Educação Financeira

Quanto rende 200 mil na Poupança?

Precisa economizar e quer saber quanto rende 200 mil na poupança? Ou então quer comparar com outros rendimentos? Continue a leitura que vamos te contar tudo!

Anúncios

Saiba quanto rende seu dinheiro na Poupança

Quer investir na Poupança? Veja quanto rende neste artigo. Fonte: Pexels.
Quer investir na Poupança? Veja quanto rende neste artigo. Fonte: Pexels.

Quando falamos em economizar dinheiro, muita gente pensa na Poupança. Porém, com a facilidade de investir, atualmente essa pode não ser a melhor forma. Entretanto, a Poupança não deixa de ser uma forma segura de economizar e investir dinheiro. No fim das contas, ela é a modalidade de investimento mais antiga do Brasil, e por isso tem muita credibilidade e segurança. Não é por acaso que mais de 70% dos brasileiros utilizam essa modalidade. Portanto, quer saber quanto rende 200 mil na Poupança? Então, continue a leitura!

Como funciona a Poupança?

Para obter o rendimento na Poupança, é necessário fazer um depósito e mantê-lo por pelo menos 30 dias. Os juros só rendem quando esses 30 dias são completados. A conta-poupança existe em qualquer banco e é muito fácil de ser aberta. Principalmente se você já for correntista. 

Caso você ainda não seja correntista, abrir uma conta é muito simples. É só comparecer a qualquer banco com documento com foto, CPF e comprovante de residência. Ter a conta-poupança não requer que o cliente esteja positivado no banco, porém alguns bancos pedem um depósito mínimo no início.

Ademais, essa conta ainda oferece um cartão de débito para realizar movimentações. Em algumas instituições, ainda é possível fazer movimentações direto pelo aplicativo.

Outra garantia da Poupança é o Fundo Garantidor de Créditos, o FGC. Esse fundo garante que em caso de quebra do banco, todos aqueles que tiverem dinheiro depositado podem receber até R$250 mil de volta.

Mas qual é o rendimento da poupança? Confira essa informação, a seguir.

Como funciona o rendimento Poupança 2021

Quer conhecer como funciona o rendimento da poupança? Confira nossas dicas e descubra a melhor forma de usar essa aplicação!

Qual é o rendimento da Poupança hoje?

A poupança rende 70% da taxa Selic mais a Taxa Referencial. Fonte: Pexels.
A poupança rende 70% da taxa Selic mais a Taxa Referencial. Fonte: Pexels.

A Poupança é uma modalidade de investimento fixa. Ou seja, seu valor de rendimento não muda. Isso pode ser uma vantagem, ou não. Depende muito dos seus objetivos.

Atualmente, a Poupança rende 70% da taxa Selic, essa pode variar. 

O rendimento é calculado em conjunto com a Taxa Referencial. A Selic está em alta no momento. Por isso vemos muitos bancos anunciando que rendem até mais do que essa taxa.

E essa se tornou uma alternativa segura a Poupança: investir em bancos que rendem mais de 100% da Selic.

Contudo, a Taxa Referencial está zerada. E também é importante ressaltar que por mais que a Selic suba, a caderneta de Poupança não rende mais do que 6%. 

Afinal, quanto rende 200 mil na poupança? Veja a resposta, a seguir.

Quando rende 200 mil na Poupança 2021?

Apesar de seguro, a poupança nem sempre é o melhor investimento. Fonte: Pexels.
Apesar de seguro, a poupança nem sempre é o melhor investimento. Fonte: Pexels.

Para saber quanto rende 200 mil na Poupança em 2021, é necessário analisar as taxas e a isenção do imposto de renda. Vamos supor que o valor gire em torno de 5%. Para sabermos quanto vai render, é só multiplicar o valor a ser aplicado pela porcentagem. Ou seja, com 200 mil aplicados, você pode obter um rendimento de até 10 mil reais! Ou até mais, pois aqui fizemos apenas uma suposição com as taxas. 

Quais outros tipos de investimento?

Por incrível que pareça para muitos, a poupança tem a pior rentabilidade de mercado. Principalmente por possuir uma taxa fixa, que não muda e nem passa de 6%. Apesar de ser um rendimento seguro, nem sempre pode dar muitos frutos. Por isso, conheça mais alguns tipos de investimento:

CDB

Essa forma de investimento é pelo “Certificado de Depósito Bancário”. São como um empréstimo que a instituição financeira faz com seu cliente, em troca de remuneração. Um benefício em relação a Poupança é que o CDB rende diariamente e não mensalmente. 

O CDB ou CDI também são uma forma de investimento segura. Isso porque também contam com o Fundo de Garantia que mencionamos anteriormente, o FGC. E ainda tem bancos que oferecem rendimento de 100% CDI, o Certificado de Depósito Interfinanceiro.

LCI e LCA

Essa modalidade é muito similar ao CDB. A única diferença é que ela está relacionada a investimentos imobiliários (LCI) ou do agronegócio (LCA). Por isso, o banco que realiza o LCI e LCA devem ter empreendimentos nessa área.

Assim como a Poupança, essa modalidade de investimento é livre do Imposto de Renda para pessoas físicas. Portanto, um grande atrativo.

Agora que você conheceu mais duas formas de investimento, chegou a hora de decidir qual é a melhor para você. Então, se planeje e invista! Assim como aproveite para ler nosso conteúdo recomendado.

Vale a pena abrir uma Poupança?

Abrir uma poupança pode trazer segurança, mas já não é mais tão vantajoso em termos de rendimento. Então, vale a pena? Confira sobre isso aqui!

Sobre o autor  /  Leticia Maia

Estudante de jornalismo na UFSC, sempre foi apaixonada pela escrita. No meio da faculdade conheceu o marketing digital e se encantou. É produtora de conteúdo para blogs e redes sociais.

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o cartão de crédito PagSeguro

O cartão de crédito PagSeguro conta com benefícios exclusivos para seus assinantes, além de ter anuidade grátis! Clique aqui e saiba mais!

Continue lendo
content

Mais vantagens do cartão de crédito Acesso

No cartão de crédito Acesso, benefícios são o que não faltam! Conheça agora mesmo alguns deles no nosso texto e peça logo o seu!

Continue lendo
content

Como abrir conta digital Social Bank

Se você deseja se juntar a esse banco de conceito inovador, então, veja o passo a passo para abrir sua conta digital Social Bank. Confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Saiba como parcelar em 10x passagens da Latam para aproveitar suas viagens

Comprar passagem aérea na Latam é fácil e prático. Confira o processo completo de compra e escolha a sua próxima viagem com a companhia aérea reconhecida pelos serviços de qualidade e ampla rede de destinos.

Continue lendo
content

Como funciona o programa Mais Sorrisos Americanas

Se você tem um cartão de crédito Americanas e, ainda, não sabe como funciona o programa Mais Sorrisos Americanas, a hora é agora! Leia o post abaixo e entenda tudo sobre este programa de fidelidade.

Continue lendo