Auxílio Governo

Conheça o benefício Auxílio Inclusão

Você sabe como funciona o Auxílio Inclusão? Basicamente, esse é um auxílio para incentivar a autonomia de pessoas com deficiência. Sendo assim, o benefício é de aproximadamente meio salário mínimo. No artigo de hoje, vamos te explicar melhor como ele funciona. Confira!

Anúncios

por Leticia Maia

23/03/2022 | Atualizado em 17/08/2022

Veja como funciona o Auxílio Inclusão para PCDs

O Auxílio Inclusão busca dar autonomia para as pessoas com deficiência. Fonte: Pexels.
O Auxílio Inclusão busca dar autonomia para as pessoas com deficiência. Fonte: Pexels.

O benefício Auxílio Inclusão é uma iniciativa do Governo Federal para incentivar a independência da população com deficiência. Além disso, também é um objetivo aumentar a quantidade de pessoas deficientes em indústrias e empresas.

Como se inscrever no Auxílio Inclusão

Descubra como funciona para se inscrever no Auxílio Inclusão

Sendo assim, estimulando as empresas a criarem políticas que englobem esse grupo, o beneficio Auxílio Inclusão oferece metade de um salário mínimo para quem ingressar em algum emprego e permanecer.

No artigo de hoje, vamos te explicar em detalhes como ele funciona. Confira agora!

O que é o Auxílio Inclusão?

Em primeiro lugar, vamos te explicar melhor como funciona o benefício Auxílio Inclusão. Nesse sentido, esse auxílio é voltado para quem já se beneficiou do BPC ou Benefício de Prestação Continuada.

Aliás, o Benefício de Prestação Continuada, é um auxílio oferecido a idosos e pessoas com deficiência. Além disso, para receber, o grupo familiar deve ter renda per capita de ¼ do salário mínimo.

Ademais, o principal objetivo do Auxílio Inclusão é aumentar a presença de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Dessa forma, eles podem ter mais autonomia e, de fato, exercer a cidadania.

Isso porque, as empresas devem cumprir a lei de cotas. Ou seja, contratar um determinado número de pessoas que sejam portadoras de alguma deficiência. 

Quais os benefícios do Auxílio Inclusão?

Veja os benefícios do Auxílio Inclusão. Fonte: Pexels.
Veja os benefícios do Auxílio Inclusão. Fonte: Pexels.

Em resumo, o benefício Auxílio Inclusão, prevê o valor de meio salário mínimo. Ou seja, em média R$550. Sendo assim, esse benefício só é dado para pessoas com deficiência que ingressam e permanecem no mercado de trabalho.

Nesse sentido, é fundamental que as empresas atendam a lei de cotas. Dessa forma, preenchendo as vagas com pessoas com deficiência. Sendo assim, o ambiente de trabalho fica inclusivo e com uma convivência plena.

Além disso, é importante dizer que a partir do momento que passa a receber o Auxílio Inclusão, para de receber o Benefício da Prestação Continuada. Sendo assim, existem alguns jeitos de você parar de receber o Auxílio Inclusão. São eles:

  • Começar a receber mais de dois salários mínimos como remuneração;
  • Renda familiar ultrapassar ¼ do salário mínimo;
  • Receber aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença ou seguro-desemprego.

Dessa maneira, não é possível acumular diversos benefícios em um só.

Quem tem direito ao auxílio?

A princípio, para receber o benefício Auxílio Inclusão é preciso já ser beneficiário do Benefício de Prestação Continuada. Ou então, ex-beneficiário nos últimos cinco anos. Além disso, a pessoa com deficiência deve ingressar no mercado de trabalho.

Sendo assim, o trabalho deve ter remuneração de até dois salários mínimos. Nesse sentido, a pessoa com deficiência recebe o auxílio junto com a remuneração. Mas o valor é pago apenas enquanto a pessoa estiver empregada.

Além disso, vale explicar que enquanto você receber o Auxílio Inclusão, o Benefício de Prestação Continuada fica em pausa. Ou seja, você não consegue receber os dois juntos.

Entretanto, caso perca seu emprego, é possível reativar o BPC. Aliás, não é nem preciso fazer uma nova avaliação médica e social. Basta apenas reativer o benefício.

Como saber se você receberá o Auxílio Inclusão?

Por fim, se você quer saber se vai receber o Auxílio Inclusão, existem algumas formas de checar. Primeiramente, você deve acessar o Meu INSS. Ele pode ser acessado pelo site, aplicativo ou, então, por ligação.

Sendo assim, basta seguir o passo a passo:

  • Acesse o Meu INSS;
  • Vá até “Consultar Pedidos”;
  • Clique em “Detalhar” e veja mais detalhes do seu processo.

Além disso, caso você consulte pelo telefone, basta ligar para o número 135. Por esse telefone, você consegue tirar dúvidas, entender se vai receber e, ainda, solicitar o benefício.

No mais, lembre-se que para receber o Auxílio Inclusão é preciso fornecer algumas documentações. Por exemplo, o CPF e também o CadÚnico atualizado. Dessa forma, é fundamental que seu CPF esteja regularizado.

Por fim, se você ainda não se cadastrou para receber o benefício Auxílio Inclusão, vamos te mostrar neste outro artigo como funciona. Continue a leitura e descubra!

Como se inscrever no Auxílio Inclusão

Descubra como funciona para se inscrever no Auxílio Inclusão

Sobre o autor

Leticia Maia

Estudante de jornalismo na UFSC, sempre foi apaixonada pela escrita. No meio da faculdade conheceu o marketing digital e se encantou. É produtora de conteúdo para blogs e redes sociais.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como enviar currículo para Ambev? Confira aqui

Saiba como enviar currículo para Ambev e assim acessar diversas oportunidades de emprego abertas em mais de 10 estados brasileiros!

Continue lendo
content

Conheça o cartão consignado Cetelem

É aposentado ou pensionista e procura por um cartão sem anuidade? Saiba aqui como funciona o cartão consignado Cetelem e suas vantagens!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Digimais

Vamos mostrar como você pode fazer a solicitação do cartão digimais e, outras dicas sobre como funciona este cartão. Confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Existe aplicativo para aumentar score?

Ter um bom score pode ajudar bastante na hora de fazer um cartão de crédito ou solicitar um empréstimo. Nesse sentido, existem muitas práticas e aplicativos que podem te ajudar a aumentá-lo. Quer conhecer algumas delas? Continue a leitura!

Continue lendo
content

Ibovespa tem queda de 1,18% no pregão de quarta-feira antes do anúncio do aumento da taxa Selic

Em meio às expectativas do mercado em relação à reunião do Comitê de Política Monetária sobre a taxa Selic, Ibovespa teve recuo de 1,18% e terminou a sessão da última quarta-feira a 111.894 pontos.

Continue lendo
content

Como abrir conta na corretora Crypto.com

Para investir em criptomoedas de forma segura, nada melhor do que contar com uma corretora segura e respeitada como a Crypo.com. Confira, em seguida, como abrir sua conta nesta exchange.

Continue lendo