Educação Financeira

Como acessar o Serasa Consumidor

Você já conhece o Serasa Consumidor? Através dele você consegue monitorar gratuitamente e online o seu CPF. Confira em nosso post como acessar e todas as suas vantagens.

Anúncios

Tenha acesso a todas funções do Serasa

Entenda como acessar o Serasa Consumidor e suas vantagens. Fonte: Serasa.
Entenda como acessar o Serasa Consumidor e suas vantagens. Fonte: Serasa.

Você sabe como acessar o Serasa Consumidor?

Ao contrário do que muitos pensam, o Serasa não é um sistema que apenas as empresas têm acesso pois usam para fazer análise do perfil financeiro das pessoas. Muito pelo contrário, qualquer um pode acessar o Serasa consumidor e conferir, entre outras coisas, sua pontuação do score, dívidas em aberto e até ofertas de crédito.

Com acesso a essas informações você pode garantir alguns serviços e ofertas importantes, sabia? Então, nos acompanhe para entender como acessar o Serasa Consumidor e como essa ferramenta funciona!

O que é e como funciona o Serasa Consumidor?

O Serasa consumidor é um dos birôs de crédito mais famosos não só do Brasil, mas também do mercado internacional. No momento, não existe outra empresa, pública ou privada, que seja concorrência direta do Serasa consumidor. Ele é a principal ferramenta que as empresas usam para decidir se podem confiar ou não em um cliente.

Ou seja, outras empresas utilizam esse sistema para conferir se vale ou não apenas conceder crédito ao cliente em questão. Além disso, a pontuação que o Serasa informa, o score, é capaz de mostrar o quão bom pagador você é.

Já parou para pensar como isso tudo funciona? Pois é, nós também paramos para analisar e vamos te explicar agora.

Portanto, o birô de crédito é um sistema que faz uma espécie de compilação de várias informações que as lojas, bancos e outros negócios enviam sobre um consumidor específico. 

A empresa armazena os dados sobre o comportamento financeiro dos consumidores brasileiros em grandes bancos de armazenamento digital. Assim é possível realizar a análise detalhada de inadimplências, operações com cheques e outras informações da área financeira.

Sendo assim, ao acessar o Serasa consumidor, além de consultar essas informações é possível ver suas contas em aberto e negociá-las online mesmo. 

Atualmente, mais de 500 mil clientes utilizam os sistemas para fazer mais de 6 milhões de consultas diariamente pelos seus clientes, que podem ser pessoas jurídicas ou físicas. 

Mas porque é bom ter um cadastro nesta plataforma? Quais são as vantagens? Bom, vamos responder essas questões nos tópicos a seguir, não deixe de acompanhar.

Direitos do Consumidor para negativados

Está negativado? Entenda os seus direitos enquanto consumidor.

Quais as vantagens do Serasa Consumidor?

Uma das vantagens do Serasa Consumidor é a possibilidade de acompanhar sua pontuação score. Fonte: Adobe Stock.
Uma das vantagens do Serasa Consumidor é a possibilidade de acompanhar sua pontuação score. Fonte: Adobe Stock.

Sem dúvidas o principal benefício de ter um cadastro e consultá-lo frequentemente é criar um controle da sua vida financeira. Fora isso, existem outras vantagens muito boas, são elas: 

  • Manter o controle das dívidas: saber o que você precisa pagar é o principal ponto para começar a ter uma vida financeira controlada e ter acesso a essas informações é essencial;
  • Saber a sua pontuação no Score: a pontuação score mostra se você paga suas contas ou não. O Serasa consumidor demonstra essa análise em uma escala de 0 a 1000. Assim, quanto melhor for o seu controle, mais alta a pontuação;
  • Quitar dívidas online: o feirão Serasa Limpa nome dá oportunidade de todos quitarem suas dependências no CPF; 
  • Realizar transações com a carteira digital: a carteira digital é um novo serviço do Serasa consumidor. Portanto, através dela é possível pagar contas de forma simplificada e sem pagar taxa. Tudo é 100% gratuito e seguro;
  • Consultar o cadastro positivo: essa é uma das ferramentas que mais ajuda os trabalhadores, pois o cadastro positivo utiliza todo seu histórico de pagamentos para gerar o score;
  • Solicitar o crédito digital (eCred): ao acessar o Serasa consumidor você também tem acesso a plataforma eCred, que é uma ferramenta que busca acesso a empréstimos ou ofertas de cartões de crédito.

Como acessar o Serasa Consumidor?

Para acessar o Serasa Consumidor o primeiro passo necessário é ter uma conexão estável de internet. Assim, é possível tanto acessar o site do Serasa como também baixar o aplicativo. 

A primeira opção é mais apropriada para notebooks ou PCs, contudo também é possível acessar o site através de smartphones e tablets. 

Lembrando que para todos os casos você precisa estar cadastrado na plataforma. Do contrário, o sistema vai de direcionar para o cadastro inicial

Siga o passo a passo abaixo para ter acesso ao ambiente virtual do Serasa consumidor:

  1. Entre no site serasa.com.br ou no aplicativo Serasa;
  2. Insira os dígitos do seu CPF na parte inicial e toque em “Consultar Agora”;
  3. Em seguida, realize o cadastro (nos casos de primeiro acesso);
  4. Nesse momento você precisa informar dados pessoais como o número do Cadastro de Pessoa Física, data de aniversário, nome e sobrenome, e-mail e senha de login. É importante lembrar que a senha exige oito caracteres, sendo números e letras maiúsculas e minúsculas;
  5. O sistema ainda exige a verificação de conta para que seu login passe a valer, esse processo pode acontecer através da sua caixa postal digital ou SMS pelo celular;
  6. Ao receber o código, informe esse ao sistema do serasa e selecione o botão de confirmação para validar a sua conta;
  7. Agora sim a conta está pronta e você poderá acessar o Serasa Consumidor quando quiser.

Logo após esse processo será possível tanto verificar seu score, quanto ter acesso àquelas outras vantagens que descrevemos acima.

Como cadastrar novamente no Serasa consumidor?

Se você já tem uma conta e passou muito tempo sem entrar no Serasa consumidor ou ainda costumava deixar suas senhas salvas por algum acaso perdeu esse acesso, vai ter que fazer a recuperação de conta.

Mas fique tranquilo, pois esse processo costuma ser bem simples e no Serasa consumidor não é diferente. Ainda na página de login você vai encontrar a opção que diz “esqueci a senha” e é nela que começa o processo de recuperação de conta. 

A partir daí, o ambiente virtual vai solicitar seu e-mail de acesso ou alguma outra informação para entrar em contato, caso você não lembre do e-mail. Assim, basta seguir com o processo do sistema e cadastrar novamente no portal do Serasa consumidor.

Gostou? Confira nosso conteúdo recomendado e entenda o passo a passo de se cadastrar no Serasa Consumidor.

Como se cadastrar no Serasa Consumidor

O Serasa Consumidor é uma plataforma online e gratuita para monitorar seu CPF. Saiba mais!

Sobre o autor  /  Marina Poncio

Formada em Gestão Financeira pela UNOPAR. Atuou como gestora de grandes empresas multinacionais. Atualmente, dedica-se à edição, planejamento e produção de conteúdo para web especializado em economia e finanças.

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Milhas do cartão Gol Smiles: como transformar compras em milhas?

Veja neste post como acumular milhas do cartão Gol Smiles e de que forma resgatar elas para ganhar mais benefícios nas suas viagens!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Caixa Elo Diners Club

O cartão Caixa Elo Diners Club traz consigo ótimas condições, além de várias funcionalidades que discorreremos ao longo do texto. Confira!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Crefisa

O cartão Crefisa é uma opção com anuidade zero, que não exige renda mínima e tem o Portal Crefisa para gerenciamento online. Confira mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Cartão Atacadão ou Cartão Zencard: qual o melhor?

Tanto o cartão Atacadão quanto o cartão Zencard são ótimas opções para quem quer aumentar seu poder aquisitivo. Dessa forma, confira nosso conteúdo comparativo e veja suas características principais antes de escolher o seu.

Continue lendo
content

Conheça a conta à ordem Montepio Especial Jovem

Com a conta Montepio Especial Jovem, você pode iniciar uma poupança, pedir cartões e movimentar seu dinheiro conforme preferir. Aproveite para conhecê-la no post logo abaixo.

Continue lendo
content

20 Cursos de finanças pessoais gratuitos

Quer investir na educação financeira e acha que isso custa caro? Está enganado! Confira a nossa lista com 20 cursos de finanças pessoais gratuitos.

Continue lendo