Carros

Como economizar com o seguro do carro

Seguro do carro é algo essencial e que pode te trazer muitos benefícios! Mas se está precisando economizar no valor, confira nossas dicas.

Anúncios

por Aline Saes

Publicado em 19/03/2021

Descubra dicas para economizar com o seguro

Descubra dicas para economizar com o seguro
Descubra dicas para economizar com o seguro

Hoje em dia, todo mundo que possui um automóvel acha indispensável ter um seguro para garantir suporte em casos de roubos, acidentes e emergências. E estão corretos! Pois fica muito mais complicada a vida do motorista sem o seguro do carro. Mas nós sabemos que isso pode ser um grande gasto para você.

Por isso resolvemos criar um artigo exclusivamente para lhe dar dicas de como você consegue economizar com o seguro do carro. E se você se identificou com a situação do motorista que possui carro mas não tem como gastar muito no seguro, esse artigo é para você!

Portanto, continue com a gente. E confira a seguir todas as informações que trouxemos sobre o seguro do carro e as melhores maneiras de gastar menos para ter esse suporte quando precisar. 

Mas você entende mesmo quais as vantagens que ter um seguro do carro pode trazer para você? Pois saiba que não são poucas, já que o seguro vai lhe ajudar em situações complicadas e facilitar muito a sua vida. 

Então, para entender tudo isso, continue lendo. Vamos lá?

Anúncios

Quais as vantagens de ter seguro do carro?

Quais as vantagens de ter seguro do carro?
Quais as vantagens de ter seguro do carro?

Como dissemos, o seguro do carro é um item praticamente indispensável hoje em dia. E esse serviço se adapta de acordo com o perfil de quem contrata a apólice de seguro, podendo variar muito em termos do que é incluso e dos valores totais. Em geral o seguro cobre as seguintes situações:

  • ocorrências de acidentes entre seu carro e terceiros;
  • acidentes que prejudiquem apenas o seu carro;
  • prejuízos por fenômenos naturais como enchentes, raio, deslizamentos de terra, queda de árvores, etc;
  • emergências mecânicas, elétricas, pneus, etc;
  • Suporte com especialistas que vão até o local, guincho, etc;
  • E até auxílio de chaveiro, carro reserva, etc.

Porém tudo isso irá depender do tipo de seguro que você optar por contratar, e também do seu perfil de motorista. Assim, em geral a seguradora irá avaliar os seguintes quesitos antes de chegar a um valor final para o seguro do carro:

  • Modelo do carro, quanto mais antigo ou mais novo, o valor varia muito;
  • Equipamento de segurança do veículo, como airbags, etc;
  • Perfil do motorista: idade, há quantos anos tem carta de habilitação,hábitos com o carro, etc;
  • Endereço, pois a depender da cidade onde você mora o seguro pode ser mais caro ou mais barato. E isso ocorre pois morar em uma cidade grande com trânsito complicado acaba aumentando os riscos para a seguradora;

Viu só tudo o que envolve a contratação de um seguro do carro? Mas não se preocupe, as vantagens de ter um seguro na hora de alguma emergência com certeza irão fazer valer a pena! 

Por exemplo, já se imaginou após um acidente tendo de cobrir o prejuízo do outro? Com o seguro do carro você só precisa acionar a seguradora e cumprir a burocracia para conseguir a cobertura dos valores.

9 dicas para economizar com o seguro do carro

9 dicas para economizar com o seguro do carro
9 dicas para economizar com o seguro do carro

Agora que você já sabe quais são os fatores que a seguradora leva em conta para dar o valor de um seguro do carro, e também qual a importância de ter o seu seguro. Então, que tal acompanhar nossas dicas para conseguir economizar na hora de contratar esse serviços para o seu automóvel?

Portanto, fique de olho no que vamos lhe explicar a seguir, e consiga todas as vantagens com um seguro do carro mais em conta! Vamos lá?

Anúncios

Pesquise muito antes de contratar um seguro

Pesquise muito antes de contratar um seguro
Pesquise muito antes de contratar um seguro

Da mesma maneira que você precisa pesquisar muito antes de adquirir qualquer produto, é preciso bastante pesquisa para contratar um seguro do carro. Pois, como dissemos antes, cada seguradora irá avaliar o seu carro e o seu perfil antes de fornecer um valor para aquele pacote de serviços que você está buscando.

Portanto, é essencial que você vá atrás de várias opções de seguro do carro, e compare as condições e valores que cada seguradora está oferecendo. Além disso, é possível realizar simulações online na maioria dos sites de seguradoras. Assim, você consegue ter uma melhor noção do que cada uma vai exigir e oferecer para o seguro do carro.

Então, pesquise muito e procure fazer uma simulação! Por exemplo, você consegue ter uma boa ideia do valor médio do seguro para o seu carro ao fazer uma simulação com modelo, acessórios diferenciados que o carro possa ter, seu perfil, endereço, etc. 

E além disso, ainda pode receber dicas personalizadas para o tipo de seguro que você busca na maioria dos simuladores de seguro do carro. Ou seja, é algo essencial e muito vantajoso pesquisar e simular antes de contratar! Lembre-se disso.

Confira de a instituição é confiável

Confira de a instituição é confiável
Confira de a instituição é confiável

Outra questão muito importante é ter certeza da solidez e segurança da instituição seguradora com quem você pretende fechar um contrato de seguro do carro. Você pode buscar referências com conhecidos, ou mesmo procurar avaliações sobre corretoras que possuem o serviço de seguro do carro.

Além disso, é possível encontrar um bom corretor de seguros, que terá como acessar e comparar diversas seguradoras. Dessa forma, o corretor te ajuda a encontrar o melhor plano para o seu perfil, mais econômico e com uma instituição de confiança.

Portanto, sempre priorize seguradoras com boas indicações, solidez no mercado e bem avaliadas.

Contrate serviços essenciais para seguro do carro

Contrate serviços essenciais para seguro do carro
Contrate serviços essenciais para seguro do carro

Sempre que você for cotar o valor do seguro do carro, haverá opções de serviços essenciais e serviços adicionais. Assim, se você está precisando economizar e quer um seguro do carro mais enxuto e de menor valor, o ideal é fugir dos serviços adicionais.

Ou seja, foque em contratar aqueles que serão os serviços essenciais para o seguro do carro no momento. Em geral, os serviços essenciais que as seguradoras vão lhe oferecer são:

  • cobertura contra roubos e furtos;
  • seguro contra colisões;
  • cobertura em caso de incêndios.

Já no caso dos serviços adicionais, em geral eles são complementares aos essenciais. Por exemplo, existem os seguintes serviços adicionais:

  • cobertura de terceiros;
  • assistência veicular 24 horas;
  • cobertura para os vidros do carro;
  • serviço de chaveiro, etc;

Mas se você está pretendendo contratar o seguro do carro com economia, a dica é sempre evitar os serviços adicionais. Assim, foque no essencial para o que você precisa agora.

Descubra qual veículo apresenta maior risco

(Divulgação/Assessoria de imprensa da Ford)
(Divulgação/Assessoria de imprensa da Ford)

Caso você esteja na fase de comprar o seu carro, mas também já pensando no seguro do carro que virá depois, essa dica é para você. Pois como dissemos, o valor total do seu seguro vai ser totalmente influenciado pelo modelo do veículo.

Portanto, descubra quais modelos de veículo apresentam maiores riscos para as seguradoras. E isso pode ser medido por modelos que possuem maior histórico de roubos, furtos de pneus, etc.

Ou seja, caso ainda vá comprar e precise economizar no seguro do carro, é muito importante fugir de modelos que são muito “visados” nas ruas. Assim, você pode considerar conversar com um corretor ou seguradora, para descobrir quais são os modelos que possuem o seguro mais barato no momento.

Pague à vista

Pague à vista
Pague à vista

Em geral, as seguradoras sempre vão oferecer vantagens para o cliente que pagar o valor do seguro à vista. Ou seja, quem paga o valor em uma parcela única ganha descontos! Portanto, uma boa estratégia é negociar o valor do seguro do carro com a empresa, podendo mesmo informar o valor da concorrência, e afirmar que pagará à vista se aceitarem a sua proposta.

 Assim, é essencial se planejar financeiramente para conseguir arcar com o valor à vista do seu seguro do carro. E mais uma vez, perceba que quem planeja suas finanças pessoais consegue economizar.

Como melhorar sua relação com o dinheiro?

Descubra como pequenas atitudes podem melhorar a sua relação com o seu dinheiro e o seu planejamento financeiro!

Preencha o formulário com bastante atenção

Preencha o formulário com bastante atenção
Preencha o formulário com bastante atenção

Ao solicitar o seguro do carro com a seguradora, você vai precisar preencher um formulário com informações

  • do veículo, 
  • de você 
  • e de onde você reside. 

E nesse momento é muito importante preencher o formulário da seguradora com bastante atenção, já que a avaliação para o valor total do seguro vai se basear nessas informações.

Pois é através desse formulário que a seguradora vai chegar a uma conclusão sobre seu perfil como motorista, e os riscos que você e seu veículo representam para a empresa. Ou seja, é assim que você vai ter o preço final do seu seguro do carro.

Então, informe com bastante atenção e precisão quem será o condutor do veículo, todas as informações do carro, se alguém compartilha o carro com você, se ele fica muito estacionado na rua, etc. Assim a seguradora vai ter uma ideia do contexto geral de uso desse carro, e dos riscos a que ele está exposto diariamente.

E jamais omita informações ou minta na hora de preencher o formulário. Por exemplo, se você e mais uma pessoa utilizam o carro, mas você não revelar essa informação, poderá ter problemas em caso de acidentes que envolvam essa outra pessoa como motorista do carro.

Instale um rastreador

Instale um rastreador
Instale um rastreador

Quando você investe em equipamentos de segurança, como alarmes e rastreadores, o valor do seu seguro pode ser reduzido em até 10%. Pois isso traz menos risco à seguradora que lhe vende a apólice de seguro do carro.

Portanto, invista em um rastreador e outros equipamentos de segurança. Assim, você não vai apenas economizar no seguro do carro, mas também estará investindo na sua própria segurança e do seu veículo.

Então, não pense duas vezes, instale um rastreador, alarme, etc, e deixe isso claro para a sua seguradora durante a avaliação do seu carro.

Só adicione motoristas se for necessário

Só adicione motoristas se for necessário
Só adicione motoristas se for necessário

Como dissemos, o seguro vai avaliar quem é o motorista principal do veículo. Mas você pode declarar que existem outros motoristas adicionais que utilizam o carro. Por exemplo, membros da sua família ou pessoas que morem junto com você.

Nesse caso, você poderá adicionar motoristas extras, mas isso fará com que o seguro do carro fique mais caro. Principalmente se algum desses motoristas extras tiver menos de 25 anos ou a carteira de habilitação for muito recente. Pois isso representa risco maior para a seguradora.

Então, se você precisa economizar no seguro, evite adicionar motoristas a não ser que seja realmente necessário. Mas lembre-se de nunca omitir informações! Por exemplo, se você divide o carro habitualmente com outra pessoa, é necessário informar isso mesmo que acabe deixando o seguro mais caro.

Pois se algum acidente ocorrer e o motorista no momento não for o que está no cadastro da seguradora, ela pode se recusar a cobrir a indenização do veículo. Então, lembre-se bem disso ao preencher o formulário do seguro do carro!

Calcule a diferença entre franquia e prêmio no seguro do carro

Calcule a diferença entre franquia e valor do prêmio
Calcule a diferença entre franquia e valor do prêmio

Basicamente a franquia é o valor que você poderá desembolsar para cobrir os prejuízos quando ocorrem acidentes, danos ao seu veículo. Nesses casos, você irá acionar a seguradora e receber o valor da franquia. 

E existem 4 tipos de franquia, e cada uma varia o valor da franquia e do prêmio da seguradora:

  • Básica: maior valor de seguro, mas franquia mais barata;
  • Ampliada: valor do seguro é menor, mas o valor a ser pago da franquia será maior;
  • Reduzida: o valor de franquia é mais baixo, mas o valor final do seguro é mais caro;
  • Isenta: esse tipo elimina a necessidade de pagamentos por parte do segurado, mas o custo inicial do seguro será mais alto.

Mas e o prêmio? Ele é o valor que o segurado tem que desembolsar para complementar a cobertura dos prejuízos. De maneira geral, quanto maior o valor da franquia, menor será o valor do prêmio do seguro, e vice-versa. 

E para lhe ajudar a definir qual o melhor tipo de franquia para você, leve em consideração seu perfil de motorista. Ou também é possível solicitar a ajuda de um corretor, que vai avaliar seu perfil e te ajudar a encontrar o tipo de franquia mais adequada a você.

Assim, chegamos ao fim de nosso artigo exclusivo com informações para você que precisa contratar seguro do carro, mas quer economizar. Esperamos que seja mais fácil agora entender como conseguir melhores preços e ainda ter bons serviços com a sua seguradora!

Como comprar carro com o nome sujo?

Se você está negativado mas precisa comprar um carro, confira nossas dicas exclusivas que vão lhe ajudar a conseguir isso!

Sobre o autor

Aline Saes

Mestre em História Social pela USP. É escritora autônoma para variados assuntos. Sempre apaixonada pela escrita, tem como missão levar informação para as pessoas de forma simples e atrativa.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o empréstimo online Banco Paraná

Conheça o empréstimo online Banco Paraná e veja se este empréstimo é o que você precisa no momento, pois ele é ideal para negativados!

Continue lendo
content

Conheça o Cartão de crédito Caixa Consignado

Cartão de crédito Caixa Consignado é uma boa opção para quem é beneficiário do INSS e está negativado. Siba mais sobre esse excelente cartão!

Continue lendo
content

Como abrir conta BS2

A conta BS2 veio para trazer mais praticidade para as empresas. Ela tem um dashboard de gestão e transferências ilimitadas. Veja mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Banco do Brasil lança nova linha de crédito para caminhoneiros

Um novo benefício foi anunciado pelo Governo Federal para a categoria dos caminhoneiros. O Antecipa Frete é oferecido pelo Banco do Brasil e conta com condições especiais de contratação. Saiba mais a seguir.

Continue lendo
content

Conta Itaú ou Conta Santander: qual a melhor?

Conta Itaú ou Conta Santander? Qual dessas contas é a melhor escolha para você? Quer saber a resposta? Então, continue a leitura e confira!

Continue lendo
content

Conheça a corretora Bit2Me

No artigo de hoje falaremos sobre a corretora Bit2me. Ela possui diversos benefícios, como um catálogo amplo, suporte 24 horas e muito mais. Ficou interessado? Continue a leitura!

Continue lendo