Auxílio Governo

Conheça o benefício Auxílio Inclusão

Você sabe como funciona o Auxílio Inclusão? Basicamente, esse é um auxílio para incentivar a autonomia de pessoas com deficiência. Sendo assim, o benefício é de aproximadamente meio salário mínimo. No artigo de hoje, vamos te explicar melhor como ele funciona. Confira!

Anúncios

Veja como funciona o Auxílio Inclusão para PCDs

O Auxílio Inclusão busca dar autonomia para as pessoas com deficiência. Fonte: Pexels.
O Auxílio Inclusão busca dar autonomia para as pessoas com deficiência. Fonte: Pexels.

O benefício Auxílio Inclusão é uma iniciativa do Governo Federal para incentivar a independência da população com deficiência. Além disso, também é um objetivo aumentar a quantidade de pessoas deficientes em indústrias e empresas.

Como se inscrever no Auxílio Inclusão

Descubra como funciona para se inscrever no Auxílio Inclusão

Sendo assim, estimulando as empresas a criarem políticas que englobem esse grupo, o beneficio Auxílio Inclusão oferece metade de um salário mínimo para quem ingressar em algum emprego e permanecer.

No artigo de hoje, vamos te explicar em detalhes como ele funciona. Confira agora!

O que é o Auxílio Inclusão?

Em primeiro lugar, vamos te explicar melhor como funciona o benefício Auxílio Inclusão. Nesse sentido, esse auxílio é voltado para quem já se beneficiou do BPC ou Benefício de Prestação Continuada.

Aliás, o Benefício de Prestação Continuada, é um auxílio oferecido a idosos e pessoas com deficiência. Além disso, para receber, o grupo familiar deve ter renda per capita de ¼ do salário mínimo.

Ademais, o principal objetivo do Auxílio Inclusão é aumentar a presença de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Dessa forma, eles podem ter mais autonomia e, de fato, exercer a cidadania.

Isso porque, as empresas devem cumprir a lei de cotas. Ou seja, contratar um determinado número de pessoas que sejam portadoras de alguma deficiência. 

Quais os benefícios do Auxílio Inclusão?

Veja os benefícios do Auxílio Inclusão. Fonte: Pexels.
Veja os benefícios do Auxílio Inclusão. Fonte: Pexels.

Em resumo, o benefício Auxílio Inclusão, prevê o valor de meio salário mínimo. Ou seja, em média R$550. Sendo assim, esse benefício só é dado para pessoas com deficiência que ingressam e permanecem no mercado de trabalho.

Nesse sentido, é fundamental que as empresas atendam a lei de cotas. Dessa forma, preenchendo as vagas com pessoas com deficiência. Sendo assim, o ambiente de trabalho fica inclusivo e com uma convivência plena.

Além disso, é importante dizer que a partir do momento que passa a receber o Auxílio Inclusão, para de receber o Benefício da Prestação Continuada. Sendo assim, existem alguns jeitos de você parar de receber o Auxílio Inclusão. São eles:

  • Começar a receber mais de dois salários mínimos como remuneração;
  • Renda familiar ultrapassar ¼ do salário mínimo;
  • Receber aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença ou seguro-desemprego.

Dessa maneira, não é possível acumular diversos benefícios em um só.

Quem tem direito ao auxílio?

A princípio, para receber o benefício Auxílio Inclusão é preciso já ser beneficiário do Benefício de Prestação Continuada. Ou então, ex-beneficiário nos últimos cinco anos. Além disso, a pessoa com deficiência deve ingressar no mercado de trabalho.

Sendo assim, o trabalho deve ter remuneração de até dois salários mínimos. Nesse sentido, a pessoa com deficiência recebe o auxílio junto com a remuneração. Mas o valor é pago apenas enquanto a pessoa estiver empregada.

Além disso, vale explicar que enquanto você receber o Auxílio Inclusão, o Benefício de Prestação Continuada fica em pausa. Ou seja, você não consegue receber os dois juntos.

Entretanto, caso perca seu emprego, é possível reativar o BPC. Aliás, não é nem preciso fazer uma nova avaliação médica e social. Basta apenas reativer o benefício.

Como saber se você receberá o Auxílio Inclusão?

Por fim, se você quer saber se vai receber o Auxílio Inclusão, existem algumas formas de checar. Primeiramente, você deve acessar o Meu INSS. Ele pode ser acessado pelo site, aplicativo ou, então, por ligação.

Sendo assim, basta seguir o passo a passo:

  • Acesse o Meu INSS;
  • Vá até “Consultar Pedidos”;
  • Clique em “Detalhar” e veja mais detalhes do seu processo.

Além disso, caso você consulte pelo telefone, basta ligar para o número 135. Por esse telefone, você consegue tirar dúvidas, entender se vai receber e, ainda, solicitar o benefício.

No mais, lembre-se que para receber o Auxílio Inclusão é preciso fornecer algumas documentações. Por exemplo, o CPF e também o CadÚnico atualizado. Dessa forma, é fundamental que seu CPF esteja regularizado.

Por fim, se você ainda não se cadastrou para receber o benefício Auxílio Inclusão, vamos te mostrar neste outro artigo como funciona. Continue a leitura e descubra!

Como se inscrever no Auxílio Inclusão

Descubra como funciona para se inscrever no Auxílio Inclusão

Sobre o autor  /  Leticia Maia

Estudante de jornalismo na UFSC, sempre foi apaixonada pela escrita. No meio da faculdade conheceu o marketing digital e se encantou. É produtora de conteúdo para blogs e redes sociais.

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como solicitar o empréstimo Lendico

Quer aprender a solicitar o empréstimo Lendico? Ele conta com taxas de juros a partir de 1,99% ao mês, atendimento personalizado e muito mais!

Continue lendo
content

Como solicitar o consórcio automóvel Bradesco

Realize uma simulação no site e solicite seu consórcio automóvel Bradesco online, sem burocracia. É simples, seguro e com ótimas condições de crédito.

Continue lendo
content

Como solicitar o consórcio imobiliário Santander

Com o consórcio imobiliário Santander, você tem acesso à ótimas condições de crédito. Saiba aqui como solicitar o seu consórcio.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Melhores opções de cartão de crédito visa

Você conhece a bandeira Visa? Ela oferece cinco categorias de cartão de crédito. Quer conhecê-las? Então, continue a leitura e confira!

Continue lendo
content

Como solicitar o Financiamento Imobiliário Bcredi

Aprenda como solicitar o financiamento imobiliário Bcredi com 5 passos simples e conquiste a sua tão sonhada casa própria.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Bradesco Visa Gold

O cartão Bradesco Visa Gold tem um ótimo programa de recompensas. Quer saber como solicitá-lo? Então, continue a leitura e confira!

Continue lendo