Finanças

Banco digital ou Banco tradicional: qual o melhor?

Há diferenças entre abrir conta em banco digital ou banco tradicional, como a menor burocracia e mais agilidade dos digitais. Confira aqui informações para se decidir entre eles!

Anúncios

por Aline Saes

Publicado em 27/05/2021

Saiba que tipo de banco escolher para suas finanças

Saiba que tipo de banco escolher para suas finanças (Imagem: FDR)
Saiba que tipo de banco escolher para suas finanças (Imagem: FDR)

Há uma enorme revolução que vem acontecendo no mercado financeiro brasileiro e mundial. Com isso, surgem diferentes tipos de instituições financeiras com novas propostas a todo momento, como os bancos digitais. Assim, muitas pessoas ficam confusas sobre qual o melhor tipo para realizarem suas transações financeiras, se em banco digital ou banco tradicional.

Então, pensando nisso resolvemos criar um artigo exclusivo sobre esses dois tipos de instituições financeiras. Dessa forma, você consegue ver um comparativo das principais características de cada um.

Então, caso você seja uma das pessoas que ainda está confusa e com dúvidas sobre banco digital ou banco tradicional, esse artigo é para você!

Pois fique tranquilo, vamos lhe ajudar e tirar suas dúvidas! Basta continuar com a gente e acompanhar todas as informações que reunimos para você.

Vamos lá?

Anúncios

Quais as diferenças entre um banco digital ou um banco tradicional?

Como dissemos, há cada vez um número maior de bancos digitais no Brasil. Assim, as propostas desses novos bancos costumam ser diferentes em relação às opções que um banco tradicional oferece.

Até porque o perfil de clientes que esses dois tipos de banco procuram atrair é, em geral, diferente.

Então, para quem está em dúvida e quer tomar uma decisão entre banco digital ou banco tradicional, nós reunimos as principais diferenças entre eles e suas contas digitais e tradicionais. Pois assim ficará mais fácil de se decidir. 

Confira!

Solicitar abertura de conta: banco digital ou banco tradicional?

image

Uma das principais diferenças entre a conta do banco digital e a conta do banco tradicional já começa no próprio processo de abertura. 

Assim, em geral as contas do banco tradicional irão precisar de um processo burocrático e que envolve presença na agência física, apresentação de documentos em papel e assinatura do contrato presencial.

Já a conta de um banco digital tem como inovação um processo de solicitação e abertura totalmente automatizado e online. Então, não há a menor necessidade de sequer sair da sua casa para abrir uma conta digital! 

Ademais, os documentos podem ser enviados digitalizados e a assinatura do contrato ocorre também online. Assim, as contas em banco digital estão atraindo cada vez mais novos clientes, especialmente no momento atual de pandemia em que o ideal é evitar ir aos locais presencialmente.

Anúncios

Tarifas sobre a conta

Pois sempre que você abria uma conta corrente em um banco tradicional, tinha que arcar com o pagamento de uma série de tarifas de manutenção, certo? Assim, quem queria um bom pacote de benefícios para suas transações financeiras, acabava pagando maiores tarifas.

Entretanto, as contas de banco digital vieram para revolucionar essa questão das tarifas também. Ou seja, com uma conta digital você consegue usufruir praticamente dos mesmos pacotes de benefícios de uma conta corrente de banco tradicional, mas com menores tarifas!

Então, quem tem conta digital pode abrir sua conta no banco digital gratuitamente e ainda conta com cartões sem anuidade e serviços bancários facilitados e gratuitos, em comparação ao que um banco tradicional costuma oferecer.

Mas vamos falar mais sobre as diferenças nos serviços bancários a seguir.

Tipos de serviços oferecidos em banco digital ou banco tradicional

Como dissemos, um banco digital costuma oferecer o mesmo pacote de serviços que um banco tradicional proporciona. Entretanto, um banco digital conta com recursos online muito mais acessíveis, que permite ao cliente gerenciar suas finanças facilmente através de apps e plataformas digitais que conversam entre si.

Pois como não há agências físicas em um banco digital, tudo precisa ser resolvido facilmente através da internet e dos meios digitais. Ou seja, há mais autonomia do cliente para desfrutar dos serviços bancários.

Ademais, isso se reflete até na forma como ocorre o atendimento ao usuário. Mas vamos entender melhor a seguir.

Atendimento ao cliente

Em um banco tradicional o que é mais comum são as filas nas agências físicas. Pois se você precisa conversar com um caixa ou com seu gerente, tem que enfrentar uma enorme perda de tempo.

Entretanto, em um banco digital você consegue resolver a maioria dos problemas e dúvidas de forma remota e ágil. Assim, os serviços de atendimento ao cliente estão sempre de fácil acesso nas plataformas digitais do banco, com altas taxas de resolução das reclamações e boas notas dos clientes pelo atendimento.

Apoio à educação financeira

Recentemente as novas fintechs e bancos digitais estão percebendo a necessidade de mostrar a importância da educação financeira, assim como nós aqui no Senhor Panda. Dessa forma, outro diferencial do banco digital é oferecer apoio ao desenvolvimento da educação financeira de seus clientes.

Assim, muitos já contam com áreas em suas plataformas digitais exclusivas para auxiliar as pessoas sobre finanças pessoais e demais assuntos que se relacionam ao mundo das finanças. 

Ademais, os próprios aplicativos dos bancos digitais já oferecem auxílio em questões de educação financeira e trazem várias informações.

Mas não podemos notar que o banco tradicional também está percebendo esse crescimento na procura por educação financeira. Assim, alguns bancos já começam a correr atrás e oferecer suporte ao conhecimento de finanças para seus clientes.

Principalmente em relação ao mundo dos investimentos e da bolsa de valores, tanto o banco digital quanto o banco tradicional estão buscando trazer boas informações para seus clientes, atraindo seus investimentos.

Agências

Como dissemos, um banco tradicional sempre irá contar com agências físicas para o atendimento dos seus clientes. Em geral, há quem prefira a opção de poder contar com atendimento em agências físicas, mas a tendência é que isso mude.

Assim, a proposta do banco digital sem agências físicas está atraindo cada vez mais clientes. Principalmente entre o público mais jovem que já cresceu com a cultura do mundo digital e tem o costume de resolver seus problemas através da internet.

Entretanto, a falta de agências físicas com caixas eletrônicos pode dificultar o saque de dinheiro em espécie. Assim, muitos clientes de banco digital acabam precisando pagar tarifas para sacar dinheiro em caixas do Banco24Horas.

Porém alguns bancos digitais perceberam esse incômodo e começaram a dar bônus de saques limitados gratuitos mensalmente aos clientes. Ademais, alguns bancos inclusive oferecem saques totalmente gratuitos junto com as contas digitais.

Conta Digital vale a pena?

Quem possui uma conta digital tem toda a praticidade e agilidade, gerencia serviços bancários e transferências pelo app e mais. Saiba aqui!

Quais as vantagens do banco digital em relação ao banco tradicional?

Em geral, as vantagens de um banco digital em relação a um banco tradicional irão depender do que você espera do seu banco. Ou seja, vai depender do seu perfil como cliente.

Entretanto, com o atual contexto de pandemia e o crescimento do mundo digital, já não tem como negar os benefícios de abrir conta em um banco digital. Assim, reunimos a seguir quais são as principais vantagens de um banco digital sobre o banco tradicional. 

Então, continue sua leitura e confira!

Menos burocracia

Como dissemos, ao abrir a sua conta em um banco digital você já percebe que vai se livrar da velha burocracia de um banco tradicional. Ou seja, sua conta poderá ser solicitada e aberta sem você nem precisar sair de casa.

Ademais, toda a documentação e assinatura do contrato ocorrem em meio digital, sem a necessidade de envio de documentos em papel e deslocamentos para assinar nada! Muito legal, não é?

Mais agilidade

Quando um banco oferece abertura de conta gratuita e sem burocracia, naturalmente ele já demonstra que possui mais agilidade nos seus processos e no atendimento ao cliente. Assim, o banco digital se sobressai ao banco tradicional quando o assunto é rapidez no atendimento.

Pois, como dissemos, tudo precisa ocorrer online. Então, não há filas e a possibilidade de esquecer um ou outro documento em casa, tendo que remarcar a visita à agência do banco. Até porque nem existem agências físicas em um banco digital, não é mesmo?

Contas digitais com vantagens

Quem abre uma conta em banco digital também pode contar com as vantagens em termos de recursos e serviços bancários. Primeiramente, o banco digital vai oferecer os mesmos serviços que um banco tradicional. Entretanto, há uma variedade maior de diferentes benefícios, como programas de cashback, parcerias, descontos e ofertas exclusivas.

E tudo diretamente pelo aplicativo do seu banco digital! Ademais, as contas digitais oferecem produtos financeiros com solicitação mais simples, desde cartões de crédito com isenção de anuidade até empréstimos pessoais.

Mas não acabou: a conta em banco digital também oferece a facilidade de uma carteira virtual, e alguns bancos, como o Nubank, oferecem rendimento direto sobre o valor do saldo da sua conta.

Assim, o dinheiro que ficaria ali no saldo sem render em uma conta corrente de banco tradicional, pode render como um investimento em renda fixa com alguns bancos digitais.

E então, qual escolher?

E então, qual escolher?
E então, qual escolher?

Essa é a pergunta mais importante: com todas essas diferenças em termos de benefícios, tarifas e serviços, você deve escolher um banco digital ou um banco tradicional? 

Bem, basicamente é impossível negar a influência das fintechs e bancos digitais no mercado financeiro brasileiro. Assim, é preciso prestar atenção nas dificuldades que abrir conta corrente em banco tradicional podem trazer, caso esse banco não acompanhe as novidades do mundo das finanças.

Então, o que queremos dizer é que um banco digital em geral estará sempre à frente do banco tradicional quando o assunto é:

  • Tecnologia;
  • Facilidade de acesso aos serviços totalmente online;
  • Atendimento ao cliente;
  • Agilidade;
  • Vantagens ao abrir a conta e pedir o cartão.

Mas, claro, existe a questão da segurança. Pois um banco tradicional pode passar maior confiança ao cliente para que deixe seu dinheiro com ele. Entretanto, mesmo nesse quesito a opção de um banco digital pode ser interessante.

Pois existem opções de banco digital que são braços de um banco tradicional. Por exemplo, tanto o banco Santander quanto o Bradesco investiram na criação de bancos digitais, o Superdigital e o Next.

Assim, você consegue ter todos os benefícios de um banco digital, com a solidez que um grande banco tradicional como Santander e Bradesco podem oferecer. Muito interessante, não é?

Banco digital ou banco tradicional: conclusão

Então, concluímos que daqui para a frente o cliente sempre encontrará maiores vantagens, em termos de abertura de conta e cartão de crédito, em um banco digital e não em um banco tradicional. Entretanto, os bancos tradicionais ainda são os favoritos quando o assunto é financiamento.

Assim chegamos ao fim de nosso artigo exclusivo sobre as características e benefícios do banco digital e do banco tradicional, e qual deles seria a melhor escolha para você. Então, esperamos que agora seja mais fácil de se decidir!

Mas se ainda restam algumas dúvidas, confira mais nossos conteúdos com muita informação sobre finanças, produtos financeiros e serviços bancários. Até mais!

5 melhores contas digitais para negativados

Ter o nome sujo é um problema para centenas de brasileiros. Assim, as contas digitais vieram para inovar e trazer facilidades para essas pessoas. Confira!

Sobre o autor

Aline Saes

Mestre em História Social pela USP. É escritora autônoma para variados assuntos. Sempre apaixonada pela escrita, tem como missão levar informação para as pessoas de forma simples e atrativa.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o benefício Auxílio Brasil

O benefício Auxílio Brasil é o novo auxílio que vai substituir o Bolsa Família. Neste artigo vamos te mostrar todos os detalhes. Confira!

Continue lendo
content

Blu365: como negociar dívidas em 2022

Está com dívidas em aberto e não consegue fazer uma boa negociação para quitá-las? Confira como a Blu365 pode ajudar você neste processo!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o Empréstimo Simplic

Conheça o empréstimo Simplic com parcelamento entre 3 a 12 meses e valores de até R$3.500 reais.

Continue lendo
content

Conheça a conta à ordem BIG Júnior

No Banco BIG você pode fazer uma conta à ordem para menores de 18 anos e dar mais liberdade para os pequenos por meio de cartão de débito e movimentações básicas. Saiba como funciona a conta BIG Júnior no post, a seguir.

Continue lendo