Educação Financeira

Nome limpo: 8 boas práticas

Sabia que o nome limpo é importante, mas para isso você precisa de boas práticas? Veja quais são elas que garantem o sucesso das suas finanças.

por

Heloisa Trindade

Publicado em

ANÚNCIOS

Como manter o nome limpo

Nome limpo (Imagem: PrefeituradeArapiraca)

Muitos consumidores sonham em chegar no status de nome limpo. Isso tem sido uma tarefa cada vez mais difícil, tendo em vista a crise econômica atual. Porém, existem algumas práticas que podem tornar esse processo um pouco mais simples.

Dessa forma, é essencial que as pessoas tenham noção de quais são elas. Só assim será possível chegar nesse patamar tão almejado. Agora, entenda que essa é uma tarefa que demanda muito esforço e pesquisa.

Portanto, nós preparamos esse artigo para te ajudar. Aqui, você vai ficar por dentro de tudo sobre o assunto. Aprenda como ter o nome limpo e o que fazer para manter ele assim. Você vai se surpreender, acredite.

As vantagens de se ter o nome limpo

As vantagens de se ter o nome limpo (Imagem: BompraCrédito)

Os benefícios de se manter nesse status financeiro são muitos. Eles te dão mais liberdade. Isso porque as instituições confiam mais na sua palavra e te deixam ter direito a mais alternativas de crédito.

Sendo assim, é algo que vale a pena batalhar para conquistar. Conheça agora alguns exemplos de vantagens que você tem com seu nome sem nenhuma inadimplência.

Conteúdo Recomendado

Conheça o Serasa Limpa Nome

Está negativado e quer sair dessa situação? Conheça o Serasa Limpa Nome e fique positivo agora mesmo, livre-se das dívidas de uma vez por todas

Vida mais saudável

Vida mais saudável (Imagem: SóNoticias)

Pessoas que estão com a vida financeira em ordem são mais tranquilas. Desse modo, elas são mais saudáveis. Isso porque não há preocupações do tipo “estou com uma conta atrasada”.

Pode até parecer algo insignificante, mas essas questões afetam muito o bem-estar de um indivíduo. No entanto, esse é apenas um benefício dessa lista.

Relacionamento de qualidade

Relacionamento de qualidade (Imagem: EuSemFronteiras)

Muitos casais se separam por causa do descontrole financeiro. A falta de transparência vai acabando com a confiança entre os dois. Por isso que quem é bem resolvido nesse aspecto tem relacionamentos melhores e mais duradouros.

Maior produtividade no trabalho

Maior produtividade no trabalho (Imagem: MovideskBlog)

Voltando ao assunto da tranquilidade, a falta de dívidas também te dá mais confiança. Assim, ir bem no trabalho é também uma consequência.

Você se concentra mais e aumenta sua produtividade. Afinal, sua vida financeira não será motivo de preocupação.

Construção de uma boa história

Construção de uma boa história (Imagem: mensagensComAmor)

Um bom status no mercado financeiro te abre muitas portas. Logo, você pode conseguir uma análise de crédito mais justa. Além disso, algumas instituições te oferecem taxas de juros mais baixas.

Por último, perceba como essas vantagens são importantes. Eles interferem diretamente na sua qualidade de vida. Portanto, não hesite em buscar formas de manter seu nome limpo. No final, você é o principal beneficiado de tudo isso.

Dicas de como limpar seu nome e mantê-lo assim

Dicas de como limpar seu nome e mantê-lo assim
(Imagem: focanodinheiro.neon)

Até aqui, você já conhece bem a importância de ser bem resolvido financeiramente. Agora, é hora de entender como fazer isso. Antes de tudo, é importante ressaltar que cada pessoa vive dentro de uma realidade.

Desse modo, as coisas não funcionam da mesma maneira. É por isso que indicamos que você busque formas variadas de se manter estável. Todas que se encaixem dentro do cenário em que se encontra.

No entanto, para te ajudar, separamos algumas dicas mais gerais. Assim, você já sabe por onde dar seu primeiro passo. Então, vamos lá, confira.

1- Organização e planejamento é tudo para manter seu Nome limpo

1- Organização e planejamento é tudo (Imagem: SabrinaNunes)

Esses são dois elementos extremamente importantes para quem quer fugir da inadimplência. A organização e o planejamento vão te ajudar a ir além desse objetivo.

Logo, com essas ferramentas, você consegue até crescer financeiramente falando. No caso de manter o nome limpo, elas vão guiar seus passos para resolver os débitos de maneira mais inteligente.

Agora, não ache que se organizar é uma tarefa fácil. Então, no começo vai dar trabalho, mas acredite, o resultado sempre vale a pena. Sendo assim, preparamos alguns pontos para você colocar seu planejamento em dia.

Opte por planilhas financeiras

Opte por planilhas financeiras (Imagem: HotMart)

Existem inúmeras planilhas online disponíveis na internet. Portanto, você não precisa criar nada do zero. Nossa dica é que você escolha uma delas e comece a registrar seus gastos, bem como sua renda.

É uma tarefa que pode demandar algum tempo. Porém, só até você se acostumar. Desse modo, um documento desse tipo vai te dar uma visão mais clara de tudo o que você está consumindo. Ainda, te permite ver se isso está dentro da sua realidade de ganhos mensais.

Use um aplicativo para controlar seus gastos

Use um aplicativo para controlar seus gastos (Imaggem: TechTudo)

Digamos que você nem sempre pode acessar sua planilha financeira. Desse modo, para situações onde não se está em casa, um aplicativo pode ajudar. Também existem vários disponíveis tanto para iOS quanto Android.

Portanto, é só escolher um e começar a usar. Assim, seu controle não fica limitado. Essas são algumas das opções que você tem para manter sua organização e planejamento em dia.

2- Seja consciente dos seus gastos para manter seu Nome limpo

2- Seja consciente dos seus gastos (Imagem: TecnoSet)

A dica acima serve exatamente para te ajudar nesse processo de compreensão. Você precisa ser totalmente consciente de tudo que gasta. Pode parecer besteira, mas no fim do mês isso faz toda a diferença.

A planilha vai te ajudar a anotar todos os seus gastos. Isso vale tanto para aqueles que são essenciais como para os supérfluos. Em seguida, é hora de entender como eles se organizam.

Sendo assim, uma alternativa é fazer um cálculo simples de subtração. Então, pegue toda sua renda mensal e subtraia com seus gastos. Desse modo, isso vai te dar uma boa noção de como anda sua vida financeira.

Para manter o nome longe de problemas isso é fundamental. Logo, você começa a ter uma ideia do quanto está gastando. Assim, é mais fácil criar estratégias para economizar nos próximos meses.

3- Mantenha a prudência

3- Mantenha a prudência (Imagem: Fácil123)

Nem todo consumo é essencial, não é mesmo? Portanto, use as duas dicas acima para ter um panorama geral de tudo que você gasta. Feito isso, é hora de elencar aquilo que é muito importante e o que pode ser evitado.

No entanto, veja bem, não ache que se privar de algumas coisas é a saída. Por exemplo, não corte seu plano de saúde para economizar algum dinheiro. Existem coisas que precisam sim entrar no seu orçamento.

Dessa forma, seja muito cuidadoso (a) quando for classificar esses gastos. Ainda, digamos que você quer comprar um celular novo. Porém, o seu atual está em perfeito estado.

Esse é um exemplo de compra que pode esperar mais um pouco. Às vezes, são essas mínimas coisas que te livram de complicações financeiras.

Por último, o ideal não é sair cortando tudo e nem comprando qualquer coisa. O equilíbrio é sempre a melhor saída. É atrás dele que você deve guiar sua jornada para manter seu nome limpo.

4- Cuidado com seu CPF para manter seu Nome limpo

4- Cuidado com seu CPF (Imagem: TechTudo)

Muitas pessoas têm o costume de emprestar seu CPF. Assim, amigos e familiares fazem compras em seu nome. Esse é um dos maiores erros que existem quando se fala de estabilidade financeira.

Jamais confie esse documento a indivíduos. Não importa se são seus conhecidos. Desse modo, você evita situações constrangedoras. Imagine o seguinte cenário.

Seu amigo pediu para passar uma geladeira no seu nome. Então, por amizade, você aceitou. No entanto, ele teve um problema e não conseguiu pagar a dívida. Logo, o responsável por ela é de fato o proprietário do CPF.

Porém, você também não tem condições de arcar com o débito. Como consequência, seu nome vai para a lista do SPC ou Serasa. Parece algo distante, mas acredite, isso acontece o tempo inteiro.

Portanto, muito cuidado com esse tipo de situação. Além disso, o cartão de crédito segue a mesma lógica. Não empreste para ninguém. Quem quer ter um bom controle financeiro precisa se atentar a esses pontos.

5- Atenção ao seu cartão de crédito

5- Atenção ao seu cartão de crédito (Imagem: TechTudo)

Empréstimo de cartão não é a única coisa com que você deve se preocupar se quiser manter seu nome limpo. O cartão de crédito é uma ferramenta extremamente útil hoje em dia.

Porém, ela pode ser um grande motivo para você se descontrolar financeiramente falando. Dessa forma, o ideal é que ela seja usada de maneira inteligente. Respeite sempre o limite de crédito que você possui.

Sendo assim, é possível evitar juros e taxas extras, que por sinal, não costumam ser baratas. Por isso, tenha muita atenção a isso. Uma dica é só usar seu cartão de crédito em momentos de emergência.

Alguns profissionais do mercado financeiro acreditam que essa ferramenta pode ser muito perigosa. Logo, isso porque você ao passar um cartão, não está tendo a sensação de que está gastando dinheiro.

Assim, é diferente de pegar R$ 50,00 na mão. Desse modo, eles indicam que você evite usar esse acessório em excesso. Isso vale principalmente para quem quer se livrar de complicações com seu nome.

6- Tenha uma reserva financeira

6- Tenha uma reserva financeira (Imagem: SolarPrime)

Nem sempre você consegue prever todos os seus gastos. Afinal, a vida é cheia de surpresas. Então, pode ser que em algum momento, apareça uma emergência e você precise gastar mais do que deveria.

É aí que entra a importância de se ter uma reserva financeira. Essa dica é mais voltada para pessoas que não possuem nenhuma inadimplência. Assim, é uma forma de manter esse status.

Construir uma reserva não é algo que acontece do dia para a noite. É necessário muito esforço e planejamento. Desse modo, nós separamos algumas alternativas para te ajudar nesse processo. Veja quais são elas logo abaixo.

Busque economizar antes de precisar

Busque economizar antes de precisar (Imagem: Construtoracrd)

Na maioria das vezes, economizar pode ser complicado. Isso principalmente se você deixa para fazer isso em momentos de crise. Portanto, o ideal é guardar mais dinheiro mesmo quando se está mais folgado.

Agora, não ache que você precisa reservar metade do seu salário. Então, esteja sempre de acordo com sua realidade financeira. Dessa forma, se consegue juntar mais dinheiro ótimo. Caso contrário, guarde o que puder e tudo bem.

Uma dica é usar o seu planejamento para ver onde é possível economizar. Perceba que a dica número 1 permeia todas as outras. Sendo assim, não deixe de aplica-la.

Guarde dinheiro todo mês

Guarde dinheiro todo mês (Imagem: BompraCrédito)

Isso independe do valor que você consegue juntar. Digamos que em um mês só é possível guardar R$ 50,00. No entanto, no próximo, você economizou R$ 70,00. É assim mesmo que a sua reserva financeira vai sendo construída, aos poucos.

Estude a possibilidade de entrar para o mundo dos investimentos

Estude a possibilidade de entrar para o mundo dos investimentos (Imagem: BlogFocalise)

Faça seu dinheiro render. Portanto, vale a pena estudar mais sobre investimentos. Veja onde você pode guardar o que juntou e quanto isso pode te dar de retorno.

7- Use o décimo terceiro ou o seu FGTS

7- Use o décimo terceiro ou o seu FGTS (Imagem: JornalContábil)

Você já percebeu que manter o nome limpo não é fácil. Agora, chegar nesse status pode ser mais complicado ainda. Então, se você tem um débito pendente, fique esperto.

O décimo terceiro ou FGTS são boas opções para se livrar de uma dívida. Logo, a depender da sua situação, eles podem resolver seu problema e trazer a estabilidade financeira de volta.

8- Não tenha medo de negociar para ter seu Nome limpo

8- Não tenha medo de negociar (Imagem: CRBasso)

Uma dica especial para quem está com dívidas atrasadas. A negociação é uma ferramenta essencial para sair desse problema. Então, você não pode ter medo nem vergonha de começar esse processo.

Assim, o primeiro passo é identificar qual o débito. Além disso, se existirem vários, tudo bem, dê preferência aos maiores. Em seguida, vá em busca dos credores. Converse com eles sobre a possibilidade de negociar sua dívida.

Lembre-se que ambos estão interessados em resolver a questão. Desse modo, o credor deve te apresentar uma proposta. No entanto, não ache que você é obrigado a aceitar de primeira.

Muitas pessoas pedem um tempo para avaliar a situação e estudam formas de lançar o que se chama de contraproposta. Sendo assim, você pode fazer o mesmo. Agora, caso não cheguem em um acordo, ainda existe outra saída.

Ela é conhecida como portabilidade de crédito. Dessa forma, ela acontece quando você transfere um débito de uma instituição para outra. Nesse processo, deve-se buscar por juros menores.

E então, manter o nome limpo vale a pena?

E então, manter o nome limpo vale a pena? (Imagem: bompracrédito)

Com certeza, não tenha dúvidas disso. No decorrer dessa leitura, você já conheceu as vantagens de estar bem financeiramente falando. Sendo assim, não hesite em colocar essas dicas em prática.

Elas valem tanto para quem procura manter um status quanto para pessoas que querem chegar lá.

Por fim, você já sabe tudo sobre as boas práticas para ter um nome limpo no mercado. Agora é sua vez. Não perca mais tempo e vá em busca da sua autonomia financeira.

Conteúdo Recomendado

7 ferramentas de finanças pessoais

Quer organizar sua vida financeira, mas não sabe como começar? Então veja 7 ferramentas de finanças pessoais que vão te ajudar

Sou Heloisa Trindade, jornalista pelo DRT 1424/MS de Campo Grande, formanda em publicidade e propaganda pela Estácio de Campo Grande, redatora e produtora de conteúdo há 4 anos. Minha paixão por ler e escrever veio desde criança, por influência da minha mãe. Em meio a uma crise financeira, descobri que poderia usar a minha paixão para produzir renda e foi então que iniciei com meus primeiros blogs. Meu objetivo é entregar sempre conteúdos verídicos, de qualidade e informação aos nossos leitores.

Cartões

SX: Saiba tudo sobre o novo cartão do Santander

Com o PIX, novo sistema de pagamentos ligado ao Banco Central, o Santander inova e reinventa o antigo Santander Free. Saiba tudo sobre o novo produto Santander SX!

por

Senhor Panda

Publicado em

| Atualizado em

O Santander ouviu os pedidos!

Atentos ao momento, no dia 16 de novembro foi lançado um produto especialmente para quem quer conquistar o primeiro cartão de crédito e está em busca do acordo mais vantajoso: o Santander SX, que, entre os destaques, possui a maior facilidade para aprovação e a adaptação da demanda ao novo sistema PIX.

Aliás, o Santander foi o primeiro banco a oferecer uma plataforma própria para este novo sistema de pagamentos.

Para melhorar, SX também tem o diferencial de ofertar a possibilidade de pagamento, transferências e recebimento de dinheiro com flexibilidade de dez (10) dias por mês, sem juros, com o limite da conta.

Como forma de apresentar o produto ao público, a empresa espanhola contou com a memória afetiva do “Faz o 21!”, da Embratel, e introduziu a atriz Ana Paula Andrósio convidando: “Faz um SX!"

Nascido para substituir os cartões Santander Free, a nova linha vem para ser um cartão do dia a dia.

Dessa forma, acompanha as tendências do mercado e apresenta a tecnologia contactless, que permite o pagamento por aproximação.

Mas afinal, quais as outras diferenças oferecidas pelo SX?

Renda MínimaR$ 500 para correntistas
R$ 1.045 para não correntistas
AnuidadeR$ 399 reais ou 12x de R$33,25 Isento se aderir ao sistema PIX Isento com gasto mínimo de R$ 100
BandeirasVisa e Mastercard
BenefíciosPontos esfera além de descontos em lojas parceiras
Tipo de coberturaInternacional
Tabela de beneĒcios

O cartão é emitido através das bandeiras Visa e Mastercard Gold. Além disso, possui uma anuidade de R$ 399 para o titular (ou R$ 33,25 por mês) e um valor de R$ 200 para cada dependente ou conta adicional.

No entanto, a empresa inova também ao oferecer uma nova vantagem ao consumidor: sempre que o valor da fatura for igual ou maior a R$ 100, a parcela mensal da anuidade deixará de ser cobrada.

Quem sonha com um novo financiamento ou até em adquirir um console da nova geração agora vê o objetivo mais próximo da realidade

O cartão não demanda conta no banco Santander, mas oferece uma boa opção para ter anuidade gratuita permanente: basta virar correntista Santander e cadastrar seus dados como chave PIX do cartão.

É importante ressaltar que os cartões antigos não deixarão de existir. Não há alteração alguma no funcionamento deles.

A mudança mais significativa é que, ao solicitar a troca, a bandeira será substituída pela versão Gold. Ainda, ao ser solicitada uma segunda via do cartão Santander Free, uma versão SX será enviada ao usuário.

Aos interessados no cadastro, o banco ainda disponibilizou uma promoção para atrair o público: a SX do Milhão, onde um milhão de reais será sorteado aos cadastrados. E o melhor disso tudo é que para os donos do atual Santander Free, basta se cadastrar no SX para concorrer e conseguir a isenção!

Quer saber mais sobre o Santander SX e tudo que ele oferece? Clique aqui e leia mais!

Mas atenção: o período de inscrição vai até dia 31 de janeiro de 2021. Portanto, corra ao site de inscrição e faça parte!

O Pix

Com a introdução do sistema PIX nas transações nacionais, a população terá uma nova opção de pagamento contando com economia, privacidade e praticidade. Além, claro, dos modelos tradicionais — DOC, TED, cheques etc.

Tudo será feito de maneira instantânea, levando no máximo 10 segundos entre o envio e o recebimento do dinheiro. Dessa forma, não é mais preciso esperar longos dias (feriados, fins de semana, dias úteis) para ter a grana na conta.

E não é só isso: o tipo de funcionamento também mudou. Agora a disponibilidade é de 24 horas por dia, todos os dias da semana. Assim, quem quiser realizar uma operação na manhã de sábado, não precisará mais esperar até segunda-feira para ter a conclusão.

Continuar Lendo

Em Alta