Listas

7 ferramentas de finanças pessoais

Quer organizar sua vida financeira, mas não sabe como começar? Então veja 7 ferramentas de finanças pessoais que vão te ajudar.

Anúncios

por Heloisa Trindade

Publicado em 03/03/2021

Ferramentas de finanças pessoais

Ferramentas de finanças pessoais (Imagem: Guiaempreendedor)
Ferramentas de finanças pessoais (Imagem: Guiaempreendedor)

Muita gente busca encontrar boas ferramentas de finanças pessoais. Cuidar do seu próprio dinheiro, portanto, se tornou uma grande preocupação atualmente. Além de administrá-lo, as pessoas querem aprender a extrair o máximo possível da sua renda.

No entanto, esse assunto ainda não é tão discutido como deveria. Desse modo, fica difícil selecionar essas alternativas de cuidado e controle financeiro. Para tal, é necessária muita pesquisa.

Portanto, este post vai facilitar um pouco mais esse processo. Aqui, você vai ficar por dentro de tudo sobre o tema. Veja quais são as melhores ferramentas de finanças pessoais. Faça seu dinheiro trabalhar para você.

Anúncios

O cenário atual e sua relação com as finanças

O cenário atual e sua relação com as finanças (Imagem: SUNO)
O cenário atual e sua relação com as finanças (Imagem: SUNO)

Não tem sido nada fácil manter as contas em dia. O orçamento muitas vezes é cortado e não é o bastante para lidar com imprevistos. Sem falar também na falta de educação financeira.

Muitas pessoas não sabem como administrar suas finanças, pois nunca tiveram contato com isso. Sem dúvidas isso impacta na forma como o indivíduo enxerga seu dinheiro.

Desse modo então, essas alternativas na forma de aplicativos são excelentes. Elas trazem um modelo mais prático de organizar sua renda. Para viver com mais tranquilidade, é importante dar atenção a isso.

7 ferramentas de finanças pessoais

7 ferramentas de finanças pessoais (Imagem: W1ConsultoriaFinanceira)
7 ferramentas de finanças pessoais (Imagem: W1ConsultoriaFinanceira)

Existem diversas ferramentas que podem te ajudar nessa missão. Cada uma delas possui suas devidas particularidades. Por essa razão, a melhor alternativa para quem decide é você. Tudo com base nas suas necessidades.

Então, conheça aqui 7 ferramentas extremamente úteis para controlar melhor suas finanças. Veja os prós e contras delas e escolha qual é mais interessante.

Como organizar suas finanças: Passo a passo

Suas finanças estão bagunças e não sabe mais o que fazer? Veja agora o passo a passo prático para organizar sua vida financeira

Anúncios

1- Organizze Finanças

Organizze Finanças (Imagem: Organizze)
Organizze Finanças (Imagem: Organizze)

O aplicativo da Organizze Finanças pode ser acessado facilmente pelo seu navegador. Ainda, ele funciona em celulares Android e iOS. Portanto, ele é uma das ferramentas mais simples dessa lista.

No entanto, isso nem de longe significa que ele não possui uma qualidade incrível. Então, com esse aplicativo, você consegue estabelecer todas as suas metas. Ainda, é possível colocar alertas de vencimento das contas.

Além disso, você pode controlar absolutamente todos os seus cartões de crédito em um só lugar. Muitas pessoas reclamam que ferramentas de finanças não costumam ser de fácil entendimento.

Porém, essa lógica não se aplica aqui. O visual do Organizze é bem simples e sua interface muito intuitiva. Assim, ele cumpre bem seu papel para todo tipo de usuário.

Essa é portanto uma das ferramentas de finanças pessoais que possui a versão gratuita e a paga. A primeira tem algumas limitações.

No entanto, isso não impede um bom uso dela. Agora, caso queira ter acesso a todas as funcionalidades, é necessário assinar um plano mensal. Com ele, muitas outras opções são desbloqueadas.

2- Minhas Economias

Minhas Economias (Imagem: Revide)
Minhas Economias (Imagem: Revide)

Um outro exemplo de versatilidade é o app Minhas Economias. Ele funciona em navegador iOS e Android. Sendo então uma ferramenta muito interessante para quem busca simplicidade e prática ao mesmo tempo.

Com esse aplicativo, você consegue controlar suas finanças sem quaisquer problemas. O mais interessante dele é que você não precisa gastar nada. Diferente de muitos outros exemplos dessa lista, ele não possui uma versão paga.

Então, para usá-lo é só inserir seus dados referentes ao que entra e sai mensalmente. Assim, ele vai gerar gráficos e planilhas para que fique mais fácil compreender sua situação.

Apesar de sua vantagem ser a gratuidade, isso também prejudica um pouco. Desse modo, ele não consegue proporcionar muitos serviços aos seus usuários.

Por exemplo, você não tem a opção de automatizar suas informações. Além disso, não é possível importar várias operações financeiras de uma vez só.

Contudo, se você não busca muitas funcionalidades, esse aplicativo é ideal para manter um controle pessoal básico.

3- Guia Bolso

Guia Bolso (FinTech)
Guia Bolso (FinTech)

Um aplicativo que possui uma proposta muito clara. Ele busca auxiliar o usuário a realizar seu planejamento financeiro. Tudo isso de maneira completa e sem quaisquer complicações.

Para tal, ele oferece vários recursos interessantes. Dentre eles, tem-se a categorização das despesas e a possibilidade de criar metas para cada uma delas. Essa ferramenta funciona no seu navegador e em sistemas Android e iOS.

O Guia Bolso possui uma série de benefícios. O principal é a capacidade de sincronizar automaticamente suas despesas e receitas. Então, caso queira usufruir dessa opção, é só fornecer seus dados de acesso do seu internet banking.

Agora, você pode estar se perguntando se isso não seria no mínimo perigoso. A ferramenta alerta que usa um tipo de criptografia para consultar sua conta bancária.

Dessa forma, ela não consegue realizar qualquer transação pelo aplicativo. Sendo assim, não precisa se preocupar com esse tipo de risco. Mesmo com isso, muitas pessoas não se sentem seguras em compartilhar essas informações.

Portanto, essa acaba sendo também, uma das suas maiores desvantagens. Lembre-se ainda, que você pode usar o Guia Bolso sem essa alternativa. E só não habilita-la.

5 dicas para iniciar seu controle financeiro

Controle financeiro não é tão fácil no dia a dia não é mesmo? A gente nem sempre sabe por onde começar, mas sabe que é importante. Então veja 5 dicas fáceis

4- Mobilis

Mobilis (Imagem: ComunidadeRockContent)
Mobilis (Imagem: ComunidadeRockContent)

Essa é portanto uma das ferramentas de finanças pessoais que possui diversas formas de acesso. Ela está disponível para usar no seu navegador ou em celulares.

No caso desse último, tanto faz ser Android como iOS. O principal objetivo do Mobilis é te ajudar na hora de traçar seus próprios objetivos.

Além disso, é possível acompanhar e registrar cada gasto. Isso sem falar que esse aplicativo te oferece uma análise completa de orçamento. No entanto, se engana quem acha que esse relatório é de difícil compreensão.

Ele é disposto na forma de gráficos, de modo então que você pode entender tudo em apenas um segundo. O Mobilis tem inúmeras vantagens no seu uso. A principal delas é em dúvidas a gratuidade. Você não precisa pagar absolutamente nada para usufruir dele.

Porém, ele tem 2 planos, um de graça e outro pago. No primeiro, você consegue classificar todas as suas receitas e gastos. Ainda, o usuário pode sincronizar as informações com o servidor diariamente.

Sendo assim, você não perde nenhum dado em caso de defeito ou roubo de aparelho. Dessa forma, a versão “free” é muito interessante. No entanto, ela tem sim suas limitações.

Então, caso queira usá-la, entenda alguns pontos. Você aqui terá um número limitado de lançamentos no mês.

Isso sem falar que essa versão não te permite acessar a web. Contudo, para quem está começando, ela é perfeitamente viável. Tudo depende das suas reais necessidades de organização.

5- Sr. Dinheiro como ferramentas de finanças pessoais

Sr. Dinheiro (TechMundo)
Sr. Dinheiro (TechMundo)

Você não precisa gastar um centavo sequer para usar o Sr. Dinheiro. Essa ferramenta só exige que seja feito um cadastro com alguns dados simples. Com isso, já é possível começar a controlar suas finanças.

O site em questão possui um esquema de segurança bastante rigoroso. Ainda, ele faz uso de uma tecnologia para que você e qualquer usuário tenha suas informações protegidas.

Essa é a mesma alternativa, SSL usada pelos sites de bancos. Então, todos os seus dados são devidamente criptografados antes mesmo de trafegarem pela internet.

Também, se você usa o Chrome, saiba que o site aqui possui uma extensão que pode ser facilmente instalada. Assim, registrar seus gastos e ganhos fica ainda mais simples.

Além disso, o Sr. Dinheiro apresenta uma versão mobile. Todas elas são completas, de modo que você pode usar como preferir. Por último, existe uma versão paga mais completa.

No entanto, é possível usar a opção gratuita tranquilamente. Ela supre muito bem a necessidade da maioria dos seus usuários. Portanto, vale a pena o uso.

6- Finance: Uma entre as ferramentas de finanças pessoais

Finance (Imagem: Paiva)
Finance (Imagem: Paiva)

Um aplicativo que te permite fazer uma gestão financeira mais inteligente. Com ele, você consegue sincronizar mais de uma conta bancária.

O Finance tem portanto uma opção muito interessante. Uma das ferramentas de finanças pessoais que te ajuda a controlar seus gastos de maneira bem simples. Basta tirar fotos dos seus comprovantes.

Além disso, ele tem as outras diversas funções. Dentre as principais é possível citar, fluxo de caixa, quanto gastar e qual a melhor opção: parcelado ou à vista. O aplicativo disponibiliza uma lista de compras. Essa última conta com 3 alternativas.

Assim, tem-se compras do dia a dia, compras de médio prazo e sonhos. Então, o Finance é uma opção bem completa para quem quer registrar cada passo dos seus gastos e organizá-los.

7- Calculadora do cidadão

Calculadora do cidadão (Imagem: Lusvaldo)
Calculadora do cidadão (Imagem: Lusvaldo)

Uma ferramenta disponibilizada diretamente pelo Banco Central. Ela funciona com base em informações fornecidas pelo usuário. Assim, consegue ajudar o consumidor nas despesas de cada dia.

A Calculadora do Cidadão é um aplicativo gratuito. O mesmo opera em Android, iOS e Windows Phone. Dentre suas funções, ele pode te ajudar a resolver os seguintes questionamentos.

  • Quais os prós e contras de comprar parcelado e à vista?
  • Qual transação é mais interessante quando se leva em conta os juros?
  • Guardar dinheiro: é melhor ter uma poupança ou investir em uma aplicação?

Além de te ajudar a controlar suas finanças, essa ferramenta permite que você pense mais alto. Com ela, é possível ter acesso às seguintes informações.

  • Índice de preços;
  • Taxa referencial;
  • Poupança;
  • SELIC;
  • CDI.

Todos esses pontos são importantes para que você faça seu dinheiro trabalhar em benefício próprio. Assim, compreender como funciona o universo dos investimentos fica mais fácil e didático.

Aplicativos de finanças: todo mundo pode usar?

Aplicativos de finanças: todo mundo pode usar (UOLE-commerce)
Aplicativos de finanças: todo mundo pode usar (UOLE-commerce)

Sem sombra de dúvidas. Agora, de fato, os aplicativos são ideais para quem é mais antenado e usa o celular por muito tempo. A vantagem disso é que você está sempre próximo dessa ferramenta.

Sendo assim, é possível atualizar quaisquer mudanças no seu planejamento financeiro. Aqui, você tem uma diversidade para escolher. São inúmeros aplicativos, cada qual com funções distintas.

A lista acima já dá uma boa ideia do quão interessantes eles podem ser. Além disso, muitas ferramentas permitem a sincronização automática com algumas contas bancárias.

Isso é um pró e um contra ao mesmo tempo. Já foi comprovado que pegar o dinheiro em mãos causa um impacto emocional muito maior. Essa lógica permanece quando atualiza os gastos manualmente.

Portanto, essa alternativa pode te fazer perder um pouco desse sentimento. Mesmo assim, muitas pessoas preferem os aplicativos.

Tudo é uma questão de consciência e hábito. De toda forma, qualquer pessoa pode usar essas ferramentas de finanças pessoais sem quaisquer problemas.

Planilhas são boas ferramentas para controlar suas finanças pessoais?

Planilhas são boas ferramentas para controlar suas finanças pessoais(Imagem: Vecteezy)
Planilhas são boas ferramentas para controlar suas finanças pessoais(Imagem: Vecteezy)

As planilhas são umas das ferramentas mais indicadas pelos educadores financeiros. No entanto, até hoje elas são encaradas como muito complexas. Então, se você não tem muita afinidade com o Excel, sentirá dificuldades de manuseá-las.

Mesmo assim, a planilha é sim útil. Com ela, é possível ter uma espécie de Raio-X das suas finanças. Desse modo, você consegue ter uma visão clara de quais categorias se está gastando mais.

Sem falar que auxilia na comparação do seu comportamento mensalmente. Com isso, você se torna capaz de fazer projeções de gastos e montar uma reserva. No arquivo da planilha é mais prático visualizar os números de todo o ano.

Isso te permite entender que evoluções foram surgindo e onde você precisa melhorar. Além disso, essa ferramenta serve como um bom estímulo para não se gastar desnecessariamente. Muitas pessoas acreditam que precisam criar seu próprio template na planilha.

De fato, essa é sim uma opção. Porém, hoje existem inúmeros modelos prontos na internet. Então, tudo o que você precisa fazer é baixar e começar a inserir seus dados pessoais. Uma dica é procurar opções mais simples.

Assim, não se tem dificuldade em entender como cada elemento ali funciona. Uma desvantagem desta alternativa, é que ela não tem a opção de sincronização automática.

Dessa forma, é necessário investir um tempo atualizando seu planejamento financeiro.

Agenda e Planner: boas opções ou não?

Agenda e Planner: boas opções ou não (Imagem: GrupoEJSGESTOR)
Agenda e Planner: boas opções ou não (Imagem: GrupoEJSGESTOR)

Agora, imagine que você não goste muito de alternativas tecnológicas. Desse modo, não tem problema. Ainda é possível portanto, organizar suas finanças de maneira eficiente. É aí que entram as agendas e os planners.

Aqui então, você não tem como automatizar seus dados. Então, tudo deve ser inserido manualmente. Isso se refere desde os gastos grandes até aqueles que parecem pequenos. Só assim você consegue manter seu planejamento fiel à sua realidade.

Conclusão

Conclusão: O seu dinheiro vale mais
Conclusão: O seu dinheiro vale mais

Agora portanto, sem dúvida, essa é uma opção bem mais trabalhosa. Sem falar que é muito mais difícil estabelecer formas de comparação. Então, a dica é, só escolha essa alternativa se está disposto a investir mais tempo nela.

Por fim, isso é tudo que você precisa saber sobre as ferramentas de finanças pessoais. Então, qualquer uma delas pode te ajudar a se organizar. Agora é sua vez. Veja qual mais se adequa às suas necessidades.

O que é e como fazer uma reserva de emergência

Sabia que uma reserva de emergência pode garantir até 6 meses de despesas caso algum imprevisto aconteça? Saiba como funciona e como iniciar a sua

Sobre o autor

Heloisa Trindade

Sou Heloisa Trindade, jornalista pelo DRT 1424/MS de Campo Grande, formanda em publicidade e propaganda pela Estácio de Campo Grande, redatora e produtora de conteúdo há 4 anos. Minha paixão por ler e escrever veio desde criança, por influência da minha mãe. Em meio a uma crise financeira, descobri que poderia usar a minha paixão para produzir renda e foi então que iniciei com meus primeiros blogs. Meu objetivo é entregar sempre conteúdos verídicos, de qualidade e informação aos nossos leitores.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o Cartão de crédito Balaroti

Conheça o cartão de crédito Balaroti, ideal para clientes da rede Balaroti, com condições exclusivas e vários descontos! Confira!

Continue lendo
content

Como solicitar o crédito para construção Sicredi

Aprenda como solicitar o crédito para construção Sicredi e outras informações úteis sobre ele, ideal para compra de materiais de construção!

Continue lendo
content

SuperSim: empréstimo com dinheiro na conta em apenas 30 minutos!

No SuperSim, é possível ter dinheiro na conta em apenas 30 minutos. Ficou curioso para saber mais? Então leia o nosso texto e conheça.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão Superdigital Internacional

O cartão Superdigital Internacional oferece muitas vantagens para quem gosta de viajar. Quer saber como solicitá-lo? Então, continue a leitura e confira!

Continue lendo
content

Como solicitar o crédito pessoal para obras Novo Banco

Procura por um crédito para pequenas reformas e não quer pagar juros elevados para isso? Então confira, a seguir, como aderir ao crédito pessoal para obras do Novo Banco e reforme sua casa como sempre sonhou.

Continue lendo
content

Qual é a melhor plataforma de investimento em 2022?

O mundo dos investimentos está ficando cada vez mais acessível e hoje em dia, temos muitas opções para cuidar do nosso dinheiro. Contudo, escolher a melhor plataforma de investimento pode ser uma tarefa difícil sem a orientação correta. Pensando nisso, reunimos 6 opções completas de plataformas de investimentos para você conhecer hoje mesmo. Vamos lá?

Continue lendo