Auxílio Governo

Como fazer cadastro senha cartão cidadão

O cartão cidadão é um item essencial para aqueles que possuem algum tipo de benefício do governo. Através dele é possível consultar o saldo dos benefícios. Por isso, saber cadastrar a senha é essencial. Entenda aqui como fazer isso!

Anúncios

Sem a senha você não consegue usar o cartão

O Cartão Cidadão é emitido pela Caixa Econômica Federal e para utilizá-lo é necessário o cadastro de senha. Fonte: Caixa.
O Cartão Cidadão é emitido pela Caixa Econômica Federal e para utilizá-lo é necessário o cadastro de senha. Fonte: Caixa.

Antes de falar sobre o cadastro senha cartão cidadão, devemos falar que em contrapartida a todos os cartões de crédito do mercado, o cartão cidadão traz outros benefícios consigo.

Ele é praticamente um documento, pois carrega diversas informações pessoais e financeiras sobre seu usuário. Entretanto apenas o trabalhador de carteira assinada ou pessoas que recebem benefícios de programas sociais do governo podem adquiri-lo. 

Os trabalhadores de carteira assinada recebem FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e também o abono salarial do PIS (Programa de Integração Social) pelo cartão cidadão.

Somado a isso, processos de consulta, saque e verificações acontecem da mesma forma. Em razão disso, ter problemas com o processo de cadastro senha cartão cidadão deve ser realmente motivo de preocupação.

Produzimos esse artigo pensando em você que não consegue realizar o cadastro senha cartão cidadão. Então, não perca os próximos tópicos!

Como solicitar o cartão cidadão?

Em primeiro lugar temos que frisar que esse cartão só está disponível para quem já foi trabalhador com carteira assinada. Ou beneficiários de algum tipo de auxílio dos programas sociais governamentais. Ou seja, todas outras pessoas que não fazem parte desses grupos não podem solicitar o cartão cidadão.

O cartão cidadão é realmente um documento para as pessoas que fazem partes dos grupos citados acima. Uma criação do Governo Federal, ele permite que as pessoas possam acessar seus benefícios sociais e trabalhistas. 

Ao contrário do que muitos pensam, todas agências Lotéricas ou da Caixa Econômica Federal aceitam o cartão. Ou seja, sua abrangência é nacional. Além disso, você consegue tranquilamente receber os valores em mãos, além de consultar informações importantes.

Quem deseja pedir um cartão cidadão pode seguir para o atendimento presencial nas agências da caixa ou ainda discar para a central de atendimento do banco: 0800 726 0207. Um detalhe importante é que os atendentes precisam do seu Número de Inscrição Social (NIS) para dar início ao processo de emissão do cartão.

Você encontra esse número logo na primeira página da sua Carteira de Trabalho, denominado de NIS, PIS/PASEP ou NIT.

É importante lembrar que esse números estão disponíveis apenas para pessoas que têm cadastro de benefícios sociais no CadÚnico. Além do NIS, também é necessário ceder o seu endereço e CPF, logo em seguida o cartão cidadão chegará na sua residência.

O grande problema é que após a chegada na residência, os beneficiários estão enfrentando problemas com o cadastro senha cartão cidadão. Isto é, muitos não sabem como realizar essa parte do processo. 

Sem a senha, não é possível ter informação alguma sobre seu benefício e muito menos realizar transações com os valores. Por isso, vamos te ensinar a cadastrar a senha do cartão cidadão logo abaixo.

Conheça o benefício Auxílio Brasil

Veja aqui como funciona o principal benefício do Governo Federal.

Como cadastrar senha cartão cidadão?

Afinal, como realizar o cadastro da senha? Fonte: Adobe Stock.
Afinal, como realizar o cadastro da senha? Fonte: Adobe Stock.

Já te antecipamos que sem a senha, os beneficiários não têm acesso a vários serviços e operações. Portanto, antes de usar o cartão é necessário cadastrar a senha.

Você pode iniciar o processo de cadastro indo até uma agência da Caixa Econômica Federal, através do atendimento telefônico ou ainda acessando o ambiente virtual da Caixa.

Quem deseja fazer o cadastro senha cartão cidadão pelo atendimento telefônico precisará discar o número 0800 726 0207 e informar o serviço desejado. 

Contudo, ainda que a solicitação seja remota, pela central de atendimento telefônico, o sistema ainda exige que o beneficiário compareça em uma agência Lotérica ou ainda na própria Caixa Econômica Federal (CEF).

Em síntese, o primeiro passo é entrar em contato no telefone 0800 726 0207. Logo em seguida, é necessário aguardar o prazo de cerca de duas horas até que a senha esteja no sistema e você possa confirmar os dígitos secretos. 

A Lotérica também exige a comprovação de identidade, por isso é necessário levar um dos seguintes documentos:

  • Registro Geral ou Carteira de Identidade;
  • CNH;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social ou carteiras profissionais;
  • Identificação militar;
  • Identidade de imigrantes;
  • Passaporte.

Na internet o processo geralmente é mais rápido e simples. Para isso, basta entrar no site de benefícios sociais do governo. Em seguida, insira seu CPF ou NIS (o e-mail não está autorizado nesse primeiro momento, porque você ainda não tem cadastro).

Selecione a opção do teste “Não sou um robô”, logo em seguida você deve optar pelo botão de cadastrar sua senha. O sistema vai liberar o ambiente para você informar seus dados e logo após ele armazenará as informações para que você possa logar outras vezes e criar a senha do cartão cidadão.

Esqueceu a senha? Veja o que fazer

Agora vamos te explicar o que fazer se esquecer a sua senha e consequentemente perder o acesso a conta do cartão cidadão. Caso isso aconteça, mantenha a calma, pois o processo de que você precisa fazer é muito simples. Isso porque basta fazer a mesma coisa que você já havia feito no cadastramento nas agências Caixas ou por telefone.

Preste atenção ao passo a passo:

  • Ligue para o atendimento através do número: 0800 726 0207;
  • Aguarde a central disponibilizar a opção de cartão e senha do cartão;
  • Informe ao sistema da instituição se você quer ou não receber informações extras no sobre seu PIS ou CPF;
  • Clique na aba de solicitação de nova senha. 

Esse processo todo também serve para você que deseja trocar a senha por questões de segurança mesmo e não apenas em casos de esquecimento.

Após um novo cadastro de senha via atendimento telefônico é necessário confirmar na agência lotérica a nova senha. Isso tudo para evitar possíveis fraudes. 

Fique atento! Você não pode errar a senha mais de três vezes, caso contrário, o cartão recebe um bloqueio, por medida de segurança.

Portanto, fica aqui a dica: guarde sua senha sempre em locais seguros para que não haja necessidade de realizar um novo cadastro.

Além disso, não guarde as senhas de bancos ou do cartão cidadão em lugares de fácil acesso a todos. Isso pode ocasionar fraudes nas mãos de pessoas mal intencionadas.

Quais benefícios posso consultar com o cartão cidadão?

Com o Cartão Cidadão é possível consultar diversos benefícios, além do FGTS. Fonte: Adobe Stock.
Com o Cartão Cidadão é possível consultar diversos benefícios, além do FGTS. Fonte: Adobe Stock.

Através do cartão cidadão os trabalhadores e beneficiários sociais podem consultar informações completas sobre os seguintes benefícios:

  • Fundo de Garantia do Tempo de Serviço;
  • Auxílio desemprego;
  • Abono salarial;
  • PIS/PASEP.

Se você é beneficiário do seguro desemprego é importante ficar atento pois o saque desse benefícios pode ser diretamente na boca do caixa e sem o cartão de benefícios. Para isso, fique ciente dos documentos de identificação necessários e outros protocolos de saque.

Fora esses acima, também é possível usar o cartão para realizar operações financeiras de benefícios sociais como o Auxílio Brasil, ID Jovem e o Programa de Incentivo às Atividades do Campo.

Gostou? Confira também como desbloquear o cartão cidadão acessando nosso conteúdo recomendado.

Como desbloquear o cartão cidadão

Recebeu seu cartão cidadão e não sabe desbloqueá-lo? Leia nosso conteúdo e entenda.

Sobre o autor  /  Marina Poncio

Formada em Gestão Financeira pela UNOPAR. Atuou como gestora de grandes empresas multinacionais. Atualmente, dedica-se à edição, planejamento e produção de conteúdo para web especializado em economia e finanças.

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o programa Pronatec

Descubra neste post como o programa Pronatec funciona na prática e veja quais benefícios você consegue acessar a partir dele!

Continue lendo
content

Conheça a máquina de cartão C6Pay

Veja como a máquina de cartão C6Pay pode ajudar o seu negócio ao ter tarifas mais baixas e oferecer tudo que você precisa para faturar mais!

Continue lendo
content

Oportunidades no KFC: veja como se candidatar para as vagas

Saber o que o KFC disponibiliza é uma ótima forma de conseguir o emprego! Descubra mais dicas sobre como conseguir oportunidades no KFC.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como abrir conta na corretora CM Capital

No post de hoje ensinaremos detalhadamente como abrir conta na CM Capital, uma corretora com mais de 500 tipos de investimentos para você escolher. Saiba mais a seguir!

Continue lendo
content

Descubra os benefícios do cartão de crédito Mercantil

Você está aposentado e quer aproveitar a melhor fase da vida com tranquilidade? Confira o cartão de crédito MB Pleno, criado especialmente pensando nas demandas diferenciadas que aposentados possuem.

Continue lendo
content

Cartão Agibank ou Cartão C6 Bank: qual escolher?

Afinal, cartão Agibank ou cartão C6 Bank? Quer descobrir qual solicitar? Então, leia o nosso post e confira todas as informações sobre eles.

Continue lendo