartão do banco Pan, mais pontos você ganha e, por conseguinte, mais produtos você recebe “em troca”.

A bandeira Visa, por sua vez, oferece o programa Vai de Visa, que possui o mesmo esquema que o programa da bandeira Mastercard.

O programa Vai de Visa, assim como o Mastercard Surpreenda, possui o objetivo de fazer seus consumidores gastarem mais dinheiro com o cartão do banco para, depois disso, receber seus pontos e, conforme os for acumulando, gastá-los em outros produtos.

Afinal, o cartão do Banco Pan requer o pagamento de anuidade? 

Antes de tudo, aqui está a resposta: depende.

O pagamento da taxa anual varia de acordo com o seu cartão escolhido. Ou seja, você terá que pagar anuidade se o cartão que você escolheu pedir.

Tudo bem, vamos ver, em seguida, as opções de cartão que pedem a taxa e, também, os que não a requerem.

  • Cartão Básico: esse cartão não pede a taxa de anuidade e, para fazê-lo, é necessário que o usuário ganhe, pelo menos, um salário mínimo.
  • Cartão Zero Anuidade: não é exigido a taxa de anuidade e, para fazê-lo, deve-se ganhar, pelo menos, um salário mínimo.
  • Cartão Internacional: requer uma taxa de anuidade de 12x de R$20,00 reais e, para fazê-lo, deve-se ganhar, pelo menos, um salário mínimo.
  • Cartão Gold: requer uma taxa de anuidade de 12x de R$29,16 e, para fazê-lo, deve-se ganhar, no mínimo, R$2.500,00 reais ao mês.
  • Cartão Platinum: requer uma taxa de anuidade de 12x de R$41,66 e, para fazê-lo, deve-se ganhar, no mínimo, uma renda de R$5.000,00 reais.

Porém, se você utilizar o programa Use+ Pague Menos, fornecido pelo cartão, você conseguirá zerar a anuidade do cartão Internacional, do cartão Gold e, também, do cartão Platinum.

Portanto, além de ótimas opções de cartão, você pode, até mesmo, zerar a taxa de anuidade do seu cartão.

É um benefício muito bom, não é mesmo?

Porém, os benefícios ainda não acabaram!

Demais benefícios do cartão

O cartão fornece, além de todos os benefícios acima listados, diversos recursos e atendimentos, focados, dessa vez, especialmente no cliente.

Primeiramente, é possível, utilizando o cartão, fazer investimentos. Ou seja, você poderá fazer seus aportes, com a frequência que quiser, por meio do cartão do banco.

Além disso, você consegue, por incrível que pareça, financiar seu veículo. Tudo isso usando o cartão de crédito do Banco Pan e sendo um cliente da empresa!

Também, você tem acesso, utilizando o cartão, a uma conta totalmente digital, que, consequentemente, não requer que o cliente pague uma taxa mensal ou algo do tipo.

Por fim, o cartão fornece outros serviços que são, também, muito benéficos aos seus clientes, como, por exemplo: empréstimo consignado; cartão consignado; consórcio etc.

Pronto! Essas são as principais vantagens do cartão. Vamos, agora, conhecer todos os tipos de cartão que o Banco Pan oferece!

Quais são os tipos de cartão que o Banco Pan oferece?

O cartão oferece vários tipos de cartões. Dentre eles, encontram-se os seguintes modelos: Cartão Zero Anuidade, mais conhecido como Cartão Básico; Cartão Internacional; Cartão Gold; Cartão Platinum; Cartão Consignado.

Agora, confira as características de cada tipo de cartão:

  • Cartão Zero Anuidade: essa é a opção mais básica entre os cartões fornecidos pelo Banco Pan.

Com este cartão, o cliente fica isento de pagar a taxa anual, ou seja, ele não será obrigado a pagar uma taxa, uma vez ao ano, para usar o cartão.

Também, o cartão oferece cobertura internacional. Então, você poderá comprar produtos e serviços do seu interesse que só podem ser encontrados em países do exterior.

Por fim, você pode, com o cartão, fazer saques emergenciais, parcelamento em, até mesmo, 18x e, também, solicitar vários cartões adicionais.

É uma boa, não é verdade?

  • Cartão Internacional: este cartão, diferentemente do último, requer do cliente o pagamento de uma taxa anual.

Essa taxa é, atualmente, R$20,00 reais mensais.

Porém, como já foi dito, se você fizer parte do programa Use+ Pague Menos, não será mais preciso que você pague essa taxa anual. Ou seja, você vai estar livre dela!

Além disso, você participa do programa Pan Mais, que faz um esquema de recompensas aos seus clientes.

Com esse programa, você ganha 1,2 pontos caso você tenha gastado, usando o cartão, no mínimo U$1,00 dólar.

Esse programa é o famoso cashback (“Dinheiro de volta”), que faz com que você troque uma certa quantia de pontos por produtos disponíveis na loja. 

  • Cartão Gold: a mensalidade deste cartão é, diferentemente do outro, R$29,16 reais.

Participando do programa Pan Mais, você não precisará pagar a taxa de anuidade que ele exige.

No entanto, é preciso, para fazer o cartão, ter uma renda de, no mínimo, R$2.500,00 reais.

  • Cartão Platinum: esse cartão requer uma taxa de anuidade um pouco mais alta.

É requerido que o cliente pague, por mês, uma taxa de R$41,66 reais.

Porém, participando do programa Use+ Pague Menos, você fica isento de pagar essa taxa.

Para fazer o cartão, é necessário que você ganhe uma renda mensal de, no mínimo, R$5.000,00 reais.

Por fim, você participa, também, do programa de cashback do cartão, que, por sinal, é muito bom.

  • Cartão Consignado: Se você está com o nome sujo, ou também, com crédito negativo, esta é a melhor opção de cartão para você.

Esse cartão permite que você tenha acesso a 2x o valor do seu salário.

Então, ele é uma boa opção para quem não consegue ter uma renda estável.

Peça já o seu!

Se você gostou do cartão e de suas vantagens, clique no botão abaixo e descubra como solicitar o seu.

Continuar Lendo

Em Alta