Cartões

Como utilizar o cartão de crédito sem se endividar?

Você se tornou um refém do cartão de crédito e já não sabe mais o que fazer para não se endividar? Então continue lendo, pois, vamos te ajudar a usá-lo sem que você faça ainda mais dívidas!

por

Joyce Viana

Publicado em

ANÚNCIOS

Dívidas no cartão de crédito

Como utilizar o cartão de crédito sem se endividar?  (Imagem: Agência Brasil)

O cartão de crédito é um dos meios de pagamentos mais usados no Brasil e no mundo, contudo, pela acessibilidade, faz com que as pessoas construam várias dívidas com o uso constante. Então, como utilizar o cartão de crédito sem se endividar?

Isso porque, ao usar o cartão de crédito, o usuário deixa de ter a mesma atenção que teria com o dinheiro físico, pois passa a ter impressão de que não está se endividando.

Então, vamos falar um pouco sobre o cartão de crédito e de que forma ele pode te ajudar no dia a dia, e de que forma, ele pode trazer vários problemas. 

O cartão de crédito realmente é o vilão da história?

Como utilizar o cartão de crédito sem se endividar? (Imagem: vecteezy)

Por mais que se com um vilão, o cartão de crédito não surgiu para trazer mais problemas para os seus usuários.

Na verdade, ele veio como uma maneira de trazer comodidade e facilidade, principalmente, nos momentos em que o usuário não tiver dinheiro físico em mãos.

Contudo, da mesma maneira que ele traz várias vantagens, também traz desvantagens, pois causa a impressão de que o usuário não está gastando dinheiro.

Isso porque, o cartão de crédito traz a vantagem de se parcelar contas, e, assim, só precisarão ser pagas daqui a alguns dias ou meses.

Então, para que o cartão de crédito apenas traga vantagens na sua vida, vamos listar algumas dicas que poderão te ajudar no processo. Confira:

7 dicas para utilizar o cartão de crédito sem se endividar

Como utilizar o cartão de crédito sem se endividar? (Imagem: UOL Economia)

Separamos 07 dicas para que você possa utilizar o cartão de crédito sem se endividar. Confira abaixo:

Evite parcelamentos

Como utilizar o cartão de crédito sem se endividar? (Imagem:  Financeone)

E a nossa primeira dica, para que você possa utilizar o cartão de crédito sem se endividar, é que você evite fazer parcelamentos.

Isso porque, ao se fazer compras para serem pagas a longo prazo, as suas finanças poderão se tornar uma grande bagunça.

Pois, hoje, você pode possuir os valores necessários para o pagamento daquela despesa, mas, no futuro, pode não possuir.

Então, na medida do possível, dê preferência aos pagamentos à vista no ato das compras feitas no cartão, ou, com poucas parcelas.

Ou seja, evite ao máximo fazer compras parceladas em vários meses, pois, apesar de parecer uma ótima oferta, a longo prazo, não traz vantagens.

Contudo, isso não significa que as compras parceladas só trazem desvantagens, mas, use-as apenas em casos em que haja necessidade.

Portanto, para que você consiga ter controle sobre suas finanças, ao utilizar cartão de crédito, lembre-se de evitar os parcelamentos.

Atente-se com o pagamento da fatura

Como utilizar o cartão de crédito sem se endividar? (Imagem: cartão a crédito)

Outra dica que temos para que você use o seu cartão de crédito com sabedoria, é para que você preste atenção na data do pagamento da sua fatura.

Isso porque, pagamentos de faturas feitos com atraso, rendem altas taxas de juros, gerando ainda mais problemas para os usuários.

Então, anote as datas de fechamento da sua fatura no cartão de crédito, para que não se esqueça de fazer o pagamento nos dias corretos.

Outra dica, é para que você sempre anote todas as compras feitas no cartão, e, instale o aplicativo do seu banco no seu aparelho celular.

Pois, poderá fazer uma análise da sua planilha de gastos, juntamente com a do banco, e caso haja divergências, poderá fazer uma reclamação.

Isso é importante, pois, não são raros os casos de erros de registro de compras feitas em cartões de crédito, e, por um descuido, você pode acabar pagando a mais do que realmente deveria.

Portanto, faça uma planilha com suas receitas e despesas, assim como, data de fechamento da fatura, melhor dia de compra, e data de pagamento.

Esses dados também são importantes, pois, podem fazer com que a fatura venha menor, já que a data de fechamento da sua fatura, na maioria das vezes, acontece dez dias antes da data de vencimento.

Isso significa que, sabendo exatamente qual é o dia de fechamento da fatura, poderá esperar pela próxima fatura, para fazer determinada compra, do que fazer uma compra que virá ainda na fatura vigente.

Ou seja, a lógica do cartão de crédito é bem simples, basta sempre ter em mãos todas as movimentações que acontecem com ele.

E, caso você tenha alguma dificuldade em se lembrar de pagar suas faturas em dia, também tem a opção de programar o pagamento.

E assim, você reduz as chances de deixar suas faturas em atraso.

Conteúdo Recomendado

Conheça o Dinheirama e controle suas finanças!

Aprenda a controlar suas finanças com o Dinheirama!

Cuidado com o crédito rotativo

Como utilizar o cartão de crédito sem se endividar? (Imagem: núcleo de varejo)

Nossa dica de agora é sobre o crédito rotativo, uma alternativa bastante usada pelos clientes que usam cartão de crédito, mas, pode ser perigosa.

O crédito rotativo funciona da seguinte maneira:

Imagine que você tem uma fatura acima da sua receita mensal, e já sabe que não poderá realizar o pagamento do valor total da fatura até a data de vencimento.

Porém, você também não pode ficar sem utilizar o cartão de crédito, pois, ele é a sua forma de pagamento mais utilizada no dia a dia.

Então, a instituição financeira te dá a alternativa de fazer um parcelamento, ou, pagar uma quantia mínima da sua fatura ou a quantia que você conseguir pagar dela, e o restante será então financiado pelo crédito rotativo.

De imediato, parece uma ótima ideia, contudo, é importante mencionar que o crédito rotativo é um tipo de crédito oferecido aos clientes, mas, que apresentam as taxas de juros mais altas do mercado.

Ou seja, na prática, entrar para o chamado crédito rotativo significa que o cliente estará pagando juros em cima da fatura que ele não conseguiu pagar.

Ou seja, em uma análise financeira inteligente, não é uma boa opção, já que as chances de se endividar são enormes.

Pois, se você não teve os valores necessários para o pagamento da fatura sem os juros, imagine só com altas taxas de juros sobre ela?

Infelizmente, apesar de trazer várias desvantagens, o crédito rotativo ainda se torna uma opção, já que é melhor pagar pouco, do que não pagar nada.

Portanto, antes de tomar uma decisão sobre o crédito rotativo, tente ao máximo pagar a fatura do seu cartão.

Estabeleça um limite realista para usar no cartão de crédito

Como utilizar o cartão de crédito sem se endividar? (Imagem: Foregon)

E, uma outra dica para que você evite se endividar com o uso constante do cartão de crédito, é estabelecer limites realistas para o cartão.

Isso porque, há pessoas que possuem uma receita mensal média, porém, estabelecem altos limites no cartão de crédito.

E assim, o que viria para trazer comodidade, trará ainda mais problemas, com juros e taxas altas, além dos gastos constantes.

Então, na hora de estabelecer um limite para o seu cartão, uma dica é que ele não ultrapasse 50% da sua renda mensal.

Ou seja, ainda que o banco ofereça várias oportunidades de limites mais altos, lembre-se que você poderá não ter como pagar.

Hoje, há também as opções de alguns bancos digitais, que possibilitam aos clientes controlar o próprio limite do cartão direto pelo aplicativo do celular, garantindo mais autonomia, e controle financeiro.

Procure cartões sem anuidades e tarifas

Como utilizar o cartão de crédito sem se endividar? (Imagem: seu crédito digital)

Na hora de fazer o seu cartão de crédito, opte por aqueles que não possuem tarifas ou anuidade.

Hoje, há diversas alternativas de bancos digitais que oferecem cartões de crédito sem taxas, tarifas e anuidade.

E ainda, você também pode tentar negociar com o seu banco, a redução dessas taxas ou pelo menos dos valores delas.

Isso porque, na maioria das vezes, nem percebemos os valores cobrados pela anuidade e taxas, que podem se tornar um grande problema financeiro.

Então, como já mencionamos, faça uma análise cuidadosa do seu cartão de crédito, e todas as movimentações financeiras.

Portanto, faça uma escolha inteligente, mas, acima de tudo, lembre-se que você é o cliente, e uma boa conversa com o seu banco, poderá trazer vantagens para ambos.

Conteúdo Recomendado

8 opções de cartão de crédito com o nome sujo!

Nome sujo não é mais um problema, tenha seu cartão hoje mesmo!

Evite compras por impulso

Como utilizar o cartão de crédito sem se endividar? (Imagem:vecteezy)

Na hora de usar o cartão, lembre-se de usá-lo apenas em compras que você realmente tenha a necessidade de fazê-las.

Ou seja, evite fazer compras por impulso, ou, usar o cartão de crédito para comprinhas desnecessárias.

Entre essas comprinhas, temos, por exemplo, um cafezinho após o almoço depois do trabalho ou um maço de cigarro.

Isso porque, esses pequenos gastos feitos com frequência, podem se tornar uma grande dor de cabeça, na hora de fechar a fatura do mês.

Então, use o cartão apenas para situações em que outros meios de pagamentos são mais difíceis de serem utilizados, ou mesmo, para trazer comodidade.

Contudo, evite usá-lo para compras por impulso, e que você possa fazer com dinheiro físico.

E, se ainda sim, houver necessidade, opte sempre pelo pagamento a vista, como mencionamos acima.

Utilize o cartão de crédito como um meio de pagamento

Como utilizar o cartão de crédito sem se endividar? (Imagem: foregon)

Como mencionamos acima, o cartão de crédito deve ser usado como um meio de pagamento, e não apenas como um instrumento de fazer compras.

E, assim, é preciso saber exatamente quais são as compras feitas com o cartão, e, de que forma, ele está interferindo na sua vida financeira.

O cartão é para trazer facilidade, comodidade e segurança, mas, não deve se tornar apenas um objeto que você usa constantemente.

Portanto, lembre-se de utilizar o cartão apenas como um meio de pagamento, mas não como o único meio de pagamento.

Dica Bônus: Tenha uma reserva de emergência

Como utilizar o cartão de crédito sem se endividar? (Imagem: casal investidor)

Para fechar nossas dicas com chave de ouro, a última dica é para que você tenha uma reserva de emergência.

Já mencionamos em outros posts, sobre a importância da reserva de emergência, que nada mais é que, ter um dinheiro armazenado para situações de urgência e emergência.

Entre essas situações podemos listar: Perda de emprego; gravidez não planejada; divórcio; doença; morte, entre outras.

Então, guardar uma reserva ainda que seja pouca para situações que você não estava planejado, é recomendado em qualquer circunstância financeira.

Nesse caso, você pode começar com parcelas mínimas de R$100, e, com os rendimentos, poderá no futuro ter uma grande ajuda.

Portanto, mantenha uma reserva, mas, acima de tudo, cultive uma vida financeira controlada, para que não tenha surpresas indesejadas com o uso do cartão de crédito.

Conteúdo Recomendado

Como fazer uma reserva de emergência?

Tire todas as suas dúvidas, e comece a sua reserva de emergência!

Graduada em Direito pela PUC Minas. Pós Graduada em Direito Penal pela Faculdade Legale. Graduanda em Jornalismo pela Uninter. É produtora de conteúdo para diversos nichos, desde receitas e finanças, até beleza e saúde. Desde criança, fez da escrita sua melhor amiga, e nunca mais parou!

Cartões

Para os ex-endividados: saiba quais são os 3 cartões de crédito com mais chances de aprovação

Se você enfrenta problemas para solicitar cartões de crédito por conta do seu passado financeiro, saiba agora quais deles são os mais fáceis para ser aprovado!

por

Priscila de Cassia

Publicado em

| Atualizado em

Cartões com mais chances de aprovação

Você já esteve endividado no passado e, por conta disto, não consegue ter um cartão de crédito para você, já que seu score no SERASA não é muito bom? Então calma que este seu problema tem uma solução! Hoje em dia, os bancos começaram a trazer novas alternativas para este público, oferecendo excelentes produtos. Se você deseja saber mais, então conheça agora mesmo os 3 cartões de crédito com mais chances de aprovação!

01. Next Visa Internacional

Você já escutou falar no banco Next? Se não, ainda bem que chegou até o nosso texto porque, definitivamente, ele é uma instituição financeira que merece a sua atenção. Criada pelo Bradesco, trata-se, então, de um banco digital, cujo objetivo é concorrer com outros do mercado, tais como Nubank e Inter, os mais conhecidos pelo grande público.

Você já escutou falar no banco Next? Se não, ainda bem que chegou até o nosso texto porque, definitivamente, ele é uma instituição financeira que merece a sua atenção.

Assim como todo bom banco digital, o Next tem como missão facilitar a vida de seus clientes e acabar com as burocracias que existem no que tange aos serviços bancários. Não à toa, o seu cartão é considerado um dos 3 cartões de crédito com mais chances de aprovação, uma vez que o seu processo de solicitação é muito simples e fácil

Para ter o cartão Next, é simples! Basta ser correntista do banco digital e pedir a sua unidade. Mas tome cuidado com algo: há dois tipos de cartão, sendo o mais fácil de se adquirir o Visa Internacional, cuja anuidade é gratuita. Ah, e caso ainda não tenha conta no Next, a sua abertura é realizada pelo aplicativa de forma online e bem rápida - e o melhor: é 0800!

Renda Mínima
Sem comprovação de renda
AnuidadeGratuita
BandeiraVisa
CoberturaInternacional
BenefíciosTransferências ilimitadas pra Next e Bradesco
Saques ilimitados em ATMs Bradesco e Banco 24Horas
Banco EmissorNext
Tabela de benefícios - Cartão de crédito Next Visa Internacional

E antes que você se questione sobre a razão de solicitá-lo, nós vamos logo adiantando: suas várias vantagens tornam o cartão Next um dos mais imperdíveis do mercado. Dentre os benefícios, temos a anuidade gratuita do titular do cartão, que já citamos, mas também o fato de ser bandeira Visa, que possui uma ampla aceitação, e a cobertura internacional, que lhe permite fazer compras no Brasil e no exterior.

Ainda, para cravar de vez o seu lugar na nossa lista dos 3 cartões de crédito com mais chances de aprovação, o Next não exige de seus correntistas a comprovação de renda no momento de sua solicitação. Soma-se a isto o fato de que é possível fazer transferências ilimitadas pra Next e Bradesco, além de permitir saques em ATMs Bradesco e Banco24Horas.

Mas não pense você que a lista de vantagens já acabou! Há ainda várias outras que você precisa conhecer. Veja só:

02. Itaucard Click

Outro que não poderia ficar de fora da nossa lista dos cartões de crédito com mais chances de aprovação é o cartão Click do Itaú. Atualmente considerado o principal produto de entrada do banco, ele foi lançado em outubro de 2019, ou seja, é novíssimo, e o seu grande diferencial é que o cliente pode obtê-lo sem pagar anuidade desde que gaste mais de R$ 100 a cada fatura.

Outro que não poderia ficar de fora da nossa lista dos cartões de crédito com mais chances de aprovação é o cartão Click do Itaú, considerado o principal produto de entrada do banco

Em razão de sua clara política de isenção de anuidade por meio de um gasto mínimo, não há quem não deseje ter um cartão Click para chamar de seu. Isso porque, além de ser gratuito, ele também conta com todos os benefícios e exclusividades de um cartão Platinum. Sim, são todas as vantagens sem gastar a mais por isso!

Disponível na bandeira MasterCard ou Visa, o cartão de crédito Itaucard Click pode ser solicitado por qualquer um, inclusive por aqueles que não são correntistas do Itaú. Considerando este fato e somando a ele a não exigência de comprovação de renda por parte do banco, faz com que o Click seja, de fato, um dos cartões de crédito com mais chances de aprovação.

Renda Mínima
Sem comprovação de renda
AnuidadeGratuita se gastar R$100/mês
BandeiraMasterCard ou Visa
CoberturaInternacional
BenefíciosSaques ilimitados em Banco24Horas
Avaliação Emergencial de Crédito (AEC)
Banco EmissorItaú
Tabela de benefícios - Cartão de crédito Itaucard Click

Outros benefícios do Itaucard Click incluem os saques ilimitados em Banco24Horas e, ainda, a Avaliação Emergencial de Crédito (AEC). Com este serviço, é possível fazer compras que ultrapassem o valor do seu limite, sendo que cada uma delas será avaliada individualmente para a aprovação do pagamento. Atente-se ao fato de que há uma tarifa nos meses que utilizar a Avaliação Emergencial de Crédito, a qual é cobrada em uma única vez, mesmo que tenha ultrapassado o limite por diversos momentos no mês.

Aliás, estes dois benefícios são apenas alguns exemplos de uma imensa gama de vantagens que o seu Itaucard Click oferece para você. Para saber mais, clique no botão abaixo e descubra o que te espera!

03. Cartão Santander SX

Um dos mais populares do mercado, uma vez que era considerado um dos cartões de crédito com mais chances de aprovação, inclusive para os negativados no SERASA, era o Santander Free. Hoje, ele saiu de linha, ou melhor, reinventou-se e deu lugar ao Santander SX.

Um dos cartões mais populares do mercado, justamente porque era considerado um cartões de crédito com mais chances de aprovação, era o Santander Free, que hoje se tornou o SX.

Nascido justamente com este propósito de substituir o Free, o Santander SX veio para ser um cartão do dia a dia. Dentre os seus destaques, ele está 100% adaptado para atender a demanda ao novo sistema PIX e apresenta a tecnologia contactless, que permite o pagamento por aproximação.

Assim como o cartão de crédito Itaucard Click, o SX é emitido pelas bandeiras Visa e Mastercard Gold e possui uma anuidade que se isenta caso o valor da fatura seja igual ou maior a R$ 100. No mês que não há este gasto, é cobrada um valor de R$33,25, totalizando uma anuidade de R$ 399 para o titular. Para os dependentes ou conta adicional, o valor passa a ser de R$200 cada.

Renda Mínima
R$ 500 para correntistas
R$ 1.045 para não correntistas
AnuidadeR$ 399 reais ou 12x de R$33,25
Isento com gasto mínimo de R$ 100
Isento se aderir ao sistema PIX
BandeiraMasterCard ou Visa
CoberturaInternacional
BenefíciosPontos esfera além de descontos em lojas parceiras
Banco EmissorSantander
Tabela de benefícios - Cartão de crédito Santander SX

Outro detalhe interessante quanto à cobrança da anuidade do SX é que o Santander a torna gratuita se você aderir ao sistema PIX. Para isto, é necessário que você vire correntista do banco e cadastre seus dados como chave PIX do cartão. Inovador, não é mesmo? Mas não se preocupe caso não queira abrir conta no Santander, pois o SX é aprovado também para os não correntistas.

Aos interessados no cadastro, o banco ainda disponibilizou uma promoção para atrair o público: a SX do Milhão, onde um milhão de reais será sorteado aos cadastrados. Aí não tem como não pedi-lo, não é mesmo? Mas antes de fazer a sua solicitação, é recomendado que leia mais sobre as vantagens do Santander SX. Deste modo, você vai saber aproveitá-lo ao máximo, pois tem conhecimento de todos os seus benefícios.

Conclusão sobre os cartões de crédito com mais chances de aprovação

Com o Next Visa Internacional, o Itaucard Click e o Santander SX, não tem quem não tenha um cartão de crédito para chamar de seu. E na dúvida de qual escolher, vai nos três! Afinal, com políticas claras de isenção de anuidade nestes três cartões de crédito, você não perde em nada ao fazer o pedido da sua unidade. Então, por que não, não é mesmo? Aproveite!

Bônus

Se você não está satisfeito com nenhuma opção acima, não tem problema. A equipe do Senhor Panda selecionou mais uma opção de cartão de crédito sem anuidade para que você possa conferir, o cartão sem anuidade do Banco Pan

Se você deseja solicitar essa opção (baixando o aplicativo do Banco Pan), basta clicar no botão abaixo:

Continuar Lendo

Em Alta