Auxílio Governo
Fies ou Sisu: qual é a melhor opção?
Fies ou Sisu? Veja aqui todos os detalhes sobre os programas e tenha em mãos todas as informações para conseguir tomar a decisão de qual é o melhor para o que precisa!
Anúncios
Descubra qual programa é perfeito para você
Fies ou Sisu, as pessoas que estudam para vestibular sempre tem essa dúvida e ficam perdidas sobre qual caminho seguir, esse é o seu caso?
Não se preocupe aqui é onde vai entender de uma vez por todas o que é Fies e Sisu, além de, ver um comparativo completo sobre os dois.
Aprenda a se inscrever no Fies
Fies é um dos melhores programas para você universitário, entenda como se cadastrar nele.
Entenda todo o processo para se inscrever no Sisu
Se pretende estudar em uma universidade pública, precisa se candidatar no Sisu, confira os detalhes do processo agora!
Deste modo, vai ser simples decidir entre o Fies ou Sisu e já poderá concorrer para chegar até a universidade que deseja.
Bom, continue lendo e veja como funciona cada um desses programas do governo para depois decidir entre Fies ou Sisu.
O que é e como funciona o Fies?
Em primeiro lugar, aparece o Fies que significa Fundo de Financiamento Estudantil. Por ele, muitas pessoas tem acesso à faculdade mesmo sem ter condição de pagar uma universidade privada.
Este programa faz um financiamento. Dessa forma, você vai ter seus estudos financiados e depois que concluir ele, vai começar a pagar. Existem duas categorias:
- Financiamento integral: como o próprio nome diz, estará financiando todo o curso, pagando ele em pequenas parcelas no futuro;
- Parcial: quando alguém consegue o parcial, significa que 50% das mensalidades serão parceladas e a outra metade vai ser paga pelo universitário.
Conseguiu entender como funciona o Fies? Continue lendo para entender o Sisu.
Descubra se o seu curso é muito concorrido
Se está estudando para vestibular, precisa entender qual é a concorrência para o seu curso. Então, leia este post e confira essa informação.
O que é e como funciona o Sisu?
Enquanto o Fies é uma forma de custear a faculdade para pagar depois, o Sisu é o meio por onde as pessoas entram na universidade pública.
Conseguir entrar em uma faculdade pública é algo excelente para o estudante que não tem boas condições financeiras, pois, não tem que pagar nada para estudar.
Se não conseguir passar no Fies, a única forma de começar a estudar em instituições de ensino públicas de nível superior é fazendo vestibulares.
Quais as vantagens do Fies?
O Fies tem alguns benefícios incríveis para você estudante, vamos a eles:
- Não vai ter que se preocupar com a mensalidade: se conseguir o financiamento integral, não vai precisar ter dor de cabeça com a mensalidade, pois, o pagamento só será feito após sua formação;
- Pode pagar por um período maior: diferente do financiamento comum do banco, no Fies a taxa de juros é menor e também aumenta o tempo para pagar conforme a renda que tem.
Quando se pensa no Fundo de Financiamento Estudantil, esses são os principais benefícios que deve saber.
Quais as vantagens do Sisu?
O Sisu surgiu em 2010 e há muitos pontos positivos sobre ele, como:
- Não paga nada para estudar: dependendo da instituição onde conseguir a vaga, poderá morar na república da universidade. Então, seu custo de vida vai ser bem baixo durante a faculdade;
- Mais fácil arrumar emprego após formado: estudar em uma empresa pública faz com que suas chances de emprego aumentem muito, pois as empresas valorizam os estudantes das universidades federais e estaduais;
- Oportunidades de fazer uma iniciativa científica: essas instituições de ensino sempre tem muitos trabalhos de pesquisa. Então, pode falar com um professor e começar a trabalhar com ele recebendo até uma bolsa.
Agora que conhece as vantagens de ambos os programas do governo, vamos ao passo a passo para se inscrever no Fies ou Sisu.
Como se inscrever no Fies?
Bom, se quer o Fies, precisa fazer o Enem. Vale lembrar que se não fez um dos últimos exames não se preocupe, pode usar a nota de qualquer uma das provas desde 2010.
Contudo, também deve comprovar que não tem condição de pagar a mensalidade.
Sendo assim, precisa mostrar a renda de sua família, que não pode ultrapassar a quantia de 3 salários mínimos por pessoa.
Assim, pesquise as datas para participar desse programa e, depois disso, acesse o site oficial do Fies.
Após fazer o login, as vagas vão aparecer, só precisa concorrer e torcer para conseguir o financiamento integral ou parcial.
Com toda certeza, alguma faculdade próxima de sua casa aceita o Fies, e poderá estudar sem ter que ir para longe de sua residência.
Como se inscrever no Sisu?
Se quer estudar sem nenhuma preocupação financeira, o ideal é ir para o Sisu.
O processo de inscrição é simples. Em primeiro lugar, deve acessar o site oficial.
Depois disso, só precisa fazer login usando os dados do governo.
Não pode concorrer a todas as vagas, é possível escolher dois lugares no máximo. Então deve pesquisar bem e ser estratégico para conseguir se inscrever e passar na universidade.
Hoje, o programa abre duas vezes por ano, uma, no começo e outra vez no meio do ano. Para concorrer, precisa ter feito uma das últimas provas do Enem.
Participam do programa universidades de todo lugar, do Acre até o Rio Grande do Sul.
Então, independente de onde mora, é possível conseguir uma vaga para estudar em uma universidade federal ou estadual.
Fies ou Sisu: qual é a melhor opção?
Agora que entende todos os detalhes do Fies e Sisu, qual o melhor?
Bom, isso vai depender muito. Veja as perguntas abaixo para ter uma ideia do que é melhor para você.
- Pode se mudar para outra cidade para estudar em uma universidade pública?
- Consegue arcar com os custos da viagem e moradia nos primeiros meses?
- Acha que consegue pagar a mensalidade de uma faculdade privada?
Dessa forma, já vai entender exatamente o que é melhor para você.
Assim, fica claro que as pessoas que conseguem se mudar sem ter que se preocupar com as contas da cidade nova devem optar pelo Sisu.
Pois, ele é o programa que leva você a estudar em uma universidade pública, que sempre tem os melhores professores.
Contudo, se tem responsabilidades como filhos e quer ficar perto da família, a melhor coisa que pode fazer é ir atrás do Fies.
Assim, vai conseguir estudar para no futuro ganhar mais, indo em uma empresa perto da sua casa, sem ter que fazer grandes mudanças em sua vida.
Bom, se quer estudar, outra alternativa do governo é ingressar na faculdade pelo Prouni, uma alternativa de programa do governo, diferente de tudo que mostramos neste post.
O Prouni é um jeito de estudar em empresas privadas, mas sem ter que pagar nada para elas, um programa bem interessante. Confira no conteúdo abaixo como se inscrever nele.
Prouni: veja como se inscrever e se vale a pena
Prouni é o melhor programa estudantil? Para entender os detalhes sobre ele, clique aqui!
Sobre o autor / Felipe Silvério
Revisado por / Junior Aguiar
Editor(a) sênior
Em Alta
Torne-se um Jovem Aprendiz no Senai e abra portas para o sucesso profissional
Torne-se um Jovem Aprendiz no SENAI e adquira conhecimentos práticos e habilidades valorizadas pelo mercado.
Continue lendoCartão Ton ou Cartão Acesso: qual o melhor?
Por que não optar por cartões baratos, com compras na modalidade crédito e pedido sem burocracia? Então, decida entre o cartão Ton ou cartão Acesso!
Continue lendoVagas Bradesco: como verificar as opções?
Descubra as principais vagas Bradesco abertas e saiba quanto as pessoas que trabalham neste grande banco conseguem ganhar por mês!
Continue lendoVocê também pode gostar
Como solicitar o empréstimo consignado Banco Paraná
Quer saber como solicitar o empréstimo consignado Banco Paraná? Então, continue a leitura e confira o passo a passo deste processo.
Continue lendoConheça o cartão para negativado C6 Bank
Com o cartão para negativado C6 Bank, você acumula pontos nos programas Átomos e Mastercard Surpreenda para trocar por ofertas especiais. Ademais, o cartão tem cobertura internacional e você nem precisa se preocupar com anuidade. Saiba mais!
Continue lendoComo solicitar o cartão Revolut Premium
Veja como solicitar o cartão Revolut Premium e tenha um cartão com seguro viagem e que facilita o câmbio no exterior.
Continue lendo