Educação Financeira

Cuidado com golpe do empréstimo consignado

Se você está negativado e precisa de um empréstimo, veja agora as dicas parta não cair em um golpe e conseguir o dinheiro que precisa.

por

Heloisa Trindade

Publicado em

ANÚNCIOS

Golpe do empréstimo consignado

Golpe do empréstimo consignado (Imagem: ParanáBanco)

O golpe do empréstimo consignado está deixando cada vez mais pessoas em situações complicadas. São muitos elementos que tornam essa tática nada legal, eficiente.

Ainda que esteja ficando popular, muitos ainda caem nessa mentira. Portanto, é fundamental que esse assunto seja mais discutido. Assim, é possível evitar vários prejuízos.

Então, o objetivo deste post é facilitar seu trabalho. Aqui, você vai ficar por dentro de tudo sobre o golpe do empréstimo consignado. Veja quais são os detalhes você deve ficar sempre atento.

Como funciona o golpe do empréstimo consignado?

Como funciona esse tipo de golpe? (Imagem: Conectejá-Proteste)

Eles são aplicados por estelionatários. Portanto, para efetuar o golpe, essas pessoas passam por membros de um banco ou de uma instituição financeira. Assim, eles criam sites, telefones e e-mails falsos.

Em seguida, divulgam quais são suas linhas de crédito. Todas elas são sempre muito atrativas. Além disso, quando fecham um acordo, fazem pedidos de depósito adiantado. Quando você faz esse pagamento, eles somem com todos seus dados.

Então, são feitas fraudes e roubos com suas informações. A pior parte é que resgatar o dinheiro investido é sempre complicado. Isso porque esse tipo de pessoa costuma “sumir do mapa”.

No entanto, isso não significa que você não pode fazer nada a respeito. Os próximos tópicos vão te ensinar mais sobre prevenção e controle de danos.

Quais os tipos de golpe do empréstimo?

Quais os tipos de golpe do empréstimo? (Imagem: BancoVotorantim)

As pessoas que mais caem nesse tipo de golpe são, portanto, os aposentados e pensionistas. Isso porque eles são os principais alvos.

Mesmo assim, isso não é uma regra e qualquer um pode dar o azar de encontrar com golpistas. Conheça agora os tipos de fraude que são aplicados hoje em dia.

Conteúdo Recomendado

Conheça o empréstimo consignado do Banco Inter

Você conhece o empréstimo consignado do Banco Inter? Se ainda não, então chegou a sua hora de descobrir mais sobre esse produto que é um dos melhores do mercado

Golpe do empréstimo consignado

Golpe do empréstimo consignado (Imagem: MeuTudo)

Aqui, são oferecidos então créditos para aposentados e pensionistas no INSS. Também, os assalariados e servidores públicos entram na lista. Os golpistas geralmente usam o golpe do empréstimo consignado para falsificar documentos.

Golpe do WhatsApp

Golpe do WhatsApp (TecMundo)

Conhecido também como golpe do empréstimo online. Os criminosos enviam uma mensagem para seu dispositivo celular. Nela, eles ofertam crédito falso com taxas baixíssimas de juros.

Se protegendo de golpes como esses

Se protegendo de golpes como esses (Imagem: ProgramadorDigital)

O empréstimo em si é, portanto, uma ação legal. No entanto, é muito comum encontrar pessoas que distorcem isso e acabam te dando um golpe. É por isso que você deve desconfiar de tudo que é fácil demais.

Acredite, isso pode te livrar de muita dor de cabeça. Agora, digamos que você queira pedir um empréstimo. Separamos algumas dicas para serem sempre consideradas nesse tipo de situação.

1- Pesquisa é sempre essencial

1- Pesquisa é sempre essencial (Imagem: BlogLAHAR)

É comum então que em momentos de desespero, as pessoas deixem de prestar atenção nos detalhes da transação. No entanto, esse é um erro grave. A pressa e a falta de conhecimento podem te trazer sérios problemas.

Por isso, tente ser o mais racional possível. Não aceite logo a primeira oferta que aparecer. O interessante é sempre fazer uma pesquisa antes de tomar uma decisão como essa.

Então, uma dica é buscar o CNPJ das instituições financeiras ou anunciantes. Assim, é possível verificar se há algum relato de golpe ou algo do tipo. Você pode usar os sites Reclame Aqui e Procon para conferir essas informações.

2- Zero burocracia? Desconfie

2- Zero burocracia? Desconfie (Imagem: Agilize)

Fazer um empréstimo não é complicado. No entanto, também esse não é um processo isento de burocracias. Toda e qualquer instituição estabelece alguns critérios para oferecer o crédito.

Sendo assim, isso é uma forma de proteção. Afinal, elas podem sair no prejuízo ao fazer esse tipo de acordo. Portanto, caso não identifique nada do tipo, já comece a desconfiar.

Principais golpes do empréstimo consignado

Principais golpes do empréstimo consignado
(Imagem: EscobarAdvogados)

Geralmente, esse tipo de crédito é solicitado, portanto, em momentos específicos. Seja porque você está passando por uma situação complicada ou porque quer quitar uma compra.

Sendo assim, se você recebe uma proposta dessas “do nada”, cuidado. Acredite, existem inúmeras empresas mal intencionadas por aí. Para te ajudar a ficar alerta, acompanhe uma lista completa sobre golpe do empréstimo consignado.

1- Documentos falsificados

1- Documentos falsificados (Imagem: TJMG)

Falsificar é algo fácil para quem é golpista. Por isso que você não deve confiar seus documentos para qualquer pessoa. Isso não se refere apenas ao físico. Imagine que você recebe um e-mail ofertando um empréstimo.

Durante a transação, provavelmente serão solicitados os números dos seus documentos como CPF e RG. Nesses casos, jamais informe-os sem ter total certeza de que a transação que está acontecendo é segura.

Um pequeno spoiler, não se faz contratação de crédito por e-mail. Portanto, muito cuidado. Os golpistas ao receber esse tipo de dado, vão direto falsificá-los. Assim, você vai sofrer consequências bem desagradáveis.

2- Falsificação de assinaturas em contratos

2- Falsificação de assinaturas em contratos
(Imagem: BlogMovingImóveis)

Não ache que todos os golpistas seguem um padrão de comportamento para extorquir dinheiro. Muitos deles criam novas técnicas e argumentos que vão então te convencer a passar informações importantes.

Uma dessas táticas é a falsificação de assinaturas. Dessa forma, jamais assine qualquer papel em branco. Ou então, um documento que não contenha todas as informações claras. O ideal é ler tudo antes de qualquer coisa.

Ainda, caso não consiga entender o acordo descrito, tudo bem. Nesse caso, peça a ajuda de alguém de confiança. O importante é que você não confie sua assinatura nas mãos de ninguém.

Isso principalmente quando se fala de serviços financeiros como os tipos de crédito.

3- Depósito antecipado

3- Depósito antecipado (Imagem: Midiamax)

Digamos que você recebeu uma ligação falando sobre a possibilidade de ter acesso a um crédito. O atendente foi muito solícito explicou como tudo funciona e por aí vai.

Em seguida, ele diz que para concluir o pedido de empréstimo é necessária uma garantia. Assim, você deve pagar um boleto ou depositar um determinado valor.

Existem, então, diversos argumentos usados para te convencer a fazer tal coisa. Dentre os principais têm-se taxas do governo, do INSS, de juros, entre outros. No entanto, você não deve acreditar em nenhum deles.

Nenhum serviço que oferece um empréstimo pode pedir nada do tipo. Não existe isso de pagar antes de receber o dinheiro. Então, a possibilidade é uma só, golpe do empréstimo consignado.

4- Dinheiro muito fácil

4- Dinheiro muito fácil (Imagem: BomPraCrédito)

Contratar um empréstimo consignado não é uma tarefa tão complicada quanto parece. Assim, esse tipo de crédito te oferece limites maiores e uma taxa de juros bem mais baixa.

No entanto, você precisa ficar alerta com relação a isso. Muitos bancos de fato oferecem juros mais leves. Porém, eles ainda estão dentro da média do mercado financeiro.

Então, caso perceba que a instituição onde está solicitando o crédito não segue esse padrão, cuidado. Por mais que os valores pareçam interessantes, não acredite logo de cara.

Muitas vezes isso é uma forma de persuadir o cliente a fornecer seus dados. O resultado final, é quase sempre o mesmo, golpe.

5- Senhas e contas do banco

5- Senhas e contas do banco (Imagem: Pinterest)

Uma das tentativas mais clássicas dos golpistas é pedir confirmação de senha de banco. Entenda que para contratar um consignado, você não precisa informar isso.

Desse modo, se tal coisa lhe for solicitado, se desligue imediatamente. Ainda, alguns bancos pedem sua digital ou até que você clique nos números da sua senha.

Mesmo assim, de forma alguma eles pedem que você a revele. Isso é o maior indício de golpe, fique sempre muito atento a esse tipo de pedido.

6- Falsos funcionários do INSS

6- Falsos funcionários do INSS (Imagem: JornaldaRegião)

É bem comum que os golpistas digam aos funcionários do INSS. Essa é uma das formas mais usadas para oferecer algum crédito. Muitas vezes, a instituição até existe e não é golpe. No entanto, essas pessoas não trabalham para a previdência.

Além disso, saiba que quem trabalha no INSS não é autorizado a oferecer empréstimo algum. Nenhum tipo de serviço financeiro é responsabilidade dessas pessoas.

Portanto, ao receber uma ligação do tipo, sempre desconfie. Não passe nenhum dado e nem contrate nenhum tipo de crédito. Ainda que você não caia em um completo golpe, as chances de sair prejudicado são muito altas.

7- Oferta de crédito

7- Oferta de crédito (Imagem: MobileTransaction)

Muitas pessoas recebem ofertas de crédito por meio de canais nada convencionais. Saiba que esse tipo de serviço não deve ser sugerido por telefone nem e-mail. Então, caso entrem em contato com você, fique desconfiado.

Não passe nenhuma informação importante. Infelizmente, muitos golpistas ligam para as pessoas falando que elas têm acesso a um crédito. Com isso, eles pedem alguns dados só para confirmar a contratação do serviço.

É aí que se encontra o perigo. Não tem crédito nenhum, de modo que eles vão usar seus dados para cometer alguma fraude. É assim que muitas pessoas têm empréstimos consignados nos seus nomes sem a devida autorização.

8- Venda casada

8- Venda casada (Imagem: EuTenhoDireito)

Ao fazer um empréstimo, você sempre recebe outras sugestões de serviços. Porém, eles não são requisitos para ter acesso ao dinheiro. Desse modo, não há qualquer obrigação em contratá-los. O perigo é que nem todo banco vai te deixar ciente dessa informação.

Ainda, muitos chegam a afirmar que seu crédito não será liberado caso não aceite esses “extras”. Por isso, nesse tipo de situação, o ideal é deixar bem claro que sabe sobre o assunto. Assim, os credores não vão insistir mais.

Além disso, se você já se sentiu obrigado a aceitar esse tipo de venda casada, atenção. O ideal é se dirigir ao banco e exigir o cancelamento dela.

Caso ainda não seja o bastante para resolver, procure o Procon e informe sobre todo o ocorrido. Eles irão tomar as devidas atitudes contra o golpe do empréstimo consignado.

9- Liberação de crédito com margem negativa

9- Liberação de crédito com margem negativa
(Imagem: CapitaldoCrédito)

Imagine que você recebe benefício do INSS. Sendo assim, sabe bem que existe um certo limite para contratar um empréstimo ou um cartão consignado. No entanto, alguns golpistas se aproveitam dessa informação para distorcê-la.

Assim, eles oferecem crédito com uma margem negativa, ignorando essa barreira estabelecida pelo próprio INSS. Tenha em mente que esse tipo de situação simplesmente não é possível.

Portanto, ao receber uma proposta dessas, já saiba que é um golpe e jamais confie no porta voz dele. Além disso, caso precise de dinheiro procure um banco ou instituição financeira reconhecida. Lá eles vão te dar opções viáveis e legais perante a lei.

Fui vítima de um golpe do empréstimo consignado, e agora?

Fui vítima de um golpe como esse, e agora? (Imagem: FinanZero)

Infelizmente, muitas pessoas acabam acreditando em falsas promessas. Nesses casos, é importante não se deixar abater e tomar as devidas providências.

Então, imagine que alguém fez um empréstimo sem sua autorização. Você precisa seguir uma lógica de passos. O primeiro deles é registrar um boletim de ocorrência na polícia civil.

Assim, com o B.O em mãos, procure entrar em contato com a ouvidoria da Previdência Social, o INSS. No caso, ligue 135 ou acesse o site deles. Além disso, abra uma reclamação direta no Banco Central.

É só ligar 145 ou, se preferir, buscar o site da instituição. Por fim, vá até o Procon local e deixe lá a sua queixa registrada. Então, são 4 passos principais, veja:

1-     Abrir um B.O.

2-     Entrar em contato com a ouvidoria da Previdência Social.

3-     Buscar ajuda do Banco Central

4-     Procurar o Procon.

Não esqueça também de procurar o banco ou instituição financeira onde o débito se encontra. É importante que você conte todo o ocorrido e deixe sua reclamação por lá. Lembre-se dos direitos do consumidor.

Você pode ter acesso ao seu histórico de solicitações sem burocracia. Ainda, o site Reclame Aqui é uma ótima alternativa. Ele pertence a uma companhia e sua função é receber relatos sobre diversas situações.

O mais interessante é que ao deixar sua reclamação lá, você não fica sem resposta. A equipe da empresa irá te dar um retorno sobre seu caso. Agora, digamos que você já tentou de tudo e nada resolveu.

Então, talvez seja hora de procurar a ajuda da justiça. Essa é a última medida para buscar o ressarcimento ou cancelamento das cobranças.

Conclusão

Conclusão (Imagem: SINESP)

Por fim, isso é tudo que você deve saber sobre esse assunto. Agora, você já sabe como não cair em um golpe de empréstimo consignado. É só lembrar das informações aqui passadas. Com elas, fica muito mais fácil se proteger de pessoas má intencionadas.

Conteúdo Recomendado

10 empréstimos com as menores taxas de juros

Precisa de dinheiro urgente para limpar nome? Conheça os empréstimos com as menores taxas de juros para retomar as rédeas da sua vida financeira

Sou Heloisa Trindade, jornalista pelo DRT 1424/MS de Campo Grande, formanda em publicidade e propaganda pela Estácio de Campo Grande, redatora e produtora de conteúdo há 4 anos. Minha paixão por ler e escrever veio desde criança, por influência da minha mãe. Em meio a uma crise financeira, descobri que poderia usar a minha paixão para produzir renda e foi então que iniciei com meus primeiros blogs. Meu objetivo é entregar sempre conteúdos verídicos, de qualidade e informação aos nossos leitores.

Cartões

Conheça o cartão de crédito Carrefour

Nesse artigo você encontrará todas as informações e vantagens dos cartões do Carrefour, e poderá descobrir se são boas opções para você.

por

Gustavo Cezar

Publicado em

| Atualizado em

Características cartão Carrefour

Conheça o cartão Carrefour e descubra por que ele é um dos cartões mais bem colocados no mercado atual.

O cartão possui tanto a bandeira Visa, quanto a bandeira Mastercard. Por isso, será possível que você compre produtos e serviços de basicamente todos os estabelecimentos do Brasil.

Afinal, é muito difícil achar lojas que não aceitam ambas as bandeiras, não é verdade?

Além disso, se você é um cliente fiel das lojas Carrefour, o cartão será, sem dúvidas, algo muito vantajoso para você. 

Fazendo compras nas lojas Carrefour com o cartão, você recebe diversos descontos exclusivos e condições especiais de pagamento.  

Ademais, se você fizer, pelo menos, uma compra por mês nas lojas Carrefour, você ficará isento de pagar a taxa de anuidade do cartão, ou seja, você não precisará pagar uma taxa anual para conseguir usar o cartão.

Outra coisa que é possível fazer com o cartão é parcelar em, até mesmo, 24x suas compras. Então, você terá a opção de parcelar em várias vezes os produtos comprados com o cartão de crédito Carrefour.

Se você fizer o pagamento de suas faturas em algum dos caixas eletrônicos das lojas Carrefour, o limite do seu cartão será liberado a partir do momento em que você fizer o pagamento.

Por fim, é possível, caso você queira, parcelar suas compras em, até mesmo, 8x sem juros na compra de produtos da área têxtil e no setor de bazar. Além disso, você terá a opção de começar a pagar suas compras 70 dias depois de realizá-las.

Quer conhecer mais características e vantagens do cartão? Então, continue lendo esse artigo e conheça, a seguir, mais informações sobre o cartão.

E caso você queira solicitar o seu, basta clicar no botão abaixo:

Sobre a empresa Carrefour

Ela foi criada há, mais ou menos, 40 anos e, atualmente, é uma das empresas mais bem colocadas no mercado, especialmente no ramo atacadista.

Além de uma grande influência na área atacadista, a empresa possui o Banco Carrefour, que, consequentemente, lida com a parte financeira de seus negócios e de seus clientes.

Além de ter uma alta notoriedade nos campos atacadista e financeiro, a Carrefour possui, também, uma leve influência no setor imobiliário.

Portanto, a empresa está, atualmente, localizada em diversos nichos do mercado, como, por exemplo: hipermercados; supermercados; e-commerce; varejo; postos de combustíveis etc.

O Carrefour recebe um lucro que gira em torno de, aproximadamente, R$50 bilhões de reais, chegando a possuir, por incrível que pareça, mais de 84 mil funcionários.

A empresa, por ser muito influente no Brasil, decidiu expandir seu negócio criando, em países estrangeiros, novas redes de comércio. 

Por isso, o Carrefour possui lojas em mais de 30 países, sendo eles localizados especialmente na Europa, Ásia e, também, América Latina.

Com esses outros estabelecimentos, o Carrefour lucra uma quantia de, aproximadamente, 84 bilhões de euros.

Portanto, a empresa é, devido a essas características, uma das maiores empresas do Brasil e, quem sabe, do mundo.

Depois de conhecer as características da empresa, vamos, agora, conhecer os cartões de crédito que ela oferece aos seus clientes.

Os cartões de crédito Carrefour

A empresa conta com 5 tipos de cartões, que serão listados a seguir:

  • Mastercard Gold: este cartão possui cobertura internacional, permitindo, deste modo, que seu usuário possa fazer compras de produtos que só estão disponíveis em países do exterior.

O cartão possibilita que o cliente, caso queira, compre produtos internacionais utilizando o cartão digital, o que torna esse cartão muito bom e vantajoso para seus usuários.

Além de lojas internacionais, esse cartão é aceito em todas as lojas que possuírem a bandeira Mastercard. Então, fique tranquilo! Você conseguirá fazer compras em quase todos os lugares.

  • Mastercard La Carte: esse cartão possui, em comparação com o Mastercard Gold, mais benefícios.

Então, todas as vantagens do cartão Mastercard Gold estão contidas no Mastercard La Carte. Porém, este possui mais algumas vantagens.

Este cartão oferece, de maneira gratuita, uma assistência técnica para idosos, para crianças e, também, para animais.

O Carrefour possui, além desses dois cartões citados, mais três serviços de cartão.

No entanto, esses três cartões restantes possuem, diferentemente dos que foram citados, a bandeira Visa.

Os cartões com a bandeira Visa são, respectivamente: cartão Visa Nacional; cartão Visa Internacional; cartão Visa La Carte.

Esses cartões, ainda que tenham, em vez de Mastercard, a bandeira Visa, possuem as mesmas vantagens e características dos que possuem a bandeira Mastercard.

Então, no fim das contas, esses cartões não vão variar muito.

A bandeira Visa é, do mesmo modo que a Mastercard, bem reconhecida e usada em quase todos os comércios nacionais e internacionais. 

Portanto, fique tranquilo! A Visa oferece, também, um ótimo serviço aos seus clientes.

Vantagens do cartão de crédito Carrefour

O cartão Carrefour possui diversas vantagens, que serão, a seguir, expostas.

Como dito, o cartão oferece diversos descontos às pessoas que compram, frequentemente, produtos e serviços nas lojas Carrefour utilizando o próprio cartão Carrefour.

Então, se você for um cliente fiel da loja, vale muito a pena pensar em fazer o cartão, pois, se você usá-lo em suas compras no Carrefour, você conseguirá, além de descontos, diversas ofertas exclusivas.

Calma! Se você for um cliente fiel da loja, seus benefícios ainda não acabaram!

Se você fizer, pelo menos, uma compra ao mês em um dos estabelecimentos das lojas Carrefour, será possível livrar-se de pagar a taxa de anuidade.

Porém, como funciona essa taxa de anuidade? Se você não ficar isento dela (Comprando, ao menos, uma vez por mês no Carrefour), será preciso que você pague uma taxa, uma vez ao ano, para poder usar o cartão e todos os seus benefícios.

Portanto, além de você fazer compras, você não precisará pagar essa taxa anual. É uma bela vantagem, não é mesmo?

Mais benefícios cartão Carrefour

Outra vantagem é a possibilidade de você parcelar em, até mesmo, 24x sem juros diversos produtos da loja.

No entanto, esses produtos, que poderão ser parcelados em 24x sem juros, serão escolhidos pela própria loja.

Então, você não poderá escolher qualquer produto e, em seguida, tentar comprá-lo utilizando essa vantagem.

Além disso, você poderá parcelar todas as suas compras nas drogarias redes do Carrefour em até 10x sem juros, o que é, também, muito vantajoso.

Você gostaria de ter mais tempo para pagar seu combustível? Então, se você utilizar seu cartão em postos Carrefour será possível ganhar uns dias a mais para efetuar o pagamento do seu combustível.

Você tem a opção de pagar sua fatura em qualquer banco, certo? Porém, se você for pagá-la em um dos caixas do Carrefour, o limite de crédito do seu cartão é, instantaneamente, liberado.

O usuário do cartão pode fazer, caso queira, alguns cartões adicionais. Poderão ser feitos, no total, exatos 4 cartões de créditos adicionais.

E, mesmo com esses cartões adicionais, você não precisará pagar por eles uma taxa de anuidade ou alguma tarifa de emissão. Então, fique tranquilo!

Por fim, uma das vantagens da empresa mais elogiada pelos clientes é o sistema de atendimento ao consumidor.

Você virá, caso entre na página “Reclame Aqui” do site principal da empresa, que a maioria dos clientes ficaram satisfeitos com o serviços de assistência do Carrefour.

Muitas pessoas que tiveram alguma dúvida ou problema conseguiu resolvê-los graças ao serviço fornecido pelo Carrefour, que é, hoje em dia, um dos pontos mais fortes da empresa.

Aplicativo do cartão de crédito Carrefour

O Carrefour, depois de muito tempo sem um aplicativo, decidiu criar o seu próprio para, acima de tudo, facilitar a vida de seus clientes e, também, de seus funcionários.

Convenhamos que é muito mais fácil fazer operações pela internet, não é mesmo?

Com o aplicativo da empresa, será possível que você faça muitas coisas e receba diversas vantagens. 

Se você quiser acompanhar a movimentação do seu dinheiro em tempo real, bem como visualizar o limite do seu cartão, você deve baixar o aplicativo!

Há, ainda, algo muito bom: o aplicativo está disponível para, basicamente, todas as pessoas com um aparelho de celular.

Então, se você quiser baixá-lo, independentemente se você usa Android ou IOS, entre na Google Play (Android) ou na App Store (IOS) e, em seguida, procure e baixe o aplicativo do cartão Carrefour.

Além dos serviços citados, você conseguirá, usando o aplicativo, acessar os seguintes recursos: 

  • Quantia de dinheiro, em tempo real, disponível na conta;
  • Visualização da fatura;
  • Melhor dia para fazer compras com o cartão;
  • Parcelamento e pagamento da fatura.

Para fazer a solicitação do seu cartão, você deve acessar o aplicativo e, por meio dele, fazer o seu pedido.

Vale a pena fazer o cartão?

Conforme dito, se você faz compras regularmente nas lojas do Carrefour, este cartão é, sem dúvidas, a sua melhor alternativa, pois ele oferece diversos descontos e benefícios para os seus clientes mais fiéis.

Você terá acesso a 4 cartões de crédito adicionais, que poderão ser usados por outras pessoas. Com eles, você receberá diversas ofertas e, também, várias condições especiais de pagamentos.

Além disso tudo, você conta, também, com os benefícios das bandeiras dos cartões, que, além de serem muito boas, são vantajosas.

Gostou das características do cartão e de suas vantagens? Então, clique no botão abaixo e solicite o seu. (direto no site da Carrefour)

Continuar Lendo

Em Alta