Educação Financeira

Como funciona o rendimento Poupança 2021

Quer conhecer como funciona o rendimento da poupança? Confira nossas dicas e descubra a melhor forma de usar essa aplicação!

Anúncios

Descubra como usar a Poupança a seu favor

Como funciona o rendimento Poupança 2021. Fonte: Urbe.
Como funciona o rendimento Poupança 2021. Fonte: Urbe.

A poupança sempre foi uma forma muito utilizada pelos brasileiros para guardar seu dinheiro. Com ela, é possível depositar sua renda no banco e ver seu suado dinheirinho crescer. Parece ótimo, não é mesmo?

Mas você sabe como o rendimento da poupança funciona e quais as melhores práticas para utilizar sua caderneta? Não? Então está no lugar certo! Neste texto, vamos explicar tudo o que você precisa saber para usar a poupança.

Por isso, continue a leitura e aprenda como aplicar seu dinheiro em 2021! Vamos lá?

O que é e como funciona a Caderneta de Poupança?

Como funciona o rendimento Poupança 2021. Fonte: Segredos do Mundo.
Como funciona o rendimento Poupança 2021. Fonte: Segredos do Mundo.

Em primeiro lugar, vale lembrar que, de maneira simplificada, conta poupança e caderneta de poupança são a mesma coisa.

Bom, a conta poupança é oferecida por todos os bancos. Além disso, não é preciso ter nenhum outro tipo de conta para solicitar sua caderneta. A abertura é fácil: basta apresentar os documentos solicitados pelo banco. Geralmente, você precisa apenas de RG, CPF e comprovante de residência.

Ademais, esse tipo de conta é regulado pelo Banco do Brasil. Então, a taxa é padronizada pelo governo e o rendimento da poupança é igual para todos os bancos. Por isso, você pode escolher a instituição de sua preferência para abrir sua caderneta.

Quanto ao seu funcionamento, também é simples. Você deposita seu dinheiro na conta em qualquer dia do mês. Essa data será o aniversário da poupança. Então, os juros em cima daquele valor é que serão seu rendimento. Lembrando que os juros são iguais em todos os bancos.

Também é importante saber que você não irá receber o rendimento caso retire o dinheiro antes do aniversário no mês seguinte. Por exemplo, caso você deposite seu dinheiro no dia 5, a aplicação terá rendimento no dia 5 de cada mês. Mas se você decidir aplicar mais dinheiro no dia 10, essa quantia só irá render no próximo dia 10.

Como guardar dinheiro na Poupança?

Como funciona o rendimento Poupança 2021. Fonte: Startup SC.
Como funciona o rendimento Poupança 2021. Fonte: Startup SC.

Você sabe o que precisa fazer para guardar dinheiro na poupança? Bom, o processo é muito fácil. Basta abrir sua conta e fazer os depósitos na quantia que desejar.

Conforme mencionado acima, o rendimento da poupança vai ser baseado no dia em que você fizer o depósito, ou seja, no aniversário da aplicação. Por isso, é importante ficar atento na data que você pretende sacar seu dinheiro. Caso precise retirar antes do aniversário, você não irá receber o rendimento.

Além disso, tente fazer os depósitos sempre no mesmo dia do mês, por exemplo, na data de pagamento do seu salário. Assim, será mais fácil controlar o rendimento e quais são os melhores dias para sacar o dinheiro.

Por fim, lembre-se de que seu dinheiro rende de acordo com a quantidade e o tempo em que ele é mantido na conta. Então, tente não mexer no seu saldo, a não ser que seja em uma situação de emergência. Dessa forma, seu rendimento será cada vez maior.

Quais as vantagens?

Vamos analisar quais são os pontos positivos de abrir uma conta poupança para depositar seu dinheiro.

Uma das maiores vantagens da caderneta de poupança é a facilidade com que você pode fazer suas transações. Além disso, a abertura da conta é simples e pode ser feita por qualquer pessoa, pois não é realizada análise de crédito e você não precisa comprovar renda.

Outro ponto positivo é que não há nenhuma taxa de abertura ou manutenção da sua conta poupança. Além disso, você ainda tem algumas operações disponíveis. Veja quais são elas a seguir:

  • 2 saquês mensais no caixa eletrônico ou direto no banco.
  • Mais 2 transferências por mês para contas de mesma titularidade.
  • Além disso, você pode solicitar 2 extratos por mês.

Por fim, a caderneta de poupança é considerada um investimento de baixo risco. Portanto, é uma forma segura de aplicar o seu dinheiro.

Quais as desvantagens?

Atualmente, a economia brasileira está passando por um momento difícil. Por isso, a taxa de inflação está bastante alta.

Por isso, a grande desvantagem em usar uma caderneta de poupança é que a aplicação está rendendo menos do que a taxa de inflação. Ou seja, a inflação acaba superando o valor do rendimento da poupança.

É importante entender que isso não significa que você está perdendo o dinheiro que colocou na poupança. Porém, ele estará perdendo seu valor, tendo menor poder de compra.

Como funciona o rendimento da Poupança?

Vamos entender agora qual é a porcentagem utilizada nos cálculos do rendimento da poupança.

Bom, a operação vai depender de dois elementos: a Taxa Selic e a Taxa Referencial (TR).

A taxa Selic é a taxa básica de juros do Brasil. Ela é calculada a cada 45 dias pelo Banco Central e serve para regular as operações da economia envolvendo os juros.

Já a Taxa Referencial é um índice de reajuste e serve como referência para a economia, auxiliando no controle da inflação.

Em 2012, uma nova regra da poupança foi estabelecida e hoje em dia ela funciona da seguinte forma:

  • Se a taxa Selic estiver menor ou igual a 8,5% ao ano, a poupança irá render 70% da Selic + Taxa Referencial.
  • Quando estiver acima de 8,5% ao ano, o rendimento será de 0,5% ao mês + TR.

Vale a pena guardar dinheiro na Poupança?

Você agora deve estar se perguntando: mas enfim, vale a pena guardar dinheiro em uma caderneta de poupança?

Bom, a taxa Selic atual faz com que o rendimento da poupança não seja muito interessante, já que seu dinheiro vai perder poder de compra.

Assim, há várias opções de investimento que são mais vantajosas do que a poupança, tanto de baixo quanto de alto risco.

Então, você deve avaliar se a comodidade e a segurança de ter o dinheiro na poupança vale a pena para você. Mas procure também por outras opções para garantir que estará fazendo o melhor investimento com o seu dinheiro.

Quer saber mais sobre finanças e como melhorar sua vida financeira? Continue a leitura com nosso conteúdo recomendado!

O que é inflação e como ela impacta suas finanças

Você sabe o que é inflação e como ela impacta nas suas finanças? Hoje vamos te explicar sobre esse fenômeno e dar outras dicas úteis! Confira!

Em Alta

content

8 opções de cartão sem anuidade 2022

Com tantas opções ficou cada vez mais fácil conseguir um cartão sem anuidade em 2022. Leia este post e descubra qual a melhor opção!

Continue lendo
content

Mais vantagens do Empréstimo Portocred

Quer conhecer mais sobre as vantagens do Empréstimo Portocred? Então leia este texto e se surpreenda com seus benefícios!

Continue lendo
content

AirHelp: como funciona?

Neste artigo vamos te mostrar a AirHelp. A empresa de compensação que te ajuda a recuperar o prejuízo de voos cancelados ou atrasados.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Descubra o que é stock picking

Quem deseja ter lucratividade através de bons investimentos, não deve deixar de conhecer e praticar a estratégia de stock picking. Confira abaixo do que se trata e obtenha resultados surpreendentes!

Continue lendo
content

Conheça agora o cartão PagPronto

Se você está negativado e procura por um cartão de crédito, o cartão da PagPronto é uma ótima opção. Vale a pena conferir.

Continue lendo
content

Como abrir conta à ordem CGD Conta S Extrato

A conta à ordem CGD Conta S Extrato é uma opção completa para você gerenciar as suas finanças e ter acesso aos principais recursos para pagamentos, transferências e compras. Para saber como abrir a sua conta Extrato, é só continuar a leitura com a gente e conferir!

Continue lendo