Dicas

Como desbloquear o Cartão Cidadão?

Se você recebe algum benefício do governo através da Caixa Econômica Federal e não sabe como desbloquear o seu Cartão Cidadão. Fique tranquilo! Leia este post e confira como fazer!

Anúncios

por Aline Barbosa

Publicado em 21/09/2021

Saiba como desbloquear o seu cartão e receba os seus benefícios

Então, como desbloquear o Cartão Cidadão? Fonte: Caixa.
Então, como desbloquear o Cartão Cidadão? Fonte: Caixa.

Primeiramente, o Cartão Cidadão foi criado pela Caixa Econômica Federal para auxiliar as pessoas que possuem benefícios sociais ou trabalhistas disponíveis para saque, mas que não têm conta aberta com o banco. Hoje, preparamos um conteúdo especial para te explicar o que você deve fazer para desbloquear o Cartão Cidadão.

Então, a Caixa Econômica Federal é uma instituição financeira que funciona sob a forma de empresa pública. Fundada em 1861, tem vínculo com o Ministério da Economia e auxilia o Governo Federal na distribuição de crédito para toda a população brasileira.

Desta forma, se você já fez uso de algum benefício social do governo, como o saque do PIS ou do FGTS, Bolsa Família, Seguro-desemprego ou Abono Salarial, saiba que isso foi possível graças aos serviços prestados pela Caixa.

Assim, para ter acesso a esses serviços oferecidos pelo banco, você não precisa ter uma conta corrente aberta com eles, mas deve solicitar e desbloquear o Cartão Cidadão para consultar o saldo, extrato e para sacar o seu benefício. 

Portanto, continue a leitura para saber mais sobre o desbloqueio, assim como outras informações importantes sobre o funcionamento do seu cartão e como resolver outras situações desagradáveis que podem acontecer. Vamos lá?

Anúncios

Por que minha senha do Cartão Cidadão está bloqueada?

Antes de mais nada, ao receber o cartão em seu endereço, você precisa criar e desbloquear a sua senha. Então, você pode fazer isso através do atendimento telefônico da Caixa Econômica Federal ou indo até a agência bancária mais próxima. 

Mas, se você já usou o seu cartão antes e agora ela aparece bloqueada, é porque você digitou a senha errada três vezes ou mais. Então, o bloqueio acontece automaticamente como uma medida de segurança para que você não corra o risco de perder o benefício se outra pessoa fizer o saque.

Portanto, é muito importante memorizar qual a sua senha correta ou tê-la anotado em algum lugar para não esquecer, assim você evita o bloqueio.

Ver como consultar saldo PIS 2021

Quer saber como consultar o número do seu PIS e qual o saldo disponível junto a este benefício? Clique aqui e confira!

Como desbloquear o Cartão do Cidadão pela internet?

Afinal, como desbloquear o cartão pela internet? Fonte: Unsplash.
Afinal, como desbloquear o cartão pela internet? Fonte: Unsplash.

Pois bem, infelizmente não é possível desbloquear o seu Cartão Cidadão de forma online. Isso porque o desbloqueio é feito pelo canal de atendimento telefônico da Caixa, no número 0800 726 0207 ou pessoalmente na agência bancária.

Então, se você preferir o desbloqueio pelo telefone, escolha a opção “desbloquear Cartão Cidadão” e aperte o número informado com esta opção. Em seguida, confirme seus dados com o atendente e em até 24h seu cartão já fica disponível para uso.

Além disso, é importante ressaltar que após o desbloqueio do cartão, você precisa escolher uma senha de seis dígitos e ir até uma agência ou terminal de autoatendimento da Caixa para cadastrá-la.

Mas, se você tiver alguma dificuldade para desbloquear o Cartão Cidadão pelo telefone, pode ir até uma agência bancária com seus documentos pessoais, além do Cartão Cidadão e seu NIS, e pedir ao atendente que faça o desbloqueio para você. Lembre-se de anotar a senha em um lugar seguro para não ficar sem acesso ao benefício.

Ver como consultar saldo FGTS 2021

O Fundo de Garantia por Tempo Trabalhado foi criado como uma reserva financeira para trabalhadores com carteira assinada. Veja como consultar o saldo aqui!

Anúncios

O que fazer quando o Cartão Cidadão foi cancelado?

Se você precisou cancelar o seu Cartão Cidadão por conta de perda ou furto e agora não sabe o que fazer para ter acesso ao seu benefício, fique tranquilo que vamos te ajudar.

Primeiramente, é necessário pedir a segunda via do cartão para que você não fique sem o seu auxílio, e esse processo é muito simples. Porém, é importante que você tenha seus documentos pessoais em mãos, assim como o seu NIS. Desta forma, você agiliza o atendimento e a sua solicitação é atendida mais rapidamente.

Então, para pedir a segunda via do seu Cartão Cidadão, é só entrar em contato no canal de atendimento Caixa. Ligando no número 0800 726 0207, você informa ao atendente que o cartão foi cancelado e que você quer solicitar uma segunda via. Em seguida, confirme os dados de cadastro solicitados e seu cartão deve chegar no endereço informado em até 15 dias úteis. 

O que fazer quando se esqueceu a senha do cartão cidadão?

Mas, então, o que fazer quando se esqueceu a senha? Fonte: Unsplash.
Mas, então, o que fazer quando se esqueceu a senha? Fonte: Unsplash.

Em primeiro lugar, sabemos que o Cartão Cidadão não é um cartão de uso contínuo, então pode ser que você esqueça a senha depois de passar algum tempo sem utilizá-lo. Se isso aconteceu com você, saiba que o processo de solicitação da nova senha é simples e pode ser feito pessoalmente. 

Sendo assim, é só você ir até uma agência bancária da Caixa Econômica Federal com seu RG, CPF, Cartão Cidadão e o Termo de Responsabilidade que foi assinado quando você cadastrou sua Senha Cidadão pela primeira vez.

Então, após ter a nova senha cadastrada, lembre-se de guardá-la bem para não precisar passar por este processo novamente.

Agora que você já entendeu como desbloquear o Cartão Cidadão, que tal saber como consultar o saldo da NFP, do FGTS e do PIS? Então, clique no conteúdo recomendado abaixo e confira!

Ver como consultar NFP, FGTS e PIS 2021

Existem alguns benefícios em dinheiro que o governo ou as empresas oferecem e que você pode ter acesso. Veja aqui como consultar todos eles!

Sobre o autor

Aline Barbosa

Escritora e produtora de conteúdo para diversos assuntos, é apaixonada pela escrita e pelo novo. Sempre em busca de conhecimento, tem como objetivo transmitir o que aprendeu de forma leve e descomplicada.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cartão Mercado Pago ou Cartão Digio: qual escolher?

Contas digitais de poucas tarifas, decida entre cartão Mercado Pago ou cartão Digio, que ainda possuem crédito sem anuidade. Confira!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Meu Vasco BMG

O cartão de crédito meu vasco bmg foi criado em parceria com o clube Vasco da Gama de Futebol para permitir ajudar o time, e ter benefícios.

Continue lendo
content

Cartão consignado Caixa ou Cartão consignado Daycoval: qual o melhor?

Cartão consignado Caixa ou cartão consignado Daycoval: você sabe qual deles é a melhor opção para negativados? Então, confira aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça a conta à ordem CEMAH Serviços Mínimos

Quer uma conta simples que lhe garanta transferências, levantamentos, depósitos, pagamentos, débitos diretos e cartões? Então conheça, no post a seguir, a conta de Serviços Mínimos CEMAH e veja se é a ideal para si.

Continue lendo
content

Ainda com aumento de lucro, as ações de farmácias estão em queda

Embora a pandemia tenha trazido uma maior margem de lucro para o setor farmacêutico com o aumento da oferta de serviços e demanda por medicamentos, as ações de farmácias estão em queda. Dessa forma, é preciso ter cautela antes de investir.

Continue lendo
content

Conheça o Crédito Pessoal Universo

Precisando de crédito para mobiliar a casa, viajar ou trocar de carro? Então conheça o Crédito Pessoal Universo e veja se vale a pena solicitar o seu. Saiba mais em seguida!

Continue lendo