Auxílio Governo

Como se inscrever no SISU 2022

O Sistema de Seleção Unificada ou SISU já tem as datas de 2022. Hoje vamos te mostrar mais detalhes desse programa e, ainda, te mostrar como se inscrever. Continue a leitura e descubra!

Anúncios

Inscreva-se no SISU 2022 e realize o sonho da faculdade pública

Saiba como se inscrever no SISU! Fonte: SISU.
Saiba como se inscrever no SISU! Fonte: SISU.

Ingressar em uma universidade pública é o sonho de muitos brasileiros. Principalmente pela oportunidade de ter um ensino de qualidade de graça. Para auxiliar esse processo, existe o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o SISU, o Sistema de Seleção Unificada. Juntos, os dois facilitam o processo de entrada dos estudantes nas universidades.

Hoje, vamos falar especificamente do SISU e de como ele funciona. Basicamente, é um sistema que calcula as notas tiradas da prova do ENEM. Sendo assim, os estudantes são selecionados diretamente pela plataforma. Além disso, os alunos tem a chance de escolher duas opções tanto de curso quanto universidades. 

Dessa forma, cada vez mais estudantes se interessam em se inscrever no SISU. Pensando nisso, neste artigo vamos te explicar como fazer a inscrição. Continue a leitura e descubra!

Quais as informações principais do edital?

Em primeiro lugar, o edital foi lançado pelo Ministério da Educação, o MEC. Sendo assim, o edital do SISU contém informações como datas de divulgação dos resultados e também das inscrições. Veja as principais datas do edital:

  • Data das inscrições: 15 a 18 de fevereiro;
  • Divulgação dos resultados: 22 de fevereiro;
  • Data para manifestar interesse na lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março;
  • Matrículas: 23 de fevereiro a 8 de março.

Como se cadastrar no SISU 2022?

Desde já, é importante destacar que para se inscrever no SISU 2022 é preciso ter realizado o ENEM. Sendo assim, a inscrição é feita diretamente no site do Sistema de Seleção Unificada. Vale relembrar que o login e senha são os mesmos utilizados no ENEM 2021. 

Nesse sentido, ao fazer a inscrição, já é possível fazer a pesquisa de cursos por nome, instituição e também cidade. 

Como funciona a seleção do SISU?

Por fim, a seleção do SISU é baseada no ENEM. Ou seja, para se inscrever no SISU é necessário já ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio. Sendo assim, ao se cadastrar na plataforma, o sistema automaticamente puxa suas notas. Dessa forma, o site cria suas médias correspondentes a cada universidade. 

Embora a nota seja similar para muitas instituições, ela ainda varia. Isso porque cada universidade tem o seu próprio método de cálculo. Além disso, por exemplo, em um curso de medicina, Ciências Biológicas prevalece mais. Já em um curso de História, Ciências Humanas tem um peso maior. Contudo, na maioria dos casos a nota de maior peso é sempre a da redação.

Portanto, agora que você já conhece todos os detalhes da seleção e também como se inscrever, basta aplicar. Lembre-se de pesquisar sobre os cursos e escolher aquele que você realmente se identifica. Além de se atentar a escolher opções em que você pode se matricular. Afinal, não é possível alterar os cursos e instituições após a data de fechamento do SISU.

Ademais, se você quer saber mais sobre os programas do Governo Federal, leia também nosso artigo em que falamos sobre o Auxílio Brasil. Confira!

Conheça o benefício Auxílio Brasil

Saiba tudo sobre o Auxílio Brasil que é um importante programa do Governo Federal.

Sobre o autor  /  Leticia Maia

Estudante de jornalismo na UFSC, sempre foi apaixonada pela escrita. No meio da faculdade conheceu o marketing digital e se encantou. É produtora de conteúdo para blogs e redes sociais.

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Empréstimo juros baixos Mova: o que é o Mova?

Você já conhece o empréstimo Mova? Não? Então continue na leitura pois vamos te contar tudo sobre esse empréstimo! Confira!

Continue lendo
content

Muito além do paladar: descubra os 20 restaurantes mais inusitados do mundo

Comer fora de casa pode envolver uma experiência marcante, principalmente quando você está em um dos restaurantes mais inusitados do mundo.

Continue lendo
content

Descubra se você é beneficiário permanente Auxílio Brasil

Descubra neste post se você é beneficiário permanente Auxílio Brasil e aprenda a se cadastrar para receber o benefício. Acesse e confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Cartão de crédito Stratus Rewards Visa White: como funciona

Você conhece o primeiro cartão de crédito branco do mundo? E você sabe o quão exclusivo ele é? Não? Então, acompanhe aqui mais detalhes e conheça um dos cartões mais exclusivos do mundo.

Continue lendo
content

Qual a diferença entre TAEG e TAN?

A TAEG é uma taxa cobrada sobre todos os custos de um crédito, enquanto que a TAN é cobrada apenas sobre o montante solicitado. Descubra aqui mais informações sobre cada uma delas e entenda suas diferenças.

Continue lendo
content

Crescimento do mercado de NFTs em 2022 atinge movimentação de US$4 bilhões em janeiro

Cada dia mais populares, as NFTs estão movimentando bilhões de dólares no mercado. Enquanto isso, o mercado de blockchain continua em queda. Especialistas relacionam os famosos que compram itens de NFTs colecionáveis à popularização dos ativos.

Continue lendo