Auxílio Governo
Sisu ou Prouni: qual é a melhor opção?
Sisu ou Prouni? Para decidir qual a melhor, confira aqui o que é, como funciona e o processo de inscrição destes programas estudantis do governo.
Anúncios
Encontre o programa estudantil perfeito para você
Todas as pessoas que estudam para vestibular, em algum momento precisam decidir entre o Sisu ou Prouni. Ambos são excelentes, mas, dependendo do seu curso, um pode ser melhor que o outro.
Esses programas são alguns dos melhores jeitos de entrar na universidade sem ter que gastar muito dinheiro.
O objetivo deles é fazer com que o máximo de pessoas entrem na universidade e consigam ganhar mais na área que escolheram.
Passo a passo para se inscrever no Sisu
Confira todos os detalhes para conseguir entrar em uma universidade pública através do Sisu.
Veja como se inscrever no Prouni
Descubra como se inscrever no Prouni e conseguir bolsa de estudos para estudar o que gosta, sem gastar nada.
Afinal como funciona o Sisu e Prouni? Essa é uma das coisas que vai aprender neste post. A partir disso, já terá uma ideia de qual o melhor Sisu ou Prouni.
Além disso, o passo a passo para se inscrever tanto no Sisu quanto no Prouni vão ser mostrados e poderá se candidatar as vagas nas universidades mais renomadas do Brasil.
Então, continue a leitura e confira!
O que é e como funciona o Sisu?
Em primeiro lugar, o Sistema de Seleção Unificado é aberto somente duas vezes por ano.
Pois, ele leva alunos para universidades e institutos públicos, onde vão ter acesso a um ensino de qualidade para estarem prontos para o mercado de trabalho após a graduação.
Para participar dessa seleção, deve fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que é a única forma de participar do Sisu.
Depois que descobrir sua média nesse exame, só precisa esperar até que a data de inscrição no processo seletivo chegar.
São vagas em todos os cursos do Brasil, desde Medicina até História, ou seja, pode ir para qualquer graduação, seja de humanas, exatas ou biológicas.
Descubra se o seu curso é muito difícil de passar
Aqui estão os cursos mais concorridos do Brasil, entenda quanto precisa acertar no vestibular para ser aprovado.
O que é e como funciona o Prouni?
O Prouni (Programa Universitário Para Todos), foi desenvolvido pelo MEC (Ministério da Educação).
Por ele, muitos estudantes conseguem bolsa de estudos em instituições de ensino superior privada.
Essa é a principal diferença entre Sisu e Prouni. Enquanto o primeiro leva o estudante a universidade pública, o outro ajuda estudantes a entrarem em faculdades privadas.
Assim como o outro programa do governo, para conseguir uma bolsa do Prouni, deve fazer o exame do Enem.
Além disso, a inscrição também abre só duas vezes por ano, uma em fevereiro e outra em junho.
Sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio vai ser usada para concorrer a bolsa com outras pessoas.
Quais as vantagens do Sisu?
Antes de tomar sua decisão entre Sisu ou Prouni, é fundamental entender as vantagens de cada um, vamos começar pelo Sisu, elas são:
- Vai para as melhores universidades do Brasil: algumas das universidades públicas brasileiras estão entre as melhores faculdades do mundo, por exemplo, a USP;
- Pode participar de iniciativas científicas remuneradas: os professores sempre tem pesquisas em andamento e você pode participar delas se mostrar interesse;
- Quase não tem custo enquanto estuda: os alunos podem morar em repúblicas, diminuindo muito o custo e ainda receber uma ajuda financeira dependendo de sua situação financeira.
Por conta deste programa do governo ser excelente, a concorrência acaba sendo bem alta, principalmente se quer estudar medicina ou odontologia.
Quais as vantagens do Prouni?
O Prouni também tem muitos pontos positivos, vamos aos principais:
- Pode conseguir bolsa em alguma universidade privada da região onde mora: são muitas as instituições de ensino que fazem parte do programa e pode conseguir bolsa com facilidade em uma próxima de sua casa;
- Concorrência menor: dependendo do curso que busca fazer, vai ter uma concorrência bem menor que no Sisu;
- Diminui o valor da mensalidade: pode conseguir bolsa parcial, onde a mensalidade do curso reduz em 50%. Contudo, se for selecionado para a 100% não gastará nada.
Agora que já descobriu os principais benefícios do Prouni e Sisu, vamos ao processo para se inscrever neles.
Como se inscrever no Sisu?
Bom, se vai participar do Sisu, deve ficar atento ao período de inscrição. No primeiro dia, acesse o site do Sisu. Por lá, vai fazer login (são os mesmos dados que usou para se inscrever no Enem).
Logo depois, vai ser pedido o seu número de celular e e-mail. Preste atenção ao preencher, é por esses contatos que vão entrar em contato caso seja selecionado.
Então, precisa escolher aonde vai se candidatar. Pode escolher dois cursos, ou até o mesmo, só que em duas universidades diferentes.
Por exemplo, medicina na UFRJ e nutrição na UFPR. Contudo, nada impede que seja Medicina na UFRS e Medicina na UFMT. Após isso, é torcer para ser aprovado.
Caso tenha conseguido, precisa ver no Sisu onde mostra todos os documentos que precisa apresentar e já vai estar matriculado na universidade.
Como se inscrever no Prouni?
O passo a passo para se inscrever no Prouni não é muito diferente do Sisu. Acesse o site do Prouni.
Ao chegar lá, vai fazer o login com as informações que usou para poder fazer a prova do Enem.
Só precisa escolher dois cursos (da mesma forma que no Sisu). Contudo, serão universidades privadas e são muitas opções. Pois, são instituições de ensino privado de todo o Brasil.
Após conseguir ser aprovado, é preciso comprovar sua renda. Em caso de bolsa total, o salário por pessoa da família não pode passar de 1,5 salário mínimo.
No entanto, para a parcial pode ser até 3 salários mínimos por pessoa no lar.
Comprovou a renda? Após isso, a bolsa já vai ser aplicada na mensalidade do seu curso.
Sisu ou Prouni: qual é a melhor opção?
Sisu e Prouni são ótimas alternativas para você. Por mais que muitas vezes as pessoas desejem ir para uma universidade pública, pode ser inviável pelo custo da viagem ou distância de sua casa.
Logo, o melhor depende da sua situação. Por exemplo, um jovem com estabilidade financeira, consegue ir para uma universidade pública sem problemas. Neste caso, o Sisu é o melhor.
Contudo, no caso da pessoa que precisa trabalhar e não tem como viajar e ficar longe da família, recomendamos que use o Prouni.
Então, analise bem a sua situação, principalmente as finanças e os objetivos que tem. Dessa maneira, é possível encontrar a resposta.
Outro programa do governo é o Fies, talvez ele seja o ideal, confira tudo sobre ele no conteúdo abaixo.
Veja o processo para se inscrever no Fies
Veja o que é, como funciona e o passo a passo para se inscrever no Fies.
Sobre o autor / Felipe Silvério
Revisado por / Junior Aguiar
Editor(a) sênior
Em Alta
Como comprar da China com segurança: 5 dicas
Quer saber como comprar da China com segurança? Talvez esteja na hora de navegar pelas melhores dicas. Confira!
Continue lendoAplicativo Eye Exam: faça agora mesmo um teste de visão utilizando o celular
Sua visão, seu controle! Conheça o app Eye Exam e baixe agora para cuidar da sua saúde ocular com facilidade e conveniência.
Continue lendoVocê também pode gostar
Cartão de crédito Acesso: como funciona
O cartão pré-pago Acesso é o produto financeiro ideal para negativados. Isso porque ele não faz consulta ao SPC e Serasa. Além disso, oferece muitos benefícios, como o programa Mastercard Surpreenda e a isenção da anuidade quando não houver saldo. Quer saber mais? Então, leia este post e confira!
Continue lendoConheça a conta salário Bradesco
Manter seu salário em uma conta torna sua vida financeira muito mais prática. Mas, a boa notícia é que você não precisa ter uma conta corrente! Saiba mais sobre a conta salário do Bradesco abaiso.
Continue lendoConfira quais são as regras e como solicitar a pensão por morte do INSS
Por mais duro que seja perder um ente querido, lidar com a burocracia relacionada ao falecimento é necessário para garantir o amparo aos dependentes. Então, saiba como funciona a pensão por morte do INSS, e como solicitá-la.
Continue lendo