Empréstimos

Como saber qual a melhor empresa para empréstimo pessoal?

Solicitar um empréstimo pessoal requer pesquisa e muito planejamento financeiro. Além disso, é importante contratar de uma boa empresa. Por isso, hoje vamos te mostrar como escolher a melhor empresa de empréstimo pessoal. Confira!

Anúncios

por Leticia Maia

Publicado em 18/02/2022

Veja aqui como encontrar a melhor empresa para empréstimo pessoal

Saiba como encontrar uma boa empresa de empréstimo. Fonte: Pexels.
Saiba como encontrar uma boa empresa de empréstimo. Fonte: Pexels.

Embora o plano seja seguir apenas gastando o que tem, ás vezes emergências acontecem. Nesses casos, muitas pessoas decidem recorrer aos empréstimos pessoais. Sendo para pagar dívidas ou para fazer uma viagem, o empréstimo pode salvar ou aumentar suas dívidas. Nesse sentido, para não te atrapalhar ainda mais, é preciso de planejamento. Além disso, você precisa encontrar a melhor empresa para empréstimo pessoal. Mas o que isso significa? Continue a leitura e descubra!

Anúncios

Qual a sua necessidade com o empréstimo pessoal?

Em primeiro lugar, para encontrar a melhor empresa você precisa saber quais são as suas prioridades financeiras. Sendo assim, comece se perguntando a razão do empréstimo. Seja ele para uma viagem, pagar dívidas ou despesas médicas. Dessa forma, se a sua necessidade for para um carro, por exemplo, existem empréstimos específicos. Nesse sentido, as taxas podem até ser personalizadas.

Quanto você precisa para o empréstimo pessoal?

Em segundo lugar, é fundamental saber o quanto você vai precisar de dinheiro. Por exemplo, se for uma viagem em família, calcule todas as despesas, desde hospedagem, transporte e até a alimentação diária. Além disso, pense em como guardar dinheiro e pedir um empréstimo de valor mais baixo. Isso porque quanto mais alto o valor do crédito, mais altas podem ser as taxas.

Anúncios

Qual a sua renda e sua capacidade de pagamento?

É muito importante anotar todos os gastos antes de solicitar um empréstimo. Fonte: Pexels.
É muito importante anotar todos os gastos antes de solicitar um empréstimo. Fonte: Pexels.

Além de tudo isso, uma das partes mais importantes é considerar sua renda. Ou seja, não dê um passo maior que a perna com um empréstimo. Nesse sentido, anote todos os seus gastos e ganhos. Assim, você vai chegar na sua capacidade de pagamento.

Se sentir que o empréstimo vai ficar muito pesado, talvez seja melhor se planejar e guardar o dinheiro. Lembre-se de nunca crie uma nova dívida por conta da falta de capacidade de pagamento. A não ser que sejam emergências, por exemplo, as médicas. Mesmo assim, nesse caso você precisa calcular o quanto consegue pagar de parcelas. 

Quais são as instituições com quem você tem relacionamento?

Outra questão importante é saber em quais bancos você já tem conta. Isso porque é com eles que você já tem um relacionamento. Ou seja, é provável que consiga taxas bem melhores. Principalmente se tiver um histórico de bom pagador. Nesse sentido, pode conseguir um alto limite de crédito com taxas de juros bem menores.

Sendo assim, agora que já vimos esses primeiros pontos, é hora de saber como escolher a melhor empresa para empréstimo pessoal. Continue a leitura e confira!

Preciso me planejar para pegar um empréstimo?

Saiba como se planejar para obter um empréstimo e aproveitar os seus benefícios.

Qual a reputação da empresa de empréstimo pessoal?

A princípio, existem diversas empresas de empréstimo, além dos bancos tradicionais. Por isso, é muito importante pesquisar a reputação antes. Isso porque, pode ser que a empresa ofereça um alto limite de crédito, mas possua um atendimento ruim. Além disso, quando estiver buscando empresas online, é preciso tomar cuidado com golpes. Ou seja, sempre busque o nome da empresa em plataformas de avaliação, como o Reclame Aqui.

Qual o ranking das instituições do índice de reclamações?

Em suma, como já mencionamos, plataformas como o Reclame Aqui, compilam as experiências dos usuários. Por isso, se a empresa tiver muitas reclamações e poucos casos resolvidos, vão estar em uma posição bem mais baixa no ranking. Dessa forma, consultar essas plataformas é essencial na busca da melhor empresa para empréstimo pessoal.

Ademais, o próprio Banco Central reúne as informações das instituições. Basta acessar o site do Bacen e checar o ranking de reclamações das instituições. Aliás, esse ranking coloca em primeiro lugar o banco que foi campeão de reclamações. Por isso, sempre fique de olho antes de contratar os serviços da empresa.

Como funciona a análise de crédito?

Cada empresa possui a sua própria análise de crédito. Fonte: Pexels.
Cada empresa possui a sua própria análise de crédito. Fonte: Pexels.

Além disso, é fundamental entender como funciona a análise de crédito. Em resumo, se você já tiver uma boa relação com o banco, é possível que já tenha crédito disponível. Entretanto, caso não tenha, veja como funciona essa análise. Por exemplo, a empresa consulta o nome no SPC ou Serasa? Caso sim, só será possível contratar se não estiver negativado. 

Ademais, existem algumas empresas que fazem análise de crédito apenas checando sua renda. Ou seja, dão crédito mesmo que você esteja negativado. Dessa forma, sempre cheque a forma de análise antes de solicitar ou deixar de solicitar o empréstimo.

A empresa de empréstimo pessoal atende sua necessidade?

Por fim, já falamos no início, é muito importante rever suas prioridades. Sendo assim, coloque na mesa o porquê do empréstimo e também a capacidade de pagamento. Depois disso, se pergunte se aquele empréstimo pessoal atende sua necessidade.

Aliás, atualmente existem empresas de empréstimo pessoal que funcionam como ferramentas de busca. Ou seja, você insere o valor desejado e em quanto tempo quer pagar. Assim, a plataforma compila as ofertas dos bancos para você. Portanto, você consegue escolher entre várias empresas e decidir a que melhor funciona para a sua realidade financeira.

Ademais, no artigo recomendado abaixo falamos sobre os principais empréstimo para 2022. Leia e confira!

Como obter empréstimo pessoal em 2022

Veja como funciona o empréstimo das principais instituições brasileiras.

Sobre o autor

Leticia Maia

Estudante de jornalismo na UFSC, sempre foi apaixonada pela escrita. No meio da faculdade conheceu o marketing digital e se encantou. É produtora de conteúdo para blogs e redes sociais.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

O cartão Digio é bom?

Afinal, o cartão Digio é bom? Para saber essa resposta você precisa ler o nosso conteúdo com todos os detalhes sobre este produto financeiro. Confira!

Continue lendo
content

Existe Consórcio para negativado?

Você sabia que existe consórcio para negativado? Veja então como funciona, as melhores opções e os cuidados a tomar antes de solicitar

Continue lendo
content

Cartão de crédito Nubank Ultravioleta: o que é o Nubank Ultravioleta?

O cartão Nubank Ultravioleta tem cobertura internacional e conta com um programa de cashback exclusivo. Confira aqui todas as suas vantagens!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o Crédito Habitação UCI

Conheça aqui o Crédito Habitação UCI, com diversas opções de taxas e prestações para que você personalize o empréstimo do jeito que precisa. Saiba mais!

Continue lendo
content

Quando será liberado o saque emergencial de R$1.000 do FGTS?

Em uma estratégia para minimizar os impactos inflacionários que tomaram conta do país nos últimos meses, o presidente Jair Bolsonaro deve assinar uma Medida Provisória autorizando a nova rodada de saques do FGTS. Entenda mais aqui.

Continue lendo
content

Como solicitar o Cartão Caixa Mulher

Quer um cartão feito especialmente para você? Conheça o Caixa Mulher, ele é participante do Clube Elo Mania e tem cobertura internacional. Confira!

Continue lendo