Educação Financeira

Senha de cartão forte e fácil de lembrar: dicas para você

Veja nosso conteúdo e confira as dicas para que você possa criar uma senha única e forte para suas contas e cartão de crédito. Confira!

Anúncios

por Aline Barbosa

Publicado em 19/10/2021

Confira nossas dicas e crie uma senha única para impedir fraudes e ataques cibernéticos

Como criar senhas fortes. Fonte: Pexels.
Como criar senhas fortes. Fonte: Pexels.

Pois bem, para utilizar o seu cartão de crédito com segurança, é primordial que você saiba criar uma senha de cartão forte e fácil de lembrar ao mesmo tempo. Nesse sentido, as instituições financeiras podem variar pedindo senhas de 6 ou 8 dígitos.

Assim, em meio eletrônicos, uma senha forte pode ser seu único recurso de segurança contra roubos e fraudes. Desse modo, é importante que você procure criar uma senha única e especial, de maneira que faça sentido apenas para você. Portanto, confira nosso conteúdo e descubra como criar uma senha segura!

O que é considerada uma senha de cartão forte e fácil de lembrar?

Nesse sentido, nem sempre a senha mais longa ou mais difícil é considerada a melhor. Aliás, muitas pessoas podem criar senhas tão longas e complexas que acabam esquecendo ou se confundindo na hora de utilizá-las.

Ademais, também não é recomendado que você anote suas senhas em papéis para levar na bolsa. Ainda, salvar senhas em planilhas ou pastas em seu computador também pode ser perigoso.

Portanto, o que torna sua senha segura e, consequentemente, fácil de lembrar, é uma senha que seja única. Ou seja, é importante que você não utilize a mesma senha em lugares diferentes. Assim, ela vai fazer sentido apenas para você, e você não correrá o risco de esquecê-la.

Vazamento de dados: tenha cuidado com o seu CPF

Você sabia que alguns cuidados podem evitar o vazamento dos seus dados? Para isso, veja no post o que você precisa fazer para se proteger.

Você permanecerá no mesmo site

Anúncios

Por que é importante ter uma senha forte?

Afinal, por que é tão importante ter uma senha forte? Fonte: Pexels.
Afinal, por que é tão importante ter uma senha forte? Fonte: Pexels.

Antes de tudo, hoje em dia mais e mais dados pessoais estão se tornando digitalizados. Assim, é importante que você proteja suas informações contra fraude, bem como sua conta bancária e cartão de crédito.

Portanto, sua senha será sua principal proteção contra ataques e invasões cibernéticos. Então, é importante que você crie uma senha de cartão forte e fácil de lembrar.

Anúncios

Como criar uma senha de cartão forte e fácil de lembrar?

Primeiramente, você pode criar uma senha que aceite letras e números, com palavras aleatórias que façam sentido para você. Por exemplo, você pode juntar sua fruta favorita, com o nome da sua escola primária, o nome da rua do seu trabalho e o número da sua casa.

Aliás, o importante é que essa senha seja única e faça sentido apenas para você. Dessa forma, você pode usar outras palavras que desejar, contanto que não sejam uma frase inteira de um filme ou poema. Assim, procure sempre palavras aleatórias.

Ademais, o mesmo se aplica a senhas que são apenas compostas por números. Evite números em sequência, ou datas especiais. Portanto, quanto mais aleatório, melhor. Desse modo, para que você possa se lembrar da sequência de números, tente utilizar fontes que estão presentes no seu dia a dia. Aliás, separamos alguns dicas úteis, a seguir.

Cuidado com golpe do empréstimo consignado

Se você está negativado e precisa de um empréstimo, veja agora as dicas para não cair em um golpe e conseguir o dinheiro que precisa.

Você permanecerá no mesmo site

Não utilize números iguais

Antes de mais nada, evite usar número iguais. Isso dificulta que um software automatizado encontre a possível combinação de números que você utilizou para criar sua senha. Aliás, se puder introduzir letras e símbolos em sua senha, melhor ainda.

Evite números sequenciais

Outro erro muito cometido na hora de criar senhas é utilizar números em sequência. Assim, embora você deseje criar uma senha fácil de lembrar, esse erro pode ser fatal e sua senha será facilmente quebrada.

Portanto, para criar uma senha de cartão forte e fácil de lembrar, procure usar números aleatórios que façam algum sentido para você. Assim ela ainda será segura e você poderá lembrá-la quando precisar utilizar.

Não utilize datas especiais

Na verdade esse tende a ser o erro mais comum na hora de criar uma senha. Dessa forma, muitas pessoas utilizam datas de aniversário, datas de casamentos, entre outras datas comemorativas como senha digital.

Ainda que essa seja uma prática mais segura que a sequência de números, ela também é arriscada. Isso porque você pode ser vítima de uma pessoa mal intencionada ou, ainda, de alguém que te veja consultando um documento na hora de digitar a senha.

Portanto, evite o uso de datas especiais e procure utilizar combinações numéricas o mais aleatórias possíveis na hora de fazer sua senha.

Tenha verificação de duas etapas

Então, procure ter uma verificação extra. Fonte: Pexels.
Então, procure ter uma verificação extra. Fonte: Pexels.

Então, a maioria das plataformas oferece hoje em dia a verificação em duas etapas para obter o acesso. Desse modo, você poderá acrescentar uma camada a mais de segurança a sua conta, dificultando assim o acesso em caso de roubo ou fraude.

Assim, a verificação de duas etapas funciona muito bem quando a senha já estiver comprometida, protegendo assim sua conta digital. Portanto, existem dois códigos de verificação que o sistema pede.

Primeiramente, o acesso acontece através da senha memorizada que você mesmo criou. Em seguida, é necessário fornecer um segundo código que é gerado de forma temporária e, geralmente, enviado para o telefone, e-mail, ou outro meio de sua preferência.

Dessa forma, é uma senha temporária extra que você utiliza para acessar os dados depois de ter digitado sua senha habitual. Entretanto, ela é optativa e se desejar, o usuário deve cadastrar essa opção manualmente.

Atualize sua senha periodicamente

Por fim, algo que também pode acontecer é alguém que está acessando discretamente sua conta sem você perceber. Dessa forma, a maneira mais eficaz de se bloquear o acesso é apenas trocando sua senha.

Aliás, procure fazer a mudança de senha periodicamente, como a cada 3 meses, por exemplo. Assim, você vai sempre se manter seguro e impedir que outras pessoas acessem clandestinamente suas contas digitais.

Então, aproveite nossas dicas de como criar uma senha de cartão forte e fácil de lembrar. Ademais, se quiser ler mais conteúdos para se proteger, clique abaixo e confira as dicas para evitar fraudes no pagamento por aproximação.

Fraudes pagamento por aproximação: como evitar

O pagamento por aproximação veio para trazer mais praticidade para a vida dos brasileiros, mas também tem sido alvo de fraudes! Leia o post e veja como evitá-las.

Você permanecerá no mesmo site

Sobre o autor

Aline Barbosa

Escritora e produtora de conteúdo para diversos assuntos, é apaixonada pela escrita e pelo novo. Sempre em busca de conhecimento, tem como objetivo transmitir o que aprendeu de forma leve e descomplicada.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Aplicativo DeÔnibus: saiba como comprar passagens baratas

Entenda tudo sobre a DeÔnibus, e veja como comprar passagem, se o aplicativo é confiável, tudo em um só lugar. Veja mais detalhes!

Continue lendo
content

Como ganhar dinheiro com site

Precisa aumentar a sua renda? Então, veja este post, pois vamos te ensinar tudo o que você precisa saber para ganhar dinheiro com site hoje mesmo!

Continue lendo
content

Empréstimo Cetelem Consignado ou Empréstimo C6 Consig: qual o melhor?

Está em dúvida entre o empréstimo Cetelem ou empréstimoC6 Consig? Leia este artigo para descobrir os prós e contras de cada um!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

5 bicos para sair do vermelho

Quer saber como sair do vermelho e fazer renda extra para pagar suas dívidas? Pois nesse artigo reunimos ótimas dicas. Confira!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Leroy

Solicite o cartão Leroy Merlin e conte com 5% de desconto na sua primeira compra e a possibilidade de parcelar em até 36x.

Continue lendo
content

7 opções de créditos pessoais urgentes

Existem vários tipos de créditos pessoais e, dentre eles, os empréstimos urgentes se destacam por liberarem o dinheiro em menos de 48h. Confira aqui quais são as melhores opções para aderir a este tipo de crédito em Portugal e se livrar de uma complicação financeira.

Continue lendo