Listas

Os invencíveis: saiba o nome de 12 lutadores de boxe que se aposentaram invictos

O Brasil se encantou pelo boxe graças aos grandes nomes brasileiros do esporte, a exemplo do Popó, Maguilla e Robson Conceição. No entanto, detalhes sobre a luta são desconhecidos por muitos, como é o caso do nome dos invictos.

Anúncios

por Priscila de Cassia

28/10/2020 | Atualizado em 02/07/2022

Conheça os lutadores que fizeram história no boxe

Conheça os lutadores de boxe que se aposentaram invictos. Fonte: Pexels.
Conheça os lutadores de boxe que se aposentaram invictos. Fonte: Pexels.

O Brasil se encantou pelo boxe graças aos grandes nomes brasileiros do esporte, a exemplo do Popó, Maguilla e Robson Conceição. No entanto, detalhes sobre a luta são desconhecidos por muitos, como é o caso do nome dos invictos.

Se lhe perguntássemos quais são os lutadores de boxe que se aposentaram invictos, você nos saberia responder? Muito provavelmente, não, mas chegou a hora de mudar isto ao ler o nosso texto!

Com grandes lutadores no Brasil, é fato que o povo brasileiro se encantou pelo boxe. Nomes como Popó, Maguilla e Robson Conceição, o primeiro do país a conquistar a medalha de ouro nas Olimpíadas, fizeram com que o esporte se popularizasse nos quatro cantos do território nacional.

No entanto, poucos sabem os detalhes do boxe, como é o caso do nome dos lutadores de boxe que se aposentaram invictos.

E detalhe:

Não há sequer um brasileiro entre eles.

Parece impressionante, tendo em vista os ótimos esportistas que temos, mas é uma verdade! De qualquer forma, que tal sabermos mais quem são estes pugilistas invencíveis?

Anúncios

Quais são os 12 lutadores de boxe que se aposentaram invictos?

12 lutadores de boxe que terminaram a carreira com vitórias. Fonte: Pexels.
12 lutadores de boxe que terminaram a carreira com vitórias. Fonte: Pexels.

1. Jack McAuliffe

Jack McAuliffe era um boxeador irlandês-americano e campeão mundial dos pesos leves entre 1886 e 1893.

Apelidado de “O Napoleão do Anel”, o pugilista é um dos únicos campeões mundiais de boxe a se aposentar sem perdas em sua carreira profissional.

O boxeador fez sua primeira aparição como amador em 1883, tornando-se profissional logo depois ao lutar contra Jem Carney por 78 rounds em Revere Beach, Massachusetts.

Para quem não sabe, Jack McAuliffe era conhecido como um forte lutador de duas mãos com reflexos “de gato”. Aposentou-se em 1897, após 11 anos sustentando o seu cinturão.

Anúncios

2. Jimmy Barry

Jimmy Barry foi um pugilista americano, que manteve o título de campeão mundial dos pesos-galos entre 1894 e 1899.

Assim como Jack McAuliffe, ele é um dos poucos lutadores de boxe que encerraram suas carreiras sem nenhuma derrota no esporte.

O norte-americano iniciou sua carreira esportiva em 1891, tendo logo se tornado um dos lutadores mais populares de seu tempo, em virtude de sua imensa superioridade diante de seus adversários.

No entanto, houve uma tragédia em sua história como boxeador: na sua luta contra o campeão inglês Walter Croot, o mesmo caiu sem vida na lona após ter sido nocauteado.

Com isto, incapaz de recuperar-se do trauma, Barry lutou por apenas mais dois anos, sem nunca ter tentado outra vez nocautear um adversário.

3. Rocky Marciano

Em 10º lugar na lista dos lutadores de boxe que se aposentaram invictos, temos o estadunidense Rocco Francis Marchegiano, mais conhecido como Rocky Marciano.

Talvez você não saiba, mas a vida profissional deste lutador inspirou o filme “Rocky” de 1976, o qual foi estrelado por Sylvester Stallone, ator do famoso personagem fictício “Rocky Balboa“.

Boxeador profissional de 1947 a 1955, Rocky Marciano foi campeão mundial dos pesos-pesados de 1952 a 1956, sendo o único desta que encerrou sua carreira sem nenhuma derrota.

Conhecido por seu estilo de luta implacável, o esportista é considerado um dos maiores pugilistas de todos os tempos.

A menção honrosa, todavia, não é à toa. Marciano possui uma das porcentagens de nocautes vitoriosos mais altas na história do boxe peso-pesado: 87,76%.

4. László Papp

Dentre os lutadores de boxe que se aposentaram invictos, um nome se destaca: é o de László Papp.

Este pugilista húngaro, além de não ter perdido nenhuma luta, tornou-se o primeiro a conquistar três medalhas olímpicas de ouro consecutivas: a de Londres (1948), Helsinki (1952) e Melbourne (1956).

No entanto, embora tenha se tornado tricampeão olímpico com apenas 30 anos de idade, László Papp não conseguiu atingir o seu objetivo de ser campeão mundial.

Isto porque, quando estava mais perto de o conseguir, foi vítima do regime húngaro, que lhe negou a autorização para sair do país e combater no estrangeiro.

Esta, por sua vez, foi a única “derrota” na sua carreira como profissional.

5. Terry Marsh

Outro nome que faz parte da lista dos lutadores de boxe que se aposentaram invictos é o de Terry Marsh, também conhecido como None Of The Above X.

Para quem não o conhece, ele é um ex-boxeador profissional inglês que foi um campeão mundial na categoria peso meio-médio da Grã-Bretanha, Europa e IBF .

Além disso, Terry Marsh também foi tricampeão amador da ABA e o primeiro pugilista europeu a se aposentar sem nenhuma derrota na sua trajetória profissional.

No entanto, os seus dias de glória se tornaram, posteriormente, dias de derrotas. Isto porque o ex-boxeador foi acusado de tentativa de assassinato de seu ex-empresário, o promotor Frank Warren, passando 10 meses sob prisão preventiva antes de ser libertado.

6. Mihai Leu

Nós já sabemos quem foi o primeiro boxeador europeu a se aposentar como campeão mundial invicto, mas quem seria o segundo?

Se você não sabe, então é a hora de conhecê-lo: prazer, Mihai Leu, pugilista romeno ex-campeão WBO Welterweight em 1987.

A aposentadoria de Leu veio após a sua defesa do título contra Michael Carruth – e, como bem sabemos, o romeno levou a melhor. Mas não se engane pensando que o mesmo se aposentou por conta de sua idade!

Na verdade, o ex-boxeador retirou-se do esporte devido a uma lesão, sendo forçado a abandonar a sua vida profissional. Hoje, Mihai Leu se tornou um piloto de rally.

7. Sven Ottke

Sven Ottke é um ex-pugilista profissional alemão que competiu de 1997 a 2004, sendo o terceiro boxeador europeu a se aposentar como campeão mundial invicto.

Com 21 defesas de título bem-sucedidas, o atleta foi um campeão mundial unificado de super-médios, tendo conquistado o título IBF de 1998 a 2004 e o título WBA de 2003 a 2004.

Depois de 308 lutas como amador, Ottke se tornou profissional em 1997 e, em menos de um ano, ele ganhou o campeonato IBF dos super-médios de Charles Brewer.

Depois de defender seu título 21 vezes de maneira durável e desgastante, já que a maioria de suas vitórias veio por decisão de pontos ao invés de nocaute, Ottke deixou o título de campeão mundial invicto em 27 de março de 2004.

8. Joe Calzaghe

Atualmente com 48 anos de idade, Joseph William Calzaghe, mais conhecido como Joe Calzaghe, é um ex-boxeador profissional galês que competiu de 1993 a 2008 e é um dos lutadores de boxe que se aposentaram invictos.

No seu caso, é reconhecido como o quarto europeu a conquistar tal “título”.

Joe Calzaghe realizou campeonatos mundiais em duas categorias de peso, incluindo a WBA, WBC, IBF, WBO, revista Ring e títulos super-médios lineares, e o título leve-pesado dos ringues.

Aposentou-se em fevereiro de 2009 com um recorde invicto em 46 lutas na carreira, incluindo 32 vitórias por nocaute. Em 2014, Calzaghe foi introduzido no “International Boxing Hall of Fame”.

9. Dmitry Pirog

Conhecido como The Grandmaster, Dmitry Pirog é um ex-boxeador profissional russo que competiu de 2005 a 2012.

No esporte, ele deteve o título dos pesos-médios da WBO de 2010 a 2012, sendo um dos poucos pugilistas profissionais a ganhar um título mundial e se aposentar invicto.

No esporte, Dmitry Pirog precisou interromper sua carreira em 2012 após sofrer uma lesão debilitante nas costas durante o treinamento para a sua luta contra Gennady Golovkin, campeão mundial pela OIB e IBF desde outubro de 2019.

Houve várias tentativas de retorno de Pirog, mas todas elas foram frustradas, forçando efetivamente sua aposentadoria prematura.

10. Gennady Golovkin

Chegando à reta final do nosso texto sobre os lutadores de boxe que se aposentaram invictos, temos Gennady Golovkin.

Sim, ele mesmo, que foi indiretamente o responsável pela aposentadoria prematura do russo Dmitry Pirog.

Muitas vezes conhecido pelo seu apelido “GGG” ou “Triple G”, Gennady Golovkin é um boxeador profissional cazaque campeão mundial pela OIB e IBF desde outubro de 2019. Ainda, deteve os títulos unificados do peso-médio da AMB, CMB, OIB e IBF de 2010 a 2018.

No seu último ano de vida profissional, Golovkin classificado como o melhor peso médio do mundo pelo Transnational Boxing Rankings Board e melhor lutador peso-por-peso pela revista The Ring.

11. Ricardo “El Finito” López

Ricardo “El Finito” López é um ex-pugilista mexicano e invencível, diga-se de passagem. Com 51 vitórias, sendo 38 delas por nocaute e 1 empate nas 52 lutas que disputou, o boxeador faz parte da lista dos poucos lutadores que encerraram suas carreiras sem nenhuma derrota.

Não à toa, em 2014, ele foi eleito o “Maior Peso Palha” da história do boxe pelo “Houston Hall Boxing Hall of Fame”.

O mexicano conquistou o título mundial no peso palha em 25 de outubro de 1990, depois de superar o japonês Hideyuki Ohashi. O mais impressionante de sua história é que Ricardo “El Finito” López defendeu seu cinturão com êxito até a aposentadoria, em 2001. Pois é, foram 11 anos de vitórias consecutivas. É de ficar com o queixo caído, não?!

12. Floyd Mayweather Jr

Para finalizar o nosso texto sobre os lutadores de boxe que se aposentaram invictos, não poderíamos deixar de citar Floyd Mayweather Jr.

Ademais, o ex-boxeador norte-americano é amplamente reconhecido como sendo melhor pugilista da sua geração e configura entre os maiores lutadores de todos os tempos.

Mas saiba que este reconhecimento tem mérito! Das 50 lutas que participou, Floyd Mayweather Jr. não perdeu nenhuma delas, sendo um dos poucos lutadores a encerrar a carreira sem nenhuma derrota.

Com isto, você deve imaginar que ele fez muito dinheiro, mas saiba que o ex-atleta, que passou até a ser conhecido pelo pseudônimo “Money”, acabou quase falido em razão do seu consumo excessivo e extravagante. Quem diria, hein?

Descubra os 15 famosos que deixaram o país

Sabia que há diversos artistas brasileiros que você nem imaginava que não morassem mais no Brasil? Então, leia este post e confira quem são estes famosos.

Sobre o autor

Priscila de Cassia

Formada em administração de empresas e auditora fiscal, é redatora freelancer desde 2016 para cultivar o seu hobby pela escrita e para fazer renda extra. Atualmente, escreve sobre vida financeira, cartões de crédito, milhas aéreas e viagens, além de curiosidades em geral.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cartão Santander 1 2 3 ou Cartão BTG: qual o melhor?

Decida entre o cartão Santander 1 2 3 ou o cartão BTG, enquanto um oferece acúmulo maior de pontos, o outro favorece os investimentos. Saiba mais!

Continue lendo
content

Como antecipar FGTS pelo PagBank?

Confira neste post como é possível antecipar FGTS pelo PagBank e receber até 7 parcelas do seu saque-aniversário de uma única vez!

Continue lendo
content

Quais as vantagens do crediário Casas Bahia?

O crediário Casas Bahia é a melhor opção para quem quer parcelar as compras sem ter cartão de crédito. Confira neste post como ele funciona!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão Soft EuroBic

Quer saber como solicitar o cartão Soft EuroBic? Então, leia este post e descubra o passo a passo para esse processo agora mesmo!

Continue lendo
content

Os 20 melhores cartões de crédito sem anuidade em 2020!

Descubra agora a lista definitiva dos 20 melhores cartões de crédito sem anuidade.

Continue lendo
content

Cartão Bradesco Visa Infinite ou Cartão Banrisul Visa Infinite: qual o melhor?

Quer um cartão com muitos benefícios em viagens e acesso a espaços exclusivos? Conheça os cartões Bradesco e Banrisul Visa Infinite.

Continue lendo