Auxílio Governo

Restituição IR 2022: pagamento das retificações

A Receita já começou o pagamento dos lotes de quem declarou o IR. Mas como fica o pagamento de quem precisou enviar a restituição do IR em 2022? Saiba mais sobre isso neste post!

Anúncios

por Leticia Jordão

Publicado em 26/07/2022

Saiba quando acontece o pagamento para quem retifica

Veja como funciona os critérios de pagamento da receita. Fonte: Adobe Stock.
Veja como funciona os critérios de pagamento da receita. Fonte: Adobe Stock.

Você precisou fazer a restituição do IR 2022? Agora que o prazo de entrega do documento já foi finalizado, muitas pessoas que realizaram o envio com algum erro de informação precisam fazer uma retificação.

Dessa forma, elas podem editar a declaração do imposto de renda enviada e, assim, corrigir os erros para não dar problema mais tarde.

Fraudes em pagamento por aproximação

Saiba como evitar as fraudes e realizar um pagamento mais seguro.

Mas, uma dúvida muito comum que pode acontecer nesse momento é como ficará o pagamento dessa restituição para quem tem direito.

Sendo assim, neste post, vamos falar mais sobre essa parte da restituição do IR de 2022 e conferir quais são os prazos dos lotes de pagamento. Assim como de que forma você pode consultar a sua declaração retificadora. Acompanhe!

Mulher sorridente sentada em um sofá falando ao celular.

Como consultar seus benefícios?

Veja como consultar a situação do seu benefício previdenciário.

Anúncios

Qual o prazo para retificar o Imposto de Renda 2022?

Assim como o envio da declaração do imposto de renda possui prazos bem determinados pela Receita Federal, o envio da retificação também possui suas datas de entregas.

No caso da retificação, é possível alterá-la e enviá-la para a receita em até 5 anos após ter enviado a declaração original. Mas, é preciso não ter nenhuma pendência com a Receita Federal para que a retificação possa ser enviada dentro desse prazo.

Sendo assim, é possível fazer a retificação após o prazo da entrega do imposto de renda sem ter que pagar nenhum tipo de multa por esse envio.

Restituição IR 2022 para quem fez a retificação

Veja como o pagamento ocorre. Fonte: Pexels.
Veja como o pagamento ocorre. Fonte: Pexels.

Em resumo, os contribuintes que têm direito a receber a restituição do IR vão conseguir ser pagos através dos lotes organizados pela Receita Federal. Todos os anos, a receita cria um cronograma de lotes para determinar o prazo de pagamento da restituição.

Para organizar os lotes a Receita utiliza a data de envio da declaração original. Sendo assim, se o contribuinte o enviou logo nos primeiros dias do prazo, é possível que ele esteja em um dos primeiros lotes para receber o pagamento.

Mas, quando o contribuinte realiza a restituição, esse pagamento pode ser adiado para um dos últimos lotes de pagamento. Isso acontece porque a declaração retificadora substitui a primeira que foi enviada.

Assim, a data em que a declaração retificadora é enviada passa a ser a nova data em que o pagamento será realizado.

Anúncios

Lotes da Receita Federal

Neste ano, a Receita Federal já realizou o pagamento do primeiro e segundo lotes, e o terceiro será pago no dia 29 de julho. Para conferir as demais datas, é só ver a lista abaixo.

  • 1º lote: 31/05/2022;
  • 2º lote: 30/06/2022;
  • 3º lote: 29/07/2022;
  • 4º lote: 31/08/2022;
  • 5º lote: 30/09/2022.

Além da data, outro fator que influencia na hora de pagar a restituição é a condição do contribuinte. Sendo assim, aqueles que têm alguma prioridade legal conseguem receber antes. Para isso, o contribuinte precisa:

  • ter idade superior aos 80 anos;
  • ter idade entre 60 e 79 anos;
  • possuir alguma deficiência mental ou física;
  • ter como maior fonte de renda o magistério.

Após esses grupos receberem o pagamento, o demais receberão com base na data de envio do IR.

Como consultar sua declaração retificadora?

Sendo assim, caso você queira realizar a consulta da sua declaração retificadora, você pode simplesmente acessar a página da Receita Federal ou o seu aplicativo que está disponível para os dispositivos Android e iOS.

Dessa forma, ao realizar o seu acesso no portal, você consegue consultar sua declaração retificadora e conferir as informações adicionadas.

Até aqui você já sabe que o pagamento para a declaração dependerá da data em que foi enviada. Portanto quanto antes for feito, melhor será para a sua vida financeira.

Mas, também existem casos em que após o envio da declaração, o contribuinte precisa pagar algum imposto devido. Essa situação pode pegar as pessoas de surpresa já que representa um gasto inesperado e nem sempre temos a quantia para realizar o pagamento.

Nesses casos, o que nos resta é tentar arrumar o valor de outras formas. Para isso, ter uma renda extra pode ser a melhor solução para ter a quantia. 

Sendo assim, separamos no artigo a seguir algumas dicas valiosas para ajudar você a ganhar uma graninha extra e assim conseguir arcar com suas despesas!

Como fazer renda extra?

Confira 7 ideias para ganhar dinheiro!

Sobre o autor

Leticia Jordão

Olá! Sou formada em Marketing e acabei descobrindo minha paixão na área de produção de conteúdo! Hoje eu possuo experiência escrevendo sobre marketing digital e finanças pessoais onde sempre foco em entregar a informação que o público mais precisa.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Qual a melhor conta digital em 2022?

Quer descobrir qual a melhor conta digital de 2022? Continue a leitura e descubra quais são e como você pode solicitá-las!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Caixa Infinite

Quer solicitar o cartão Caixa Infinite? Então, entenda aqui como adquirir o seu de forma rápida, segura e sem burocracia. Confira!

Continue lendo
content

Review cartão C6 Bank Carbon 2021

Confira o review cartão C6 Bank Carbon que trouxemos. O cartão é internacional, possui bandeira Mastercard Black e dá para isentar a anuidade.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como economizar dinheiro usando o cashback?

Se você quer entender como funciona o programa de cashback e de que forma pode economizar dinheiro com ele, então está no lugar certo. Veja como fazer dinheiro com cashback!

Continue lendo
content

Como conseguir crédito na hora em Portugal?

Surgiu uma emergência médica ou uma viagem de última hora e não tem poupanças para arcar com os custos extras? Então, um crédito pessoal online na hora é a solução de que precisa. Saiba onde e como aderir agora mesmo!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Bradesco Visa Infinite

Você conhece o cartão Bradesco Visa Infinite? Ele tem um ótimo programa de recompensas. Então, continue a leitura e saiba mais!

Continue lendo