Educação Financeira

4 vilões do seu planejamento financeiro

Planejamento financeiro é a chave para finanças pessoais em equilíbrio. Mas clique conheça 4 vilões que podem lhe atrapalhar!

Anúncios

por Aline Saes

Publicado em 17/03/2021

Planejamento Financeiro em 2021

Planejamento Financeiro em 2021
Planejamento Financeiro em 2021

Você sabe o que é planejamento financeiro? Pois ele é uma ferramenta essencial para a sua vida. Com ele é possível ter uma boa organização das suas finanças, seu orçamento doméstico, gastos, dívidas, etc. E tudo isso faz parte de um planejamento que é responsável pelas suas finanças estarem bem organizadas e sua saúde financeira estar boa.

E sabemos que fazer um bom planejamento financeiro e colocar organização em sua vida financeira pode fazer toda a diferença em como você vai aproveitar o seu dinheiro. A pior coisa é estar ainda no início do ano e já se encontrar cheio de dívidas e estressado sobre como vai pagar tudo isso, não é?

Então, reunimos neste artigo uma série de informações e dicas para incentivar um bom planejamento financeiro para fugir dos vilões que atrapalham sua organização das finanças. 

Gostou? Então continue lendo pois nós vamos lhe ajudar a fugir desses vilões do planejamento financeiro e a se sentir mais tranquilo com seus gastos e investimentos. 

Vamos lá?

Anúncios

O que é um planejamento financeiro bem feito?

O que é um planejamento financeiro bem feito?
O que é um planejamento financeiro bem feito?

Então, de maneira bem geral, para conseguir ter um bom planejamento financeiro você precisará:

  • Organizar seu orçamento doméstico;
  • Ter uma boa noção de como está seu score de crédito;
  • Saber a sua situação em relação a dívidas, tanto quitadas quanto em aberto;
  • Anotar seus gastos recorrentes e os circunstanciais, de longo prazo e curto prazo;
  • Enfim, realizar uma boa organização das suas finanças pessoais.

Dessa forma, será muito mais fácil e simples atingir uma boa saúde financeira em sua vida. Assim, você vai viver com menos estresse em relação ao seu dinheiro e suas despesas e gastos. E quem não quer viver com mais tranquilidade assim, não é?

Mas até agora só falamos bem por cima e em aspectos gerais algumas formas de manter a sua organização com um bom planejamento financeiro. Porém, para quem ficou curioso e sente que precisa melhorar esse aspecto na vida, continue lendo, esse artigo é para você!

Pois reunimos algumas informações sobre os 5 principais vilões de um bom planejamento financeiro. Dessa forma, você vai conseguir atingir suas metas mais facilmente e diminuir suas dívidas e preocupações!

4 vilões do seu planejamento financeiro

4 vilões do seu planejamento financeiro
4 vilões do seu planejamento financeiro

É preciso dar um novo rumo para sua vida financeira neste ano. E se você está lendo este artigo é porque já sabe que precisa mudar a forma como lida com suas finanças pessoais, certo?

E por isso vamos falar dos principais vilões do seu planejamento financeiro, para lhe ajudar a fugir deles e melhorar sua saúde financeira como um todo. Mas antes, entenda que você mesmo pode ser um vilão para a sua mudança de hábitos.

Pois muitas pessoas evitam o planejamento financeiro por motivos errados, como:

  • Achar que é complicado;
  • Pensar que é preciso ser um especialista para saber se organizar bem;
  • Acreditar que o planejamento financeiro não faz diferença de verdade;
  • Ver o planejamento financeiro como algo que só quem tem muito dinheiro precisa fazer.
  • Pensar que apenas quem está endividado precisa se planejar financeiramente.

Mas nada disso é verdade! Então, é hora de botar as mãos à obra e começar seu planejamento financeiro. E para isso, é muito bom anotar quais são os 5 vilões que mais podem te atrapalhar a alcançar suas metas com relação ao seu dinheiro.

Então, continue lendo e confira a seguir!

Anúncios

Parcelamentos longos

Parcelamentos longos
Parcelamentos longos

Entenda que para um bom planejamento financeiro as compras a prazo são grandes vilãs. E fica ainda pior se forem parcelas em grande quantidade, com maiores taxas de juros.

Pois as compras em parcelamentos longos sempre facilitam a desorganização e o descontrole de suas finanças, principalmente se você já não está fazendo um bom planejamento financeiro.

Por exemplo, se uma pessoa sempre acaba devendo ao final do mês porque tem diversas parcelas de pagamentos diferentes se acumulando todos os meses. E sem planejamento financeiro, não gerencia direito o quanto de dinheiro vai embora por mês apenas com parcelas. Também não tem ideia nem do valor que acaba gastando apenas com as taxas de juros nas compras a longo prazo.

Portanto, a dica é: evite sempre que possível parcelamentos, principalmente os longos com taxas de juros embutidas. Pois pode até parecer pouca coisa, mas a longo prazo o que vai pagar só com as taxas de juros pode ser um valor bem alto!

Então, para driblar esse vilão do bom planejamento financeiro, aqui vão algumas dicas:

  • Procure comprar sempre à vista;
  • E use o máximo que puder a opção débito, para não perder a noção dos seus gastos e ultrapassar o valor que ganha mensalmente;
  • Mas caso precise parcelar, procure por opções a curto prazo e sem taxas de juros;
  • Porém, em caso de extrema necessidade de parcelamentos longos, mantenha um controle sobre esse gasto, que se tornará mensal. 
  • Portanto, adicione as parcelas em seu planejamento financeiro, e não esqueça de que vai ter esse gasto por um certo tempo. Assim, precisa equilibrar os gastos em outras áreas.

Crédito rotativo

Crédito rotativo
Crédito rotativo

O crédito rotativo pode parecer uma boa opção no começo, quando você não consegue dar conta de pagar sua fatura do cartão de crédito. Mas não se engane, pois ele é um vilão do bom planejamento financeiro.

Pois o rotativo é aquele tipo de crédito que a instituição financeira lhe oferece como opção de pagar uma parte do valor da fatura, e parcelar o resto nas faturas seguintes. E isso pode até render uma falsa impressão de alívio e de pagamento da dívida.

Porém é apenas uma falsa impressão mesmo. Já que dependendo de quantas parcelas você for dividir a sua fatura, você pode acabar acumulando taxas de juros e criando ainda mais dívidas no longo prazo.

E não se esqueça, todo o valor restante da sua fatura terá uma taxa de juros sobre ele. Ou seja, quanto mais parcelas, maior vai ficando o valor final que você precisa pagar à instituição que te forneceu o crédito. 

Assim a dívida vai aumentando e se tornando uma grande bola de neve. Portanto, o ideal para manter um bom planejamento financeiro é evitar ao máximo parcelar sua fatura do cartão de crédito! 

Planejamento financeiro para quem já está no rotativo

Planejamento financeiro para quem já está no rotativo
Planejamento financeiro para quem já está no rotativo

Mas para quem já caiu nesse vilão que é o rotativo, você poderá pensar em:

  • Ter sempre uma exata noção de quanto você está pagando de juros e qual será o valor final a ser pago pela fatura que parcelou;
  • Adicione esse valor ao seu planejamento financeiro, para que possa reequilibrar suas finanças de modo que consiga arcar com essas parcelas e juros;
  • E em caso de realmente não dar conta de quitar o rotativo, você deve negociar a sua dívida com a instituição financeira;
  • Também, em último caso existe a opção de analisar um empréstimo com taxas de juros menores do que a do rotativo do cartão, e realizar uma solicitação. Pois se o empréstimo contar com taxas menores, vale mais quitar a dívida do rotativo primeiro.

Mas para evitar chegar nisso é essencial manter um bom planejamento financeiro. Além disso, você perderá menos dinheiro para juros e dívidas e ainda ganha no final muito mais tranquilidade, não é mesmo?

Pagamento mínimo do cartão de crédito vale a pena?

Saiba mais sobre porque o pagamento mínimo da sua fatura por acabar sendo prejudicial para você

Compras por impulso

Compras por impulso
Compras por impulso

Se você fez seu planejamento financeiro, quer dizer que já analisou seu padrão de gastos, suas dívidas e suas atitudes que precisa mudar em 2021, certo? E um dos principais vilões de um bom planejamento financeiro é o famoso gasto por impulso. 

E esse tipo de gasto muitas vezes é o principal vilão para o fim das dívidas e para conseguir economizar dinheiro. Muitas vezes são aquelas compras impulsivas online, em apps, coisas que no final nem precisávamos realmente e que acabam com qualquer planejamento financeiro que você fez.

Então, caso perceba esse padrão de gastos no ano anterior, ele deve entrar para a sua lista de atitudes a serem revistas para o planejamento financeiro este ano. Mas atenção: você não precisa deixar de gastar e se privar de pequenos prazeres, mas faça isso conscientemente e de forma bem gerenciada.

Ou seja, antes de fazer aquelas compras por impulso, pense bem nas seguintes situações:

  • O gasto é realmente necessário no momento?
  • Eu tenho como pagar por isso agora ou no futuro?

Se a resposta for não para ambas as perguntas, é hora de cortar esse gasto de vez!

Dívidas

Dívidas
Dívidas

Esse é um vilão dos mais famosos entre as pessoas que não estão com um bom planejamento financeiro em dia. Pois é, quem deixa de se organizar pode cair muito mais facilmente em dívidas. E não apenas isso, já que fica mais vulnerável às dívidas de risco e ao superendividamento.

Mas para evitar de vez o vilão das dívidas, é preciso fazer seu planejamento, estabeler metas e mudar hábitos. Primeiro, organize suas dívidas em aberto, verifique quais são as maiores e com mais taxas de juros.

Então, tente refletir sobre quais delas podem ser quitadas primeiro, e quais podem ser renegociadas. Assim, você consegue ganhar maiores prazos ou até menores taxas de juros.

Portanto, um bom planejamento financeiro também passa por uma organização e controle das dívidas que já existem. Mas também por mudanças de atitudes para evitar o surgimento de novas dívidas.

Assim, controle seus gastos supérfluos, procure cortar gastos onde puder e concentre-se em quitar suas dívidas. Posteriormente, planeje-se para nunca gastar mais do que ganha, evitando empréstimos e parcelamentos em excesso.

E claro, um bom planejamento financeiro é o que fará toda a diferença. Mas como fazer isso? Pois é o que vamos explicar a seguir. Então, continue lendo e confira!

Como se livrar de dívidas em 2021

Entenda ótimas estratégias para conseguir quitar suas dívidas e evitar criar novas neste ano!

Como ter um bom planejamento financeiro?

Como ter um bom planejamento financeiro?
Como ter um bom planejamento financeiro?

Um bom planejamento financeiro é o segredo para que você consiga cuidar melhor do dinheiro que entra e sai da sua conta todos os meses. Mas como ter um bom planejamento? Então, confira nossas dicas a seguir!

Entenda melhor suas finanças pessoais

Entenda melhor suas finanças pessoais
Entenda melhor suas finanças pessoais

Pois para conseguir fazer um bom planejamento financeiro e começar a cuidar melhor do dinheiro este ano, você precisa entender qual é o perfil de suas finanças pessoais. Ou seja, você precisa parar e pensar sobre seus hábitos em relação às suas finanças, como:

  • Você tem muitas dívidas a quitar e mesmo assim continua acumulando outras?
  • Mas em geral, acaba gastando mais do que recebe?
  • E em relação aos gastos que não são essenciais: você acaba perdendo o controle e gastando mais do que deveria com isso?

Assim, será possível traçar mais facilmente uma estratégia para modificar suas atitudes ruins, e claro, também poderá reforçar boas atitudes. E também conseguirá cumprir suas metas financeiras para esse ano com mais facilidade.

Procure uma ferramenta de planejamento financeiro 

Procure uma ferramenta de planejamento financeiro 
Procure uma ferramenta de planejamento financeiro 

Para quem talvez sinta mais dificuldades na hora de fazer um planejamento financeiro, saiba que existem bastante opções de aplicativos e mesmo planilhas para ajudar no planejamento. Assim, o processo de cuidar das suas finanças pessoais fica mais simples.

Então, procure por apps e planilhas que tenham as seguintes características:

  • Boa interface e práticos de utilizar, sem a dificuldades para aprender como funciona;
  • Boas avaliações e com bons comentários dos usuários sobre o app;
  • Além disso, é interessante poder adaptar o planejamento à sua realidade financeira e metas;
  • Finalmente, algo essencial é sincronizar todos os dados entre os seus dispositivos, com o seu planejamento sempre disponível para você gerenciar em qualquer aparelho.

E você pode escolher ferramentas que podem te ajudar no planejamento financeiro de diferentes formas: facilitadores de compras, gerenciadores de investimentos, de saldo bancário, e até com planilhas prontas de controle do orçamento doméstico.

Portanto, para facilitar sua vida trouxemos algumas opções. Confira boas ferramentas para seu planejamento financeiro:

  • Organizze: funciona online ou offline, e facilita a sua organização financeira como um todo;
  • IDEC: planilha que facilita o seu orçamento doméstico, é personalizável;
  • Minhas Economias: lhe ajuda a elaborar seus gastos em cartões de crédito, compras à prazo, etc. É possível sincronizar o app com suas contas bancárias e ter controle de várias contas ao mesmo tempo;
  • Finance: monta lista de compras e te ajuda a atualizar os preços do que você pretende adquirir. 

Tenha suas metas financeiras

Tenha suas metas financeiras
Tenha suas metas financeiras

Saiba o que você pretende alcançar a partir da administração das suas finanças. E podem ser metas de longo, médio ou curto prazo.

Então, de maneira resumida, para ter boas metas financeiras no seu planejamento, você pode:

  • Controlar o que entra e do que sai;
  • Estabelecer prioridades realistas;
  • Pensar em quais hábitos e atitudes devem mudar;
  • E mantenha-se sempre firme às suas metas financeiras, pense em como vai sentir quando conseguir aquilo que tanto deseja!

Seja um consumidor consciente

Seja um consumidor consciente
Seja um consumidor consciente

Ou seja, gaste sabendo no que está gastando, e se aquilo é necessário no momento. Pois praticar consumo consciente é algo essencial para a manutenção de finanças pessoais com um bom planejamento financeiro. Assim, ao despegar de hábitos de consumo inconscientes e desnecessários você conseguirá cuidar melhor do seu dinheiro.

Planeje investir seu dinheiro

Planeje investir seu dinheiro
Planeje investir seu dinheiro

Pois investir está se tornando cada vez mais fácil. E tudo o que você precisa fazer é se organizar para isso, criando uma reserva financeira apenas para colocar nos investimentos. Portanto, atitudes que vão te ajudar a começar a investir dinheiro 

  • Siga seu planejamento financeiro para reservar uma parte de sua renda mensalmente e assim juntar um valor bom;
  • Com esse valor, você pode começar a estudar quais tipos de ativos de investimentos tem mais a ver com o seu perfil de investidor;
  • Além disso, você deve pesquisar e comparar todas as plataformas digitais de investimentos disponíveis. Então, faça simulações dos seus investimentos, pesquise as taxas e os tipos de ativos de investimentos que cada corretora oferece. 

Corte serviços desnecessários

Corte serviços desnecessários
Corte serviços desnecessários

Ou seja, em seu planejamento financeiro faça uma lista com todos os serviços que você contratou e que paga mensalmente, ou anualmente. Junte todos e pense se você não usou nenhum recentemente, ou qual deles você nunca usou.

Assim, você vai cortar os serviços desnecessários e ficará mais fácil começar a cuidar melhor do dinheiro que sai da sua conta.

Agora é só colocar em prática!

Agora é só colocar em prática!
Agora é só colocar em prática!

Pois assim chegamos ao fim de nosso artigo com uma série de dicas e informações para que você perca o seu medo de fazer seu planejamento financeiro. E assim, você vai perceber que começou a cuidar melhor do dinheiro que possui, e que consegue estabelecer metas e cumprir esses objetivos.

Como organizar suas finanças passo a passo

Organizar suas finanças pode até parecer uma tarefa simples, no entanto, é um afazer muito importante, já que a falta de organização deste pode gerar problemas seríssimos

Sobre o autor

Aline Saes

Mestre em História Social pela USP. É escritora autônoma para variados assuntos. Sempre apaixonada pela escrita, tem como missão levar informação para as pessoas de forma simples e atrativa.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o Cartão de crédito Magalu

Conheça o cartão de crédito Magalu, lançamento das rede Magazine Luiza, ideal para consumidores que buscam boas condições de compra!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Caixa Nacional

O Senhor Panda lhe mostrará neste post como é simples solicitar seu cartão Caixa Nacional e se beneficiar de várias vantagens que ele oferece.

Continue lendo
content

Como evitar penhora de bens por nome sujo

Se não quer ter problemas com as suas contas, saiba agora mesmo como evitar penhora de bens por nome sujo e voltar com tudo no verde

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Review cartão WiZink Rewards 2022

No WiZink você pode escolher aderir ao cartão Rewards e ter acesso a até 6.000€ de limite, cobertura internacional com a rede Visa, seguros gratuitos e vários prêmios. Confira tudo sobre o cartão Rewards no nosso review, a seguir.

Continue lendo
content

Confira quais são os principais vilões do endividamento este ano!

Em meio a crise econômica que assola o país, a Proteste fez uma pesquisa com consumidores de São Paulo e do Rio de Janeiro para entender quais são os motivos por trás da taxa de endividamento no Brasil. Confira!

Continue lendo