Empréstimos

Como funciona empréstimo débito em conta?

Se você precisa fazer um empréstimo, mas não quer se preocupar todo mês em pagar mais um boleto, talvez o empréstimo débito em conta possa ser uma boa opção para você! Confira neste artigo tudo sobre essa modalidade de crédito!

Anúncios

por Leticia Jordão

19/06/2022 | Atualizado em 21/06/2022

Veja como fazer um empréstimo sem precisar pagar mais um boleto!

 Conheça mais sobre o empréstimo com débito em conta e saiba como fazer o seu! Fonte: Pexels.
 Conheça mais sobre o empréstimo com débito em conta e saiba como fazer o seu! Fonte: Pexels.

Na busca por um modelo de empréstimo que caiba no seu bolso, o brasileiro pode se deparar com diversas opções diferentes. Uma delas é o empréstimo débito em conta

A partir dele, é possível realizar o empréstimo do valor que você necessita. Mas aqui, não é gerado nenhum boleto para pagar a parcela. O pagamento ocorre de forma automática, sendo descontado da sua conta corrente.

Bancos digitais para abrir conta

Conheça 5 opções de bancos digitais que ajudam a organizar suas finanças!

Por conta disso, esse empréstimo pode ser muito bom para algumas pessoas, e uma opção não muito interessante para as outras.

Para saber se o empréstimo débito em conta é uma boa opção ideal para você, continue a leitura deste texto e conheça tudo sobre essa modalidade de crédito!

Qual a melhor empresa para empréstimo?

Confira essas dicas e saiba escolher a empresa ideal para realizar um empréstimo!

Anúncios

O que é empréstimo débito em conta?

Veja como funciona essa modalidade de crédito. Fonte: Adobe Stock
Veja como funciona essa modalidade de crédito. Fonte: Adobe Stock

O empréstimo débito em conta é uma modalidade de empréstimo feito para contas pessoais. Apesar de ter um nome diferente, ele funciona basicamente da mesma forma que os demais empréstimos realizados no mercado

Porém, ele tem uma característica que os diferencia dos demais. Quando uma pessoa contrata o empréstimo de débito em conta, todas as parcelas do empréstimo vão ser debitadas diretamente no saldo da sua conta bancária.

Dessa forma, ao invés do correntista ter que pagar um boleto mensal para quitar a sua dívida, o pagamento dela ocorrerá de forma automática. Aqui, o próprio banco vai retirar do seu saldo o valor da parcela do empréstimo.

Assim, em todos os meses na data combinada, o banco vai retirar o valor da parcela do empréstimo feito de forma automática até quitar a dívida.

Qual é o melhor empréstimo pessoal?

Conheça 5 opções de empréstimo pessoal para você fazer!

Como funciona o empréstimo com débito em conta?

O empréstimo com débito em conta funciona de forma bem parecida com os demais tipos de empréstimos. A sua única mudança é na forma de realizar o pagamento do mesmo.

Como o próprio banco fará o pagamento da parcela de forma automática, a única coisa que o correntista precisa fazer é disponibilizar na sua conta o valor da parcela em todos os meses.

Por exemplo, se você fez um empréstimo com parcelas de R$400,00 que vencem todo dia 10, isso significa que até o dia 10 de cada mês, você precisará deixar R$400,00 na sua conta para realizar o pagamento do empréstimo

Porém, é importante se atentar a essa modalidade, e prestar muita atenção nos pagamentos. Como o banco paga o valor automaticamente, ele pode usar também o limite da sua conta. Isso faz com que você entre no cheque especial do banco.

Então, é importante analisar se essa opção não vai prejudicar as suas finanças pessoais antes mesmo de contratá-la.

Anúncios

Quais as vantagens dessa modalidade de crédito?

Uma das grandes vantagens de fazer o empréstimo de débito em conta é o fato do consumidor não precisar se preocupar em pagar mais um boleto. 

Como os pagamentos são automáticos, só é necessário deixar o valor da parcela na sua conta até o dia do vencimento da mesma.

Outra vantagem desse modelo de crédito é o fato de você não precisar se preocupar em pagar juros altos por conta de atrasos de pagamentos. Todos os meses o banco sempre realizará o pagamento na data certa do empréstimo. 

Dessa forma, fica mais difícil ter pagamentos em atrasos que geram juros. A única forma de gerar juros a partir deste empréstimo, será no caso de você não deixar na sua conta o valor para pagar a parcela.

Empréstimo para negativado

Confira 7 empresas que oferecem empréstimos para negativados!

Como fazer empréstimo débito em conta: passo a passo

Veja como funciona fazer o empréstimo com débito em conta. Fonte: Pexels.
Veja como funciona fazer o empréstimo com débito em conta. Fonte: Pexels.

Como falamos anteriormente, essa modalidade de empréstimo não é muito diferente de outras encontradas no mercado. Dessa forma, a sua solicitação também pode ser feita da mesma forma que os demais.

Sendo assim, se você quer realizar o empréstimo de débito em conta, você precisa primeiro buscar uma instituição financeira que realize esse tipo de empréstimo.

Nessa busca, é interessante começar a fazer algumas simulações de crédito. Assim, você saberá se a instituição consegue oferecer o valor que você busca em parcelas que cabem no seu orçamento.

Com a pesquisa feita, você já pode solicitar o empréstimo de débito em conta na instituição de sua preferência. Para fazer isso, é necessário enviar alguns documentos para a instituição. 

Mas não se preocupe que eles mesmos enviam a relação de todos os documentos necessários para solicitar o empréstimo.

Com a solicitação enviada, o banco fará uma análise de crédito. Aqui, ele vai analisar o seu histórico de crédito assim como seu score no Serasa. Se tudo estiver certo, o banco poderá aprovar o seu empréstimo e já gerar o contrato para assinatura.

Aqui, é fundamental ler muito bem esse contrato para ter certeza de que o empréstimo não vai prejudicar você. Se estiver tudo certo, você pode prosseguir com a assinatura.

Após a assinatura, o dinheiro já será depositado na sua conta, e a cada mês, o próprio banco fará o pagamento do mesmo de forma automática.

Qual a diferença entre empréstimo com débito em conta e consignado?

Além do empréstimo débito em conta, existe outra modalidade de crédito no mercado em que o valor das parcelas também é descontado de forma automática.

Esse tipo de empréstimo é o consignado, e muitas pessoas podem confundi-lo com o empréstimo débito em conta. Mas, é importante ressaltar que os dois modelos são diferentes.

No empréstimo consignado, o valor de cada parcela será descontado diretamente no contracheque, holerite ou benefício do INSS. Sendo assim, essa modalidade é mais utilizada por aposentados, pensionistas e funcionários públicos.

Geralmente, o consignado possui uma taxa de juros mais baixas. Aqui, ele também pode liberar um limite um pouco menor do que os outros praticados no mercado.

O empréstimo débito em conta vale a pena?

Será que essa opção é a ideal para você? Confira abaixo. Fonte: Pexels.
Será que essa opção é a ideal para você? Confira abaixo. Fonte: Pexels.

Antes de realizar qualquer operação de crédito, é importante se questionar se aquela é mesmo a melhor opção para você. Para isso, é interessante ter um conhecimento melhor de como você lida com as suas finanças.

O empréstimo de débito em conta se mostra uma opção bem atrativa para quem precisa emprestar o dinheiro do banco, mas não quer ter que pagar mais um boleto manualmente.

Ele também é interessante para quem tem um bom controle das próprias finanças. Essa pessoa sabe que conseguirá arcar com o valor da parcela sem comprometer suas outras responsabilidades financeiras.

Agora, basta você analisar um pouco o seu perfil financeiro além, é claro, de pesquisar as taxas de juros aplicadas nessa modalidade para ver se ela é a melhor opção para você!

Caso você queira conhecer outras opções de empréstimos, confira a recomendação de conteúdo que vem logo, a seguir!

Empréstimo pessoal online no carnê

Saiba como essa forma de empréstimo funciona!

Sobre o autor

Leticia Jordão

Olá! Sou formada em Marketing e acabei descobrindo minha paixão na área de produção de conteúdo! Hoje eu possuo experiência escrevendo sobre marketing digital e finanças pessoais onde sempre foco em entregar a informação que o público mais precisa.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

5 opções de maquininha de cartão em 2022

Você precisa de maquininha de cartão para o próximo ano? Então, confira nosso review das 5 melhores opções de maquininha de cartão para 2022.

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito BTG Opção Básica

Veja os principais recursos do cartão de crédito BTG Opção Básica e saiba quais são as vantagens e as desvantagens de ter este cartão.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão C&A Bradescard

Solicite o cartão C&A Bradescard online ou por outros canais, e aproveite descontos e facilidades de pagamento nas suas compras. Saiba como!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

PicPay ou PagBank: qual cartão escolher?

Os cartões de crédito PicPay e PagBank oferecem muitos benefícios para os clientes. Mas, afinal, qual cartão escolher? Leia o nosso texto e confira essa resposta.

Continue lendo
content

Como solicitar o consórcio imobiliário Caixa

Em suma, o consórcio Caixa possui diversas vantagens e um processo de solicitação bem simples. Além disso, você consegue um ótimo prazo de pagamento que pode chegar até 200 meses. Quer ver como solicitá-lo? Confira aqui.

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Oney Auchan

Você conhece o cartão de crédito Oney Auchan? Ele oferece muitos descontos exclusivos e condições de pagamento especiais para os clientes. Quer saber mais? Então, leia este post e confira!

Continue lendo