Cartões

Como funciona o cartão pré-pago e por que solicitar um?

Quer saber como funciona um cartão pré-pago, quem pode ter um e como escolher o melhor? Então confira abaixo tudo sobre ele!

Anúncios

por Heloisa Trindade

Publicado em 15/04/2021

Cartão pré-pago

Cartão pré-pago (Imagem: Foregon)
Cartão pré-pago (Imagem: Foregon)

O cartão pré-pago tem conquistado muitas pessoas por sua funcionalidade e praticidade de não precisar andar com dinheiro. Mas você já ouviu falar nessa modalidade de cartão? Hoje vamos te mostrar como ele funciona e por que você deve solicitar um agora mesmo.

O cartão pré-pago trabalha como você solicitar. Com ele você não paga juros por atrasar a fatura e muito menos corre risco de se endividar com longos parcelamentos que viram uma bola de neve. Portanto, esse tipo de cartão funciona como um celular pré-pago, o uso se limita ao valor que for depositado nele.

A utilização desse cartão vem crescendo ao longo dos anos. De acordo com a ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), só em 2018 as transações com o pré-pago cresceram 63% em relação ao ano anterior. Ou seja, somaram 2,2 bilhões apenas no primeiro trimestre.

Isso tudo quer dizer que as pessoas estão começando a enxergar vantagens na utilização do pré-pago, além de estarem diminuindo a utilização do dinheiro, dando espaço para cartões. Por isso, hoje queremos mostrar cada uma das vantagens do pré-pago pra você.

Anúncios

O que é um cartão pré-pago?

O que é um cartão pré-pago? (Imagem: IQ Contas)
O que é um cartão pré-pago? (Imagem: IQ Contas)

O cartão pré-pago é como um cartão de crédito, porém ele só funciona de acordo com o valor que você recarrega. Sendo assim todas as compras que você realizar nele, serão descontadas automaticamente do seu saldo, consumindo o valor até que ele acabe. Por isso, você vai precisar fazer recargas sempre que quiser usar ele.

Se você tem ou já teve um celular pré-pago vai saber como funciona este cartão, pois é basicamente a mesma coisa. Você faz uma recarga com o valor desejado e pode utilizar até que o saldo acabe. Com o cartão pré-pago você utiliza na função “crédito” e pode fazer compras em lojas físicas ou online.

O que é melhor é que a maioria desses cartões não possuem anuidade nem o pagamento de juros e além disso não fazem consulta aos órgãos e proteção ao crédito como SPC ou Serasa.

Isso acontece porque a empresa não se compromete com você e nem corre risco algum de que o pagamento não seja feito pelo cliente. Por isso, praticamente qualquer pessoa pode ter um pré-pago e também possuir as inúmeras vantagens que ele oferece.

  • Cartão pré-pago nacional: Existem dois tipos principais de cartões pré-pago, são eles os nacionais e os internacionais. Como o próprio nome já indica, o cartão pré-pago nacional só pode ser carregado em reais e claramente não é aceito em outro país.
  • Cartão pré-pago internacional: O pré-pago internacional por sua vez pode ser carregado na moeda estrangeira e é aceito tanto dentro do país quanto no exterior. Essa é uma excelente opção pra quem juntou dinheiro durante um longo tempo e está pensando em fazer uma viagem para outro país.

Como funciona um cartão pré-pago?

Como funciona um cartão pré-pago? ( Imagem: Serasa)
Como funciona um cartão pré-pago? ( Imagem: Serasa)

Um cartão pré-pago é uma alternativa rápida e segura, perfeita para você que é empreendedor e quer receber o valor das suas vendas. O pré-pago pode ser recarregado com pagamento de boleto, débito online e depósito em conta.

Esse valor que você deposita se transforma em saldo no cartão que poderá ser utilizado para compras nacionais e/ou internacionais nos locais que aceitem a bandeira do seu cartão.

O cartão pré-pago é sempre utilizado na sua função crédito pois assim permite que você faça compras presenciais, online ou assine serviços de streaming por exemplo. Isso acontece porque, principalmente online, os e-commerces costumam não aceitar cartões de débito.

Mas na prática o cartão pré-pago funciona como um cartão de débito, já que é necessário ter saldo para poder usá-lo. Por isso é importante ressaltar que apesar de ser usado como cartão de crédito no momento da compra, o cartão pré-pago não permite parcelar transações.

Para fazer consultas de saldo, extrato de compras é necessário ter o aplicativo do seu banco ou cartão ou o site da instituição financeira que oferece o cartão. Se o cartão for um meio que você utiliza com frequência é importante ficar sempre atento ao saldo, afinal pode acontecer de o saldo disponível não ser suficiente para a compra que você pretende fazer.

Conheça o Cartão Ourocard pré-pago

Quer conhecer o cartão pré-pago que facilita o seu dia a dia? Então veja agora tudo sobre o pré-pago Ourocard e seus benefícios

Anúncios

Como recarregar o cartão

Como recarregar o cartão (Imagem: Agora é Simples)
Como recarregar o cartão (Imagem: Agora é Simples)

A recarga do seu cartão pode ser feita de várias formas, tudo depende da instituição financeira a qual você contratou. Mas vamos te explicar de forma geral quais as diferentes possibilidades de carregar o seu cartão

  • Débito em conta: Algumas empresas permitem que a recarga do seu pré-pago seja feita em débito em conta. Ou seja, o saldo que você depositar no seu pré-pago será descontado do valor que você tem disponível em conta. Porém é importante verificar com a sua instituição se a conta precisa necessariamente ser da mesma empresa ou se a transferência pode ser feita de outras financeiras.
  • Boleto bancário: Essa é uma função de recarga presente em quase todos os cartões pré-pago. Geralmente é possível a partir do aplicativo gerar um boleto no valor que você desejar, de modo que quando o pagamento for efetuado e registrado, automaticamente o dinheiro irá se converter em saldo para o seu cartão. 

O boleto pode ser pago em lotéricas, aplicativo de bancos ou até em caixas eletrônicos. Porém, é válido lembrar que a possibilidade do pagamento em boleto e os locais onde você pode pagar variam de instituição para instituição.

  • Saldo: Quem possui um cartão pré-pago ligado a uma conta normalmente também pode carregá-lo a partir do saldo disponível nela. Isso parece familiar?

Mas calma que essa função é diferente do débito online: no primeiro caso, ele pode ser recorrente, programado todo mês ou toda semana, por exemplo. Mas não necessariamente precisa ser de uma conta vinculada ao cartão. 

Tudo vai depender da instituição que você escolher para registrar um cartão pré-pago, por isso fique atento às funcionalidades que são importantes para você. Por isso é válido fazer uma pesquisa e avaliar as vantagens de cada instituição.

Quais as vantagens de um cartão pré-pago?

Quais as vantagens de um cartão pré-pago? (Imagem: Bom Pra Crédito)
Quais as vantagens de um cartão pré-pago? (Imagem: Bom Pra Crédito)

Os cartões pré-pago são ideais para você que quer ter controle total dos seus gastos. Pois você anda apenas com o valor que desejar de forma prática sem precisar carregar dinheiro por aí.

Também é possível acompanhar tudo pelo App que garante maior segurança e monitoramento sob o seu saldo. Por isso, escolha garantir mais segurança no seu dia a dia em compras online ou em lojas físicas.

Confira aqui todas as vantagens em adquirir o cartão pré-pago:

Compras e saques no Brasil e no Exterior

Compras e saques no Brasil e no Exterior (Imagem: Amo Viajar Barato)
Compras e saques no Brasil e no Exterior (Imagem: Amo Viajar Barato)

Com o cartão pré-pago você tem mais segurança e praticidade nas suas compras no Brasil e exterior. Ter acesso a um cartão pré-pago internacional, permite que você transfira todas as economias que fez para gastar naquela tão sonhada viagem ao exterior.

Pagar a mesada do seu filho

Pagar a mesada do seu filho (Imagem: Blog Claritas)
Pagar a mesada do seu filho (Imagem: Blog Claritas)

Essa é uma forma segura e prática de pagar e controlar a mesada do seu filho. Dê a eles um cartão pré-pago e você terá acesso a todos os gastos direto pelo App. Você pode contratar mais de um cartão com a mesma função caso tenha mais de um filho.

Se o seu filho é daqueles que sempre pedem o seu cartão para pequenas compras na internet, essa é sua chance de se livrar e transferir a responsabilidade direto para ele. Depositando a mesada num cartão pré-pago o seu filho poderá fazer compras online em qualquer estabelecimento.

Não carregue dinheiro

Não carregue dinheiro (Imagem: Foregon)
Não carregue dinheiro (Imagem: Foregon)

A cada dia que passa as pessoas estão optando cada vez mais por não carregar dinheiro na carteira, pois isso evita que um assalto leve embora todas as suas economias, e com o dinheiro seguro em um cartão você pode cancelá-lo imediatamente por furto. E se você é uma pessoa que adora praticidade, o cartão pré-pago é a opção ideal que ocupa menos espaço na sua carteira.

Compre online com segurança

Compre online com segurança (Imagem: Compara Online)
Compre online com segurança (Imagem: Compara Online)

Você pode usar o seu pré-pago para contratar serviços como Uber, Netflix, Spotify, ou fazer compras online. Basta carregar e usar!

Negativado pode fazer

Negativado pode fazer (Imagem: Foregon)
Negativado pode fazer (Imagem: Foregon)

Se você está negativado ou não consegue ter cartão aprovado por nenhuma instituição financeira, o cartão pré-pago é o ideal pra você. Pois não é necessário consulta ao SPC ou Serasa, além disso você não precisa passar pela análise de crédito. Basta apenas solicitar e carregar o cartão com o valor que quiser, dessa forma você já poderá fazer compras na função crédito e não perder nenhuma promoção relâmpago online.

E se caso você não possuir movimentação no CPF ou ter o score de crédito baixo, esse pode ser o motivo pelo qual seu cartão não anda sendo aprovado pelas financeiras. Mas como o pré-pago não faz consulta aos órgãos de proteção ao crédito você pode ficar tranquilo que será aprovada a sua solicitação.

Como utilizar esse tipo de cartão?

Como utilizar esse tipo de cartão? (Imagem: Mobile Transaction)
Como utilizar esse tipo de cartão? (Imagem: Mobile Transaction)

Agora que você já sabe as vantagens e todas as funcionalidades do cartão pré-pago, chegou a hora de saber como ele funciona na prática.

  • Escolha bem a bandeira: Dependendo da bandeira do seu cartão você possui acesso a exclusividades que só ele oferece, como descontos e cashback. Por isso, procure identificar quais são as bandeiras de cartões de crédito mais aceitas nos estabelecimentos nos quais você costuma fazer compras.

As maiores empresas fornecedoras de cartões de crédito também costumam oferecer a opção de cartão pré-pago para os clientes. Portanto, é interessante você saber se a empresa do seu cartão já possui a modalidade pré-pago, assim você contrata com mais rapidez sem precisar ceder suas informações para outra empresa.

  • Escolha um plano ideal para o seu perfil: Assim como outros serviços o cartão pré-pago disponibiliza uma grande variedade de facilidades que podem ser contratadas e variam de acordo com outras instituições. Dessa forma, fatores como tarifas, taxa de manutenção, taxa de recarga, tudo isso muda. Portanto, é importante escolher um plano que seja o ideal para o seu perfil.

Outras boas práticas

Ainda temos outras boas práticas para você seguir:

  • Entenda as limitações do pré-pago: O cartão de crédito pré-pago só permite que o usuário gaste o dinheiro que já foi depositado. Ou seja, é preciso deixar claro que não é possível fazer compras parceladas. Portanto, se essa é a expectativa do consumidor, suas intenções serão frustradas.
  • Inverta o processo do cartão de crédito: Quando compramos com um cartão de crédito tradicional, mesmo à vista, pagamos o valor depois e podemos fazer compras ao longo de todo mês de acordo com o limite disponibilizado, pagando todas em uma única fatura.
  • 5.   Controle os gastos: Um fato que não pode ser ignorado quando lidamos com um cartão pré-pago é poder realizar o controle dos seus gastos. Você que está sujo na praça e precisa controlar o que gasta por aí, um jeito simples é depositar apenas o valor que você pode usar durante um período determinado, e assim se controlar para não gastar tudo de cara.

Conclusão

Desse modo você vai precisar adquirir o hábito de anotar os gastos realizados e se preparar para não perder o controle e ficar sem dinheiro. Por isso, opte por substituir o uso do cartão de crédito convencional para o cartão pré-pago e tenha maior controle da sua vida financeira.

Vimos então que, além do cartão pré-pago representar uma segurança maior, também evita surpresas com a cotação do dólar. Isso porque na modalidade tradicional de cartão de crédito pagamos o dólar de acordo com a cotação do dia do fechamento da fatura, e não do dia em que a compra foi realizada, o que pode causar certa confusão.

Qual a diferença entre protesto e negativação?

Descubra a diferença entre protesto e negativação, assim saiba como resolver cada uma das situações para limpar o seu nome.

Sobre o autor

Heloisa Trindade

Sou Heloisa Trindade, jornalista pelo DRT 1424/MS de Campo Grande, formanda em publicidade e propaganda pela Estácio de Campo Grande, redatora e produtora de conteúdo há 4 anos. Minha paixão por ler e escrever veio desde criança, por influência da minha mãe. Em meio a uma crise financeira, descobri que poderia usar a minha paixão para produzir renda e foi então que iniciei com meus primeiros blogs. Meu objetivo é entregar sempre conteúdos verídicos, de qualidade e informação aos nossos leitores.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cartão Méliuz ou Cartão Mooba : qual escolher?

Seja o cartão Méliuz ou Cartão Mooba, ambos são cartões inovadores, emitidos pelo Banco Pan, e que possuem programas de cashback. Confira!

Continue lendo
content

Cartão de crédito Verdecard: o que é e como funciona

Os cartões de crédito Verdecard trazem benefícios exclusivos e descontos especiais nas lojas credenciadas. Leia este post e saiba mais!

Continue lendo
content

Conheça o Novo Bolsa Família

Conheça o programa Novo Bolsa Família, e veja as novas diretrizes e valores do programa do Governo Federal para o ano de 2022! Confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Veja como aproveitar ofertas imperdíveis na Semana do Consumidor 2022!

A Semana do Consumidor é um dos eventos mais aguardados por pessoas de todo o país por conta das oportunidades de compra que ela proporciona. Dessa forma, veja qual a melhor forma de aproveitar as ofertas e quais lojas estão com os melhores descontos! Saiba mais a seguir.

Continue lendo
content

LG oferece vagas de emprego em diversas áreas para trabalhar em São Paulo

Trabalhar em uma multinacional é o sonho de muitas pessoas, e hoje esse sonho pode se tornar realidade! Com oportunidades de emprego e contratação imediata, a LG oferece vagas em diversas áreas de atuação para colabores na cidade de São Paulo. Veja mais aqui!

Continue lendo
content

Nubank oferece empréstimo pessoal com vencimento da primeira parcela em 3 meses!

Clientes do Nubank agora podem contar com mais um benefício. Trata-se de uma linha de crédito pessoal personalizada com condições especiais de contratação e vencimento da primeira parcela em até 3 meses. Saiba mais!

Continue lendo